quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Pedro Ken comenta momento com novo técnico

Segundo o volante vascaíno, Adilson Batista é mais exigente, conversa mais e tem se mostrado mais comunicativo com os jogadores. Está muito mais presente que Dorival e, segundo Pedro Ken, isso vem motivando muito o grupo. Na mesma oportunidade pediu a presença da torcida na arquibancada.

Queremos ver essa motivação dentro de campo, Pedro Ken, e de preferência já no jogo de sábado, contra o coritiba. Quanto a torcida pode apostar que ela vai lotar o Moacyrzão.

Pedro Ken volta ao Time, Willie sai

Nada mais óbvio. Pedro Ken não é nenhum gênio da bola, mas é o melhor que temos disparado. Podendo, ele tem que ser titular.

E Willie também pegou um gancho de dois jogos pelo empurrão no árbitro do jogo contra o criciúma. Os caras já querem rebaixar o Vascão, e a gente ainda colabora fazendo besteira, só facilita para eles.

Com o treinamento de hoje o Time contra o coritiba já mudou de novo

Diogo Silva (Michel Alves ou Alessandro); Fagner, Jomar, Cris e Yotún; Abuda (Wendel), Pedro Ken, Juninho e Francismar; Marlone e Edmilson. Essa escalação foi tirada do sítio UOL, e pelas mudanças e parênteses na escalação, dá para ver que Adilson está muito convicto sobre o Time que entrará em campo.

Aí Adilson, Wendell não dá né? Pode até ser driblado, mas desistir da jogada nunca. Veja o VT do último jogo Adilson. E o Jordi, Adilson, porque não tenta o garoto?

Juninho treina com meia de compressão

O Reizinho não está poupando esforços para participar do maior número de jogos possível, e pelo maior tempo possível. Não merece o que está acontecendo, e muito menos merece encerrar a carreira com um rebaixamento.

Alô Elenco do Vascão, vamos acordar, correr, honrar essa camisa e tirar o Vascão dessa situação. O lucro não é só do Vascão e do Juninho não, é de vocês também.

Fágner pede erro zero no Vascão e admite receio quanto a vida pessoal

Pô Fágner, só agora é que precisa de atenção e de erro zero? Então todos os erros foram todos por absoluta displicência da Equipe? Cada vez que falam se complicam mais. Brincadeira!

E quanto à vida pessoal você está certo. A família do Fágner não tem nada com isso. Vamos respeitar aí galera. Vascaíno não pode agir assim.

Rafael Vaz e André de bola murcha na Colina

Mesmo com a mudança de técnico, o artilheiro do Vascão no Brasileirão, e o zagueiro preferido da torcida, não estão tendo a atenção que se esperava. Hoje treinaram a parte, junto com os vetados pelo departamento médico e os suspensos.

Alguma coisa muito séria deve ter rolado por parte dos dois, porque com a necessidade que a Equipe tem de bons jogadores, os dois estarem sendo deixados de lado...

Grana da Caixa bloqueada por Geovani do vôlei

No ano 2000 o Vascão iniciou um projeto olímpico que não foi à frente. Na época o jogador de vôlei Geovani foi contratado, mas o Vascão encerrou o projeto e não pagou todos os salários acertados com o atleta. A dívida foi cobrada na justiça e o Vascão fez um acordo para pagar a dívida parcelada. A atual administração não pagou e não negociou. Agora a dívida foi cobrada.


Alô Roberto, mais uma bola fora da sua administração. Onde está a transparência e boa gestão que foi prometida. Empurrar sujeira para baixo do tapete não significa casa limpa.

Menina de caráter. Grande futuro pela frente!

Olha o show de amor que a menininha dá. Inteligente e de bom gosto desde pequena, sendo torturada barbaramente por um mulambo.



Enquete sobre Montoya termina, e temos uma nova no ar


A enquete que o Blog do Vascão Eterno fez sobre o atacante Montoya já terminou. Tivemos dez votos e o resultado final foi o seguinte:

Sim, esperava mais dele. – 2 votos;
Não, rendimento normal para um estrangeiro.  0  voto;
Não, ainda não teve tempo de adaptação. 8 votos.

Oitenta por cento dos vascaínos acham que Montoya ainda vai dar grandes alegrias a nação. O Blog do Vascão Eterno concorda e lembra que, Conca também chegou sem mostrar tudo que sabe.


Mas o Blog do Vascão Eterno não para e agora quer saber: com a chegada de Adilson Batista, o Vascão cai para a Segundona ou reage e fica na Elite?

Olha o STJD aí, gente!

Depois da pancadaria geral, que comeu solta em Campinas, o Sr. Paulo Schmitt deve denunciar pontilhão e Vascão ao STJD. Para quem não se lembra ou não foi informado, o Vascão vai jogar contra o coritiba em Macaé, por conta da punição recebida devido aos conflitos entre torcidas o jogo contra o cúrinthians.

Algo precisa ser revisto com urgência. Não sei se a CBF ou o STJD ainda não entenderam, mas essas punições não têm ajudado em nada, a acabar com a violência nos estádios.

Ok, o Blog do Vascão Eterno entende que uma punição esportiva pode ajudar a combater este tipo de situação nos estádios, mas já passou dos limites essas punições sem nenhum sentido, e que apenas punem ao torcedor comum, apaixonado por seu clube e que gosta de acompanhar o time no estádio. Às vezes chega ao cúmulo de punir o time adversário. Mas não é absolutamente nada efetivo para coibir a violência.

Porque os brigões fretam um ônibus, e vão se pegar de novo, com novos inimigos, que só existem nas cabeças deles.

O país precisa tomar atitudes urgentes contra esta situação, e elas não passam por extinções de organizadas, mas pela prisão e punição exemplares dos brigões, seu banimento permanente dos estádios, e talvez até a implantação de torcida única no estádio.


Mas provavelmente o Vascão será mais uma vez prejudicado, porque um punhado de arruaceiros decidiu que queria provar sei lá o que. E o pior é que não vai resolver em nada a violência.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Rapidinhas


Foto: Giuliano Gomes / Agência estado
Vascão teme falta de empenho de atletas sem ligação com o Clube

E como forma de mostrar aos atletas que fazer corpo mole nesta hora é prejudicial a eles também, usa o mesmo argumento que o Blog do Vascão Eterno já colocou na mesa: eles ficarão marcados negativamente, isso será uma mancha na carreira deles que não poderá ser removida.

Uma coisa é ser rebaixado em um clube de médio ou baixo investimento, sem torcida, com pouca projeção nacional e muitas vezes nenhuma projeção internacional, outra bem diferente é ser rebaixado atuando em um Clube como o Vascão, que apresenta tradição e se projeta por todos os cantos do planeta.

Abram o olho garotos. Só vocês podem mudar essa situação.

Adilson usa Pepe Guardiola como inspiração

Arriscar com responsabilidade. Essa é a filosofia do novo técnico do Vascão, extraída diretamente do “deus” europeu. Pode dar certo pode não dar, afinal quando se arrisca não se tem certeza do resultado, mas o que mais interessa é a presença do novo técnico em campo.

Parando o treino tático a todo momento, focou na defesa, ponto mais vulnerável da Equipe, e posicionou e mostrou jogadas todo o tempo, inclusive pondo os jogadores a pensar e responder qual seria a melhor jogada.

O Blog do Vascão Eterno não tem bola de cristal e portanto não sabe se vai dar certo, mas que Adilson Batista está fazendo o que se esperava, sem dúvidas que está.

Melhora no Vascão por troca de  técnico é incógnita

Esse foi o teor do texto de hoje, veiculado no Estadão, e de autoria de Almir Leite. Ora, faça-me o favor Sr. Almir Leite. Nada mais óbvio de que o resultado da ação da diretoria do Vascão é incerto. Se em coisas muito mais concretas, não temos certeza do resultado, imaginem uma troca de técnico, faltando sete rodadas para o campeonato acabar, e com o time na ZD.

A única coisa que certa, era que a diretoria tinha que tomar uma atitude. Deixar o Time na inércia em que vinha, era pedir para ser rebaixado. Ela fez a única coisa que podia nesse momento, trocou o técnico. Já houve muitos erros por parte da diretoria nos últimos anos, dessa vez acertou em agir, mas ainda não podemos dizer se acertou na escolha do novo treinador.

Mas se vai dar certo ou não, só saberemos no final do campeonato.


Ninguém tem vaga certa no Time

Foi isso que disse o LD Fágner, após o treinamento desta manhã. Isso é tática muito usada pelos treinadores para manter todo o grupo ligado. Esperemos que Adilson não faça como Dorival e ponha isso em prática.

Mas o melhor das declarações de Fágner não foi sobre titularidade, mas sim sobre a vibração e cobrança, incentivo e responsabilidade, que incute nos atletas. Talvez isso estivesse faltando a essa Equipe. Ok ela é fraca, tecnicamente questionável, mas sem os atributos acima, nenhuma equipe vai a lugar nenhum. A Equipe do Vascão não é pior do que várias que estão a sua frente.

De altamente infantil nas declarações do LD, foi a tentativa de defender os goleiros do Vascão. Entendo que o atleta tem que ter confiança para não errar, mas com certeza o problema do gol do Vascão é técnico.


Mostrar espírito corporativo e de equipe pode ser até louvável, mas nesse caso foi completamente sem sentido. Todo mundo viu e sabe o que aconteceu.

Adilson Batista faz mudanças no time

Foto Globoesporte.com
Primeiro treino do Vascão e Adilson Batista já faz mudanças no Time do Vascão. Com as suspenções de Sandro Silva e Nei, a Equipe formou com Diogo Silva, Fágner, Jomar, Cris e Yotun; Bahiano, Fillipe Souto, Juninho e Francismar, Marlone e Thales.

Essa formação com certeza não houve com Dorival, porque Juninho e Francismar não chegaram a atuar juntos, mas a verdade é que isso pouco importa. O Time é muito parelho tecnicamente e poucos atletas conseguem garantir uma posição de destaque, casos de Fágner, quando está bem e o próprio Reizinho. Thales também tem jogado bem, e merece a vaga de titular.

Mas escalação a parte, o importante é que o clima na Colina Histórica já parece ter mudado, com os atletas dando entrevistas demonstrando mais esperança e confiança. Esse espírito tem que ser levado para dentro de campo, além da óbvia garra e determinação além do normal. Só assim para o Gigante superar esse momento muito negativo.

Ainda temos 21 pontos em jogo. Com eles chegaríamos aos 54 pontos, suficientes até para beliscar uma vaguinha na Sul Americana do ano que vem. Porque não podemos sonhar alto? Até semana passada o coritiba estava morto; domingo meteu 4 no grêmio. Cúrinthians vem se arrastando. Porque não podemos pensar em ganhar deles lá?

Podemos tudo isso, basta levar atitude para dentro de campo, algo que faltou nos últimos jogos, e que parece estar retornando com a chegada de Adilson Batista.


Podemos ter esperanças sim.

Entrevistas interessantes

O sempre polêmico ex-presidente Eurico Miranda, e o ex-vice de finanças da gestão atual, Nélson Rocha, deram boas entrevistas sobre as condições em que deixaram o clube, e a politicagem e incompetência atual, que se instalaram na Colina e vêm dando muitos desgostos à imensa nação vascaína.

São muitas as denúncias, mas as mais importantes são o desrespeito que vem sendo mostrado pelas finanças e patrimônio do Clube, e a péssima e suspeitíssima gestão no departamento de futebol. Nada que não seja visível como uma olhada até desatenta, mas agora isso vem com respaldo e alguns detalhes.

Já é mais que hora de Roberto Dinamite deixar o Vascão. Seu único legado positivo foi a redemocratização do Clube, mas mesmo isso vem estando em xeque nos últimos tempos.

Se quiser ler mais na entrevista de Eurico clique aqui.


Se quiser ler mais na entrevista  de Nélson Rocha clique aqui.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Rapidinhas

Na apresentação do novo técnico curriculum é exaltado e Roberto diz que Vascão cumpre seu papel

Segundo Adilson Batista, ele já conseguiu escapar do rebaixamento com grêmio, paysandu e figueirense. Tomara escape agora com o Vascão também, até para melhorar seu curriculum e os dos atletas.

Sobre a declaração de Roberto há muitas controvérsias, a começar pelo time fraquíssimo que foi montado este ano, tanto para a disputa do Estadual, quanto para as disputas nacionais, mais acirradas e com nível técnico muito mais alto. Ok, até contrataram, mas como contrataram mal.

Vascão assinou ontem com a Caixa

Que novela! Mas pelo menos teve um final feliz. Depois de uns dois meses de negociações, idas e vindas, o Vascão conseguiu finalmente assinar o contrato de patrocínio com a CEF. A permanência na primeira divisão pode significar mais e melhores contratos ano que vem.

Ah, o contrato foi assinado até agosto de 2014.

Vascão enfrenta santos no Maraca

Apenas pequenos detalhes financeiros ainda impedem o anuncio oficial do local da partida. O jogo contra o cruzeiro também deverá ocorrer no Maraca, e contra o Náutico a Equipe deverá voltar para casa. Esperemos que o Time esteja vivo contra o cruzeiro e santos, e que a torcida dê aquela força para o Vascão.

Jomar, Luan e Thales estendem contratos com o Vascão


Vascão estendeu os contratos dos três atletas até 2015, sendo que os dos dois zagueiros vão até julho, e o do atacante até março. Podia ter aproveitado para aumentar um pouco os salários e as multas rescisórias. 

No Vascão sai Dorival Jr., entra Adilson Batista

Dorival Jr. é um técnico brilhante? Não. É um técnico medíocre? Muito menos. Dorival Jr. é um bom técnico, que já fez bons trabalhos no Vascão e no Santos, mas que nitidamente não trabalha bem com a promoção da garotada da base. Teve problemas no Santos, teve problemas no Vascão.

Isso de forma alguma desabona o técnico, que pode um dia voltar ao clube e fazer um trabalho tão bom quanto o que fez em 2009. Só que em outra oportunidade.

Mas o blogueiro defendeu a saída de Dorival e agora o defende? A resposta é sim e sim. Mas é uma ambiguidade? Não.

Mas como assim? Simples. Como já comentamos aqui no Blog do Vascão Eterno, o Vascão precisava de uma mudança urgente, como única forma de tentar reverter a situação atual. Era necessário dar uma chacoalhada na Equipe. A única disponível era a mudança de treinador. Isso não significa que Dorival seja mau técnico, ou que não possa um dia voltar e fazer um bom trabalho no Vascão.

Mas como o próprio blogueiro já disse, Dorival perdeu o vestiário e perdeu a mão com o time. Sua liderança já não era mais considerada entre os atletas, e aparentemente existia mesmo uma resistência a sua presença no banco.

 Ao mesmo tempo a mudança de técnico não significa que iremos nos livrar do rebaixamento. É uma tentativa, que pode ou não dar certo, mas que precisa ser feita. E isso porque Adilson Batista, ou qualquer outro, não terá tempo de treinar, de dar uma cara ao time, de mudar as coisas com o trabalho de campo.

Claro que alguma coisa pode ser feita, uma jogada ensaiada, ou um posicionamento diferente de um ou outro atleta, mais na tentativa de consertar os diversos defeitos da Equipe, do que um trabalho realmente novo.

Dessa forma o novo técnico terá que trabalhar muito mais no psicológico da Equipe, incutindo vibração, confiança e motivação nos atletas.

Muitos nomes foram ditos antes do Vascão fechar com Adilson Batista. Papai Joel, Caio Jr, Abel, até Dunga foi comentado. Todos poderiam dar certo ou não. Isso de conhecer o Clube é importante. Mas não foi, por exemplo, o problema de Dorival. Ele já tinha passado um ano na Colina, foi Campeão no Clube, fez boa campanha com um time limitado. Ao mesmo tempo Papai Joel não foi feliz em suas últimas tentativas de apagar incêndio – isso desde que voltou da Copa da África – mesmo em clubes que conhecia. Então isso não é garantia.

Quem viu o jogo contra a ponte – o blogueiro não pode – disse que a Equipe, em alguns momentos pareceu indolente, soberba, como se fosse resolver o jogo a qualquer momento. Uma postura totalmente incompatível com uma equipe que se encontra na situação do Vascão.

Adilson Batista, o escolhido da diretoria, terá que mudar essa postura, fazer com que esses jogadores corram e comam grama durante os 90 min. Algo que fizeram no jogo da volta contra o goiás na Copa do Brasil. Essa é a chance do Vascão sair dessa situação.

Em uma de suas últimas entrevistas, Dorival disse que o Vascão estava jogando a sorte fora. O blogueiro diz que está fazendo de tudo para cair. Menos mal que bahia e florminense também estão se esforçando muito para isso, e mesmo coritiba e portuguesa não estão seguros.


Para nos salvarmos da queda, basta sermos um pouco melhor que eles. Temos sete rodadas para isso. Se a aposta tardia da diretoria foi certa, saberemos daqui três ou quatro rodadas.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Fala sério!

Se ainda estivesse vestindo a camiseta do florminense né? Se bem que não faz muita diferença, afinal um saiu do outro, ou o outro entrou no um? Não sei, não entendo dessas coisas.


Rapidinhas

Tá rolando nas redes sociais

Dorival Jr. teria pedido demissão do comando técnico do Vascão hoje. Até agora o Blog do Vascão Eterno não conseguiu confirmar a informação, mas o Vascão precisa de uma sacudida forte. Como contratações de jogadores, pré-temporadas, e outras formas de mexida na Equipe já estão mais do que fora de hora, só resta mesmo a troca de treinador.

Soma-se que Dorival perdeu o controle do vestiário faz tempo, além de ter perdido a mão com o time, tanto na escalação, como no esquema tático.

Lédio Carmona comenta situação do Vascão

O melhor comentarista do Brasil no momento falou sobre a crise que atinge o Time do Gigante neste momento, e tudo bateu com o que o Blog do Vascão Eterno tem dito.

Sobre os goleiros ele comentou que têm qualidade técnica apenas para ocupar a reserva, o que é o mesmo que o Blog do Vascão Eterno diz, mas em outras palavras.  Sobre o time, que tem bons jogadores na frente, outros promissores, mas uma boa parte não tem a menor condição de vestir o Manto Vascaíno, alguns nem ao menos parecem se interessar nisso.

Diretoria do Vascão já estaria procurando outro treinador

Papai Joel disse que já assinou contrato para outro projeto, sendo assim sobram no mercado Leão, Caio Jr., Waldir Espinosa e Falcão. Outros, como Abel Braga, já disseram que não querem voltar a trabalhar este ano.

O Blog do Vascão Eterno apostaria em Leão ou Caio Jr., mas não faz ideia do que passa na cabeça da diretoria. Não fica descartada nem a volta de Ricardo Gomes, respaldado pela presença do atuar auxiliar técnico, Jorge Luis.

Diretoria se reúne para decidir futuro de Dorival


Que se faça a reunião de diretoria, até para dar ideias a Roberto Dinamite, que já avisou que quem vai decidir o futuro de Dorival é ele. Mas que se troque o treinador, a mexida na equipe é mais do que urgente, e é a única possível no momento.

Blog do Vascão Eteno Analisa

O Blog do Vascão Eterno vem pedir desculpas àqueles que acompanham nossas posições e comentários diariamente, ou eventualmente. Ontem mesmo afirmamos que o Vascão teria perdido cerca de 10 pontos em falhas individuais da defesa. O Blog estava errado. Somente os goleiros vascaínos nos fizeram perder 11 pontos. Se somarmos isso mais uns 10 pontos  atribuídos a falhas do resto da defesa(só Cris nos fez perder uns seis pontos), e estaríamos brigando pelo G4 facilmente.

Com isso o Blog do Vascão Eterno não está dizendo que o time é bom, mas sim mostrando como ele é ruim. Claro que na frente e no meio alguns jogadores se salvam, outros são muito promissores. Thales, por exemplo, voltou a jogar bem. Willie vem fazendo boas apresentações, como Marlone, e Edmílson. Pedro Ken encontrou sua posição como segundo volante, e Juninho Pernambucano, embora com 38 anos, ainda faz a diferença no fraco futebol jogado no Brasil.

Nosso problema mais sério começa nos primeiros volantes. Todos fraquíssimos. E vai se agravando. Nas laterais, direita e esquerda, os atletas têm carências sérias. Fágner se salva no apoio ao ataque, Yotún não vai tão bem neste quesito, mas se esforça. Os outros são apenas esforço. Muito pouco para vestir a camisa do Gigante. No miolo de zaga, Luan fez uma boa partida contra o goiás na Copa do Brasil, mas é muito pouco para elegê-lo titular. Jomar vinha jogando bem, mas despencou de forma assustadora. Cris e Renato Silva nem se fala. Rafael Vaz foi barrado sem motivo técnico.

Sobre goleiros é melhor nem comentar. O Vascão não tem nenhum.

E Dorival Jr. se queimou infantilmente. Ou talvez o tenha feito de propósito. Quando o Vascão, no início do returno, começou a apresentar maus resultados, declarou algumas vezes que ELE fazia o que podia, que ELE não era responsável, que ELE não tinha montado o elenco. Ali ele perdeu o vestiário e qualquer apoio que pudesse ter do elenco.

O Blog do Vascão Eterno apenas estranha que ainda não tenha caído. Não entende como não foi demitido ainda em Campinas. Compreendemos que Ricardo Gomes tenha adquirido a cultura europeia de apoiar treinadores, de tentar dar continuidade e estabilidade a um trabalho, mas isso já passou dos limites. Estamos falando de um Clube que passa por momento financeiro delicado, e que necessita da permanência na primeira divisão até mesmo como forma de acelerar o processo de superação deste momento.


Quem entraria no lugar de Dorival? O Blog do Vascão Eterno não sabe, mas no momento qualquer um faria um trabalho melhor do que Dorival. E a hora é agora, ou troca o treinador, ou ano que vem vai jogar às terças e sextas.

domingo, 27 de outubro de 2013

Vasco perde para a ponte e vê a Segundona cada vez mais próxima

Antes de tudo o blogueiro se desculpa pela fata de postagens durante o final de semana, mas tivemos problemas com o computador e com a própria internet.

Sobre o título desse post, o blogueiro gostaria de dizer que não viu a partida. Infelizmente tinha um compromisso assumido anteriormente, e não foi possível assistir ao Vascão. E como o um bom vascaíno o blogueiro continuará acompanhando e torcendo, independente de qual seja o estádio, a competição, ou a divisão em que o Vascão esteja jogando.

E porque o blogueiro diz isso? Porque o Vascão parece estar fazendo de tudo para cair para a Segundona. Desde sua diretoria passando pelos atletas dentro de campo e se instalando na tabela de classificação, onde o time fez um primeiro turno de Brasileirão mediano, mas faz um returno, ridículo, medíocre mesmo, total e completamente em desacordo com a história do Clube, sua tradição e de tudo o que Ele representa.

Mas não pensem vocês que o time é todo ruim. Não. O ataque tem bons jogadores e tem feito jogos ao menos aceitáveis. E tem feito gols. Já foram 41. O suficiente para colocar o Vascão no meio da tabela nesse critério, na verdade em 7º lugar, junto com o criciúma. Ou seja, não dá para dizer que seja um ataque horroroso, e que um time quem marcou essa quantidade de gols estaria brigando para não cair.

Mas é na defesa que o problema aparece, e aparece forte. O Vascão tomou a impressionante marca de 51 gols. Ganha apenas dos dois últimos colocados na tabela nesse quesito. E é exatamente este quesito que decide a colocação da equipe na tabela.

E vejam vocês que interessante. Dorival pode escalar 10 zagueiros (que o elenco não tem), que o time continuaria perdendo os jogos e tomando gols. Porque o problema do Vascão não é tático, mas técnico. Os cinco homens que compõem a defesa, e os dois de meio campo que devem fazer a proteção a essa defesa são ruins. São lentos, se posicionam mal e falham individualmente com uma regularidade assustadora.

Em falhas individuais de goleiros, zagueiros, laterais, e volantes, o Vascão perdeu ao menos uns 10 pontos. E hoje aconteceu de novo. É inadmissível que uma equipe que está ganhando um jogo, que está completa em campo e joga contra outra que conta com um homem a menos tome os dois gols que tomou.

E o blogueiro diz isso porque não viu o jogo, mas viu os gols. E uma equipe jogando com um homem a mais não pode permitir que os adversários chutem a gol sem serem incomodados, como ocorreu hoje.

Não sei se os vascaínos que costumam acompanhar o Blog do Vascão Eterno concordam, mas no primeiro gol o adversário passou como quis pelo Wendel. Parecia que driblava uma criança pequena. E ninguém na sobra. No segundo foi pior. O adversário não precisou driblar ninguém. E depois, bem, melhor nem comentar isso.

Para que se tenha ideia de quão ruim é esta defesa, a deste ano está quase tão ruim quanto a de 2008, quando o Vascão tomou absurdos 72 gols no campeonato, e foi a defesa mais vazada. Ao final da 31ª rodada, o Vascão tinha tomado 62 gols, mas tinha feito 48.

Bem, agora restam SETE jogos para que o Vascão ganhe quatro e empate ao menos dois, alcançando uma pontuação suficiente para garantir-se na Primeira Divisão do Brasileirão. Está cada vez mais difícil.

Também temos a volta de Juninho Pernambucano contra o coritiba, e isso pode significar muita coisa. Ou pode significar nada, se a defesa continuar entregando o ouro de forma tão constante e fácil como tem sido a tônica deste Brasileirão. 

Lembrando que neste 2º turno, o Vascão conseguiu perder para todos, eu disse Todos, os adversários diretos que teve na luta contra a queda para a segunda divisão. Cada vez mais complicada a situação dessa Equipe no campeonato.

E menos mal que o florminense também insiste em perder e também faz de tudo para pagar a Segundona, que o próprio Vascão fez com que ele saltasse, através de Eurico Miranda.





sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Blog do Vascão Eterno comenta pedido Fair Play por Enderson Moreira

Segundo o treinador do goiás, o Vascão deixou de praticar o chamado “jogo limpo” em duas oportunidades. A primeira quando devolveu a bola para a equipe do Planalto Central, e logo em seguida exerceu marcação para tentar roubá-la. E a segunda quando o atacante Walter caiu e foi substituído, e o Vascão não teria devolvido a bola.

Acho que assistimos jogos distintos. No primeiro lance o Vascão devolveu a bola para a defesa do goiás, como se faz nesses casos, e só depois da bola devidamente dominada pelo adversário o Vascão exerceu a pressão para tentar retomá-la. O Enderson que ria o que? Que deixássemos os jogadores dele levarem a bola até nosso gol? Tá brincando, né?

No segundo lance o gordinho estava andando, não houve atendimento médico por contusão. Não havia motivo para paralisar o jogo, e nem para devolver a bola.
Por último o cara ainda reclamou da anulação do gol do goiás. Agora a gente já sabe. Quando joga contra ele vale ficar um atleta impedido atrapalhando o goleiro adversário. Isso não é participar da jogada.


É muita cara de pau num sujeito só. Mais um pouco e o prejudicado vai ser o goiás.

Rapindinhas sobre Vascão e goiás

Boa atuação de Thales acende os holofotes sobre o Garoto

Ontem Thales teve atuação destacada contra o goiás no Maraca. No último domingo já havia entrado bem contra o bota no mesmo estádio. Ótimo, o Garoto tem mostrado personalidade, potencial, técnica e pode ter um futuro brilhante. Daí a transformá-lo no salvador da pátria e num craque consagrado vai uma grande distância. O Vascão tem é que se resguardar contra uma saída prematura do Garoto, e mais ainda, para que o Clube tenha ganho financeiro. Thales ainda é uma aposta, e dificilmente fará carreira no Vascão como se fazia antigamente, mas o Clube deve tentar mantê-lo o máximo de tempo possível e valorizá-lo. Ele é uma aposta, muito boa, diga-se de passagem, e quem quiser ganhar com ele tem que pagar o cacife.

Gol anulado do Vascão repercute

O pênalti ridiculamente cobrado por Alexandre Pato (este blogueiro não consegue ver nele o craque que dizem) vai dar muita repercussão, quando ele voltar a São Paulo claro, mas será algo menor, de um clube apenas, e pontual. O que tem repercutido, e vai continuar assim por algum tempo foi o gol do vascão vergonhosamente anulado. Até porque erros de arbitragem contra o Vascão tem sido uma constante.

Tá bem, ok. O árbitro não tem culpa, foi lance marcado pelo auxiliar, e que é função dele mesmo marcar. Mas dar impedimento naquele lance foi ao menos prova de que precisa de um oftalmologista com urgência. Ou de um psiquiatra. Quem sabe não é déficit de atenção e o cara estava pensando na macarronada da mulher durante o lance?

Outros blogs tem dito o que já se dizia aqui

Esse time do Vascão não é bom, mas está longe de ser tão ruim assim para estar na 17ª posição no Brasileirão. Era só os jogadores correrem um pouco mais, e a torcida chegar junto, e o Time tem muitas possibilidades de sair dessa posição, que nem de longe corresponde à grandeza do Gigante.

Já foram três tempos seguidos de um futebol ao menos condizente com as tradições Cruzmaltinas, e isso enche a torcida de esperança e orgulho. É só manter a pegada e a garra, e temos todas as condições de dar a volta por cima.

E claro, se a arbitragem parar de prejudicar já ajuda muito.

Renato Silva reclama de não terem marcado o Walter como sanduíche

Se fosse com um sanduíche o gordinho gostaria mais. Mas brincadeiras a parte, deu para ver que para R. Silva sanduíche deve ser de vento, tal a distância que estava de Walter no primeiro gol.

Torcida do Vascão foi show a parte

A torcida compareceu em ótimo número, cantou, gritou, apoiou e ovacionou o Time no intervalo e no final do jogo com gritos de VASCO e aplausos. A posição na tabela importa sim, mas o apoio será Eterno, porque esta torcida não está lá pelo momento – como outras que vemos por aí – mas sim porque ama o Time, o Clube, e estará ao seu lado sempre e em qualquer situação.


O Time parece ter entendido o que é jogar no Vascão. Agora cabe a nós levarmos esses jogadores a um final mais digno. Parabéns galera vascaína, o time jogou bem, mas o show foi de vocês.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

O Vascão não tem defesa

Thales comemora 2º gol contra o goias

Em bom jogo no Maraca, Time misto do Vascão joga bem, vence o jogo por 3 x 2 e mas quem pega o fra nas semifinais é o goiás. A torcida foi um show a parte, comparecendo em bom número e apoiando o Time o tempo todo.

O Vascão chegou logo mostrando as boas vindas dos donos da casa, e na primeira chegada com mais perigo foi logo abrindo o placar. Fágner fez boa jogada pela direita, meteu uma rosca na bola e encontrou o garoto Thales sozinho do outro lado para fazer 1 x 0. Isso aos 2 min de jogo. A Torcida se empolgou de vez e incendiou o Time.

O Vascão jogava bem e aos 16 min o Time saiu em contra ataque, Thales recebeu pelo lado esquerdo, levou pro meio e bateu colocado. Golaço do garoto que estreava com chave de ouro. Mas não deu nem pro Time comemorar muito. Dois minutos depois, em mais um falha de marcação, o goiás diminuiu. O jogo ainda ia para os pênaltis. No primeiro tempo o Vascão ainda teve um gol legítimo anulado, mas fomos pro intervalo sem outras alterações no placar.

No início do segundo tempo o Vascão chegou pressionando, e Thales perdeu em grande defesa do goleiro Renan. Perdeu também outras oportunidades, mas foi o goiás quem empatou aos 11 min. Mais um falha da defesa. A segunda vez no segundo semestre que tomamos um gol de lateral. Sem mais comentários.

A partir daí foi ataque contra defesa, com vários lances de cera do goiás e o time esmeraldino parando o jogo com faltas. E o Vascão continuou perdendo gols. Thales, Willie, Fágner, John Cley, todos perderam gols.  Aos 34 min Willie desviou de cabeça o cruzamento de e desempatou o jogo para o Vascão. Depois disso o Vascão encurralou o adversário, lutou muito até o fim, encurralou o goiás, mas não conseguiu mudar a sorte do jogo. O gol, muito mal anulado no primeiro tempo, fez falta.

Como dissemos no começo a torcida foi um show a parte. Apoiou o Time (que correspondeu) o tempo todo, vibrou, empurrou, e no final do jogo ovacionou o esforço dos atletas. Parabéns ao Time, que mostrou que pode se recuperar, e a torcida que mostrou que vai ser fundamental nessa reta final de Brasileirão.

Notas

Alessandro – Não teve culpa nos gols. De mais não trabalhou pela absoluta falta de interesse do goiás em atacar. Duas grandes defesas no segundo tempo. Nota 7,5

Fágner – Falhou no primeiro gol do goiás. Defender não é mesmo a sua praia. Mas no ataque foi bem. Belo passe pro 1º gol e vários cruzamentos perigosos. Nota 7,0

Luan – Para quem ficou parado por tanto tempo foi muito bem. Dominou o setor e o goiás não criou nada por ali. Nota 7,0

Renato Silva – Péssimo. Errou a marcação do gordinho Walter no primeiro gol, dando espaço para o adversário dominar, parar a bola, pensar o que ia fazer, e fazer. No segundo gol não cortou o cruzamento de lateral. Nota 4,0

Yotun – Como seu parceiro da direita, também é fraco na marcação, mas nem tanto. No apoio ao ataque é bom, mas nem tanto. Nota 6,0

Fillipe Souto – Marcou o que pode, mas é limitado tecnicamente. Nota 5,5. Saiu para a entrada de Pedro Ken, que correu muito, marcou forte, recebeu um amarelo e conseguiu uma falta quase em cima da linha no final do jogo. Nota 6,5

Sandro Silva – No mesmo nível que Fillipe Souto, mas não falhou em nenhum lance sério. Nota 6,5. Saíu para a entrada de Willie, que correu, incomodou, criou, perdeu gol, mas deixou o dele. Nota 7,0

Juninho – É o dono do Time e da bola. No primeiro tempo jogou mais adiantado e foi perigoso, com boas triangulações e se posicionando sempre bem. Mostrou que experiência conta. No segundo recuou e passou a jogar como volante. Lançou, tabelou, chutou, marcou e foi sempre perigoso nas bolas paradas. Errou ao não dividir com Amaral no gol de empate. Nota 7,5

John Cley – Esse blogueiro continua procurando a promessa de craque. Tem habilidade, mas é muito individualista, chuta mal a gol e erra passes. Nota 4,0. Foi substituído por Marlone, que correu, tentou, mas não foi feliz. Nota 5,0

Reginaldo – Não é craque, mas corre, incomoda a defesa adversária, se coloca bem, procura o jogo. Pode ser útil nessa reta final de Brasileirão. Nota 6,5.


Thales – Tudo que um atacante vindo da base pode querer em sua estréa como titular no Time principal. O Vascão tem que abrir o olho para não perder o garoto. Dois gols, passes, tomou bolas da defesa adversária, se apresentou para o jogo todo o tempo. Fazia grande jogada no segundo tempo quando optou por cavar um pênalti, talvez seu único erro. Nota 8,0

Rapidinhas

Hoje Vascão terá três estreantes como titulares

Reginaldo, Thales e Luan são os três que vestirão o Manto Cruzmaltino pela primeira vez na condição de titulares. Se Jordi entrar jogando será o quarto, mas isso é bem difícil de acontecer, mesmo com a Nação Vascaína pedindo por isso a um bom tempo. O mais certo é que o time entre jogando com Alessandro, Fágner, Luan, Renato Silva e Yotún; Sandro Silva, Fillipe Souto, Juninho e Jhon Cley, Reginaldo e Thales. Correndo e tendo atenção, dá pra classificar.

Ponte faz promoção de ingresso a R$ 2,00 para jogo com Vascão

E esse é o preço da entrada inteira, a meia sai por R$ 1,00. A ideia é encher o estádio para pressionar o Vascão, mas isso é desvalorizar demais própria mercadoria.  O Time do Vascão vale bem mais que isso, nem que seja só para ver a camisa. Já o da ponte... bem, a camisa até que é bem parecida, mas não é a do Vascão, né?

Ainda sobre o jogo com a ponte

Dorival Jr. testa nova formação tática, com três zagueiros. Cris como líbero, Jomar e Rafael Vaz. Esse seria o trio de zagueiros, e o sacado do time é o jovem Willie. O esquema será muito bom se Marlone não jogar muito adiantado, afinal suas melhores partidas foram como meia-atacante. Na lateral direita também tem outro erro de escalação, com três zagueiros o melhor é entrar com Fágner. Sem dúvidas que o ponto forte do nosso LD é o apoio ao ataque.

André cobrado por noitadas

Não é a primeira vez que circulam notícias do comportamento exagerado do atacante Cruzmaltino. E o Blog do Vascão Eterno crê que sua primeira barração foi por esse motivo. Mas agora o caldo entornou. Com o Time ocupando a 17ª posição na tabela do Brasileirão, o momento é de atenção e empenho máximo de todos, e não condiz com noitadas.

Além do mais, esse negócio de que na hora de folga o cara faz o que quer, é balela. Alguém aí entraria em um voo, cujo piloto chega bêbado para o trabalho? Pois é, com jogador de futebol é o mesmo. Na hora do jogo o cara tem que estar descansado, hidratado e completamente focado na partida. É parte da profissão. Não gosta? Vai vender peixe na feira.

Rica Perrone crê na classificação do Vascão

Ele que me perdoe, mas isso não é privilégio do Rica. Milhões de vascaínos também, incluindo este blogueiro aqui.


Vascão ainda discute com a Caixa a forma de pagamento das parcelas do patrocínio


Rapaz, o que esses caras fazem nessas reuniões, que até agora não definiram isso? Brincadeira!

Vascão entra em campo por vaga na semi da Copa do Brasil


Hoje às 21:00hs o Vascão entra em campo em busca da vitória por uma vaga na Copa do Brasil. Com a derrota de 2x1 no jogo de ida, uma vitória simples classifica o Gigante, qualquer vitória por 2 gols ou mais também. O empate ou derrota e a equipe está fora. Se vencer pelo mesmo placar do último jogo, vamos para a tortura dos pênaltis.

Mais uma vez o Time vai a campo bastante modificado. Na verdade não a ponto de desfigurar a Equipe. Muitos torcedores têm reclamado de ser o time reserva, misto, etc. Mas não, até dois jogos atrás e boa parte dos atletas que entram em campo hoje eram titulares.

Fágner, Sandro Silva, Fillipe Souto, Juninho, John Cley, Alessandro. Fágner até pouco tempo era seleção, Juninho inconteste. Os outros todos titulares até pouco tempo, ou já foram titulares e são pedidos por parte da torcida. Somente na zaga Luan não joga há um bom tempo, porque até Renato Silva já foi titular. No ataque tudo bem, os dois são reservas, mas tratados como promissoras promessas. Pelo que já fizeram em campo, devem ser tratados assim mesmo.

Então temos um time que pode sim ser competitivo. Na verdade, temos um time que não vejo dever em nada ao nosso adversário de hoje, o goiás. Ao contrário, Juninho faz diferença, como provou domingo, então galera do Vascão, vamos ter confiança, vamos apoiar, e temos muitas chances de pegar o fra na semifinal.


Não estamos dizendo que vai ser fácil. É o quarto Vascão x goiás do ano. Nos outros três empatamos um e perdemos dois, o goiás passa por boa fase, é o sexto colocado no Brasileirão, e a décima sétima posição do Vascão nesse torneio, mostra que a fase não é das melhores. Acontece que fase muda. Não estamos bem, mas hoje pode ser o jogo que vai mudar tudo isso.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Rapidinhas

Cris fala sobre seu futuro no Vascão

Em entrevista ao Sambafoot, o zagueiro do Vascão deu entrevista comentando entre outras coisas a possibilidade de renovar com o Gigante, as negociações que o trouxeram, a situação da Equipe na tabela, e a dificuldade que teve em se readaptar ao futebol brasileiro.

Vascão é o 4º maior vendedor do Mercado Livre

Quando se fala em vendas de material esportivo com marcas de Clube, o Gigante é o 4º que mais vende. Essa situação mostra a força da marca Vasco da Gama, e aponta a possibilidade de o Clube conseguir contratos muito melhores com TV e anunciantes.
A atual direção tem feito um trabalho interessante, e já conseguiu pagar ao menos um ano de salários durante esses 10 meses (tínhamos salários atrasados do ano passado), mas quando se fala em negociações com novos patrocinadores, ela deixa a desejar. Basta ver a diminuição das cotas de TV para o Vascão e os valores bem menores que patrocinadores tem oferecido ao Vascão.

Vascão pode não voltar a São Januário este ano

Devido ao atraso nas obras de adequação e manutenção no Caldeirão existe grande possibilidade que o Gigante só volte a mandar jogos em seu Estádio no ano que vem. Isso demonstra ao menos que a diretoria vem batendo cabeça quanto a suas ações, pois com São Januário sem condições de receber jogos, iniciou pesquisa junto a torcida para saber se jogava pela Copa do Brasil em Casa ou no Maraca.
Bola muito fora. Jogou lá nas piscinas de São Januário.

Troféu Fair Play

Este ano a CBF estará oferecendo um troféu para a equipe mais disciplinada do Brasileirão. No momento esta competição a parte está sendo liderada pelo vitória, que teve 52 amarelos e nenhuma expulsão.

O Vascão está bem melhor colocado que na tabela da competição do futebol, já que ocupa a 10ª posição, com pasmem, 72 cartões amarelos, 1 vermelho e uma expulsão do técnico Dorival jr.

Dorival Jr. diz que tem certeza que Vascão não cairá


Oxalá nisso ele esteja certo. Porque o Time titular até hoje ele não tem na cabeça, tantos são os desfalques, instabilidade nas atuações individuais e coletivas, e suspensões que temos tido neste Brasileirão. Não acho Dorival Jr. um técnico fora de série, mas convenhamos, as condições desse ano também não ajudam em nada.

Vascão prepara mudanças no Estatudo do Clube

Tem sido noticiado na mídia que o Vascão tem um projeto de mudanças no Estatuto do Clube, e que o mesmo deverá ser votado na Assembleia Geral que elegerá o próximo presidente. As principais mudanças, segundo o sítio do Super Vasco são: “eleição direta, limitação de apenas uma reeleição para presidente do clube, aumento do número de conselheiros de 300 para 350, sendo 200 eleitos e 150 natos, aumento do conselho fiscal de três para cinco membros, criação de um conselho de justiça para evitar expulsões de sócios por mandatários do clube, e obrigar o presidente a pedir autorização do conselho deliberativo para fechar contratos de patrocínio ou televisionamento que ultrapassem em um ano o seu mandato.

Além dessas também está previsto o fim de regalias no clube e a instituição da camisa negra como uniforme especial, marcando a luta do Vascão contra o racismo. Golaço de placa com essa última.


De modo geral essas são boas mudanças, mas poderia ser incluído o acesso dos associados às contas do Clube, como prevê a nova lei sancionada pela presidente Dilma. E já deixa o Clube totalmente preparado para os novos tempos que estão surgindo.

O novo Estatuto ainda deve sofrer mudanças, mas está indo por um bom caminho.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Rapidinhas

Vascão quer usar Copa do Brasil como incentivo

A classificação na Copa do Brasil quer ser usada no Vascão como incentivo para que o Time deixe a ZD no Brasileirão. O Blog do Vascão Eterno acredita que a classificação no torneio eliminatório pode sim dar um incentivo, pois a Equipe Cruzmaltina pode recuperar a confiança perdida pela campanha desastrosa no campeonato de pontos corridos.

Vascão entrou com recurso no caso Juninho

Nada mais óbvio.  O Reizinho é jogador fundamental na tentativa de escapar do rebaixamento, e os dois próximos jogos são chave para alcançar esta meta. A ausência dele seria desastrosa para a equipe neste momento. Ainda assim o Blog do Vascão Eterno acredita que a Equipe tem condições de fazer jogos melhores, mesmo sem Juninho.

Vascão vai de Time misto contra o goiás

O Blog do Vascão Eterno só vai fazer uma pergunta: hoje o Vascão tem time titular e reserva?

Alessandro e Jordi são testados em treino do Vascão

O Blog do Vascão Eterno acredita na escalação de Alessandro, mas gostaria muito de ver o garoto Jordi ser testado. Ainda que seja um jogo decisivo na Copa do Brasil, o objetivo do Vascão é o Brasileirão, então a pressão não seria tão grande assim.

São Januário dá prejuízo ao Vascão


Além de prejuízo financeiro, o Vascão tem tido prejuízo esportivo com o Caldeirão esse ano. O prejuízo esportivo é muito mais devido ao Time desastroso deste ano, mas a necessidade de uma reforma e ampliação do Estádio é mais do que nunca necessária. Não é apenas uma questão financeira ou esportiva, mas uma forma de manter um Clube forte nos novos tempos.

Blog do Vascão Eterno comemora 1.000 acessos!


Em menos de dois meses o Blog do Vascão Eterno já ultrapassou a marca de 1.000 acessos. Na verdade isso aconteceu na manhã de ontem, mas só hoje o blogueiro se deu conta.

Iniciar um blog não é fácil, ainda mais em uma área tão saturada, com tantas paixões envolvidas, e com tantos entendidos, como no futebol.

A nós só resta agradecer a atenção daqueles que nos tem acompanhado em nossa breve vida.

VALEUUU GALERA VASCAÍNAAA!!!!

VAMOS VIRAR ESSA TABELA E FICAR EM NOSSO LUGAR DE DIREITO.

VAAAASCOOOOO!!!!

A situação do Vascão no campeonato

Com a rodada do final de semana o Vascão ganhou uma posição na tabela de classificação e passou a figurar como 17º colocado no brasileirão. Algo a ser festejado, ainda que com ressalvas, se com essa posição ganha, tivéssemos nos aproximado do primeiro time que se encontra fora da Zona da Degola. Sim, porque o que realmente ocorreu é que nos distanciamos ainda mais dos clubes que se encontram fora da ZD.

Outro fato que deve ser comemorado com bastante cautela é o fato de o Time ter reagido e empatado o jogo contra o bota, após virar o primeiro tempo perdendo por 2 X 0. A grande verdade é que jogávamos contra os reservas do alvinegro, reforçados por dois ou três titulares, e nessas condições a Equipe Cruzmaltina tinha a obrigação de vencer, e bem. Mas tal não ocorreu.

Com a situação alcançada na tabela de classificação, e as atuações da Equipe no returno do Brasileirão, o Vascão se vê obrigado a vencer seus próximos dois jogos além da obrigação de vencer o Náutico na 37ª rodada também. Fora isso terá que vencer ao menos mais um jogo, e beliscar um ou dois empates, para ter qualquer chance de permanência na primeira divisão.

Vejam bem, são quatro vitórias obrigatórias e mais um ou dois empates em oito jogos restantes. Treze ou quatorze pontos em oito jogos, para um time que em nenhum momento da competição apresentou tal desempenho.


Em seus melhores momentos o Time chegou a fazer dez pontos em oito rodadas. Ele terá que conseguir uma vitória e um empate a mais do que conseguiu em oito rodadas até agora, para conseguir ter alguma chance de permanecer na primeira divisão. Isso porque os dois times que se encontram mais perto já disputaram seus jogos contra o Vascão, e o Vascão ganhou de um (florminense) e empatou com o outro (bahia).

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Juninho punido com dois jogos

Gesto que ocasionou punição a Juninho. Já é difícil ter ídolos, 
ainda querem acabar com os que restam.

Não deu para entender a punição a Juninho Pernambucano.  O gesto foi para expressar sua ligação com o Clube; um gesto que representa a maior e mais ativa torcida organizada, e não foi ofensivo. Mas vá entender a cabeça dos outros...

Ainda sobre a punição e vemos a falta de critério e a tentativa ridícula de prejudicar o Vascão e Juninho. Se a falta em cima de Paulinho foi digna de um cartão vermelho, e o árbitro não deu, também deveria ter sido punido. Porque foi punido o Reizinho e não o árbitro? Dois pesos e duas medidas. Olha aí o que o Blog do Vascão Eterno tem dito sobre a pouca representatividade nos bastidores. De qualquer forma Juninho não merece o final de carreira que está tendo. 

O Pernambucano nos fará muita falta, mas se tivéssemos tido um pouquinho mais de sorte – e aqui sim ela faz diferença – e não teríamos tido tantos atletas com lesões graves. Tenório é a exceção, mas Guiñazu, Edmilson, Bernardo, Rodolfo. Todos jogadores que poderiam estar ajudando o Time neste momento. Mas nosso time é esse aí, e não dá para ficar chorando agora.


Ainda sobre a punição, ainda temos a opção do recurso. Mas tem que ser mais bem explicado. Quanto tempo levaria para julgar? Não cabe um efeito suspensivo? Vale a pena arriscar uma lesão contra o goiás, se não vai jogar os próximos dois jogos? Muitas dúvidas para a comissão técnica e os departamento jurídico e de futebol.

Rapidinhas

Declarações após o jogo

Como sempre, jogadores e técnico deram declarações após o jogo. Frases como: “O Vasco está em uma situação muito complicada”, ou “Gostei do poder de reação da equipe no segundo tempo”, ou “O Time não foi bem tecnicamente”, ou ainda “A reação da torcida foi positiva”. Mas a melhor foi dada por Fillipe Souto hoje, de que o Vascão tem que tratar essa situação com calma e cautela.

Tudo isso foi nítido para quem assistiu ao jogo. Mesmo pela TV era possível ouvir a torcida do Vascão empurrando o Time. Pena que não deu para a virada, mas salvou-se a honra. Situação pior do que no início da rodada, embora tenha começado tão bem. O que todos esqueceram de dizer é que o bota mandou um time reserva, com dois ou três titulares como reforço. Sobre a calma e a cautela, se for maior o time vai jogar para trás.

Comentaristas dizem que Juninho é diferencial do Vascão e que não temos goleiro

Até aí morreu o neves. O problema não é a gente saber que o único jogador que realmente faz alguma diferença é o Reizinho. O problema é saber como utilizá-lo o tempo todo, sem desgastá-lo. A tática do segundo tempo é boa, mas tem que descobrir como fazer o time resistir os primeiros 45 min sem ele.

Sobre goleiros? Agora que descobriram isso? E a zaga? Se somarmos os pontos que perdemos por falhas diretas de zagueiros e goleiros, estaríamos confortáveis com uns 42 ou 43 pontos.

Camisa do Vascão vendida em loja do Fra?

Eu sempre disse que o sonho deles é torcer para um Clube de verdade, desses que a gente escreve sempre com maiúscula. VASSCCOOOOO!

Maldição da subida de 2009?

Ano a ano, caíram na sequência guarani, ceará e atle. Go. Tá na hora do Vascão mostrar que pode e exorcizar isso.

Bernardo fala sobre problema na comunidade


Nos meus bons tempos era chamado de favela, mas agora comunidade é o politicamente correto, então vá lá. Mas ele disse que o caso é tudo mentira, que ele não conhece a menina e só inventaram isso para prejudica-lo. Pode ser, mas então alguém não gosta nem um pouco dele. Ao menos não negou que frequentava a “comunidade”. Abre o olho Bernardo, vê se aprende a lição. Você tem bola para fazer uma bela carreira, basta ter juízo. A boa notícia é que ele deverá estar à disposição de Dorival Jr. antes do final do campeonato. 

domingo, 20 de outubro de 2013


O Vascão empatou em 2x2 com o bota, após sair perdendo por 2x0. E quase que o blogueiro queima a língua, depois do comentário que soltou no Facebook, quando disse que o time não tinha poder de reação e não honrava a camisa do vascão, e que a diretoria era fraca e incompetente.

E o blogueiro gostaria muito de ter queimado a língua. Porque o resultado de hoje deveria ter sido ótimo, caso o Vascão tivesse 40 ou 41 pontos, afinal sair perdendo por 2x0 e conseguir empatar é uma façanha a ser comemorada.

Acontece que a situação do Vascão exigia a vitória. Claro que o empate não foi o pior dos resultados, mas com ele o Gigante deixou de depender apenas de seus resultados. A situação se complicou ainda mais, mesmo tendo ultrapassado novamente o criciúma e voltado a ocupar a 17ª posição na tabela. Acontece que para um Clube como o Vascão, a 17ª ou 20ª posição é igualmente horrível. Para nós, não nos classificarmos para uma das copas continentais já é um resultado ruim, o rebaixamento é horrível, seja ele em que posição for.

O empate também foi ruim porque dificilmente terá chance de sair da ZD na próxima rodada.
Quanto ao jogo em si, depois de um primeiro tempo bem ruim até os 30 min, o Vascão melhorou um pouco, ou talvez o bota tenha diminuído o ritmo. No segundo tempo o Vascão partiu para cima, empatou o jogo, que após isso ficou franco. As duas equipes poderiam ter feito o 3º gol, mas ele não saiu e jogo terminou 2 x 2.

Detalhe, esse era quase um time reserva do bota.

Notas

Diogo Silva – Difícil. Longe de compensar suas falhas com as defesas. Falhou nos 2 gols do bota. No 1º saiu e não afastou o cruzamento, deixando a bola para o zagueiro Dankler. No segundo bateu roupa em chute despretensioso de Lodeiro, espalmou para frente e o próprio Lodeiro aproveitou o rebote para marcar. Nota 4,0

Nei – Ainda que os dois gols tenham saído pelo seu setor, não estava participando em nenhum dos lances. Melhorou a marcação, e tentou apoiar o ataque. Melhor que as últimas atuações do antigo titular. Nota 6,0

Jomar – Não foi uma grande atuação, mas melhorou um pouco. No primeiro gol esqueceu de marcar para se enrolar com adversário. No segundo deixou de acompanhar Lodeiro depois do chute. Nota 5,0

Cris – Tem mantido o nível de suas atuações. Mais uma vez o melhor da defesa. Nota 6,0

Yotun – Perdeu algumas disputas, mas foi melhor na defesa que Henrique. No ataque tentou e acertou mais que o reserva. Nota 5,0

Sandro Silva – Deixou a jogada no segundo gol, após o primeiro chute de Lodeiro. Mesmo assim correu e tentou proteger a defesa. Pouco chegou ao ataque. Nota 5,5. Foi substituído por WENDEL que entrou no final para fechar o meio campo. Sem nota.

Fillipe Souto – Não evolui. Auxilia na defesa, mas é nulo no ataque, se limitando a passes para o lado. Nota 5,0. Foi substituído por JUNINHO, que se transformou no grande nome do jogo e mostrou porque é o Reizinho. Entrou e contagiou o Time com sua vontade. Os dois gols saíram de seus pés, com bons cruzamentos. Também distribuiu bem o jogo, e levou sempre perigo nas bolas paradas. Quase virou o jogo no último minuto em cobrança de falta, exigindo grande defesa de Jefferson. Nota 7,5

Pedro Ken – No primeiro tempo tentou se aproximar do ataque, mas não tinha com quem jogar. No segundo, com a entrada de Juninho, voltou a fazer o segundo volante e subiu de produção, tendo inclusive deixado o dele. Nota 7,0

Montoya – Perdido em campo. Errou quase tudo que tentou. Nota 4,0. Foi substituído por THALES, que se movimentou bem e incomodou a defesa do bota o tempo todo. Não deixou o dele, mas ajudou a abrir a defesa e a criar algumas situações de perigo. Nota 6,5

Marlone – Mais uma atuação regular. Precisa aprender a chutar a gol. Os goleiros adversários agradecem os petelecos que solta. Melhorou no segundo tempo, quando teve um jogador mais fixo dentro da área para segurar os zagueiros, e recuou para compor a armação no meio com Juninho. Nota 5,5

Willie – Correu e se movimentou o jogo todo. Incomodou, embora não tenha tido o mesmo bom desempenho de outras jornadas. Nota 6,0

Dorival Jr. – Errou ao escalar o Time inicial. Adiantar Pedro Ken e Marlone, é escalá-los em posições em que rendem menos. Acertou nas substituições. Nota 5,5.