segunda-feira, 3 de junho de 2019

Reunião no CD

O Conselho Deliberativo do Vasco se reúne hoje a noite, e em pauta está o afastamento de Alexandre Campello para investigações sobre desvios. Até o momento não há absolutamente nenhuma prova de desvio promovido pelo Presidente, nem de sua Diretoria, mas isso não significa que não tenha acontecido algo errado, a questão é que qualquer afastamento deveria ser precedido de uma denúncia séria e minimamente comprovada, e não de acusações sem nenhuma prova.

Dito isto, a questão é a seguinte. Em caso de renúncia de Campello seria convocada nova eleição pelo CD, sem participação dos sócios. Em caso de afastamento para investigação, qualquer cassação se daria apenas após a metade do mandato de Campello ter passado, e o 1º Vice-presidente assumiria para terminar o mandato. Em qualquer dos dois casos alguém da Identidade Vasco assumiria o Club, ou abriria espaço para algum ex-apoiador de Eurico assumir.

Para quem não lembra, o Identidade Vasco foi o responsável pelo golpe na Sempre Vasco, apoiado por Eurico Miranda e o Casaca. O Casaca agora está dividido, mas uma de suas partes segue se articulando com a IV, e possivelmente virão juntos para o próximo pleito. O outro lado oscila entre manter Campello e uma atuação mais individual.

Mas seja qual for a forma de afastamento, a questão é que os grupos que mandam há anos no Vasco,  e que o levaram a essa situação, irão meter a mão na secretaria (podendo manipular listas de sócios e os processos de associação) e nos combalidos cofres do Club, o que é um passo enorme para se perpetuar no poder.

"Mas Campello não faz isso?" As informações que saem de São Januário é que não, e isso garantiria eleições limpas, abrindo espaço para, por exemplo, a Sempre Vasco. 

E duas coisas precisam ficar muito claras sobre a reunião de hoje. A primeira, e mais importante, é que em nenhuma hipótese Julio Brant assumiria a Presidência do Club. A segunda, e também muito importante, é que em nenhuma hipótese os problemas financeiros do Vasco se resolverão com o afastamento do atual Presidente, ao contrário, existe possibilidade de que até piorem.

Sobre a questão financeira explico amanhã, porque é isso que impede o Club de investir e se reerguer. Mas já adianto que superavit e lucro são coisas distintas. Se quiser saber mais, basta voltar aqui amanhã.

Saudações Vascaínas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário