quarta-feira, 27 de junho de 2018

Hoje são os grupos E e F

As decisões nos grupos prosseguem hoje, e dois pesos pesadíssimos do futebol mundial precisam de resultados para se garantirem nas oitavas da Copa do Mundo, e ainda correm sério risco de se enfrentarem na próxima fase.

Grupo E

Brasil x Sérvia e Suíça x Costa Rica. A Costa Rica já está eliminada, mas vai querer complicar para a Suíça, porque é a única maneira de não sair zerada da Copa, e assim fazer uma figuração menos fraca. A Suíça é franca favorita, e acredito que vença, mas não há garantias disso, não é um confronto entre um monstro do futebol e um ilustre desconhecido, ainda que a Suíça seja mais time.

Já o Brasil é o favorito contra a Sérvia, que fez até um bom jogo contra a Suíça, mas perdeu no preparo físico. Nitidamente os sérvios estavam mais cansados no final da partida. De qualquer forma a Sérvia pode surpreender, o que coloca muita pressão no Brasil. O cruzamento da próxima fase também pressiona, porque não é nada agradável ter que encarar os campeões mundiais, aqueles do 7x1 já na próxima fase.

Brasil - Vitória, empate ou derrota. Qualquer resultado pode classificar o Brasil, e a questão da colocação no grupo dependerá de seu resultado e do resultado do outro jogo da chave.

Suíça - Situação idêntica a do Brasil.

Sérvia - Apenas vitória ou empate lhe interessam. No caso do empate dependerá do resultado de Suíça x Costa Rica.

Costa Rica - Apesar de eliminada pode ser o fiel da balança no grupo, e seu resultado pode influir diretamente na classificação.

Os jogos serão às 15h00 do Brasil.

Grupo F

Apesar de ser o grupo posteriror ao do Brasil, os jogos desse grupo ocorrerão mais cedo. Mas isso é mero detalhamento de tabela por motivos comerciais. Fato é que Alemanha x Coréia do Sul e México x Suécia se enfrentam às 11h00, e também temos 3 postulantes a duas vagas.

Alemanha é franca favorita contra os esforçados, mas eliminados sul-coreanos. Apesar disso a seleção asiática costuma criar dificuldades e produzir algumas zebras em suas apresentações. Nesse confronto, além da capacidade técnica, também pesará em favor da Alemanha a estatura e força de seus atletas, nitidamente maiores que os asiáticos.

O México também é favorito frente aos suecos, mas nesse caso o favoritismo não é exagerado. Mesmo que tenham vencido os dois primeiros jogos, os mexicanos não têm tanta tradição, e seu time também não me parece ter toda a superioridade que deram a entender até agora. A Suécia perdeu para a Alemanha porque abriu mão de jogar, tentando garantir o empate.

México - O empate lhe garante o primeiro lugar do grupo, mas não está classificado. Pode ainda ser primeiro com uma derrota, mas uma derrota também pode despacha-lo para casa, dependendo dos critérios de desempate e do resultado alemão.

Alemanha - Está em segundo pelo critério de desempate, mas está longe de estar garantida. Mesmo com vitória pode voltar para casa mais cedo, dependendo do resultado da Suécia. Tem a seu favor o fato de enfrentar a já eliminada Coreia do Sul, e considerada o mais fraco do grupo. Tal qual o México, dependendo da combinação de resultados pode ser 1ª, 2ª, ou voltar para casa.

Suécia - Mesmíssima situação da Alemanha.

Coreia do Sul - Eliminada, mas tal qual a Costa Rica poderá ser o fiel da classificação do grupo, e poderá até mesmo mandar para casa a toda poderosa Alemanha, fato que não seria nada desprezível para o time asiático.

Difícil fazer prognósticos, mas acredito que passem Brasil e Suíça no grupo F, e México e Alemanha no E. As posições, não faço ideia.

Saudações Vascaínas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário