quinta-feira, 8 de junho de 2017

Cinco chutes, Cinco gols

E com isso o Vascão sofreu a segunda goleada no campeonato, dessa vez por 5x2 para o Corinthians, jogando em São Januário. Se lembrarmos que perdemos no início do ano por 4x1 para esse mesmo time, vemos que a diferença entre as equipes permanece mais ou menos a mesma, e que o problema do Vasco não é exatamente de treinador. E vamos ao jogo.

No primeiro tempo o Corinthians fez um gol nos minutos iniciais, em jogada de toques rápidos, de futebol moderno, de time que está treinado, e que foi montado de forma consciente, com planejamento. O Vasco não se assustou, foi pra cima, teve imensa superioridade no tempo de bola, mas isso não é suficiente, tem que saber o que fazer com ela. Com isso o Vascão criou pouco e mal, seus atacantes tiveram dificuldades em concluir a gol, e as melhores oportunidades foram chutes da entrada da área de Manga e Mateus. Juntamos algumas cabeçadas sem perigo, e foi tudo que o Vascão criou. No final do segundo tempo o Corinthians deu seu segundo chute a gol, e fez seu segundo gol, em contra-ataque de apenas dois toques. A bola foi enfiada para Jo na corrida, que ganhou de Paulão, driblou Martin Silva, e meteu para o gol vazio.

No segundo tempo a coisa parecia que seria diferente. Em 5 min o Vascão empatou com dois gols de Luís Fabiano, e passou a pressionar com muito mais qualidade. Criava melhores oportunidades, mas seus atacantes não concluiam com perfeição. Luís Fabiano perdeu gol incrível, Manga também, Nenê tinha entrado e se entendia bem pela direita com Pikachu, e o Corinthians não chegava. Isso até que os paulistas paulistas deram seu terceiro chute, e gol. Na ânsia do resultado, Milton Mendes tirou Jean e colocou o fraquíssimo Muriqui, aí não só o Vascão se perdeu, como o Corinthians chutou mais duas vezes, e 5x2 para o adversário.

Milton Mendes errou ao tirar Jean. Se a proteção à zaga era falha com ele, sem ele deixou de existir. É verdade que se o Vasco tivesse virado o jogo, ele seria o gênio das táticas e mudanças, mas essa hipótese era muito remota, e a realidade comprova isso. Também temos que aceitar que entramos nesse campeonato para não cair, não importando o que fale Eurico Miranda. Assim, um empate contra o Corinthians nos colocaria 1 pt mais próximo do objetivo.

Disso há duas coisas que precisamos entender. Uma é que o time é fraco, e o elenco é pior. Dois é que temos que fazer o Campeonato dentro de nosso potencial, não do que gostaríamos. E isso significa ganhar dos 7 ou 8 que brigarão na parte de baixo da tabela, e tentar arrancar alguns pontos dos que brigarão acima. Isso não tem a ver com clube, mas com time. Avaí, Bahia, Sport, etc, são times que temos que vencer. São Paulo e Cruzeiro, Santos são times que poderemos vencer em São Januário, já Palmeiras, Corinthians, Grêmio, podemos tentar tirar alguns pontos. 

Milton Mendes já deu um padrão tático que o time não tinha, já mostrou conhecer o elenco, sendo que praticamente descartou vários atletas, e vem trabalhando efetivamente com um grupo pequeno, e que são os que entram em campo, agora precisa entender que esse grupo está muito aquém dos melhores elencos do Campeonato, e que se ficar se abrindo para eles arriscará não atingir o objetivo, que é se manter na Série A, e ainda passará muitos vexames esse ano.

O próximo jogo é contra o Sport, também na Colina. Esse o Vascão tem obrigação de vencer, se quiser ter um ano dentro de suas possibilidades.

Saudações Vascaínas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário