E o Vasco venceu o América-MG. O 1x0 não refletiu o que as equipes fizeram em campo, já que os mineiros foram melhores que o Vasco durante os 90 min, mas repetirei para vocês mais uma vez, futebol não quer saber quem se desenvolve melhor, quem cria mais, ele quer saber quem faz mais gols. E foi exatamente isso que o Vasco fez, um mirrado, mas belo, gol, enquanto os mineiros não fizeram nenhum.
O primeiro tempo foi assustador. Os mineiros pareciam muito perto do gol, ainda mais para Vascaínos escolados, que cansaram de ver o Time cair frente ao maior volume de jogo e de criação de jogadas dos adversários, mesmo que elas não se traduzissem em chances claras de gols, o que não era exatamente a situação de ontem, ainda que a maior parte das finalizações do América-MG tenham sido de média e até de longa distância. Enquanto isso o Vasco tinha muita dificuldade de chegar, e não ameaçou o goleiro adversário no 1º tempo.
A coisa mudou um pouco com a justíssima expulsão de Iago Maidana, que largou uma cotovelada com gosto em Vegetti. E se ele quis ou não fazer aquilo não importa, o que importa é que ele fez. Com isso o Vasco conseguiu parar de passar sufoco e passou a buscar o gol, embora com muita dificuldade, e o América-MG evitava as tentativas Vascaínas, que a meu ver eram tentadas de forma errada, mostrando os mesmos erros do Time de Barbieri (pontas invertidos, meio-campo despovoado, etc.).
Mas no final do jogo o vilão do jogo contra o Bahia virou o maior dos heróis. Num cruzamento mal feito, ele tentou jogar para o meio da área com um puxeta, mas a bola subiu, encobriu o goleiro, e entrou do lado oposto. O erro contra o Bahia o levou às trevas, o erro contra o América-MG o levou ao Olimpo.
O gol já foi nos acréscimos, e não houve tempo nem fôlego para os adversários tentarem reverter o placar. O gol também levou o Vasco à 15ª posição da tabela, tendo mais um jogo de confronto direto na próxima rodada (Santos, fora de casa), e uma vitória na Vila Belmiro pode nos catapultar a realmente buscarmos algo mais acima nesse Brasileirão, enquanto que uma derrota pode nos levar ao inferno mais uma vez. Lembremos que os rebaixamentos são definidos, principalmente, pelos confrontos diretos. Se você perde os confrontos diretos é Série B, quem vence os confrontos diretos fica, e ainda briga por alguma competição internacional.
Definitivamente não é hora de estarmos relaxando. Comemorando sim, mas relaxando, de forma alguma.
Saudações Vascaínas!