domingo, 24 de março de 2019

Vasco 1 x 2 Bangu

Mais uma vez o Vascão perde gols e o jogo. 

Repeteco do jogo contra a Cabofriense?

Não, porque nem o Vasco criou tantas oportunidades, nem o Bangu teve apenas suas duas oportunidades. O Vasco pedeu umas 7 ou 8 boas oportunidades ao longo do jogo, enquanto o Bangu perdeu umas 3. A superioridade Vascaína em posse de bola e em criação foram nítidas, mas como já disse aqui inúmeras vezes, nada disso é relevante se, na hora de colocar a bola nas redes, a pontaria é chula. E o Vasco tem tido a pontaria chula, como teve muitas e muitas vezes ao longo dos últimos anos.

A torcida reclamou de Valentim. Dessa vez sou obrigado a concordar. Não que o técnico seja horroroso. Mas já disse aqui, o esquema com 2 armadores e 2 pontas só funciona se ataque contra defesa; literalmente. Se o adversário tiver um bom contra-ataque, ou for um time de melhor qualidade técnica, esquece, porque o risco maior é de tomar uma goleada.

Para corroborar o que disse acima, basta ver que ninguém joga assim há uns 30 anos. E os poucos que tentaram se estreparam, e rapidamente buscaram esquemas mais equilibrados. Isso não invalida a tentativa de Valentim, só que isso não se faz faltando 25 min de jogo, mas 10 ou 15 min no máximo. É literalmente a tentativa de ir para o abafa, num jogo que se precisa desesperadamente da vitória. Valentim fez isso faltando quase 30 min para acabar o jogo, e ainda por cima tirou o atleta errado. Thiago Reis estava bem na partida, e era um tormento para a defesa do Bangu. Maxi entrou e mostrou quase que um desinteresse no jogo. Thiago Galhardo também entrou mal, e pouco acrescentou, tendo errado passes simples, e tendo dificuldades para recompor. Bruno Cesar cansou, e ajudou pouco no ataque, e também já não recompunha. Lucas Mineiro é bom segundo volante, mas não tem nada de primeiro volante. O resultado foi um buraco no meio, que o Bangu aproveitou para puxar ótimos contra-ataques. Quando tirou Bruno Cesar para a entrada de Ribamar a coisa ficou ainda pior. Um alucinado 4-2-4, e o Bangu soube se aproveitar da situação. Como já não tinha articulação no meio, o jogo do Vasco virou chuveirinho desesperado, e isso quando ainda faltavam uns 15 min de jogo.

Mais do que aquilo que se treina, tem que ter sensibilidade para ver contra quem se joga, e o que se busca. Valentim não teve uma coisa nem outra, e desarrumou o time muito cedo, e sem a menor necessidade.

Essa derrota vai para as contas de Valentim principalmente, mas também de Danilo Barcelos, que fez um pênalti sem a menor necessidade.

O resultado é que hoje precisamos torcer desesperadamente para Valdir Bigode, e para o Fluminense. 

A propósito, duas derrotas na conta de incompetência nos tiraram a primeira colocação geral do campeonato, e uma vantagem considerável nas finais. E isso foi muito menos pela rotação do elenco, e muito mais pela péssima pontaria de nossos atacantes, que perdem gols inacreditáveis.

Saudações Vascaínas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário