terça-feira, 4 de junho de 2019

Superavit x lucro: distintos, mas vinculados

Em uma linguagem bem leiga. O superavit é a diferença entre o que se arrecada e o que se paga em conta corrente de uma empresa. Quase como um estrato bancário, se no final de um período ele for positivo é superavit, se negativo é deficit. Isso é feito num período de tempo, e diz respeito apenas ao que entra e ao que sai da empresa.

O lucro é o que sobra depois de pagos todos os encargos da empresa. Também diz respeito a tempo, mas ela engloba uma categoria mais ampla, que inclui tudo o entra e sai no sentido contábil. Por isso, quando há dívida muito grande, essa dívida entra na conta, e "come" o superavit, transformando lucro em prejuízo.

Então é assim, o Vasco fez superávit, porque a diferença entre o que arrecadou e o que gastou dentro do ano de 2018 foi positivo em cerca de R$ 65 mil. O problema é que esse dinheiro não fica nas contas, porque ele é absorvido pela dívida monstra de mais de R$ 500 mil, fazendo com que o Club opere no prejuízo a muitos anos.

Com o quadro acima, não sobra dinheiro para investimentos. Por isso é imprescindível que o Club resolva o problema da dívida, é imprescindível que essa dívida seja equacionada, e trazida a patamares administráveis dentro do orçamento Vascaíno, porque só assim vai sobrar dinheiro para investir em patrimõnio e futebol.

Como  ainda não temos essa condição, então não temos contratações bombásticas, não temos grande Time, e seguiremos mais alguns anos (nesse ritmo mais uns 2 anos) sem condições de investimentos no futebol. Claro que isso pode se acelerar se houver aumento substancial da receita, algo que depende dos Vascaínos, ou de uma engenharia financeira favorável (com juros favoráveis, prazo mais longo, etc.).

Então não adianta ir pra porta de São Januário gritar que "quer Time", "Fora Campello", ou qualquer outra coisa do gênero. Essas coisas todos os Vascaínos querem, o problema é que ninguém tem varinha de condão, nem nenhuma solução mágica para resolver a situação, então o momento é de união, é de parar de atrapalhar, e Campello que procure os grupos e una o Club.

Claro que tem muito erro de Campello, e eles são nítidos, então que ele chame esses grupos e una o Club, já é mais do que passada a hora.

Não tem outra saída, porque um rebaixamento agora vai muito além da honra ferida, chega a ameaçar o Club como um dos Gigantes do futebol brasileiro.

Saudações Vascaínas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário