domingo, 21 de junho de 2015

O que está havendo com o time do Vascão?

Estamos perdendo. Certo, não disse nada de novo, e todo o Brasil está careca de saber disso, inclusive sacaneando os Vascaínos aos montes. Mas o que aconteceu com esse elenco que parecia suficiente para fazer um Brasileirão sem grandes sustos, mas que agora virou presa certa de todos que cruzam seu caminho? O que houve com esse time, que mostrava um futebol pouco criativo, é verdade, mas compacto e cirúrgico? O que houve com o técnico que, durante uma partida, desmonta o esquema tático que está dando certo, e retorna com atletas e esquemas que visivelmente não deram certo na equipe? O objetivo desse post é tentar entender isso.

1 - Primeiro ponto que devemos observar é que nunca foi um grande time. Como dissemos várias vezes, é um time limitado tecnicamente, mas que não está tão longe assim dos melhores do país, e está acima de muitos outros elencos que disputam o campeonato com ele. Na pior das hipóteses está no mesmo nível da grande maioria.

2 - O segundo ponto é que muitos jogadores, além de não serem essas coisas todas, ainda caíram absurdamente de rendimento. São os casos de Luan, Gilberto, Madson, Rafael Silva. Julio dos Santos então, esse nem se fala. Figura nula, inútil e perigosa em campo, tal a displicência, a lentidão e a quantidade de bolas que perde quando tenta sair jogando.

3 - O terceiro são as ausências. Martín Silva na seleção, Dagoberto, Serginho, Diguinho, Nei, todos lesionados, cartões amarelos, que retiram atletas de jogos, etc. A bem da verdade Doriva não conseguiu repetir uma única escalação nesse Brasileiro, seja por um motivo ou outro. Algumas vezes a não repetição da escalação foi na busca de uma melhor alternativa.

4 - Estão reclamando que Doriva entra em campo com esquemas táticos ultrapassados. Não é verdade. Ele já tentou de tudo. 4-3-2-1, 4-3-3, 4-2-3-1, e acabou se refugiando no tradicional 4-4-2, que é o esquema dos técnicos limitados, dos elencos limitados, ou do Deus nos acuda. Não que seja mal esquema, mas esse sim é ultrapassado, mas é o que os atletas brasileiros melhor se encaixam quando não acertam nada.

5 -  Mas então Doriva não tem culpa? A resposta é sim e não. Doriva tem buscado alternativas, como Julio Cesar no meio campo, só que esbarra nas limitações do próprio elenco. Ele também não tem culpa das limitações técnicas do elenco e financeiras do Club para contratar, como não tem culpa na queda acentuada de produção de alguns atletas que foram contratados para serem referência, ou nas lesões e suspensões.  Mas tem culpa ao insistir em atletas que, no fundo, nunca deram certo, caso de Julio dos Santos e Cristiano. Também tem culpa em, estando o time jogando bem (ou menos mal), alterar o esquema tático em meio a partida, e ver a equipe desmoronar dentro de campo (foi o caso contra cruzeiro e sport).

6 - Soluções? Temos sim. A primeira não sou muito adepto, mas é a mudança de técnico. Doriva fez um bom trabalho no Estadual e. mesmo com os maus resultados, vinha fazendo no Brasileiro, mas a série de maus resultados o desestabilizou. Se até pouco tempo mostrava coerência, parou de fazê-lo, e agora comete erros infantis. A insistência em Julio dos Santos e em voltar ao 4-3-3 durante as partidas são exemplos disso. 

Também precisamos de sangue novo na equipe. É nítido que alguns jogadores perderam completamente a confiança, ou sentiram muito o peso de jogar uma Série A de Brasileiro por uma equipe do tamanho, importância e com a pressão por resultados que existe no Gigante, ou mesmo dos maus resultados. Éder Luis e Andrezinho estão chegando mas não serão suficientes.

Para resolver isso a diretoria terá que se mexer logo, porque mais algum tempo e a situação se tornará irreversível. Tem que abrir o cofre e trazer ao menos 1 LD, mais 1 homem de criação no meio e 1 atacante de área. O prejuízo de mais uma queda é muito maior do que o pagamento de alguns salários acima do teto do Club.

O Vascão ainda tem jeito. Ainda temos 90 pts em disputa, e dá até para sermos campeões (sou otimista), mas temos que nos mexer, temos que parar de dizer que jogadores limitadíssimos estão apenas passando uma má fase, e temos que ter no Vascão atletas que queiram estar no Vascão. Alguns parecem não estar a fim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário