terça-feira, 26 de setembro de 2023

América-MG 0 x 1 Vasco

E o Vasco venceu o América-MG. O 1x0 não refletiu o que as equipes fizeram em campo, já que os mineiros foram melhores que o Vasco durante os 90 min, mas repetirei para vocês mais uma vez, futebol não quer saber quem se desenvolve melhor, quem cria mais, ele quer saber quem faz mais gols. E foi exatamente isso que o Vasco fez, um mirrado, mas belo, gol, enquanto os mineiros não fizeram nenhum.

O primeiro tempo foi assustador. Os mineiros pareciam muito perto do gol, ainda mais para Vascaínos escolados, que cansaram de ver o Time cair frente ao maior volume de jogo e de criação de jogadas dos adversários, mesmo que elas não se traduzissem em chances claras de gols, o que não era exatamente a situação de ontem, ainda que a maior parte das finalizações do América-MG tenham sido de média e até de longa distância. Enquanto isso o Vasco tinha muita dificuldade de chegar, e não ameaçou o goleiro adversário no 1º tempo.

A coisa mudou um pouco com a justíssima expulsão de Iago Maidana, que largou uma cotovelada com gosto em Vegetti. E se ele quis ou não fazer aquilo não importa, o que importa é que ele fez. Com isso o Vasco conseguiu parar de passar sufoco e passou a buscar o gol, embora com muita dificuldade, e o América-MG evitava as tentativas Vascaínas, que a meu ver eram tentadas de forma errada, mostrando os mesmos erros do Time de Barbieri (pontas invertidos, meio-campo despovoado, etc.).

Mas no final do jogo o vilão do jogo contra o Bahia virou o maior dos heróis. Num cruzamento mal feito, ele tentou jogar para o meio da área com um puxeta, mas a bola subiu, encobriu o goleiro, e entrou do lado oposto. O erro contra o Bahia o levou às trevas, o erro contra o América-MG o levou ao Olimpo.

O gol já foi nos acréscimos, e não houve tempo nem fôlego para os adversários tentarem reverter o placar. O gol também levou o Vasco à 15ª posição da tabela, tendo mais um jogo de confronto direto na próxima rodada (Santos, fora de casa), e uma vitória na Vila Belmiro pode nos catapultar a realmente buscarmos algo mais acima nesse Brasileirão, enquanto que uma derrota pode nos levar ao inferno mais uma vez. Lembremos que os rebaixamentos são definidos, principalmente, pelos confrontos diretos. Se você perde os confrontos diretos é Série B, quem vence os confrontos diretos fica, e ainda briga por alguma competição internacional. 

Definitivamente não é hora de estarmos relaxando. Comemorando sim, mas relaxando, de forma alguma.

Saudações Vascaínas!

segunda-feira, 25 de setembro de 2023

América-MG x Vasco

O Vasco volta a campo hoje para uma partida importantíssima e decisiva. Sim, importantíssima porque se a vencermos saímos da Z4 por nossas próprias pernas, e independentemente de outros resultados. Estaremos com o mesmo número de jogos que Goiás, Bahia e Santos, mas ganharemos nos pontos de Santos e Bahia, e nos critérios de desempate do Goiás.

Ela também é decisiva porque, parecendo ou não, no momento o América-MG é um adversário direto do Vasco dentro da Z4, e uma eventual vitória dos mineiros os deixaria a apenas 3pts do próprio Vasco, além de lhes dar um gás a mais para tentar fugir do rebaixamento. 

Um empate não chega a ser um resultado horroroso, mas se o Vasco quer realmente fugir desse rebaixamento, e buscar alguma coisa um pouco melhor nesse campeonato, então precisa muito dessa vitória, que marcaria também a volta das vitórias fora de casa, algo que o Vasco só conseguiu na primeira rodada da competição. De lá para cá foi uma série impressionante de derrotas, e os empates voltaram a acontecer apenas nas últimas rodadas do primeiro turno.

E apesar da delicadíssima posição na tabela, o time mineiro não pode ser menosprezado, pois já conquistou alguns resultados positivos, mesmo contra equipes consideradas bem mais fortes que eles, e que ocupam posições bem acima na tabela. Lembremos que é um time de Série A, e que tem muito mais condições que outros de oferecer alguma surpresa aos adversários, ainda mais jogando no Horto.

Já o Vasco deve ir a campo com sua força máxima. Acredito que Ramón Díaz faça alguma alteração na Equipe em relação àquela que entrou em campo contra o Coritiba. Sim, Ramón sabe que precisará segurar o ímpeto de um América-MG que joga em casa, e que precisará de muita velocidade para explorar os espaços que os mineiros deverão deixar ao se lançarem ao ataque. Então acho que ele abrirá mão da técnica de Payet no início, optando pela velocidade e vitalidade de Pec ou Marlon, Mas essa deverá ser a única mudança, e Payet deve entrar no segundo tempo, enfrentando um adversário já mais desgastado.

E é isso, hoje, às 20h00 de Brasília, o Vasco tem a chance de sair da Z4, e confirmar o início de uma bela arrancada que nos leve a voos um pouco mais altos e mais condizentes com as tradições e o tamanho do Club e de sua maravilhosa Torcida.

Saudações Vascaínas!

domingo, 24 de setembro de 2023

Vasco x Sistema: o imbróglio de São Januário

Todos os Vascaínos, e uma boa parte de torcedores de outros times também, acompanharam as decisões absolutamente sem sentido que foram tomadas contra o Vasco nas últimas semanas. Durante o processo eu me eximi de comentar qualquer coisa sobre o que vinha acontecendo, e esperei que o assunto fosse resolvido para colocar minha posição.

Antes de tudo é nítido que o Vasco foi absurdamente perseguido com toda essa discussão.Vi gente dizendo que eram torcedores travestidos de autoridade, ou que eram autoridades atendendo interesses de gente maior, ou ainda uma mistura dos dois.

Pois bem, se era isso não dá para dizer, muito menos afirmar, ao menos não com os fatos que temos conhecimento. Mas algo é incontestável, no Brasil inteiro temos fatos, muitas vezes piores do que os que ocorreram no São Januário, tivemos mortes ao redor de estádios muito mais "modernos", tiroteios, invasões de gramados, brigas generalizadas nas imediações, etc, etc, etc. Mas só o Vasco, cuja Torcida cometeu "violências menores" nesse contexto todo, foi fechado para público, e teve que cumprir com exigências que nenhum outro estádio do Brasil cumpre para ser reaberto e poder receber público novamente.

Com tudo isso fica nítido que o tratamento dado ao Vasco é sempre mais duro que a outros clubes. Quando algo do Vasco é julgado na justiça desportiva o Club é punido com mais rigor, qualquer deslize do Club ou sua Torcida é tratado como um ato mais grave dos que os atos, muitas vezes mais graves, de outros clubes e torcidas; em campo as arbitragens se desdobram em encontrar e punir exemplarmente erros dos Vascaínos, enquanto fecham os olhos aos dos adversários. O VAR, então, é incomparável nessa sanha.

Apesar disso o Vasco resiste.

Saudações Vascaínas!
 

 

sábado, 23 de setembro de 2023

Vasco 5 x 1 Cotitiba: muita esperança, mas nada resolvido

O Vasco foi implacável e meteu um sonoro 5x1 no Coritiba na última quinta-feira no São Januário. Nesta postagem não estarei analisando o jogo, porque já é passado algum tempo dele, não o vi (só consegui áudio) e por fim o jogo já foi suficiente analisado por vários meios e analistas. Com tudo isso seria uma certa perda de tempo estarmos aqui dizendo quem jogou bem ou não, esquema, etc.

Mas o placar cria muitas esperanças aos Vascaínos, a forma que o Time está jogando também ajuda a fomentar essas esperanças, só que o retrospecto do Club nas últimas décadas nos faz ter alguns pés atrás quanto a isso. Vejam, eu torço para que o Time vença todos os jogos até o final do campeonato, e com isso conquiste até uma pré-Libertadores, mas apesar da boa sequência não dá para afirmamos nada quanto às possibilidades do Time, ainda que ao menos sair da Z4 seja algo muito próximo dessa Equipe.

Com esse quadro acima vamos fazer algumas projeções. A primeira já foi aventada acima, mas é quase impossível, e é o Vasco vencer todos os jogos até o final. Seriam mais 45 pts. No final teríamos 68 pts e sim, uma grande chance de estarmos numa pré-Libertadores, até porque algumas equipes tidas como favoritas a essas posições vêm oscilando muito, e vêm mostrando perda de rendimento. Não seria impossível uma 6ª ou 7ª posição final.

A segunda é termos uma pontuação alta. Mais 33 a 38 pts. Isso nos garantiria uma Sulamericana. A depender do desempenho das outras equipes poderia ser alta ou baixa . Com algo em torno dos 30 pts conquistados talvez tivéssemos uma Sulamericana baixa.

Com 25 pts conquistados estaríamos livres de um possível rebaixamento, mas seria difícil entrarmos numa Sulamericana. Com mais 20 pts estaríamos em risco de um 6º rebaixamento.

Lamento, mas só estarei tranquilo quando o rebaixamento for algo totalmente fora de nossa espectativa. Já vi muitas vezes uma equipe vencer vários jogos seguidos, e depois entrar num espiral negativa e acabar rebaixado.

Sim, a forma como o Vasco vem jogando, a forma como conquistou essa sequência de bons resultados (apesar da mãozinha contra da arbitragem), e a forma como todo o clima está conspirando para que tenhamos um final de campeonato bastante tranquilo, e voltarmos às competições internacionais no próximo ano, inclusive com chances de levantarmos taças importantes é grande.

E para isso a Equipe toda tem que manter os pés muito no chão, a doação em campo tem que ser ainda maior, a Torcida tem que apoiar de forma absolutamente incondicional, e São Januário precisa voltar a ser a arma mortal que sempre nos ajudou. Fora de casa também precisaremos melhorar bastante o desempenho, e que essa melhora comece já na segunda-feira, com uma boa vitória sobre o América-MG. E olha que esse jogo é muito complicado, mas quem quer coisas grande, precisa ultrapassar obstáculos grandes.

Então não é que eu não acredite, só acho que não é hora de relaxar, porque nada, absolutamente nada está resolvido, e temos muita coisa que remar para chegar a um final de ano tranquilo, e aí sim, realmente muito esperançoso.

Saudações Vascaínas!


quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Vasco x Coritiba

O Vasco enfrenta o Coritiba hoje no São Januário em sua luta para deixar o G4. Sim, já vimos essa ladainha, essa via crucis desportiva antes, mas em nenhuma das outras vezes a esperança disso acontecer esteve tão presenta na Torcida Vascaína, seja porque fosse muito mais difícil escapar, seja porque tínhamos Times que não nos passavam esta confiança.

Dessa vez não. Dessa vez o Vasco tem um Time, que se não é o melhor possível, ao menos mostra futebol, mostra recursos técnicos, mostra muitas opções de escalação e de mudança de rumo durante a partida, e mostra resultados muito mais rápido e antes de outras oportunidades. Sim, na fatídica queda de Eurico Miranda não fizemos 13 pts em um turno, nós fizemos 13 pts em 23 rodadas, porque somente na 5ª rodada do segundo turno é que fomos vencer a Ponte Preta por 1x0 e saímos da incômoda marca de 13 pts.

E também é a primeira vez que temos a oportunidade de sairmos dessa situação por meios próprios e rapidamente. Para isso basta uma vitória hoje contra o Coritiba, e uma outra contra o América-MG na próxima segunda-feira. São duas equipes que também estão no Z4, mas que demonstram pouca capacidade para deixar a posição. Ou seja, são dois adversários diretos na zona da tabela que disputamos, e que no momento demonstram menos capacidade para sair da situação adversa do que nós. Precisamos aproveitar a situação e a oportunidade e nos catapultamos para fora dessa situação incômoda.

Para isso contamos com um Time, que como já disse, melhorou bastante, e com o reforço da Torcida no São Januário. O Vasco com Times medianos, mas apoiado pela Torcida no Caldeirão, é um Time que faz medo em qualquer adversário. Imaginemos esse Vasco atual, que já é um Time acima da média?

Saudações Vascaínas!

As oportunidades aparecem

domingo, 17 de setembro de 2023

Vasco 4 x 2 Fluminense: Que Vitória!

O Vasco venceu o Fluminense ontem por 4x2 no Estádio Nilton Santos. A vitória deixou o Vascão na cola do Santos, o 17º colocado da competição, mas com um jogo a menos, o que significa que uma vitória contra o América-MG levará o Vasco a ultrapassar o time paulista. Uma vitória também nos deixará a apenas 2pts de deixarmos o Z4. Ou seja, o Vasco depende apenas de si para sair dessa posição muito incômoda, porque todos os adversários que estão a nossa frente, e que podem nos complicar muito a jornada, ainda serão enfrentados nesse campeonato - a exceção é o Bahia.

O jogo em si não foi um primor técnico, mas também não foi um desastre. Tivemos boas jogadas, tivemos bons duelos e tivemos os goleiros trabalhando bastante, principalmente o do Vasco. Mas a verdade é que Leo Jardim trabalhou bastante, mas de difícil mesmo apenas duas defesas, porque o resto eram bolas que iriam para o gol, mas que ou fracas, ou em cima dele. Já do outro lado Fábio trabalhou menos, e menos difícil, mas as 4 bolas que foram para o gol foram daquelas que o goleiro só pega se fizer o errado, ou seja, ou se estiver mal colocado, ou se escolher o canto menos provável para tentar a defesa. Em outras palavras, o Vasco teve chances mais claras, e as aproveitou melhor, e é isso o que conta no futebol.

No primeiro tempo foi o melhor momento do Vasco. Mais assíduo no ataque, mais presente, e disputando mais o meio-campo com o excelente time do Fluminense. O Vasco fez um gol numa belíssima jogada, em que não houve falta no Cano, porque o jogador do Vasco busca a bola, tira a bola, e só depois toca em Cano, porque futebol é esporte de contato, e naquele lance não havia como tirar o pé. A bola volta para a ponta direita, acaba no pé de Rossi, que dá um drible desconcertante no Marcelo (quase quebrou a coluna do veterano) e cruza na medida para Praxedes entrar e fazer de cabeça. O 1x0 fez justiça pela eficiência do Vasco, que soube colocar a bola nas redes, mas a partida em si foi equilibrada.

Na volta do intervalo o Fluminense foi logo empatando o jogo. Há apenas 2 meses e o Vasco se perderia com isso, mas o Vasco de hoje é diferente, foi para cima e fez o 2º. Só que a felicidade não durou muito, e o Fluminense logo voltou a empatar. Com esse novo empate o Fluminense pressionou, e o Vasco soube segurar essa pressão, até que num lançamento meio despretensioso a defesa do Fluminense errou e Pec, que até então fazia um jogo sofrível, fez o 3º na saída de Fábio. O Fluminense tentou voltar à pressão, mas um pouco depois Puma fez um lançamento longo primoroso para Vegetti, que ajeitou de cabeça para o meio da área e encontrou Pec sozinho entre os zagueiros, esse ainda se abaixou para completar de cabeça e fechar o placar.

A Vitória do Vasco foi assim mesmo, com V maiúsculo, com V de Vasco, e foi justíssima. Como eu sempre digo, jogar bem, jogar bonito, é meio, é indicativo de que você pode ter um bom resultado, mas no futebol o que interessa é a eficiência. O Vasco não jogou mal, e ainda foi muito eficiente. E isso contra o time que é tido como um dos dois grandes favoritos a levantar o título da Libertadores.

O Vasco não apenas respira, o Vasco vive nesse Brasileirão, e tem tudo para sair da Z4 e ainda buscar alguma coisa um pouco maior, como uma Sulamericana.

Amanhã comento sobre toda essa confusão com São Januário, Justiça e a solução encontrada.

Saudações Vascaínas!


sábado, 16 de setembro de 2023

Vasco x Fluminense

O Vasco vai a campo hoje para enfrentar o Fluminense, e só a vitória interessa. De nada adianta que nossos adversários na tabela tropecem, se o próprio Vasco não cumprir sua obrigação e conquistar os 3 pontos. E por mais que possamos reconhecer que o Time vem mostrando outra postura em campo, vem crescendo em termos de aproveitamento e postura, isso não significa que o 1º turno tenebroso que o Vasco vez seja apagado, e as vitórias agora são necessárias para recuperar o enorme campo perdido nesse período.

Para isso o Vasco tem dois desfalques, sendo um importante, e outro nem tanto, já que estava na reserva, mas é um atleta que já tinha dado algumas boas esperanças à Torcida esse ano. O desfalque importante é Medel, que recebeu o 3º cartão amarelo, e o desfalque não tão importante é Jair, que foi expulso contra o Bahia em jogo com mais uma arbitragem caseira (eu diria anti-vascaína) e polêmica.

Com isso o técnico Ramón Díaz deve mandar a campo um Time bastante ofensivo, com Leo Jardim, Puma, Maicon, Leo, e Piton; Zé Gabriel, Praxedes e Paulinho; Rossi, Sebastian e Vegetti. Um Time bem ofensivo, de quem precisa ganhar o jogo. Mas e Pec e o já quase ídolo Payet? Esses devem entrar no segundo tempo, e jogar muita técnica e correria para cima de uma defesa já desgastada.

O Fluminense também tem desfalques, e espero que eles façam muito mais falta do que os do Vasco, e eles percam o jogo.

Saudações Vascaínas!

sábado, 2 de setembro de 2023

Queremos falar de Time, mas...

Pois é, nós queremos falar de Time, da estreia de Payet, de como Ramón Díaz irá arrumar essa Equipe, e da dificuldade de enfrentar o Bahía na Fonte Nova. Mas antes disso temos que passar pelo absurdo que é a decisão da Justiça, que se tem um ponto na questão da segurança em torno do São Januário, tem muitos pontos contra ao usar esse argumento tosco, porque perigo os Torcedores que vão ao São Januário correm em qualquer lugar do Rio de Janeiro, e se pensarmos um pouco mais longe, na maioria dos estádios do país.

Então a decisão parece ter tido um cunho puramente político. São decisões bastante parecidas com aquelas de cerca de um século atrás, quando argumentava-se que o Vasco não poderia ter atletas operários e negros em seu elenco, e fizeram de tudo para tirá-lo da então Liga Metropolitana. Lamentável dizermos isso nesse espaço, mas a incoerência se escancara nessa decisão.

TIME E DÚVIDA

Apesar da incoerência da Justiça, aqui ainda queremos falar de futebol. Muita discussão se, com a ausência de Zé Gabriel, Ramón Díaz deve adiantar Medel, escalar Barros, ou ainda a volta de Jair ao Time titular?

Pois bem, decisão dificílima, e apenas os treinamentos podem dar resposta a essa questão. Medel está muito bem na zaga, mas não andou bem como volante. Podia ser falta de ritmo, mas pode ser apenas inadaptação à posição, já que está há um bom tempo como zagueiro.

Barros e Jair tem problemas parecidos, e valências parecidas, mas também distintas. Ambos vêm de contusão. A de Jair menos grave, mas atrapalhou o volante em algumas ocasiões, a de Barros o afastou por alguns meses dos gramados. Ambos são técnicos de bom passe e têm poder de marcação parecido. Pela juventude Barros deve ter mais gás e velocidade, mas também é mais inexperiente; já Jair pode compensar menos velocidade e resistência (não é velho) com mais experiência e o conhecimento dos atalhos do campo. 

Decisão difícil e os dias de treinos, além do departamento médico, devem ser fundamentais para a decisão.

PAYET

A grande contratação do Vasco na temporada (em termos de impacto) deve fazer sua estreia amanhã. Eu o colocaria na esquerda, e levaria Pec para o lado direito. Sai Serginho ou Orellano, qualquer dos dois que porventura viesse a ser escalado. 

Com isso o meio ficaria com a dúvida, Paulinho, Prexedes e Payet. Três "Ps" para fazerem a diferença.

Saudações Vascaínas!