terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Feliz Ano Novo

Que 2020 possa ser um ano de muita Saúde, Amor, Paz, Sucesso e Felicidade a todos, mas como sempre, em especial aos(às) Vascaínos(as). E que nosso Vascão possa nos brindar com uma temporada ainda melhor, com Títulos, e com ao menos uma boa classificação à Libertadores.

Resultado de imagem para feliz ano novo vasco"

Saudações Vascaínas!

domingo, 29 de dezembro de 2019

Estréia Carioca 2020 e calendário

O Vascão estreia no Carioca 2020 em 19/01 contra o Bangu no São Januário. O elenco se reapresenta em 08/01.

Por que dou a informação acima?

Bem, além da informação em si, para quem para e olha tempo e datas fica nítido que o Time estreará no Carioca com apenas 10 dias de pré-temporada. Isso se podemos chamar 10 dias de pré-temporada. Apenas 3 dias depois já temos o primeiro clássico, contra o Flamengo. e 12 dias depois de estrearmos, clássico contra o Botafogo. Somente 17 dias após termos enfrentado o Bangu estrearemos na Sulamericana. Tudo isso com muito pouco treinamento, e com uma pré-temporada praticamente inexistente.

É bom que Abel e sua comissão técnica pensem muito bem o que vão fazer, e junto com o Departamento Médico. Porque sem preparação adequada, e já começando com alto nível de exigência, como está acontecendo, as chances de lesão são muito grandes.

E quando a gente achava que o futebol brasileiro começava a dar alguns sinais de avanço, em termos de calendário e organização, eis que a coisa regride brutalmente.

Só podemos lamentar.

Saudações Vascaínas!

sábado, 28 de dezembro de 2019

Germán Ezequiel Cano

Atacante argentino, que estava no futebol colombiano, é a nova contratação Vascaína. O atleta vem fazendo uma média de uns 35 gols anuais, sendo que ano passado chegou aos 41, o que perfaz um aproveitamento muito bom. Num elenco em que tínhamos uma carência muito nítida na pontaria - nossos artilheiros este ano foram Pikachu com 10 gols cada - e temos noção da brutal diferença na capacidade de finalização entre os atletas. Isso mesmo tendo em conta que o campeonato colombiano é bem mais fraco que o Brasileirão.

Esperamos que Cano mantenha o bom nível.

Como esperamos muito sinceramente que o Vasco pague os salários atrasados na segunda-feira, e possamos renovar com Garín, e até mesmo com Henriquez. O zagueiro não é tão difícil de repor no mercado, ou até mesmo se olharmos para o Sub-20 Vascaíno, onde Miranda vem pedindo passagem, e isso mesmo levando em conta a experiência.

Guarín já é um caso a parte. Apesar de não ser um fora de série, nosso outro colombiano é diferenciado, tem muita experiência, e faz diferença no meio-campo Cruzmaltino.

A chegada de Cano, a manutenção de Guarín e Henriquez, a chegada de um meia-armador, ou um meia-atacante, de um lateral esquerdo mais eficiente, com o restante do elenco que terminou o Brasileirão, e teremos um time bastante competitivo para disputarmos o Carioca e iniciarmos o Brasileirão.

Eventuais carências detectadas durante o Estadual podem ser sanadas entre o final do Carioca e o início do Brasileirão. Levando sempre em conta que precisamos manter o contingenciamento financeiro, porque precisamos recuperar realmente o poder de investimento do Club, e isso só se fará pagando e equacionando as dívidas.

Saudações Vascaínas!

Resultado de imagem para germán ezequiel cano vasco"

terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Feliz Natal Vascaíno

Um Feliz Natal a todos, em especial aos Vascaínos! Que Papai Noel passe por suas casas com um saco cheito de amor, esperança, saúde, e muita felicidade, junto aos seus amigos e familiares!

Resultado de imagem para natal vascaíno

sábado, 21 de dezembro de 2019

Parabéns!!!!

Congratulo o Flamengo por este brilhante vice-campeonato conquistado. Foi muita luta, muita garra, com aquela ajudazinha manjada do VAR, contra um time que várias vezes parecia que estava brincando em campo.

Parabéns, com mais esse vice vocês se consolidam cada vez mais como o maior dos vices.

E SAUDAÇÕES VASCAÍNAS!

sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Após o acordo salários devem ser pagos

O Vascão chegou a acordo com a Receita Federal. O acordo já foi homologado nas diversas Cortes onde correm os processos contra o Club, e o dinheiro das premiações deverá ser liberado ainda este ano. Isso significa que agora a diretoria corre para pagar salários e premiações antes do Natal, abrir portas para algumas renovações importantes, como a de Guarin, e da fôlego e condições de corrermos atrás de alguns reforços pontuais. Como esses reforços são pontuais temos espaço para ações um pouco mais agressivas no mercado, até porque a folha salarial deverá ter redução significativa com a devolução de vários atletas que não aprovaram.

Como já disse em outras oportunidades, nossas prioridades são um homem de área que saiba fazer gols, de um homem de criação eficiente para o meio-campo, e de um lateral esquerdo. Claro, isso se forem renovados alguns contratos, o que acredito que ocorrerá. Os que permanecerão do elenco, e os que sobem da base terminam de completar um bom elenco, e um time minimamente capaz de ultrapassar o primeiro quadrimestre do ano, nos permitindo avançar nas competições mata-mata que disputaremos, e fazermos um bom papel no Carioca.

Abrir o cofre

Mas se o Vasco quiser contar com atletas de nível para as posições mais carentes haverá a necessidade de abrir um pouco o cofre, ainda que não se façam loucuras. Apesar de ainda ser uma vitrina, o Vasco não é o único clube brasileiro que dá visibilidade aos atletas, e hoje em dia vemos outros que passam por melhores fases. Isso significa dizer que teremos que abrir um pouco os cofres para trazermos ao menos um homem de área, e um homem de criação (as posições mais carentes da equipe). Na lateral esquerda acredito que a garimpagem e a criatividade podem dar resultado.

Solução de calendário alternativo

Foi feita a sugestão para um calendário alternativo para o futebol brasileiro que defendo há bastante tempo. A ideia é que o Brasileirão se extenda por todo o ano calendário, e que os Estaduais ocupem datas alternativas de meio de semana.

Por que esse modelo?

A verdade é que os Estaduais perderam muito de seu interesse, que se concentra hoje em dia nas finais. Com isso podemos manter os Estaduais por todo o ano, com os clubes de menor investimento em atividade por mais tempo, e deixando duas datas de final de semana para as finais dos Estaduais no final do ano. Isso dará ainda mais atratividade à competição e, se for bem explorado, pode recuperar um pouco da importância das federações estaduais, além de possibilitar melhor planejamento e arrecadação para os clubes.

184.835

A entrada de novos sócios nos planos de sócio torcedor do Vascão está praticamente estagnada há cerca de 1 semana. Não quero crer que o Vasco não consiga chegar aos 200.000 sócios torcedores até o Natal.

Vamos lá Vascaínos(as)!

Saudações Vascaínas!

quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Abel Braga é apresentado

Gostei muito da apresentação de Abel Braga no Vascão. Claro que, como bom Vascaíno, gostaria muito mais que dissessem que iriam investir pesado, que estava tudo sanado, e que tínhamos dinheiro para trazermos os atletas que o treinador quisesse.

Mas sabemos que não é assim.

E dentro do quadro atual do Cruzmaltino, e com a calma e parcimônia características do próprio Abel, o que foi dito é a realidade. A base é muito boa, temos vários bons valores prontos para estarem no profissional, e eles serão usados; as contratações serão pontuais, para posições mais carentes, como o comando do ataque, a armação, e a lateral esquerda. Alguns outros nomes também deverão chegar para compor elenco, e mesmo assim o Time deverá ser ainda mais forte que o desse ano.

Projeto. A verdade é que o salário, mesmo não sendo o que ganhou nos últimos trabalhos, é muito bom, mas o que move Abel é o projeto do Club. Reestruturação financeira, de patrimônio (CT, São Januário, etc), e aos poucos aumentar o investimento nos esportes, fazendo com queo Vascão volte a ser novamente a potência que sempre foi. 

E Abel quer fazer parte disso tudo.

E fala em encerrar a carreira no Club, após ter ajudado o Vasco a se recuperar. Ele sabe que não será da noite pro dia que isso irá acontecer, então sua ideia é de médio e longo prazos.

Pode dar certo.

Saudações Vascaínas!



terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Abel Braga no Vascão

A imprensa vem informando que o Vascão fechou com Abel Braga para 2020, sendo um contrato de 1 ano. Não é novidade nem segredo, porque já disse aqui mesmo, que meu preferido seria Cuca. Mas Abel não é um nome ruim, ao contrário, é muito bom. A questão é saber quais os motivos que levaram a diretoria Cruzmaltina a fechar com o treinador. Se os motivos foram o nome, e a amizade cm o presidente Campello, tudo errado (e olha que acho que amizade ajuda no trabalho), mas se os critérios foram o estilo de trabalho, a forma de lidar com elenco e atletas, aí pode dar certo.

Abel é um técnico multicampeão. mais chegado a uma marcação forte, com transições rápidas entre defesa e ataque, e que também busca recomposição rápida para a defesa. Esse estilo de jogo não é ruim, mas é preciso que tenhamos atletas com essas características, ou seja, rápidos e velozes. Foi um estilo bastante próximo do adotado por Luxemburgo este ano, e que foi tão elogiado por muitos (incluindo o blogueiro aqui).

Como já disse, o bom técnico adapta a tática à característica dos atletas que tem à disposição. A garimpagem do mercado para a formação inicial do elenco Vascaíno já havia começado com Luxemburgo, e me parece que estava sendo bem feita. Cabe agora a Abel ajudar a fechar essa formação inicial do elenco, não esquecer que pode haver necessidade de variação do esquema tático durante uma partida e, apoiado pela diretoria, formar o melhor elenco possível, com as condições que temos no momento.

Lembro que é importantíssimo que a Torcida Cruzmaltina mantenha o entusiasmo, o apoio ao Club (independente de diretoria), porque ela é a real possibilidade de o Vasco voltar ao patamar que lhe é de direito.

Por esse motivo é importantíssimo que voltemos a nos associar ao Club, já que após chegarmos aos 183.000, passamos a crescer muito lentamente. A diretoria prorrogou a promoção até o Natal, e nossa meta é 200.000 sócios-torcedores.

Também é fundamental mantermos as mensalidades em dia, porque apenas nós teremos condições de tirar o Vasco desta situação, e até recuperarmos a capacidade total de investimento, ainda deve levar um tempinho, embora eu acredite que já no próximo ano tenhamos um Time um pouco melhor.

Com um elenco adequado, apoio da Torcida, e a diretoria (e os grupos políticos) parando de fazer besteiras, o Vasco se recupera em muito menos tempo.

Saudações Vascaínas!

domingo, 15 de dezembro de 2019

O novo técnico

 Se pudesse, e se aceitasse um salário um pouco mais baixo, eu optaria por Cuca. Gosto das equipes que o ex-atacante monta, com bom toque, que valoriza a posse de bola, e com o futebol voltado para o ataque. Mas para isso precisaríamos de um Time mais técnico, porque esse tipo de futebol exige jogadores com melhor controle de bola, com melhor qualidade nos passes, com melhor capacidade de decisão. Loucura achar que Ribamar, Richard, e mesmo Raul e Rossi sejam atletas capazes de executar um futebol com essas características.

Ao contrário, quem vem sendo muito comentado é Abel Braga. Os times de Abel têm características mais adequadas ao atual elenco Cruzmaltino, em que se exerce forte marcação, e saídas rápidas para o ataque (o famoso contra-ataque). Por sinal foi exatamente isso que Vanderlei Luxemburgo enxergou rapidamente, foi jogando dessa forma que fizemos nossas melhores partidas no Brasileiro, e conquistamos nossos melhores resultados, porque o elenco Vascaíno propiciava este tipo de jogo.

A diferença entre os três é que dois acreditam que suas formas de jogar são as melhores, e tentam enquadrar os atletas a elas, enquanto o outro adequa a forma de jogar às características dos atletas que estão a seu dispor.

O que foi dito acima serve apenas para basear o que vou dizer agora. 

É fundamental definirmos o novo técnico Vascaíno ainda na próxima semana, porque a depender das características do técnico contratado é que iremos atrás das peças para montar o elenco para o próximo ano. De nada adianta trazermos Abel e contratarmos jogadores de toque de bola, ou de nada adianta Cuca se trouxermos jogadores que tenham por características a velocidade e a transição rápida.

Claro que qualquer elenco precisa ter opções, mas quando se contrata o técnico, e se monta o elenco é necessário que se tenha em mente qual a forma prioritária que se quer que o time atue.

Isso é a base para todo e qualquer planejamento.

Saudações Vascaínas!

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Luxemburgo fora

Hoje foi anunciado que Vanderlei Luxemburgo não permanecerá a frente da equipe Vascaína para o próximo ano. Não foram divulgados os motivos, mas não é difícil imaginar que o motivo de sua saída é a crise financeira do Club.

Também não é difícil imaginar que seguiremos mais algum tempo sem grandes times, e o motivo está aí embaixo, com a ressalva que as dívidas com a União não são a maior parte das dívidas Vascaínas, sendo trabalhistas e cíveis bem mais elevadas. Para culminar a dívida é para pagamento em curto prazo, se levarmos em conta o montante total (mais de R$ 500 mil atualmente).

Quanto a Luxemburgo, valeu por tudo o que fez esse ano, e boa sorte, menos contra o Vasco.

Penhoras devem ser suspensas

A diretoria do Vasco costura um acordo com a Fazenda para que as premiações bloqueadas pela Justiça sejam suspensas, e o Club possa usar ao menos parte do dinheiro para quitar dívidas correntes. Nesse acordo o Vasco destinaria cerca de R$ 5 mil da premiação do Brasileirão, e o restante estaria liberado para uso do Club. O restante seria dividido em muitos anos, o que possibilitaria o pagamento sem grandes riscos de atraso.

É o possível para o Club.

União cobra cerca de R$ 60 mil

Além da penhora da premiação do Vascão, ainda tínhamos o próprio Complexo de São Januário penhorado. Na verdade a Fazenda cobra cerca de R$ 60 mil do Club, o que mostra o tamanho do rombo das contas Vascaínas.

Como adiantei aí em cima, o Vasco tem uma dívida grande, que deve estar entre 2 ou 3 vezes mais que as receitas anuais do Club. Isso não seria um problema, caso tivéssemos um prazo longo de pagamento, mas nosso prazo é curto, e precisamos lembrar que não podemos reverter toda a entrada de recursos para o pagamento da dívida, e o Club tem um custo de manutenção alto. Para completar o Vasco sempre tem novas dívidas sendo acrescentadas ao montante atual, devido as várias ações judiciais que são movidas contra o Club, e que constantemente têm ganho de causa aos reclamantes. 

Saídas possíveis

Por mais que se queira cobrar uma solução de curto prazo, a única possível é uma entrada de dinheiro muito grande, e de uma única vez. Isso poderia vir através de um investidor, que alongaria o prazo de pagamento da dívida, ou por uma venda astronômica de um atleta. Isso poderia diminuir o prazo de recuperação do Vasco.

A outra saída é mais realista, mas mais demorada, e é a que começou a acontecer neste final de ano com mais força. A adesão em massa da Torcida, o que daria fôlego ao Club com o equilíbrio do fluxo de caixa, e possibilitaria a redução da dívida, fazendo com que ano a ano o Vasco possa investir mais em futebol e estrutura, e menos com pagamento de dívida.


Se formos observar os números vamos ver que o Vasco teve um público médio que equivale mais ou menos à capacidade atual do São Januário. Isso mostra a necessidade urgente de aumentarmos a capacidade do Estádio, de melhorarmos suas instalações, não apenas para aumentarmos a média de público, mas também para podermos aumentar um pouco o valor médio do ingresso, e a arrecadação com outras receitas, como restaurantes, publicidades, e outras atividades no próprio Estádio

Saudações Vascaínas!

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Novo Patrocinador e Reforços

Teremos um novo Patrocinador?

O Vascão vem conversando fortemente com Luciano Hang, dono de uma rede de lojas de roupas e acessórios. Segundo os boatos que andam rolando é que o contrato seria digno de um patrocinador master, chegando próximo aos R$ 20 mil anuais, a depender de desempenho, colocação nos campeonatos, etc. 

A situação vem causando polêmica entre os Vascaínos(as), sendo que vejo boa parte deles se degladiando devido as posições políticas de Hang, e suas ligações com o Governo Federal.

Vamos ao que interessa nesse assunto:

Não conheço empresa de grande porte que não tenha crescido devido a ligações com governos, ou que seus dirigentes não estejam envolvidos em algum nível de corrupção, ou de sonegação. Acontece que empresa não é um ser ciente, ou seja, empresa não age, não toma decisões, e obviamente não corrompe ninguém. Quem toma todas essas ações são diretores, gerentes, etc. 

Com isso informo que não gosto de Luciano Hang, e ele provavelmente não gosta de mim. Se ele cometeu algum crime ou desvio cabe à Justiça e outros órgãos competentes investigarem e punirem, se for o caso. Isso não significa que deveríamos recusar um contrato de patrocínio com sua empresa,  seja por necessidade nossa, seja porque a empresa não cometeu, não comete, nem cometerá crimes. E uma coisa não tem a ver com outra.

Reforços

Até o momento temos muita especulação, mas nenhuma certeza. Nem mesmo sabemos se haverá renovação de alguns contratos, incluindo aí o de Vanderlei Luxemburgo. Para completar está circulando a informação de que toda a premiação a que o Vasco teria direito neste final de ano (mais de R$ 22 mil) foi bloqueado pela Justiça, por conta de dívidas com a União. Cabe recurso dessa decisão, mas devido a ela poderá haver ainda mais atraso nos pagamentos a funcionários, atletas, e comissão técnica. E antes de se resolver essas pendências nada será resolvido no Vascão.

Então, não comentarei nada sobre isso no momento, porque não temos nada, nem remotamente definido.

Saudações Vascaínas!

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Duas passagens a se lamentar

Nos últimos dias perdemos dois artistas que marcaram mais de uma geração. O primeiro é Paulo Silvino. O humorista brasileiro teve longa carreira, sempre com suas expressões, caretas, e com seus bordões e tiradas manjados, mas sempre engraçados, acabou sendo um dos maiores do país. O Planeta dos Homens; Viva o Gordo; Faça Humor, Não Faça a Guerra; Satiricom, foram alguns dos programas em que o humorista teve participação. Paulo tinha 78 anos quando um câncer no estômago o levou.

E o câncer também nos levou Marie Fredriksson, vocalista da banda Roxette. Intéprete de muitos sucessos, entre eles "Listen to Your Heart", "How Do You Do", etc. 

Em homenagem a ambos temos um vídeo para cada, só para relembrar seus momentos.

O porteiro Severino



How Do You Do


segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Dois apartes

O primeiro é sobre a colocação na tabela dos times. O Flamengo provavelmente o time que ganhou o campeonato com o maior número de pontos (90 pts) com o formato atual de 20 clubes. Por outro lado o Cruzeiro foi o primeiro da zonda de rebaixamento com menos pontos da história (36 pts). O Ceará escapou da queda com apenas 39 pts, algo também inédito, e bem abaixo de qualquer outra edição da competição.

Isso mostra o abismo que a administração pode criar, porque nem é uma questão apenas de custo do futebol, porque o Cruzeiro tem uma folha de pagamentos muito alta, mas isso não impediu sua queda. Ou seja, a diferença foi a administração mesma, não o quanto se gastou.

Aparte 2

Com 49 pts o Vascão terminou a Competição muito abaixo do campeão, e esse abismo de 41 pts de diferença mostram claramente a distância que temos que ultrapassar para podermos disputar algo a mais.

O Vasco precisa de sua Torcida no início do Séc XXI, tal qual precisou dela no início do Séc. XX.

Mas no Século atual a Torcida é fundamental, mas não é suficiente. Precisaremos nos modernizar logo, e subir definitivamente de patamar. Cabe à diretoria comandar esse processo. Temos um longo caminho pela frente, e demos apenas os primeiros passos, ele será mais longo, ou mais curto, mais fácil, ou mais difícil, a depender da participação da Torcida, e das ações da diretoria.

Saudações Vascaínas!

domingo, 8 de dezembro de 2019

Vasco 1 x 1 Chapecoense: empate broxante

O Vasco empatou de forma broxante com a Chapecoense hoje no Maraca. Foi broxante como foram diversas outras situações no Campeonato, quando a Torcida se enchia de esperanças, se enchia de expectativas, e o Time acabava sempre por decepcionar. Hoje não foi diferente dessas outras tantas oportunidades, mas foi um pouco pior, porque se seguiu a uma festa fantástica antes da partida e da Torcida, a um comparecimento em massa ao estádio, a uma semana cheia de bons fluidos, de treino aberto, de o Time ter sido abraçado como não o foi em nenhum outro momento, e eles empatam com a rebaixada Chapecoense, em mais uma falha patética da defesa.

No jogo em si o Vasco foi levemente superior. Verdade que teve mais chances, e algumas foram muito boas, mas o time catarinense também incomodou, e o Vasco foi incapaz de se impor realmente, foi incapaz de aproveitar todo o espaço que o adversário deu, e foi incapaz de manter a concentração na reta final do jogo. O resultado foi um gol Vascaíno aos 38 min do segundo tempo, após um pênalti acontecido, mas só marcado após a consulta do VAR, que Pikachu bateu bem e com firmeza, e o Vasco tomar o empate aos 43 min, após uma falha ridícula da defesa, quando nenhum dos zagueiros marcou ninguém, e o atacante da Chapecoense sozinho dentro da área. Sidão não teve nenhuma culpa no lance.

No final do campeonato o Vascão ganhou a 12ª posição de presente, já que o Internacional venceu o Atlético MG com um gol no finalzinho. Os 49 pts acumulados pelo Vascão foram bem acima daquilo que os "profetas do apocalipse" preconizavam no início do Brasileirão, mas foram aquém daquilo que o Time deu a impressão que faria em várias oportunidades desse mesmo Campeonato. 

Cabe agora ao Vascão ir para as férias, à diretoria pagar jogadores e funcionários, e trabalhar para trabalhar esse elenco, dispensar aqueles que por diversas vezes deixaram a desejar durante o ano, manter aqueles que conseguiram entregar o que se esperava deles, e trazer atletas que cheguem para realmente elevar o nível técnico do Time.

Isso tudo porque é verdade que conseguimos um padrão tático muito bom, que o Time se entrega em campo, corre, se esforça, sua a camisa, mas tecnicamente o Time deixa muito a desejar, e justamente por causa dessa carência técnica da Equipe, o Vascão não chegou a uma vaga na Libertadores, a não terminar esse Brasileirão na parte de cima da tabela.

Após isso tudo o Blog do Vascão Eterno vai dar uma parada, porque quem já me acompanha a mais tempo sabe que não fico comentando toda e qualquer especulação que apareça na imprensa, reservando esse espaço apenas para contratações comprovadas, ou para especulações muito fortes. Então voltaremos a aparecer eventualmente, e no ritmo que a diretoria nos criar as oportunidades de fazermos.

Saudações Vascaínas!

Relacionados para Vasco x Chapecoense


Vasco x Chapecoense: Festa no Maraca

Mais que um jogo de futebol que vale pela última rodada do Brasileirão-2019, a partida a ser disputada entre Vasco e Chapecoense será uma Grande Festa Cruzmaltina. O time conquistou bom resultado contra o Bahia na última quinta-feira, ainda que a exibição não tenha sido das melhores, e vem embalado pela série de excelentes notícias das últimas três semanas. e são elas:

- Maior associação em massa ao sócio-torcedor do mundo, com a Família Vascaína batendo mais um record;
- Renovação de contrato de Talles Magno, e outros contratos importantes seguindo o mesmo caminho;
- Mobilização da Torcida e de empresas em torno de reerguer o Vascão, o que abre excelentes perspectivas já para o próximo ano;
- Eleições diretas aprovadas no CD;
- Reforma, ampliação e modernização do São Januário aprovadas na comissão do Conselho de Beneméritos;
- BMG garante conclusão da primeira parte da construção do novo CT;
- Já foram vendidos 69.000 ingressos para o Maraca, garantindo praticamente o esgotamento da carga de 70.000 que havia sido disponibilizada para o confronto, e provavelmente o maior público do Campeonato;
- Festa programada para o confronto de hoje, com apresentações de artistas Vascaínos, e a presença de vários Vascaínos ilustres;
- Perspectivas de novas e mais rentáveis parcerias comerciais para o próximo ano.

Isso tudo entre outras coisas.

Para o confronto o Vascão tem dois desfalques por suspensão - Richard e Ricardo Graça -, mas em compensação tem o retorno de Castan, Henriquez, e Rossi.

Esperemos que esse Time corresponda em campo a toda a movimentação da Torcida, a toda a movimentação da diretoria, e que não apenas conquiste uma vitória sobre a rebaixada Chapecoense, como que seja uma grande vitória, e que os outros resultados nos ajudem, e possamos terminar o campeonato em 10º lugar.

Hoje estaremos todos lá, se não de corpo presente, de coração e pensamentos voltados ao Maraca.

Saudações Vascaínas!

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Bahia 1 x 1 Vasco: empate da raça

O Vascão empatou com o Bahia ontem na Fonte Nova, Salvador. Como dito antes do jogo, partida difícil, complicada, e muita dificuldade para o Vascão. Mas o Time voltou a se superar em campo, aproveitou da boa fase de Marrony, do bom começo de Gabriel Pec, e acabou por conquistar um resultado justo, ainda que insuficiente, porque a 9ª posição também já não está mais ao nosso alcance.

A partida também teve dois tempos bastante distintos. No primeiro, mesmo com 11 contra 11, o Vascão só contava com 10, porque Ribamar era uma figura absolutamente decorativa em campo. Nas duas únicas vezes em que acertou alguma coisa as jogadas foram paradas por irregularidades. Mesmo assim o Bahia só chegou com perigo mesmo 3 vezes, e o Vascão 2. Mesmo o pênalti foi resultado de uma jogada atabalhoada de Ricardo Graça, que tomou o vermelho em excesso de rigor da arbitragem.
Isso não invalida a falta de bom-senso do jogador Vascaíno, que entrou com o pé excessivamente alto, em jogada que não levava tanto perigo à meta Vascaína.

No segundo tempo Luxemburgo mexeu na estrutura de um Time que jogava com um a menos. O inútil Ribamar saiu, dando lugar a Marcos Júnior, e Cáceres cedeu o lugar a Felipe Bastos. Ambos entraram bem no jogo, e o Vascão cresceu. Mesmo com um a menos os Cruzmaltinos colocaram o Bahia na roda, e o adversário não ameaçava o gol de Fernando Miguel. O problema é que o Vasco também não conseguia chegar. Quando Raul saiu para a entrada de Gabriel Pec a coisa melhorou um pouco mais. O garoto colocou ainda mais velocidade ao Time de Luxemburgo, e o Vascão conseguiu chegar com perigo, mas já estávamos na casa dos 30 min do segundo tempo. Pouco depois expulsão de jogador do Bahia. Com a igualdade numérica em campo o Vascão não demorou a empatar. Aos 39 Pec foi à linha de fundo e cruzou rasteiro da esquerda, Marrony entrou na diagonal, e sozinho bateu firme no contrapé do goleiro. Com o empate e a superioridade parecia que o Vascão iria em busca da vitória, mas não foi isso que ocorreu. O Time se resguardou, mas em mais uma falha grotesca de Richard o Bahia quase marcou, tendo sido parado por Fernando Miguel.

No final o Time Vascaíno lutou muito o jogo todo, brigou, superou suas várias limitações, e acabou por conquistar o empate na raça, e no talento de dois garotos saídos da base. 

O reultado nos tirou a possibilidade de chegarmos ao 9º lugar do Campeonato, mas nos dá grandes possibilidades de terminarmos em 10º. Claro que dependemos de resultados dos adversários mas com uma vitória no Maraca sobre a Chapecoense, os outros resultados não são tão difíceis de ocorrerem. Empate ou derrota do Atlet. MG em Porto Alegre, empate ou derrota do Goiás, e o jogo entre Bahia x Fortaleza, se nos tira o 9º lugar, não interfere de ultrapassarmos um deles em caso de vitória nossa, e independentemente do resultado deles.

Esse é o final de campeonato que o Vascão busca. Talvez não seja o mais glamuroso de todos, mas está de acordo com o que falávamos no início da competição, já que enquanto todos diziam que iríamos cair, o blogueiro aqui dizia que tínhamos time para sermos meio de tabela, e buscarmos uma Sulamericana. Para a Libertadores precisaríamos de um pouco mais, e esse pouco não veio.

Que façamos uma festa muito bonita no domingo, que a torcida saia do Maraca muito feliz, com uma boa vitória, e com uma subida na tabela nessa última rodada do campeonato.

A lamentar mais uma vez a ação do VAR e da arbitragem. O VAR não é um instrumento para mudar resultados, mas para tirar dúvidas. Vergonhoso.

Saudações Vascaínas!

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Bahia x Vasco

Vascão vai a Salvador enfrentar o Bahia. Jogo dificílimo na Fonte Nova, e ainda que não tenhamos mais nenhuma possibilidade de chegar à Libertadores, e já estarmos classificados para a Sulamericana, é importantíssimo que avancemos um pouco mais na tabela. A diferença de premiação entre o 12º e o 9º lugar é de mais de R$ 5 mil, além de uma maior fatia na distribuição das verbas de TV também, e de enfrentarmos um adversário teoricamente mais fraco nas primeiras fases da Sulamericana.

Como disse, o jogo é dificílimo, mas não dá para colocarmos tudo de lado e relaxarmos naquilo que já conquistamos. Ainda temos muita coisa em jogo, e o Time precisa entrar muito focado, com muita disposição, e a fim de buscar o melhor possível para o Club.

O Bahía não é invencível. O resto é conversa fiada.

Saudações Vascaínas!

quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Reforma e ampliação do São Januário

O projeto de ampliação do Estádio Vasco da Gama, o popular São Januário, já teve aprovação da comissão responsável pela análise do projeto no Conselho de Beneméritos. Falta agora a aprovação do Conselho Deliberativo, e o início efetivo do projeto.

No momento em que passamos a contar com 149.391 sócios torcedores confirmados, nos tornando o clube com mais sócios do Brasil, e que ainda estamos a pleno vapor na campanha de associação, no momento em que as obras de nosso novo CT já estão em andamento, e deveremos já no próximo Campeonato Carioca iniciarmos nossos treinamentos em casa própria, diminuindo os custos com o CT alugado, no momento em que atletas, comisão técnica, dirigentes e torcida estão todos juntos, com o objetivo de tornar o Vasco ainda maior, então esse é o momento de aproveitarmos os bons ventos, inflarmos as velas dessa nau Vascaína, e voltarmos novamente ao lugar de onde jamais deveríamos ter saído.

Saudações Vascaínas!



Comissão de Beneméritos do Vasco aprova projeto de reforma de São Januário com orçamento de 280 milhões.
O Fundo Imobiliário vai bancar o projeto.
A comissão do Conselho de Beneméritos aprovou nesta quinta-feira, o projeto de reforma de São Januário. O grupo formado para analisar a empreitada concluiu que a reforma, com investimento orçamentado em 280 foi considerada pelo grupo barata em comparação com outras obras ou construção de estádios do mesmo porte. Além disso, as obras não serão pagas pelo Vasco e sim, pelo fundo imobiliário. Ou seja, o Vasco não terá os cofres afetados para modernizar a Colina Histórica.
- Vasco terá a sua sonhada e aguardada reforma de São Januário sem pagar pela obra, sem qualquer dívida adicional e sem assumir qualquer risco derivado da construção, operação e performance do estádio reformado. Em suma, sem desembolsar qualquer valor, o Vasco receberá em 2 anos um estádio moderno de 43.000 lugares e com o entorno revitalizado - diz um trecho da Comissão de Beneméritos que aprovou a reforma.
Além disso, a Comissão fez sugestões para as obras de reforma de São Januário. São esses pontos:
- Que a Comissão ora constituída seja designada Comissão Permanente por esse Conselho para acompanhar e fiscalizar na forma do estatuto e do Plano Diretor, o desenvolvimento do projeto de engenharia do Estádio e obras complementares e suas naturais modificações até o final efetivo das obras necessárias a implantação do Projeto;
- As obras somente serão iniciadas, obrigatoriamente, quando o fundo imobiliário captar o valor integral do projeto ou, em caso de captação parcial do valor previsto e necessidade de adaptação do projeto aprovado, após nova avaliação da Comissão e aprovação do mesmo no Conselho de Beneméritos;
- A reforma só pode ser iniciada após a conclusão da Vila Olímpica Vasco da Gama ou outras alternativas que viabilizem a continuidade de instalações para prática de competições oficiais dos esportes amadores, bem como a continuidade do Colégio Vasco da Gama;
Que a Diretoria Administrativa se reúna bimestralmente com a Comissão Permanente para analisar a situação física e financeira do projeto e a Comissão ficará incumbida de apresentar ao Conselho de Beneméritos, a evolução física e financeira do projeto;

- Que o Projeto de Engenharia mantenha a abertura do estádio para a visão do Cristo Redentor com capacidade de 42 a 45 mil pessoas;
- Que sejam construídos ginásios que atendam aos requisitos para competições oficiais com capacidade mínima de espectadores exigidas e dentro das especificações obrigatórias das Federações, Confederações, Policia e Corpo de Bombeiros;
- Que o local para visitantes esteja separado do restante do estádio para melhor operação e segurança do jogo.
- Elevação das arquibancadas do setor Leste e Norte e, por consequência, a elevação das torres.
- Substituição da piscina do Clube Social prevista no Plano Diretor, por quadras e campos de grama sintética que possui maior apelo para os sócios e um custo de manutenção mais baixo.
Após a aprovação da Comissão, a diretoria vascaína deverá marcar uma reunião no Conselho Deliberativo ( CD) onde os demais Conselheiros vão conhecer o projeto e vão votar se aprovam ou não a reforma.
Vale lembrar que a Comissão de Beneméritos foi formada por Silvio Godoi, Alexandre Bittencourt, Carlos Alberto de Araújo, André Luiz Vieira Afonso, Dênis Carrega Dias, Luso Soares da Costa, Paulo Reis, José Joaquim Cardoso e Gilmar de Freitas Heredia.
Aprovação das obras serem aprovadas, a diretoria vai criar um fundo imobiliário para capitar verba. A expectativa é que o fundo imobiliário seja criado no início de 2020.

terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Vascão 1 x 0 Cruzeiro

O Vascão bateu o Cruzeiro ontem por 1x0 no São Januário. A partida foi ruim, com muita correria, muita disposição, disputa, mas com um nível técnico baixo, em que pouquíssimos atletas se salvaram da mediocridade presente em campo. O resultado foi um jogo de chuveirinho por parte do time mineiro, e de uma série de contra-ataques mal organizados por parte dos Vascaínos.

Essa ruindade técnica apareceu desde o início do jogo, quebrada por jogadas mais do que esporádicas, numa delas Andrey puxou contra-ataque pelo meio, se livrou do primeiro marcador, rolou de lado para Guarín, que acertou belíssimo chute de primeira, de fora da área, fora do alcance do goleiro adversário, e fez o único e belo gol da partida. Isso foi aos 10 min de jogo, e também foi a única coisa realmente aproveitável do primeiro tempo.

No segundo tempo Fernando Miguel ia tomando um frango ao tentar segurar cabeçada de Fred, e o Cruzeiro perdeu uma oportunidade inacreditável, quando a bola cruzou à frente do gol Vascaíno, e ninguém conseguiu tocar nela. Pelo lado Vascaíno Marrony era a referência, e puxou dois contra-ataques ótimos pela esquerda. No primeiro o zagueiro cortou antes que ela chegasse a Thiago Reis, e na segunda Thiago Reis cabeceou em cima do zagueiro.

A rigor o jogo pode ser resumido no relato acima, e a velha máxima de que venceu aquele que conseguiu fazer o gol se fez presente, e até por ter feito o gol, o Vasco mereceu a vitória.

De bom mesmo foi a linda festa da Torcida Vascaína nas arquibancadas, e no impressionante processo de associação, que já passa de 100.000 novos sócios, totalizando mais de 132.000 sócios torcedores, e que tudo indica ultrapassaremos a marca de 150.000 sócios até o final da promoção, o que nos dará a primeira posição nesse quesito, e ainda o aumento de mais um recorde batido por nossa Família.

Mas apesar da grande mobilização pela associação, precisamos entender que é necessidade imperativa mantermos os pagamentos em dia, porque isso é um processo de recuperação do Club, e ainda levará algum tempo até voltarmos a ter o melhor Time do Brasil. Mas podemos ter certeza que, já em 2020, teremos um Time mais qualificado, que disputaremos lugar na Libertadores, e que muito provavelmente reduziremos ainda mais nossa dívida, dando espaço para outros investimentos futuros no próprio futebol do Club.

O Vasco não é um clube com torcida, mas uma Torcida com um Club.

Saudações Vascaínas!

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Vasco x Cruzeiro

O Vasco enfrenta o Cruzeiro hoje no São Januário às 20h00. A partida terá transmissão pelo SporTV para todo o país, menos para o Rio de Janeiro. Apesar de já não correr mais riscos de rebaixamento, o Vascão ainda briga por posicionamento na tabela, classificação para Sulamericana, uma melhor arrecadação vinda da CBF, e para o próximo ano com melhores perspectivas.

O confronto também marca uma situação bastante patética por parte do time mineiro. Tanto o goleiro Fábio, quanto o mandatário Zezé Perrella já deram declarações bastante desrespeitosas em relação ao Vasco, o que deixou a Torcida Vascaína muito contrariada, e esperamos que o Time Vascaíno corresponda em campo e conquiste uma bela vitória sobre os mineiros na segunda-feira.

Para isso precisamos mandar a campo o que temos de melhor. Valdívia, Bruno César, e alguns outros não têm mais condições de entrarem em campo com a Camisa Vascaína. A questão é puramente técnica, e de comportamento em campo. Ambos tiveram muitas oportunidades, e desperdiçaram todas. Não há motivo para que entrem em campo agora, se temos opções melhores no elenco, e em condições de jogo.

Os atletas também precisam se ligar que o dever deles ainda não foi cumprido. Um clube do tamanho do Vascão não pode se contentar em apenas não cair, e tem que brigar sempre pela melhor colocação possível no campeonato que disputa. Esperamos que a apatia demonstrada na última partida não se repita hoje.

Com isso em mente, e já sabendo que teremos um São Januário lotado numa segunda-feira, depois dessa Torcida ter dado mais uma demonstração de impressionante amor a esse Club, não podemos admitir nada menos que uma boa vitória sobre um time que briga desesperadamente para não cair.

Saudações Vascaínas!

domingo, 1 de dezembro de 2019

Apesar de tudo, semana promissora

Apesar dos altos e baixos do Time principal, a semana Vascaína foi absolutamente promissora. A derrota para o São Paulo, e principalmente a atuação da equipe, não foi o que a Torcida esperava, mesmo assim algumas ótimas notícias fizeram da semana Vascaína uma semana que enche de esperanças nossa imensa família.

1- A recuperação de Luxemburgo, e a grande probabilidade de renovação do comandante de nossa recuperação

2 - Guarín deve renovar, e a diretoria já se mexe para reforçar a equipe de forma consistente

3 - Talles Magno renovou;

4 - Existem possibilidades de mais patrocinadores firmarem parcerias com nosso Club;

5 - O projeto do CT está andando, e provavelmente teremos mais uma sede própria já no início do próximo ano. E a Torcida está sendo fundamental nisso, porque basicamente é ela quem doa os recursos para concretizarmos o projeto de nosso próprio CT;

6 - Mais uma vez nossa imensa Torcida dá mostras de amor, mobilização, e comprometimento com o Club, como nenhuma outra no planeta, e atendendo ao chamado da associação em massa, já estamos na casa dos 124.000 sócios. E segundo informações ainda existem ao menos 16.000 novas propostas para serem aprovadas já no início dessa semana, o que nos coloca na segunda posição do ranking de sócios-torcedores dos clubes, e muito próximos de passar o primeiro colocado. Isso sem grandes feitos em campo, imaginem com esse Time ganhando títulos?

Por isso tudo é que o Vasco é diferente. O Vasco não é um clube que tem uma torcida, mas uma Torcida que tem um Club.

Saudações Vascaínas!