domingo, 17 de setembro de 2023

Vasco 4 x 2 Fluminense: Que Vitória!

O Vasco venceu o Fluminense ontem por 4x2 no Estádio Nilton Santos. A vitória deixou o Vascão na cola do Santos, o 17º colocado da competição, mas com um jogo a menos, o que significa que uma vitória contra o América-MG levará o Vasco a ultrapassar o time paulista. Uma vitória também nos deixará a apenas 2pts de deixarmos o Z4. Ou seja, o Vasco depende apenas de si para sair dessa posição muito incômoda, porque todos os adversários que estão a nossa frente, e que podem nos complicar muito a jornada, ainda serão enfrentados nesse campeonato - a exceção é o Bahia.

O jogo em si não foi um primor técnico, mas também não foi um desastre. Tivemos boas jogadas, tivemos bons duelos e tivemos os goleiros trabalhando bastante, principalmente o do Vasco. Mas a verdade é que Leo Jardim trabalhou bastante, mas de difícil mesmo apenas duas defesas, porque o resto eram bolas que iriam para o gol, mas que ou fracas, ou em cima dele. Já do outro lado Fábio trabalhou menos, e menos difícil, mas as 4 bolas que foram para o gol foram daquelas que o goleiro só pega se fizer o errado, ou seja, ou se estiver mal colocado, ou se escolher o canto menos provável para tentar a defesa. Em outras palavras, o Vasco teve chances mais claras, e as aproveitou melhor, e é isso o que conta no futebol.

No primeiro tempo foi o melhor momento do Vasco. Mais assíduo no ataque, mais presente, e disputando mais o meio-campo com o excelente time do Fluminense. O Vasco fez um gol numa belíssima jogada, em que não houve falta no Cano, porque o jogador do Vasco busca a bola, tira a bola, e só depois toca em Cano, porque futebol é esporte de contato, e naquele lance não havia como tirar o pé. A bola volta para a ponta direita, acaba no pé de Rossi, que dá um drible desconcertante no Marcelo (quase quebrou a coluna do veterano) e cruza na medida para Praxedes entrar e fazer de cabeça. O 1x0 fez justiça pela eficiência do Vasco, que soube colocar a bola nas redes, mas a partida em si foi equilibrada.

Na volta do intervalo o Fluminense foi logo empatando o jogo. Há apenas 2 meses e o Vasco se perderia com isso, mas o Vasco de hoje é diferente, foi para cima e fez o 2º. Só que a felicidade não durou muito, e o Fluminense logo voltou a empatar. Com esse novo empate o Fluminense pressionou, e o Vasco soube segurar essa pressão, até que num lançamento meio despretensioso a defesa do Fluminense errou e Pec, que até então fazia um jogo sofrível, fez o 3º na saída de Fábio. O Fluminense tentou voltar à pressão, mas um pouco depois Puma fez um lançamento longo primoroso para Vegetti, que ajeitou de cabeça para o meio da área e encontrou Pec sozinho entre os zagueiros, esse ainda se abaixou para completar de cabeça e fechar o placar.

A Vitória do Vasco foi assim mesmo, com V maiúsculo, com V de Vasco, e foi justíssima. Como eu sempre digo, jogar bem, jogar bonito, é meio, é indicativo de que você pode ter um bom resultado, mas no futebol o que interessa é a eficiência. O Vasco não jogou mal, e ainda foi muito eficiente. E isso contra o time que é tido como um dos dois grandes favoritos a levantar o título da Libertadores.

O Vasco não apenas respira, o Vasco vive nesse Brasileirão, e tem tudo para sair da Z4 e ainda buscar alguma coisa um pouco maior, como uma Sulamericana.

Amanhã comento sobre toda essa confusão com São Januário, Justiça e a solução encontrada.

Saudações Vascaínas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário