Antes de tudo o blogueiro se desculpa pela fata de postagens durante o final de semana, mas tivemos problemas com o computador e com a própria internet.
Sobre o título desse post, o blogueiro gostaria de dizer que não viu a partida. Infelizmente tinha um compromisso assumido anteriormente, e não foi possível assistir ao Vascão. E como o um bom vascaíno o blogueiro continuará acompanhando e torcendo, independente de qual seja o estádio, a competição, ou a divisão em que o Vascão esteja jogando.
E porque o blogueiro diz isso? Porque o Vascão parece estar fazendo de tudo para cair para a Segundona. Desde sua diretoria passando pelos atletas dentro de campo e se instalando na tabela de classificação, onde o time fez um primeiro turno de Brasileirão mediano, mas faz um returno, ridículo, medíocre mesmo, total e completamente em desacordo com a história do Clube, sua tradição e de tudo o que Ele representa.
Mas não pensem vocês que o time é todo ruim. Não. O ataque tem bons jogadores e tem feito jogos ao menos aceitáveis. E tem feito gols. Já foram 41. O suficiente para colocar o Vascão no meio da tabela nesse critério, na verdade em 7º lugar, junto com o criciúma. Ou seja, não dá para dizer que seja um ataque horroroso, e que um time quem marcou essa quantidade de gols estaria brigando para não cair.
Mas é na defesa que o problema aparece, e aparece forte. O Vascão tomou a impressionante marca de 51 gols. Ganha apenas dos dois últimos colocados na tabela nesse quesito. E é exatamente este quesito que decide a colocação da equipe na tabela.
E vejam vocês que interessante. Dorival pode escalar 10 zagueiros (que o elenco não tem), que o time continuaria perdendo os jogos e tomando gols. Porque o problema do Vascão não é tático, mas técnico. Os cinco homens que compõem a defesa, e os dois de meio campo que devem fazer a proteção a essa defesa são ruins. São lentos, se posicionam mal e falham individualmente com uma regularidade assustadora.
Em falhas individuais de goleiros, zagueiros, laterais, e volantes, o Vascão perdeu ao menos uns 10 pontos. E hoje aconteceu de novo. É inadmissível que uma equipe que está ganhando um jogo, que está completa em campo e joga contra outra que conta com um homem a menos tome os dois gols que tomou.
E o blogueiro diz isso porque não viu o jogo, mas viu os gols. E uma equipe jogando com um homem a mais não pode permitir que os adversários chutem a gol sem serem incomodados, como ocorreu hoje.
Não sei se os vascaínos que costumam acompanhar o Blog do Vascão Eterno concordam, mas no primeiro gol o adversário passou como quis pelo Wendel. Parecia que driblava uma criança pequena. E ninguém na sobra. No segundo foi pior. O adversário não precisou driblar ninguém. E depois, bem, melhor nem comentar isso.
Para que se tenha ideia de quão ruim é esta defesa, a deste ano está quase tão ruim quanto a de 2008, quando o Vascão tomou absurdos 72 gols no campeonato, e foi a defesa mais vazada. Ao final da 31ª rodada, o Vascão tinha tomado 62 gols, mas tinha feito 48.
Bem, agora restam SETE jogos para que o Vascão ganhe quatro e empate ao menos dois, alcançando uma pontuação suficiente para garantir-se na Primeira Divisão do Brasileirão. Está cada vez mais difícil.
Também temos a volta de Juninho Pernambucano contra o coritiba, e isso pode significar muita coisa. Ou pode significar nada, se a defesa continuar entregando o ouro de forma tão constante e fácil como tem sido a tônica deste Brasileirão.
Lembrando que neste 2º turno, o Vascão conseguiu perder para todos, eu disse Todos, os adversários diretos que teve na luta contra a queda para a segunda divisão. Cada vez mais complicada a situação dessa Equipe no campeonato.
E menos mal que o florminense também insiste em perder e também faz de tudo para pagar a Segundona, que o próprio Vascão fez com que ele saltasse, através de Eurico Miranda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário