Se pudesse, e se aceitasse um salário um pouco mais baixo, eu optaria por Cuca. Gosto das equipes que o ex-atacante monta, com bom toque, que valoriza a posse de bola, e com o futebol voltado para o ataque. Mas para isso precisaríamos de um Time mais técnico, porque esse tipo de futebol exige jogadores com melhor controle de bola, com melhor qualidade nos passes, com melhor capacidade de decisão. Loucura achar que Ribamar, Richard, e mesmo Raul e Rossi sejam atletas capazes de executar um futebol com essas características.
Ao contrário, quem vem sendo muito comentado é Abel Braga. Os times de Abel têm características mais adequadas ao atual elenco Cruzmaltino, em que se exerce forte marcação, e saídas rápidas para o ataque (o famoso contra-ataque). Por sinal foi exatamente isso que Vanderlei Luxemburgo enxergou rapidamente, foi jogando dessa forma que fizemos nossas melhores partidas no Brasileiro, e conquistamos nossos melhores resultados, porque o elenco Vascaíno propiciava este tipo de jogo.
A diferença entre os três é que dois acreditam que suas formas de jogar são as melhores, e tentam enquadrar os atletas a elas, enquanto o outro adequa a forma de jogar às características dos atletas que estão a seu dispor.
O que foi dito acima serve apenas para basear o que vou dizer agora.
É fundamental definirmos o novo técnico Vascaíno ainda na próxima semana, porque a depender das características do técnico contratado é que iremos atrás das peças para montar o elenco para o próximo ano. De nada adianta trazermos Abel e contratarmos jogadores de toque de bola, ou de nada adianta Cuca se trouxermos jogadores que tenham por características a velocidade e a transição rápida.
Claro que qualquer elenco precisa ter opções, mas quando se contrata o técnico, e se monta o elenco é necessário que se tenha em mente qual a forma prioritária que se quer que o time atue.
Isso é a base para todo e qualquer planejamento.
Saudações Vascaínas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário