A imprensa vem informando que o Vascão fechou com Abel Braga para 2020, sendo um contrato de 1 ano. Não é novidade nem segredo, porque já disse aqui mesmo, que meu preferido seria Cuca. Mas Abel não é um nome ruim, ao contrário, é muito bom. A questão é saber quais os motivos que levaram a diretoria Cruzmaltina a fechar com o treinador. Se os motivos foram o nome, e a amizade cm o presidente Campello, tudo errado (e olha que acho que amizade ajuda no trabalho), mas se os critérios foram o estilo de trabalho, a forma de lidar com elenco e atletas, aí pode dar certo.
Abel é um técnico multicampeão. mais chegado a uma marcação forte, com transições rápidas entre defesa e ataque, e que também busca recomposição rápida para a defesa. Esse estilo de jogo não é ruim, mas é preciso que tenhamos atletas com essas características, ou seja, rápidos e velozes. Foi um estilo bastante próximo do adotado por Luxemburgo este ano, e que foi tão elogiado por muitos (incluindo o blogueiro aqui).
Como já disse, o bom técnico adapta a tática à característica dos atletas que tem à disposição. A garimpagem do mercado para a formação inicial do elenco Vascaíno já havia começado com Luxemburgo, e me parece que estava sendo bem feita. Cabe agora a Abel ajudar a fechar essa formação inicial do elenco, não esquecer que pode haver necessidade de variação do esquema tático durante uma partida e, apoiado pela diretoria, formar o melhor elenco possível, com as condições que temos no momento.
Lembro que é importantíssimo que a Torcida Cruzmaltina mantenha o entusiasmo, o apoio ao Club (independente de diretoria), porque ela é a real possibilidade de o Vasco voltar ao patamar que lhe é de direito.
Por esse motivo é importantíssimo que voltemos a nos associar ao Club, já que após chegarmos aos 183.000, passamos a crescer muito lentamente. A diretoria prorrogou a promoção até o Natal, e nossa meta é 200.000 sócios-torcedores.
Também é fundamental mantermos as mensalidades em dia, porque apenas nós teremos condições de tirar o Vasco desta situação, e até recuperarmos a capacidade total de investimento, ainda deve levar um tempinho, embora eu acredite que já no próximo ano tenhamos um Time um pouco melhor.
Com um elenco adequado, apoio da Torcida, e a diretoria (e os grupos políticos) parando de fazer besteiras, o Vasco se recupera em muito menos tempo.
Saudações Vascaínas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário