quinta-feira, 7 de junho de 2018

Cruzeiro 1x1 Vasco

É o Vascão empatou com o Cruzeiro. Não vi o jogo. É difícil para mim, dado que o fuso horário faz com que esses jogos das 21h45 comecem quase às 02h00 da madruga para mim, e no dia seguinte o dia começa cedo. Mas pude ver os melhores momentos, ler o resumo da partida, e alguns comentários, e vi a entrevista de Valdir após o jogo. 

Ora, Valdir fez o óbvio, ou seja, fechou a casinha. Ele foi mais cauteloso que eu, porque eu entraria com 2 volantes e 2 meias, ele entrou com 3 volantes. E não parou, mas emperrou o Cruzeiro. É verdade que o Cruzeiro teve muito a bola, que concluiu muito a gol, mas em chances claras só teve 4 oportunidades, todas as outras foram truncadas, com defensores Vascaínos atrapalhando os atacantes cruzeirenses. Não fosse a eterna má colocação e péssimo tempo de bola de Paulão, e o Cruzeiro faria ainda menos.

O problema na partida é que o Vasco criou absolutamente nada. O gol foi numa falha do defensor adversário, e em mais um belíssimo gol de Andrey, que a cada dia se firma mais nesse meio campo. A outra chance Vascaína foi na falta cobrada por Pikachu, e que explodiu na trave. Em outras palavras, o Vasco não conseguiu entrar na área do Cruzeiro, ficou apenas nos chutes de longa distância e bolas paradas.

Jorginho esteve no Mineirão ontem, e teve a possibilidade de observar de perto o que acontecia dentro de campo. Deve ter gostado de algumas coisas, deve ter se desapontado com outras, e certamente viu que o Time precisa evoluir muito, se quiser ter chances de, pelo menos, fazer um Brasileirão tranquilo.

Quanto a Valdir, acertou em segurar o time e aumentar o poder de marcação no meio, já que laterais e zagueiros são muito frágeis, mas errou em dois pontos. O primeiro foi o excesso de preocupação defensiva. Time também tem que incomodar o adversário, nem que seja só no blefe, e o Vasco nem isso teve.

O segundo ponto é que Valdir me pareceu excessivamente preocupado em passar uma borracha no caso da foto dos vaiados. Ora Valdir, para isso é necessário parar de falar nisso, e você não para, a ponto de o repórter te perguntar uma coisa, e você responder outra. Valdir não está pronto ainda, mas evolui.

Agora é o Vasco tratar de vencer o Sport no São Januário, e tentar arrancar outro pontinho no Sul, contra o Inter. Se conseguir isso Jorgunho vai para a parada da Copa com uma certa tranquilidade, terá tempo de treinar a equipe dentro do que considera importante, e terá um elenco mais inteiro nas mãos. Isso sem falar que também dará tempo de chegarem alguns reforços.

Saudações Vascaínas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário