O Vascão voltou a vencer no Carioca e segue líder de seu grupo. A vítima da vez foi o Americano, e o resultado, conquistado pelo placar de 1x0 mostrou que o Vascão jogou apenas para o gasto. O resultado também mantém o Vascão como o único 100% no Carioca, e credencia cada vez mais o Time Cruzmaltino para a disputa do título.
O jogo teve dois tempos muito parecidos, embora por motivos totalmente distintos. No primeiro tempo o Vascão foi aumentando o ritmo, e parecia que dominaria amplamente a partida, que se imporia e que imporia a segunda goleada. Os Vascaínos foram aumentando a pressão, foi melhorando o rendimento, mas isso se deu até mais ou menos os 12 min. A partir desse momento, inexplicavelmente o Vascão passou a tentar lançamentos longos dos zagueiros, e as chances escassearam. O Vasco foi levemente superior ao Americano, mas ameaçou realmente apenas em chutes de longe. Na única chance criada dentro da área, Sasse não conseguiu dominar. Por outro lado, Marrony puxou vários ótimos contra-ataques, mas errou sempre no último passe. Com isso tudo o 0x0 permaneceu no placar.
No segundo o Vascão começou muito mais aceso que no primeiro, e criou logo duas oportunidades de gol. Na terceira um golaço, com belíssimo lançamento, excelente cruzamento, e uma conclusão perfeita de Marrony. O 1x0 não se alterou até o final do jogo, mas não porque o Vascão não quis, mas por outros motivos, porque o Vascão seguiu pressionando, mesmo depois da expulsão de Andrey, ainda que tenha sido por pouco tempo. E o principal motivo de ter diminuído o ritmo, foi justamente a condição de ter um a menos em campo. Sorte que o Americano mostrou um preparo físico horroroso, e alguns atletas se exauriram fisicamente muito antes de qualquer Vascaíno. Não que não tenha tentado, porque num certo momento Fernando Miguel teve que trabalhar, e quando exigido apareceu bem.
Do Vasco já disse que o goleiro foi bem. Raúl Cáceres não foi mal, mas tampouco se destacou. A dupla de zaga, que assustou a muitos, também foi bem, principalmente na parte defensiva. Luis Gustavo e Ricardo Graça compensaram a falta de altura com excelente colocação, ganhando praticamente tudo. Em compensação, houve erros na saída de bola, principalmente por parte de Luiz Gustavo, que insistiu muito nos lançamentos longos, e errou praticamente todos.Ricardo Graça foi bem, e mantiver o nível poderá fazer sombra aos titulares. Na proteção à zaga, Andrey ia bem na parte defensiva, mas ofensivamente só criou uma boa oportunidade, em que concluiu pra fora. Quando parecia que iria melhorar sensivelmente o rendimento, foi expulso devido um amarelo infantilmente recebido no ataque. Henrique melhorou o poder defensivo, mas diminuiu o ofensivo. Se pudéssemos juntar Danilo e Henrique num único atleta, teríamos o melhor Lateral Esquerdo do país. Lucas Mineiro mais uma vez me pareceu perdido. Foi batido várias vezes, perdeu bola na entrada da área, onde quase saiu o empate, por displicência ao tentar sair driblando, não criou nada no ataque. Thiago Galhardo foi o melhor do meio campo, mesmo alternando bons e maus momentos, até porque ele necessita demais da parte física, e nitidamente ainda não está no melhor da forma. Pikachu jogou apenas durante uns 20 min do segundo tempo, quando fez o cruzamento para o gol, se apresentando para o jogo, e tentando. Logo depois voltou a cair de produção, e na maior parte do jogo apenas esteve em campo. Sasse alternou bons e maus momentos durante toda a partida. Precisa apresentar mais bola para justificar a imagem de revelação que carrega.
Marrony foi o dono do jogo. Muito rápido, com boa altura, e técnica bastante razoável. Não apenas fez um belo gol, ajudado pelo excelente cruzamento de Pikachu, mas levou os zagueiros adversários ao desespero. Ganhou praticamente todas na velocidade durante todo o jogo e, se no primeiro tempo falhou no último passe, no segundo esbanjou ao deixar os companheiros em condições excelentes para concluir. Infelizmente não foi acompanhado por seus companheiros. Muito boa a exibição do garoto, que se mantiver o nível, vai dar dor de cabeça a Valentim para lhe arrumar uma vaga no ataque.
Em termos de campeonato, o Vascão conquistará a vaga antecipadamente se vencer a Portuguesa fora de casa. Não acredito que será contra ela que iremos tropeçar, e acho até que teremos mais mexidas no time para esse jogo. Quanto a ser o primeiro do grupo, deveremos decidir em Brasília, contra o Fluminense.
De mais é ir testando, é ir dando ritmo e condicionamento a todos os atletas, e preparando o time para finais do Carioca, Copa do Brasil e Brasileirão. É isso que interessa, porque se não consegue se classificar enfrentando Americanos, Portuguesas, etc, então a coisa ficará muito complicada nos campeonatos mais duros.
Mas até agora estamos indo por um bom caminho, e com uma galerinha que vem do Sub-20 que pede passagem. Temos tudo para crescer muito esse ano. Que isso se confirme.
Saudações Vascaínas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário