quinta-feira, 30 de junho de 2016

Jomar operou o menisco

Cara, é a primeira vez que vejo um jogador arrebentar os meniscos fazendo aquecimento no vestiário. Ou Jomar é muito azarado, ou essa história está mal contada. De qualquer forma, melhoras, que ele se recupere totalmente e o mais rápido possível, e possa nos livrar do fantasma do Leâo de Nárnia. Contra o paraná ele mais uma vez foi péssimo.

Helton deixou o porto

E já tem gente pensando em trazê-lo para a reserva de Martin Silva. Primeiro que se Helton não teve seu contrato renovado, é porque o porto não o quis mais, então já não deve estar lá essas coisas. Segundo, que ele teve chance de voltar há uns dois anos atrás, mas preferiu o alto-salário em Portugal. Ok direito dele, mas agora ele não é mais necessário, nem para a reserva. Aos poucos Jordi está superando suas deficiências, e deverá estar apto a assumir o gol quando Martin Silva se aposentar, mas para isso ele tem que jogar de vez em quando. Com Helton na reserva isso dificilmente aconteceria.

Cansaço por viagens e marcação seriam as causas da queda de Nenê

Sobre as marcações eu até aceito, entendo que ele vinha tendo muito espaço, e quando esses espaços se reduzem, o rendimento tende a cair mesmo. Mas cansaço por viagens em excesso? Isso não cola de jeito nenhum. Seu rendimento começou a cair drasticamente após uma semana sem acompanhar o time, devido a suspensão pelo 3º cartão. Para mim isso é mais fase mesmo. Daqui a pouco ele começa a acertar de novo.

Vascão na Liga Sul-Minas-Chorões?

Eles agora vão convidar o botafogo, e caso nosso co-irmão não aceite podem convidar o Vascão. Nisso concordo com Eurico Miranda.  Quando essa liga for séria a gente pode pensar nisso. Por enquanto é não, obrigado!

Pagamento ao benfica

O Vascão gastou próximo a $3 M de euros para pagar a dívida jundo ao benfica de Portugal, pela aquisição de Éder Luís. Mais uma vez Eurico vem a público choramingar de dívidas deixadas pela administração anterior. Quase me compadeço de Eurico, não fosse ele o personagem que iniciou o processo de endividamento do Club, não fosse a maior parte da dívida atual oriunda de sua primeira passagem pelo Club, e não estivesse ele mais do que informado sobre a real condição do Club quando resolveu retornar à presidência.

Pare de chorar e trabalhe Eurico.

Resposta fora de tom e sem sentido

O humorista Fábio Porchat gerou polêmica ao falar sobre o Estádio Vasco da Gama, normalmente conhecido como São Januário. Ele explicou algo que eu já havia compreendido e não concordei. O Caldeirão precisa de modernização, precisa de recuperação, de ampliação, mas com quase cem anos ainda é um estádio capaz de receber clássicos e não é essa desgraça que ele disse ser. Sou suspeito, pois não gosto dos novos estádios, que ridiculamente são chamados de arenas.

Pois bem, mais uma vez o grupo que apoia Eurico Miranda sai em defesa de seu líder, com alguns dados, mas cheio de ironias e partindo para ataques pessoais.

Eu processaria. E ainda pedia para o sindicato dos artistas processar também.

Luan na seleção olímpica

O zagueiro Luan vai defender o Brasil nas Olimpíadas Rio 2016. Parabéns Luan, e que você consiga finalmente nos trazer esse tão sonhado ouro olímpico. Quanto ao Vascão ficamos com sérios problemas. Aislan nunca chegou perto de oferecer a mínima segurança à zaga, suas falhas são gritantes e patéticas, e o pior, não temos outro zagueiro. Numa situação dessas eu promoveria um sub-20. Vai que o garoto acerta?


terça-feira, 28 de junho de 2016

Vascão x paraná. Derrota ridícula.

Não gosto de certos termos, mas também não dá para aceitar determinadas coisas. Aislan no elenco do Vascão é uma delas, portanto, aqui vai.

- Aislan, pede para cagar e sai. Cagar em campo é que não pode.

Sobre o jogo fizemos um gol em falha da zaga adversária e em que o Nenê pegou belo chute de primeira. Tomamos um gol contra, num grande azar de Jorge Henrique, e mais um golpe de vista maroto de Martin Silva (aquela bola me pareceu defensável), e um primeiro tempo em que deveríamos ter feito uns 3 ou 4 gols, conseguimos ser piores que o paraná, e fomos ajudados por um assistente que errou alguns impedimentos.

No segundo tempo o Vasco melhorou, mas só criou uma única situação realmente boa, em que Andrezinho meteu a bola no travessão, e Leandrão, acossado pelo zagueiro, perdeu o gol no rebote. De resto alguns chutes de fora da área e cabeçadas erradas de Leandrão.

Willian entrou mal, Aislan pior. O primeiro força demais as jogadas, parece sempre afobado para mostrar serviço, e acaba perdendo bolas fáceis e dando contra-ataques desnecessários ao adversário. O segundo voltou a errar um monte. A jogada em que meteu uma bola para escanteio, quando a tinha dominada, e podendo dar um chutão para frente, mostra o nível do futebol desse rapaz. Para completar trombou ridiculamente com Willian, deixando dois contra um em cima de Rodrigo, e praticamente dando a jogada da virada do paraná.

Ridícula a derrota. Andrezinho e Nenê até que tentaram. Diguinho, Henrique, Rodrigo e Leandrão até que não foram mal, mas o resto do time está longe de acompanhar. Martin Silva hoje não estava em noite iluminada, e o que foi para o gol entrou.

Que dias melhores apareçam no futuro dessa equipe, porque desse jeito está difícil.

Saudações Vascaínas!


segunda-feira, 27 de junho de 2016

Vascão x paraná duelam em São Januário

O Vascão vai enfrentar o paraná clube hoje em São Januário, às 20:30 h. A partida é válida pela 13ª rodada do Brasileirão da Série B, e a vitória com um futebol convincente é muito importante para restabelecer totalmente a confiança do time com a torcida, consolidar a boa campanha desenvolvida até aqui, e ainda relembrar aos próprios atletas de suas possibilidades.

Condições para isso não faltam. Estamos vindo de duas vitórias consecutivas, ambas difíceis e conquistadas fora de casa. Londrina e crb foram equipes que deram muito trabalho, e em ambos os jogos a equipe Vascaína apresentou um futebol muito aquém de seu potencial. Mas se as apresentações não agradaram, os resultados sim, e muito. Abrimos 5 pts do segundo colocado e isso deve dar tranquilidade para a equipe desempenhar seu melhor futebol. Completam o quadro favorável o fato de jogarmos em casa, e o adversário vir com 5 desfalques, estar 11 pts atrás do Vascão na tabela e estar fazendo um campeonato bastante oscilante.

O Cruzmaltino por sua vez terá a volta do zagueiro Rodrigo, que não jogou o duelo contra o crb por estar suspenso, mas não terá Marcelo Mattos, suspenso pelo 3º amarelo. Não vejo porque não escalar Diguinho. Henrique é outro que já merece a vaga de titular há algum tempo, pois todas as vezes em que entra tem apresentado desempenho melhor que o titular. Também deveremos ter o retorno de William Oliveira, que espero tenha um desempenho tático melhor, já que tecnicamente é bem superior a Julio dos Santos.

Convenhamos que nessas condições o Vascão tem tudo para fazer um excelente jogo, convincente e com placar elástico, porque o time do paraná, que já não é lá essas coisas, deverá estar ainda mais frágil.

Torço muito para que isso  se concretize.

Saudações Vascaínas!


100.000

Hoje o Blog do Vascão Eterno alcançou a marca de 100.000 acessos, em pouco menos de 3 anos de atividades. Sei que outros blogs têm muito mais acessos, muito mais seguidores, muito mais alcance. Mas para este blogueiro esta é uma marca muito importante.

E é por isso que quero agradecer a todos que tornaram esta marca possível. A outros blogueiros que comentaram sobre o Blog do Vascão Eterno, àqueles que administram páginas e grupos no Facebook, e que generosamente abriram o espaço para nossas postagens, aos que compartilharam o Blog em suas páginas pessoais, aos amigos que incentivaram, e a todos os que acessaram o Blog durante esse período, e que colaboraram para que essa marca fosse atingida.

Também esperamos ter correspondido de alguma forma às expectativas de todos os que leram e acompanharam nossas postagens, algumas vezes concordando, outras discordando do que escrevemos.

Obrigado a todos vocês que colaboraram e contribuíram para a realização dessa marca.

Agora é rumo ao 1.000.000.

Saudações Vascaínas a todos e todas!

domingo, 26 de junho de 2016

Achei isso genial!




Blog do Vascão Eterno e A Voz do Vascaíno. CRB 1 X 2 VASCO. 26/06/2016.

Vascão x londrina e crb x Vascão, assuntos de interesses de torcedores e associados Vascaínos(as), e você podendo participar e dar sua opinião. A Voz do Vascaíno, hoje, a partir das 22:00 h.



O Ministro da Defesa

Martín Silva era um bom goleiro antes de vir para o Vascão, mas depois que chegou está ainda melhor, fazendo defesas impressionantes. Ontem tivemos ao menos 4 delas, incluindo o pênalti. Diria até que a metade dos pontos que temos, devemos a ele. E acho que se ele se naturalizasse, seria titular da seleção brasileira.


Luan dedica vitória a Jomar

A dedicatória de Luan é normal, Jomar estava escalado para jogar no lugar do suspenso Rodrigo, e se lesionou. De forma admirável Luan dedica a vitória ao companheiro que não pode estar presente por questões que superam sua vontade. Até aí nada de mais, Jomar é um bom zagueiro, e na minha opinião não deixa a desejar em relação aos titulares. O problema é que Jomar não jogou por ter se lesionado no vestiário, durante o aquecimento. Lesões têm sido uma constante na vida do jovem Jomar.

- Alô Capres, onde está você?

Gol Olímpico Repercute

O belíssimo gol olímpico marcado por Andrezinho repercute nas redes sociais e em São Januário, quase tanto quanto as defesas de Martin Silva. Realmente foi um golaço, mas não foi o único. Leandrão também fez belo gol, Nenê faria um golaço de antes da linha de meio-campo, e ainda por cima tivemos um bom jogo, repleto de lances de gol e belas defesas.



Jorginho elogiou Aislan

O técnico Vascaíno está certo. Aislan tem falhado em diversas vezes em que entra, mas ele é o atleta que está na segunda reserva da zaga no momento, então Jorginho tem que incentivá-lo. Não pode é queimar o atleta. Mas nas internas ele deve estar muito preocupado. Realmente não conheço os garotos do sub-20, mas acho que seria o caso de testar ao menos um deles.

Nem tudo foi problema de Aislan

Como dissemos ontem em nosso comentário pós-jogo, nem tudo de ontem foi problema de Aislan, porque Julio Cesar também foi muito mal ontem, A ponto de ter sido substituído por Henrique, que mesmo não indo bem, foi muito melhor que o titular. Henrique já está merecendo umas chances a mais no time titular.

sábado, 25 de junho de 2016

Vitória e 5 pts de vantagem

O Vascão venceu o crb hoje do jeito que a Torcida Cruzmaltina gosta, ou seja, de virada. A vitória fez o Vascão abrir 5 pts de vantagem para o segundo colocado, e 8 pts para o quinto, e isso ainda na 12ª rodada da competição. Mas se o resultado foi ótimo, o jogo não foi tão bom assim. Um primeiro tempo péssimo, onde o Vascão tomou pressão e arranjou um empate, um bom início de segundo tempo, quando conseguiu a virada, um período curto de confusão do adversário, e depois mais pressão no time Vascaíno.

O primeiro tempo do Vascão foi ruim, muito ruim. O que salvou foi o gol de Leandrão, que além de impedir que o time saísse pro vestiário atrás do placar, ainda foi um belo gol, com direito a drible no zagueiro e bola cruzada no cantinho do goleiro. De mais, além do gol, os alagoanos perderam ao menos umas 4 ou 5 chances claras de gol. O destaque negativo do Vascão nessa etapa foi Aislan, seguido de perto por Júlio César. Ambos estiveram muito mal no jogo de hoje. Os únicos a apresentar alguma coisa útil foram Andrezinho, que tentava organizar o confuso meio-campo Vascaíno, e Martín Silva, com duas boas defesas e fechando bem os ângulos.

No segundo parece que o time levou uma chacoalhada e voltou pressionando o crb. Algumas  boas chances foram criadas, e a virada veio num golaço olímpico de Andrezinho. Logo após o gol o Vascão tirou o pé e o adversário pareceu desnorteado, sem oferecer reação. Mas isso passou, e pouco a pouco o time nordestino voltou a gostar do jogo, a aumentar a pressão, e Martin Silva mais uma vez se consagrou como grande goleiro que é. Ao menos umas 3 grandes defesas, além de outras intervenções menores. Aislan já não era a avenida do primeiro tempo, até porque Henrique tinha entrado e melhorado a marcação nesse setor, embora produzisse pouco no ataque. Mas aos 44 min Aislan mais uma vez decepcionou, foi facilmente driblado pelo atacante adversário e fez um pênalti para evitar o gol. O juiz não viu, mas o assistente sim. Martin brilhou de novo e fez grande defesa, indo busca a bola no cantinho e ainda pegando o rebote. Martín só não leva 10 hoje porque soltou duas bolas defensáveis, e que acabaram levando certo perigo.

E assim o Vascão conquistou mais uma vitória. Merecida pelo fato de ter feito os gols que o crb não soube fazer, mas esse time pode e deve render mais. 

Como já disse Martin Silva foi o grande nome do jogo, e devemos esses 3 pts a ele, que foi seguido por Andrezinho. Aislan voltou a fazer uma partida ruim pelo Vascão. Ele é um caso difícil de explicar, afinal, qual o motivo que levou Eurico a renovar com um zagueiro tão fraco? Ano passado ele também fracassou todas as vezes que entrou em campo. Rodrigo deve reaparecer na zaga no próximo jogo.

Por falar nisso o próximo jogo será contra o paraná clube, em São Januário, às 20:30 h. Que venha mais uma vitória.

Saudações Vascaínas!


crb x Vascão

O Vascão volta a campo hoje, em jogo que terá transmissão da Rede TV e TV Brasil. O adversário será o crb, time que já nos deu muito trabalho esse ano na Copa do Brasil, e que é um dos que luta pelo G4 da Série B esse ano. Com esses predicados, e sendo o jogo em Maceió, não dá para esperarmos moleza por parte dos alagoanos.

Mas além da campanha condizente com as dificuldades que tivemos nos dois jogos, o crb mostrou incorporar todos os predicados e também as mazelas de uma Série B. Muita correria, muita disposição, mas a técnica de seus atletas deixa a desejar. O resultado costuma ser jogadas disputadas com uma rispidez desnecessária. Nenê que o diga.

E é contra esse adversário que o Vascão tentará começar a se reinventar.

Se inventar no ataque, até agora excessivamente dependente do talento individual de Nenê; se reinventar no meio campo, que tem apresentado falhas de posicionamento, e principalmente se reinventar em seu sistema defensivo, que tem apresentado falhas seguidas; e se reinventar no banco de reservas, onde Jorginho precisa encontrar novas saídas táticas para a equipe. Lembrando aqui que o fato de não ter levado gols e termos vencido a última partida não significa que essas falhas não tenham ocorrido.

Esperamos ver um Vascão jogando um futebol de toques rápidos, com transição rápida entre defesa e ataque, com proximidade entre suas linhas e, principalmente, sem o buraco no meio de campo, que apareceu desde a saída de Julio dos Santos. 

A propósito, a vitória pode deixar o Vascão a pelo menos 5 pts do segundo colocado. Dependendo dos resultados essa diferença pode chegar a 6 pts.

Então, pra cima deles Vascão!

Saudações Vascaínas!

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Blogueiro volta em momento oscilante do Vascão

Este blogueiro passou 28 dias acompanhando o Vascão com dificuldades, mas sem deixar de saber o que acontecia de mais importante na Colina. Nesse período o Vascão perdeu sua longa invencibilidade, Sobre isso cheguei a expor minha opinião, como também comentei por alto alguns jogos que consegui assistir parcialmente, e muito pouco sobre alguns resultados. Quando embarquei o Vascão estava com cerca de 30 jogos invictos, chegou aos 34, e depois disso acumulou uma sequência que apresenta duas derrotas e duas vitórias. Podemos dizer que neste momento oscila.

Nada absurdo, nada fora do comum. Claro que não é bom oscilar, claro que o legal é vencer sempre, vencer muito, mas também não é algo para preocupar, na situação atual do time, e explico porque:

- Mesmo tendo perdido duas partidas das últimas 4, o Vascão é o líder isolado da Série B, e já abre 4 pts de vantagem para o segundo colocado;
- O Vascão não tem um timaço, embora sobre para o campeonato que disputa atualmente. Como disse André Rizeck, "não foi o Vasco que caiu para a Série B, mas a Série B que subiu ao Vasco".
- O Vascão pode e deve ser cobrado por resultados melhores. A Série B não é o "habitat natural" do Vascão, o Vascaíno não deve se acostumar com isso, e deve cobrar com veemência para que outros rebaixamentos não voltem a ocorrer. Mas é nossa realidade hoje, e estamos finalmente mostrando que nosso lugar não é esse, que essa realidade não condiz com o Club de Regatas Vasco da Gama.
- Mas se eu disse que o Vascão não tem um timaço, o futebol jogado no Brasil hoje em dia não é sombra daquele que eu vi nas décadas de 70, 80 e 90. Então, digo sem medo de errar, que o Vascão tem um time razoável para o cenário nacional, e que não faria feio na Série A.
- Por último relembro algo que sempre digo. Todos os times passam por fases. A do Vascão não é das melhores, e o elenco parece estar precisando de uma sacudida.

Essa sacudida pode vir na forma da contratação de um bom camisa 9, de um centro-avante de ofício, que saiba fazer gols. Muito se especula sobre Leandro Damião. Poderia ser ótima oportunidade para ambos. O Vasco é um clube que costuma recuperar jogadores, Damião já provou ser bom jogador, mas já há um tempo vem passando por péssima fase. Quem sabe o Vascão não recupera seu futebol, e ele resolve nosso problema de ataque? À vezes vale a pena perder um pouco no salário agora, mas recuperar a condição de boas negociações para o futuro.

E com isso concluímos dizendo que nossas postagens voltarão a aparecer com muito mais frequência nas próximas semanas.

Saudações Vascaínas!

domingo, 19 de junho de 2016

A VOZ DO VASCAÍNO. VASCO 0 X 2 Payssandu. 19/06/2016.

Vascão se recuperou contra o náutico, e perdeu de forma decepcionante do payssandu. As críticas já aparecem no meio da torcida. A Voz do Vascaíno irá analisar e você poderá participar.


Vascão joga mal e perde do payssandu

Numa tarde que mais merece ser esquecida, o Vascão jogou muito mal em São Januário, e foi derrotado por 2 x 0 pelo payssandu, num jogo em que teve atuação digna de Série B. Mais uma vez tivemos falhas individuais e coletivas.

Num futebol cada vez mais tático, a falta de padrão tático do meio de campo Vascaíno vem se tornando cada vez mais nítida, e nossa defesa cada vez mais exposta. Luan e Rodrigo não são maus zagueiros, mas como todos os zagueiros precisam ser protegidos, cabendo a eles o combate a atacantes que já estejam desequilibrados ou acossados por jogadores do meio-campo ou laterais. O buraco em frente a zaga é cada vez mais nítido, e Jorginho precisa corrigir isso com urgência, sob pena de termos a sequência da temporada seriamente prejudicada. O ideal é que o promissor William se posicione melhor taticamente, e ofereça uma proteção mais eficaz à zaga, mas se necessário for, que volte Julio dos Santos.

Já no ataque o problema é mais que conhecido, e é a necessidade de reforços. Jorge Henrique se tornou um jogador taticamente importante, e com isso garante seu lugar no time, mas com a bola nos pés vem tendo atuações muito fracas, com algumas exceções pontuais. Thales é ruim, Leandrão é pior. Éder Luis alterna bons e maus momentos (mais maus do que bons), e outros atletas ainda são muito jovens, e nenhum é um talento raro e precoce.

Nada diferente do que venho dizendo já há algum tempo. Cabe a Jorginho tomar as atitudes em relação à escalação e ao comportamento tático da equipe, e a Eurico tirar o escorpião do bolso e contratar ao menos um atacante que se movimente e tenha presença de área e faro de gol.

No jogo as deficiências acima ficaram absurdamente nítidas. 

É hora de chacoalhar de novo essa equipe.

Saudações Vascaínas!

sábado, 18 de junho de 2016

Vascão x payssandu

O Vascão volta a campo hoje em compromisso contra o payssandu em São Januário, após a reencontro com a vitória no jogo contra o náutico. A meta é mais uma vitória na busca de abrir vantagem e garantir acesso e primeira colocação geral o mais cedo possível.

Sobre o jogo da última terça-feira vou dizer apenas que o Vascão complicou um jogo que poderia ter sido mais fácil, e que nossa defesa voltou a cometer falhas. Jorginho precisa corrigir esses defeitos, porque na Copa do Brasil eles podem ser fatais.

Sobre o jogo de hoje contra o payssandu, direi apenas que nosso adversário está na zona de rebaixamento após 9 rodadas, o Vascão tem muito mais time e ainda joga em casa, se o jogo vai ser fácil ou não, dependerá muito da postura do time e da correção dos problemas defensivos que vimos enfrentando. A volta de Martin Silva deve começar a ajudar a resolver esse problema, já que Jordi ainda sofre em orientar a defesa, mas também há muito de falhas em posicionamento e composição defensiva.

Espero que vejamos melhoras, além de outra vitória.


Saudações Vascaínas!

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Vascão x náutico. Vale recuperação e liderança

Após o tropeço que valeu o fim da longa invencibilidade Vascaína, o Vascão volta a campo hoje, às 19:15 h. pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Junto com o Vascão voltará a campo novamente o meia-atacante Nenê, que cumpriu suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo contra o atlet. GO. Com aquele que é considerado o principal jogador e estrela do elenco em campo, o Vascão tentará retomar o caminho das vitórias e da invencibilidade.

Para quem acha que esse será um joguinho molinho contra um adversário da Série B, lamento informar que a coisa não deverá ser bem assim. O náutico ocupa a quarta posição na tabela, a apenas 3 pts do Vascão, e embora tenha tido alguns tropeços inesperados, nas últimas rodadas vem apresentando um futebol condizente com sua colocação na tabela. Para vocês terem ideia, os pernambucanos sapecaram 5 x 1 no paraná clube na última partida.

Por sua vez o Vascão segue líder da competição, agora nos critérios de desempate, e a derrota para o atlet. GO talvez tenha tirado um peso dos atletas, que era justamente a de tentar manter a longa invencibilidade. Para o confronto o técnico Jorginho também poderá contar com sua força máxima, tendo a volta de Nenê, e deve optar por manter Willian como segundo volante (bem melhor que Julio dos Santos) e Leandrão no comando do ataque. Pessoalmente prefiro Thales, mesmo sabendo que ele também não é o ideal, mas ao menos é uma aposta que pode dar algum retorno ao Club, enquanto Leandrão não é aposta, acho pior que Thales, e dificilmente dará algum tipo de retorno ao Vascão. É com essa nova formação, com William e Leandrão como titulares que o Vascão vai buscar esses 3 pts, e o reinicio de mais uma fase invicta. 

E não é por causa do tropeço do último sábado, que este blogueiro deixou de acreditar na superioridade desse time no campeonato que disputa. Portanto, espero mais uma vitória Cruzmaltina.

Saudações Vascaínas!

Jordi poderá se tornar um grande goleiro

Desde que trabalhe algumas deficiências. Isso foi o que afirmou o técnico Jorginho. Este blogueiro concorda com ele, e aponta dois de seus pontos fracos. O primeiro é o tempo para saída de gol. Jordi tem altura e impulsão, mas frequentemente erra o tempo nas saídas de gol, o que costuma levar a situações de perigo, e dá a sensação de que levou um gol por sua culpa, mesmo que não seja.

O segundo problema tem a ver com o primeiro também, e é a afobação em decidir as jogadas, e o tempo certo entre agir e esperar.


Vascão não vence sem Nenê

Desde que estreou pelo Vascão, o time não alcançou vitória alguma sem a presença do meia-atacante em campo. Isso seria apenas coincidência, ou aponta para uma dependência excessiva ao bom futebol do atleta?

Difícil dizer, até porque dificilmente Nenê não está em campo, mas a esse blogueiro parece um misto de psicológico com coincidência.

Exemplo é o jogo em que perdemos nossa invencibilidade, quando o time criou, mas não soube converter as chances em gols.

Mas seja coincidência, psicológico, ou dependência há que se abrir o olho, porque um time como o Vascão, não pode viver à sombra de um único atleta.


Saudações Vascaínas!

domingo, 12 de junho de 2016

Blog do Vascao Eterno e A Voz do Vascaíno: Atlético-GO X VASCO. 12/06/2016

Vascão x joinville, Vascão x atlet. GO e a longa invencibilidade do Cruzmaltino. Assuntos que serão tratados amanhã no programa A Voz do Vascaíno, e que você, Vascaíno, pode participar e expressar sua opinião.


sábado, 11 de junho de 2016

Parabéns e bola para a frente.

O Vascão perdeu hoje para o atlet. GO, em partida que criou mais, mas que não foi feliz nas finalizações, além de ter voltado a acontecer alguns erros em nossa defesa. Após o jogo vi alguns Vascaínos e Vascaínas despejarem suas frustrações, dizendo que vários atletas devem ter seus contratos rescindidos, que o time é horroroso, que isso que aquilo. Alguns também disseram que esse time não merecia ir mais longe, que estavam colocando o time em um pedestal que não merece, etc.

Vamos colocar a cabeça no lugar. O time do Vascão é um time mediano para os padrões brasileiros, que por si só já apresenta um campeonato de Série A, que é de terceira categoria. Explicando, o Brasil consegue manter jogadores que não interessam ao mercado Europeu, ou a mercados que apresentam futebol mais fraco que o brasileiro, como o norte-americano, o árabe, o japonês, o coreano, e agora o chinês. Alguns poucos atletas que disputam nossa Série A, teriam mercado externo, e a maioria está aqui por não ter esse mercado.

O time apresenta apresenta limitações nítidas em algumas posições, como a LD, onde Madson corre muito e joga pouco, e Pikachu apóia bem, mas defende mal. A proteção à zaga parece ter melhorado com William, mas a ligação do meio campo com o ataque depende muito da dupla Nenê-Andrezinho. O ataque segue sendo o pior dos setores, com dois comandantes de ataque que vivem de lampejos, e um falso ponta esquerda que compõe muito bem defensivamente, mas vem apresentando muitas dificuldades com a bola nos pés.

Esse é o time do Vascão.

E esse é um time mediano dentro da mediocridade em que se transformou o futebol jogado no Brasil.

Isso não desmerece o feito de o time ter alcançado 34 jogos de invencibilidade, tampouco faz dele um timaço. Também não devemos estar comparando com outros feitos do passado, nem deveremos comparar com outros do futuro. Os 34 jogos são um feito importante e já entraram para a história, em nada desmerecendo os feitos do Expresso da Vitória, ou do time da década de 70. Foram feitos difíceis, conquistados em condições distintas, por equipes distintas e que devem ser enaltecidos, por terem engrandecido a história do Club, cada um à sua maneira e dentro de suas possibilidades.

O Expresso da Vitória, talvez, seja o maior time que o Vascão teve em toda a sua história, e talvez nunca venha a ter outro que alcance os mesmos feitos. A equipe da década de 70 tinha nomes como Dirceu, Roberto Dinamite, Abel, etc. A equipe que temos hoje não tem grandes craques, mas se fosse fácil ficar mais de 7 meses e 34 jogos invictos, todos fariam isso o tempo todo. Não é, e o feito deles foi memorável. E mais uma vez, incomparável, porque foi diferente do que fizeram outras equipes, e a comparação acaba se tornando covarde, tanto para uns, quanto para outros, porque, repito, foram conquistadas de forma e em condições diferentes.

Parabéns a esse time pelo feito, abrigado por ter elevado a auto-estima de milhões de Vascaínos e Vascaínas pelo Brasil afora, principalmente depois de não terem conseguido reverter a queda ano passado.

Agora é dar apoio a esses atletas. Isso foi um tropeço, mas acredito que alcançaremos a classificação à Série A e o título da Série B com várias rodadas de antecedência. Algo que um Club do nível do Vascão tem que fazer quando se vê numa situação dessas, de forma a mostrar de uma vez por todas que nosso lugar não é esse. 

E temos que apoiar porque ainda disputamos Copa do Brasil também, e esse, além de ser um título que nos leva para a Libertadores, aumentando possibilidades de patrocínios e receitas, também melhora a visibilidade e auto estima do Club, e coloca uns R$ 8 Mil em seus cofres.

Cabe a essa diretoria reforçar esse time ano que vem, para evitarmos esse vai-vem, e para retornarmos o Vascão ao lugar que lhe é de direito, conquistado a duras penas dentro e fora de campos e quadras, pelo menos dentro de nosso combalido cenário nacional.

Saudações Vascaínas

Em momento bom do Club, Vascão luta pela liderança

O Vascão já conquistou a marca de 34 jogos de invencibilidade, é o líder da Série B do Brasileirão, venceu as duas últimas partidas, tem o melhor ataque, a melhor defesa, e ontem foi campeão da Copa Ouro de basquete, o que valeu ao Gigante uma vaga na NBB do próximo ano. Então parabéns aos atletas que conquistaram esse acesso-título, e que possamos montar um belo time de basquete para honrar nossas tradições na elite nacional desse esporte.

Quanto ao futebol voltaremos a campo hoje, buscando o 35º jogo invicto, e disparar na liderança da competição. Estamos no momento 2 pts à frente do segundo colocado (bahia), e 6 pts à frente do quinto colocado. Dependendo dos resultados de amanhã, podemos terminar essa rodada 5 pts na frente do segundo colocado, e 9 pts na frente do quinto colocado. Uma diferença muito confortável para a oitava rodada. Para isso precisamos vencer o atlet. GO, e torcer por mais um ou dois resultados favoráveis. Nada impossível.

Mas não pensemos que o jogo será fácil. O atlet GO perdeu a vice-liderança hoje, mas por ter um jogo a menos que o bahia, vem fazendo um campeonato bastante sólido até o momento, e disputou  a liderança com o Vascão ponto a ponto até a sexta rodada, quando finalmente abrimos uma pequena vantagem frente a esse adversário.

Nosso adversário também tem sido outra pedra no sapato nos últimos anos. Se é verdade que não nos incomodou na última vez em que nos enfrentamos na Série A, isso não se aplica às vezes em que nos encontramos na B, quando os goianos fizeram jogos duros e venderam caro alguns pontos.

O Vascão por sua vez não terá em campo sua grande estrela. Nenê tomou o terceiro amarelo contra o joinville (de forma muito estranha), e estará fora da partida. Para seu lugar o técnico Jorginho deverá escalar Pikachu. Em compensação Jorginho terá o meio campo considerado titular nesse momento (Nenê não joga exatamente no meio, mas como um meia-atacante, fazendo a famosa figura do 1), e terá entre Thales e Leandrão como opções para o comando do ataque. Madson também deverá voltar de contusão. Por enquanto a provável escalação está abaixo:

Jordi, Madson, Luan, Rodrigo e Júlio Cesar; Diguinho, William, Andrezinho e Pikachu; Jorge Henrique e Leandrão.

Será interessante ver como a equipe irá se comportar sem a presença de Nenê, e também as opções táticas que Jorginho apresentará, já que Pikachu não tem nem de longe as mesmas características de Nenê. 

Mais uma vez espero um bom jogo, primeiro porque o adversário não é tão fraco quanto pode parecer num primeiro momento, segundo porque mesmo sem Nenê, o Vascão mandará a campo uma equipe totalmente capaz de apresentar um bom futebol e conquistar mais uma vitória.

O jogo será em Vitória-ES às 16:30, e terá transmissão para todo o Brasil pela Rede TV e TV Brasil, menos Goiás.

Saudações Vascaínas!

terça-feira, 7 de junho de 2016

joinville x Vascão

O Vascão volta a campo hoje, pela sétima rodada do Brasileirão da Série B, e em busca da sexta vitória na competição. O Gigante também busca a manutenção da liderança isolada e abrir boa vantagem sobre os adversários, para poder se dedicar com mais tranquilidade à Copa do Brasil, um dos objetivos do elenco Vascaíno este ano. Lembrando aqui, que o principal objetivo Cruzmaltino é o retorno à Série A, e com o título, porque competição em que o Vascão é o único time grande, tem a obrigação de vencer.



O joinville é sempre um adversário difícil e perigoso, principalmente jogando em seus domínios, e desde que o futebol brasileiro se nivelou por baixo. Bom lembrar também, que o time catarinense perdeu o título estadual nos últimos minutos para a chapecoense, que faz bom campeonato na Série A.


Para superar fora de casa esse adversário enjoado o Vascão conta com a presença de Andrezinho e Pikachu, mas terá a ausência de Thales e Madson. Quem sabe também não teremos William, que vem agradando torcida e imprensa?


O jogo só terá transmissão pelo pay-per-view, e será realizado às 21:30h na Arena Joinville. Acredito que teremos um bom jogo.


Saudações Vascaínas! 

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Vascão empata em 1x1 com oeste

Preciso confessar, do primeiro tempo vi apenas alguns lances esporádicos, além dos gols. O segundo ainda acompanhei com mais atenção. E o pouco que vi me surpreendeu. Um jogo com muitas alternativas, uma partida em alta velocidade, esquemas táticos modernos e adequados aos respectivos elencos.
Nenê abriu o placar aos 23 segundos de jogo, e deixou a impressão de que o Vascão conquistaria uma vitória fácil. Ledo engano. O time do oeste, que tem a base do audax, vice-campeão paulista, botou a bola no chão, e chegou a um merecido empate. Isso foi facilitado pela grande distância que a zaga Vascaína vem mantendo do meio-campo. O oeste saía em contra-ataques rápidos, com a bola bem tocada, e frequentemente levou perigo ao gol de Jordi.


O Vascão por sua vez, também colocou a bola no chão, e fez o que se espera de um time grande, foi para cima, com toques rápidos, buscando a linha de fundo, e também levando perigo ao gol adversário.


Jorginho precisa corrigir o posicionamento do meio-campo Vascaíno. Nossa zaga é boa, mas lenta, principalmente Luan. Essa distância entre a zaga e o meio-campo, que ontem foi bem explorada pelo oeste, sobrecarrega nossos sagueiros, e é a causa maior das falhas defensivas que vimos apresentando nos últimos jogos. Luan não pode jogar tão exposto, Rodrigo tampouco, e Jordi precisa se acalmar e treinar mais a bola aérea, que tem sido um sufoco em nossa área. Talvez também seja a hora de testar William como segundo volante, já que nitidamente Júlio dos Santos para acompanhar o ritmo mais veloz da Série B.


Mas apesar desses pequenos problemas, a verdade é que enfrentamos um adversário muito difícil, fora de casa e com desfalques. Além disso, o empate nos valeu a liderança isolada e o trigésimo segundo jogo seguido de invencibilidade. Podia ter sido melhor, mas foi muito bom.


Saudações Vascaínas!