Este blogueiro passou 28 dias acompanhando o Vascão com dificuldades, mas sem deixar de saber o que acontecia de mais importante na Colina. Nesse período o Vascão perdeu sua longa invencibilidade, Sobre isso cheguei a expor minha opinião, como também comentei por alto alguns jogos que consegui assistir parcialmente, e muito pouco sobre alguns resultados. Quando embarquei o Vascão estava com cerca de 30 jogos invictos, chegou aos 34, e depois disso acumulou uma sequência que apresenta duas derrotas e duas vitórias. Podemos dizer que neste momento oscila.
Nada absurdo, nada fora do comum. Claro que não é bom oscilar, claro que o legal é vencer sempre, vencer muito, mas também não é algo para preocupar, na situação atual do time, e explico porque:
- Mesmo tendo perdido duas partidas das últimas 4, o Vascão é o líder isolado da Série B, e já abre 4 pts de vantagem para o segundo colocado;
- O Vascão não tem um timaço, embora sobre para o campeonato que disputa atualmente. Como disse André Rizeck, "não foi o Vasco que caiu para a Série B, mas a Série B que subiu ao Vasco".
- O Vascão pode e deve ser cobrado por resultados melhores. A Série B não é o "habitat natural" do Vascão, o Vascaíno não deve se acostumar com isso, e deve cobrar com veemência para que outros rebaixamentos não voltem a ocorrer. Mas é nossa realidade hoje, e estamos finalmente mostrando que nosso lugar não é esse, que essa realidade não condiz com o Club de Regatas Vasco da Gama.
- Mas se eu disse que o Vascão não tem um timaço, o futebol jogado no Brasil hoje em dia não é sombra daquele que eu vi nas décadas de 70, 80 e 90. Então, digo sem medo de errar, que o Vascão tem um time razoável para o cenário nacional, e que não faria feio na Série A.
- Por último relembro algo que sempre digo. Todos os times passam por fases. A do Vascão não é das melhores, e o elenco parece estar precisando de uma sacudida.
Essa sacudida pode vir na forma da contratação de um bom camisa 9, de um centro-avante de ofício, que saiba fazer gols. Muito se especula sobre Leandro Damião. Poderia ser ótima oportunidade para ambos. O Vasco é um clube que costuma recuperar jogadores, Damião já provou ser bom jogador, mas já há um tempo vem passando por péssima fase. Quem sabe o Vascão não recupera seu futebol, e ele resolve nosso problema de ataque? À vezes vale a pena perder um pouco no salário agora, mas recuperar a condição de boas negociações para o futuro.
E com isso concluímos dizendo que nossas postagens voltarão a aparecer com muito mais frequência nas próximas semanas.
Saudações Vascaínas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário