segunda-feira, 22 de junho de 2015

Eurico abre o cofre

Como já tinha sido confirmado por Eurico Miranda, e como vinha sendo especulado desde ontem, o mandatário Vascaíno se mexeu e confirmou 3 contratações para a equipe Vascaína, além de estar negociando com um quarto atleta. São eles Andrezinho (que já havia sido confirmado), Herrera, Léo Moura e Ronaldinho Gaúcho. Também foi confirmada a contratação do técnico Celso Roth, Vamos analisar as contratações e fazer nossa previsão de escalação para a equipe Cruzmaltina.

Antes de fazer nossa análise, vamos explicar nossa visão do atual futebol brasileiro, tanto no geral, quanto no futebol praticado aqui. A seleção brasileira não é nada de mais. Um time mediano, composto por jogadores medianos, e que tem apenas um atleta realmente em condições de fazer a diferença. O futebol praticado no país é ainda pior, pois mesmo jogadores medianos estão escassos em terras brasilis. A grande maioria dos atletas são tecnicamente médio-baixo para baixo. Isso na Série A do Brasileirão, imagine em Séries B, C e D?

Andrezinho - Bom jogador, embora nada de estra extraordinário. Está nessa média-baixo que citei acima, mas será titular da equipe por absoluta falta de concorrentes à altura. Jhon Cley poderia exercer esta concorrência, mas teria que evoluir muito. De qualquer forma temos que ver como está jogando, após algumas temporadas na China.

Herrera - Exatamente o mesmo tipo de jogador que Andrezinho, mas sua titularidade não será tão fácil. Devido ao estilo de jogo tem como concorrentes diretos por uma vaga de titular os seguintes atletas: Riascos, Dagoberto e Éder Luís. Poderá ser improvisado como atacante de área, mas não sei se dará conta do recado.

Léo Moura - Bom Lateral Direito, mas está com 36 anos e tenho sérias dúvidas se conseguirá realmente exercer a função de LD. As duas últimas temporadas no flamengo já mostrou nítidos sinais de desgaste da idade. Será que irá se recuperar agora? Além disso, o próprio flamengo não quis renovar com ele, será que servirá para o Vasco? Não vou nem entrar na bobagem de ser ídolo dos flamenguistas, até porque na cabeça dos jogadores isso não passa (ao menos da grande maioria deles).

Celso Roth - Técnico considerado retranqueiro. Pessoalmente gosto de futebol com belas jogadas e gols. Mas vamos ser sinceros, se dos 8 jogos tivéssemos perdido só 2, hoje estaríamos com 6 pts. e muito mais perto de sair do Z4, o moral da equipe não estaria tão ruim, e poderíamos estar pensando em coisas maiores. Basta dizer que o Vascão terá que ganhar os próximos 3 jogos e torcer para tropeços dos rivais que ocupam até a 16ª posição para estar fora do Z4 na 11ª rodada. Com esse quadro não acho que Roth seja uma má escolha, além do mais irá treinar um elenco diferente daquele que Doriva tinha nas mãos.

Ronaldinho Gaúcho (R10) - Tecnicamente ninguém duvida da capacidade de Ronaldinho, mas tenho sérias dúvidas de que ele esteja realmente interessado em jogar futebol em alto nível. A mim parece que ele está aproveitando a vida e fazendo dinheiro enquanto existirem pessoas que estejam dispostas a pagar-lhe altos salários recebendo muito pouco em troca. Acho que a contratação dele seria válida se ele aceitasse um fixo baixo e o resto fosse consequência de produtividade e participação nas vendas de produtos, A questão das vendas deveria ser de duas vias, porque se ele conseguisse um patrocínio ou publicidade, também deveria dar um percentual ao Club. Mas não acredito que o acordo seja esse e esperao sinceramente que ele se engaje em fazer um bom Brasileirão pelo Vascão.

Aproveitamos para agradecer ao técnico Doriva, que nos fez ver um Estadual novamente depois de 11 anos. Estamos convictos de que o agora ex-técnico Vascaíno não era culpado da fase pela qual passa a equipe, pois o elenco que tinha nas mão é uma colcha de retalhos e não tem a menor condição de disputar um Brasileirão Série A por um clube da grandeza do Vascão, mesmo sendo esse Brasileirão um campeonato esvaziado tecnicamente. Lembrando que as pressões em clubes menores, também são menores, e isso influencia diretamente no rendimento dentro de campo. Dessa forma, qualquer resultado alcançado por outro técnico, deverá ser levado em conta que ele terá um outro elenco nas mãos.

Por último nossa escalação: Martin Silva, Léo Moura, Luan, Rodrigo e Julio Cesar; Serginho, Guiñazu, R10 e Andrezinho; Riascos e Herrera (Éder Luís). Me preocupa também a média de idade muito alta desse time. São 8 atletas com mais de 30 anos em campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário