domingo, 24 de setembro de 2023

Vasco x Sistema: o imbróglio de São Januário

Todos os Vascaínos, e uma boa parte de torcedores de outros times também, acompanharam as decisões absolutamente sem sentido que foram tomadas contra o Vasco nas últimas semanas. Durante o processo eu me eximi de comentar qualquer coisa sobre o que vinha acontecendo, e esperei que o assunto fosse resolvido para colocar minha posição.

Antes de tudo é nítido que o Vasco foi absurdamente perseguido com toda essa discussão.Vi gente dizendo que eram torcedores travestidos de autoridade, ou que eram autoridades atendendo interesses de gente maior, ou ainda uma mistura dos dois.

Pois bem, se era isso não dá para dizer, muito menos afirmar, ao menos não com os fatos que temos conhecimento. Mas algo é incontestável, no Brasil inteiro temos fatos, muitas vezes piores do que os que ocorreram no São Januário, tivemos mortes ao redor de estádios muito mais "modernos", tiroteios, invasões de gramados, brigas generalizadas nas imediações, etc, etc, etc. Mas só o Vasco, cuja Torcida cometeu "violências menores" nesse contexto todo, foi fechado para público, e teve que cumprir com exigências que nenhum outro estádio do Brasil cumpre para ser reaberto e poder receber público novamente.

Com tudo isso fica nítido que o tratamento dado ao Vasco é sempre mais duro que a outros clubes. Quando algo do Vasco é julgado na justiça desportiva o Club é punido com mais rigor, qualquer deslize do Club ou sua Torcida é tratado como um ato mais grave dos que os atos, muitas vezes mais graves, de outros clubes e torcidas; em campo as arbitragens se desdobram em encontrar e punir exemplarmente erros dos Vascaínos, enquanto fecham os olhos aos dos adversários. O VAR, então, é incomparável nessa sanha.

Apesar disso o Vasco resiste.

Saudações Vascaínas!
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário