segunda-feira, 28 de agosto de 2023

Palmeiras 1 x 0 Vasco

O Vasco ontem foi derrotado pelo Palmeiras por 1x0 em São Paulo. O resultado em si não tem nada de mais, é absolutamente normal, ainda mais quando se enfrentam o melhor e mais bem treinado elenco do país (Palmeiras) contra um elenco que está em formação e ainda mostra claras deficiências (Vasco). Mas isso é muito complicado de engolir quando quem viu o jogo viu o que aconteceu, tanto que é praticamente unanimidade na mídia o absurdo que aconteceu ontem.

Sim, e esses absurdos já rebaixaram o Vasco mais de uma vez, como o "põe a linha mais para lá que dá impedido" num jogo contra o Flamengo, um VAR descalibrado contra o Inter-RS no São Januário, ou uma falta de jogo (e não foi falta) de Pikachu, que era o árbitro de campo que deveria ter marcado sem interferência do VAR, contra o próprio Inter-RS, só que no Beira Rio. Fora os muitos pênaltis claríssimos que o VAR nem se dignou a chamar o árbitro (como o em Pec contra o Atlét. MG).

E o VAR não existe para ficar buscando pelo em ovo, mas para evitar erros grosseiros da arbitragem. Mas nem uma coisa nem outra tem sido feita com o VAR, mas sim beneficiar alguns e prejudicar outros e usam o VAR para justificar os absurdos. No lance do pseudo-impedimento de Vegetti quem tinha que ter marcado ou não o impedimento era o bandeira, já que a bola não entrou, e se construiram duas outras jogadas na sequência. Ou seja, já era um lance absolutamente diferente, mas se você ficar retornando o lance você vai sempre arranjar algum erro que deveria ter parado o jogo e mudado o desenrolar da partida.

E esse é o grande problema do que foi feito ontem. Ao anular de forma absurda o gol do Vasco, eles mudaram completamente o desenrolar da partida. Aquele gol poderia ter decretado o 1x1, ou o Vasco poderia levar uma virada, ou mesmo vencido o jogo por 1x0, ou com um placar mais amplo. Ou seja, anular um gol absolutamente legítimo, legal, e onde a porcaria do VAR não tinha que ter se metido, eles alteraram totalmente o desenrolar da partida, e sim, interferiram no placar.

A partida não será anulada. O resultado será mantido. Mas como fica o Vasco depois de mais um "erro" grosseiro contra o Club? Essa é a questão, porque notinha de protesto, cartinha pra CBF ou comissão de arbitragem já mostraram ser absolutamente inócuas, porque os "erros" grosseiros seguem acontecendo. Já passou da hora de uma atitude mais drástica ser tomada.

Saudações Vascaínas!


domingo, 27 de agosto de 2023

Palmeiras x Vasco

O Vasco enfrenta o Palmeiras em São Paulo hoje às 18h30. A partida é importantíssima para a recuperação do Cruzmaltino, e também é importantíssima para os paulistas que estão na viceliderança da competição, e ainda almejam o título brasileiro desse ano. Como conhecemos o nível das arbitragens no Brasil, o que esperamos é que ao menos apitem o jogo de forma isenta e não prejudiquem ninguém.

Já sobre o jogo esqueçam toda a balela de cansaço dos palmeirenses, de time reserva, ou qualquer outra coisa. Os caras são jovens, se recuperam muito rápido, têm um elenco muitíssimo qualificado, um técnico que conhece o elenco muitíssimo bem, e vão buscar a vitória com todas as forças.

Enquanto isso o Vasco melhorou muito Time e Elenco, mas ainda vem numa fase de ascensão e afirmação, buscando se recuperar no campeonato, e pode oscilar. De qualquer forma temos alguns atletas que vêm entregando muito, e temos sim condições de conquistar um bom resultado em São Paulo. E um bom resultado já seria um empate, mas podemos até mesmo sair de campo com a vitória, caso tenhamos muita atenção e evitarmos erros durante a partida.

Vamos torcer, porque o negócio para o Vasco agora é pontuar, ainda mais contra um adversário tão difícil e qualificado quanto esse.

Saudações Vascaínas!

sábado, 26 de agosto de 2023

Semana agitada no Vasco

Sim, a semana do Vasco foi agitada, mas apesar da antepenúltima posição na tabela, as coisas foram agitadas na Colina de uma forma boa. Sim, porque ela começou com a vitória magra, mas que deveria ter sido mais folgada, seguiu com a imprensa exaltando as últimas 3 rodadas do Vasco, e o trabalho de Ramon Díaz, que começa a surtir efeito, culminou com o departamento de registro do Club dando mais um show de competência tendo conseguido a inclusão de Payet no BID da CBF a tempo de ele cumprir um polêmico jogo de suspensão contra o Palmeiras. As informações que vêm do Club também dizem que o francês está voando baixo, em ótima forma física, muito ansioso para estrear e mostrando técnica muito apurada nos treinamentos.

E a semana teria sido perfeita não fossem 3 reveses, sendo que dois deles mostram apenas o preconceito e a inclinação do sistema em prejudicar o Vasco, e outro foi algo absolutamente fortuito. O primeiro foi a pataquada do novo julgamento ocorrido no STJD, que manteve a punição esportiva do Vasco, mas aumentou a multa aplicada ao Club em R$ 20 mil.

O segundo é outra pataquada, só que agora da Justiça, aquela que realmente tem poder na vida da gente, e que cada vez mais tem tendido a abusar desse poder, desconsiderando Constituição, Leis, e o bom senso. Me refiro à proibição de jogos com público no São Januário, sob a alegação principal de que é uma área de risco. Sim, há outras, e todas piores ainda que essa. Mas ao menos a imprensa esportiva, que sempre se mostra contra o Vasco, parece unida em criticar esse absurdo.

A terceira foi a lesão muscular de Gabriel Dias, que praticamente o retira do restante da temporada, sendo que atuou apenas 10 min esse ano, justamente quando voltou a se lesionar. Para lembrar , o atleta estava há mais de um anos sem atuar, já que sofreu lesão no joelho em julho do ano passado na Série B, e esteve todo esse ano se recuperando.

Agora é torcer para começarmos bem mais uma semana, conquistando um bom resultado contra o Palmeiras amanhã.

Saudações Vascaínas!

domingo, 20 de agosto de 2023

Vasco 1 x 0 Atlét. MG

O Vasco fez festa, ao apresentar Dimitri Payet, fez festa, ao apresentar um futebol interessante, se impor pela maior parte do jogo, e porque deveria ter tido um placar mais elástico, fez festa ao conquistar uma Vitória, assim mesmo, com "V" maiúsculo, contra um dos melhores elencos do Brasil, fez festa nas arquibancadas, com uma Torcida apaixonada e comprometida, fez festa ao conquistar o 7º ponto em 3 partidas disputadas contra dois times do G5 e contra um dos melhores elencos do país, e fez festa ao dar esperanças e mostrar que tem totais condições de dar a volta por cima e sair da situação em que está.

Apesar disso tudo a partida não foi fácil. Como eu disse duas vezes aí em cima, o Atlét.MG  tem um dos melhores elencos do Brasil, e por vários momentos imprensou o Vasco, mas os cariocas estiveram sempre bem postados e conseguiram anular os ataques mineiros. Em suas melhores oportunidades, uma foi devido a um erro de Praxedes na saída de bola, mas Leo Jardim apareceu muito bem nas duas ocasiões.

Por outro lado o Vasco chegou muito mais, ameaçou muito mais, e perdeu a chance de fazer pelo menos uns 3 gols nos mineiros. Foram 2 bolas no travessão, um pênalti escandaloso não marcado, várias oportunidades perdidas por erro no último passe, e uma postura em campo que mostrou um Time muito mais confiante e muito mais focado naquilo que queria e que podia.

Dom Ramon está dando cara muito rapidamente a esse Time, que mostra muito mais organização em campo, muito mais postura, e que parece ter tido uma janela de meio de ano muito bem feita. Todas as peças que chegaram mostraram alguma utilidade, e alguns vêm realmente se destacando, com destaques para Medel, Paulinho, Praxedes e Vegetti. Dom Ramon terá dificuldade de colocar Payet nessa Equipe, porque a dúvida de "quem saí?" martelará muito sua cabeça. Mas se ele entrar e fizer metade do que dizem que ele pode fazer, então o Vasco poderá conseguir uma reação histórica.

Agora é se preparar para pegar um Palmeiras lá em São Paulo, com o desfalque de Leo, que o juiz inventou de dar um amarelo.

Por sinal, duas coisas vergonhosas. A arbitragem foi ruim demais. O pênalti não dado no Pec foi absurdo, e ainda inventou faltas, deixou de dar outras, inventou cartões, enfim, horroroso.

A outra coisa muito ruim foi o gramado do Maraca, e o fato de fecharem parte do estádio à Torcida do Vasco. O gramado horroroso, e acabou parecendo mais um charco que um campo de futebol, e a administração dos dois vergonhas da Zona Sul mostrou que é horrorosa. Já passou da hora de licitarem o estádio, ou de o governo do estado o assumir novamente.

Saudações Vascaínas!

Vasco x Atlético MG

O Vasco recebe o Atlético MG hoje no Maraca. A partida teve muitas idas e vindas para definir o local de sua realização, mas o bom senso acabou prevalecendo e o confronto acabou sendo marcado para o Maraca mesmo. Como eu disse ontem, e como de costume, a Torcida mostrou sua imensa força e esgotou os mais de 60.000 ingressos colocados a venda para os Vascaínos em poucas horas, e logo após o início das vendas já se formavam filas nos postos de troca para se trocarem ingressos virtuais por físicos.

Hoje começaremos falando do time atleticano, que tem um bom elenco, um bom técnico, e alguns atletas capazes de desequilibrar e decidir um jogo num lance, como Hulk e Paulinho. E não importa que estejam na 11ª posição na tabela, porque o time deles é muito enjoado e pode incomodar muito. Então o Vasco tem que estar muito ligado durante toda a partida.

Já o Vasco vem numa reconstrução da reconstrução. Uma série de contratações no início do ano, junto com alguns resultados interessantes e boas apresentações, deram a impressão que teríamos um Time em condições de fazer um bom 1º turno, e com reforços na janela faríamos um ótimo Brasileirão. A penúltima colocação na tabela deixou claro que estávamos muito enganados, e a eliminação muito precoce e ridícula na Copa do Brasil já indicava isso.

Pois bem, na janela trouxemos muitos atletas, boa parte para repor atletas que não deram certo nas contratações do início do ano. Trouxemos também um novo técnico, que se não é um gênio, ao menos tem o entendimento que futebol não é um esquema amarrado, que busca colocar atletas em posições em que possam render o máximo e que busca soluções, incluindo a variação do esquema tático quando necessário.

Isso faz do Vasco um Time em construção. O problema é que é uma reconstrução no meio do campeonato, pressionados pela penúltima colocação na tabela, pelo péssimo primeiro turno disputado, e pela margem mínima para erros e testes, já que qualquer deslize pode significar mais um rebaixamento para um elenco que deveria estar brigando um pouco mais alto na tabela.

Então vamos torcer e incentivar. O Time precisa muito dessa força. E que a festa para Payet sirva de incentivo para a conquista de um bom resultado, não como entorpecente para termos um revés.

Saudações Vascaínas!

sábado, 19 de agosto de 2023

Ingressos esgotados e Payet apresentado

O Vasco conseguiu garantir a partida contra o Atlét. MG no Maraca no próximo domingo às 11h00 da manhã. A garantia se deu após outro desembargador aceitar um mandato de segurança impetrado pelo Club, e que cassou a decisão que havia tirado o direito do Vasco em utilizar o estádio. Pessoalmente acho que o Maraca foi destruído com as obras para a Copa do Mundo, mas é o que temos hoje, então que seja.

Mas disso tudo o mais importante é que a Torcida voltou a dar mostras de uma força impressionante, e esgotou os ingressos em pouquíssimas horas, e desde o início das vendas já se formavam enormes filas nos postos de troca para transformas a compra virtual em ingresso real.

Já Payet foi apresentado no Vasco e voltará a ser apresentado no domingo. Na coletiva de apresentação ele mostrou que já chegou se interessando pelo Club, por sua maravilhosa história, por seus ídolos, e já mostrou indignação pelo fechamento do São Januário. Provavelmente a absurda e preconceituosa decisão começará a ser divulgada no exterior, já que a chegada de Payet deu ao Vasco a visibilidade no exterior que ele não tinha há anos, e esse abuso deverá repercutir muito mal para quem o pratica.

Agora falta é o francês fazer dentro de campo o que tem feito fora, e aí será uma apoteose de felicidade para a Torcida do Vasco. Essa Torcida merece, e muito.

Sim, e que o Time receba bem seu novo integrante, e conquiste uma bela vitória contra os mineiros domingo de manhã.

Saudações Vascaínas!

terça-feira, 15 de agosto de 2023

Bragantino 1 x 1 Vasco

O Vasco empatou com o Bragantino ontem no interior paulista. Bom resultado para uma equipe que precisa desesperadamente somar pontos. E a princípio não, o Vasco não repetiu o primeiro turno tenebroso de 2015, quando fez, disparado, a pior campanha de uma equipe grande no Brasileirão de pontos corridos. Na ocasião o Vasco somou os mesmos 23 pontos que tem agora, mas agora ainda temos um jogo pendente, e podemos melhorar muito nossa arrancada de recuperação, caso conquistemos uma vitória nessa partida.

E a princípio também temos uma diferença para 2015, porque na ocasião o Vasco fez 13 pontos em 23 rodadas, já que só foi pontuar na 24ª rodada, na magra vitória por 1x0 contra a Ponte Preta, gol de Leandrão. Por sinal, um belo gol.

O elenco agora também me parece ter sido melhor reforçado, e apesar de termos uma sequência muito difícil nesse início de returno, quando mais uma vez enfrentaremos Atlét. MG, Palmeiras e Fluminense em sequência, acredito que temos condições de conquistar alguns pontos, e chegarmos na 23ª rodada em bem melhores condições do que em 2015, e olha que nesse ano quase escapamos da queda.

Quanto ao jogo em si, o resultado foi absolutamente justo, já que o Vasco foi melhor no primeiro tempo, mas não teve a capacidade de matar a partida ao perder ao menos umas 3 boas oportunidades. No segundo tempo inverteu, e o Bragantino foi melhor, mas também não teve a capacidade de converter em gols as boas oportunidades que criou.

Agora é receber Payet, dar uma encorpada nesse meo-campo, mesmo sem o francês, e no próximo domingo buscar os 3pts contra o Atlét. MG no Maraca, já que a Justiça mais uma vez deu a liminar para o Vasco jogar no estádio.

A conjugação desses dois fatores pode dar o gás e a confiança que o Time precisa para reagir a tempo de evitar o desastre.

Saudações Vascaínas!


domingo, 13 de agosto de 2023

A contratação mais acertada do ano

Vamos entender a diferença entre uma contratação que impacta, que move as forças todas, e aquelas que são mais úteis em campo. Sim, o ideal é que um atleta chegue e traga junto as duas coisas. Que ele seja extremamente útil dentro das 4 linhas, e que ele também estremeça todas as forças envolvidas no ambiente em que ele chega, e quando falo ambiente é o ampliado, ou seja, do campeonato, e não apenas sua própria equipe.

O Vasco parece ter conseguido algumas contratações que serão extremamente úteis esse ano. Mesmo alguns que estão agora na reserva deverão ter muito protagonismo, e não deverá demorar muito. Nessa janela de meio de ano, então, aí é que alguns desses atletas chegaram para mudar as coisas dentro de campo. Basta ver o que Paulinho, Vegetti, Medel e o próprio Sebastían Ferreira já melhoraram a presença do Vasco dentro de campo. 

Mas a verdade é que nenhum deles mexeu com as forças do campeonato. Nenhum deles chegou e colocou os adversários apreensivos quanto ao que eles poderiam ou não fazer. Sim, já melhoraram o desempenho da Equipe Vascaína, mas ainda não tinham mudado o Vasco de nível.

Pois bem, a chegada de Payet já mudou o Vasco de nível. Se ele ainda conseguir entregar ao menos parte do que se espera dele, e do que ele mesmo já entregou em muitas outras oportunidades, então o Vasco já irá se consolidar nesse nível mais alto, não cairá, e ainda irá incomodar bastante a turma que está no andar de cima do campeonato.

E quando falo de ele conseguir entregar é porque precisa se adaptar ao futebol brasileiro, língua, cidade, e já conta com 36 anos, que se não faz dele um velho para o futebol de hoje, ao menos já começa a cobrar a conta das muitas temporadas disputadas.

De qualquer forma Payet foi a contratação mais acertada da temporada, porque é justamente aquela contratação que faz com que os adversários se preocupem com o Time Vascaíno. E se você tem alguma dúvida, basta ver tudo o que está se falando da contratação Vascaína.

E um Feliz Dia dos Payet(s) para todos os Payet(s) Vascaínos!

Saudações Vascaínas!

sábado, 12 de agosto de 2023

Payet no Vascão

Toda a mídia informa que o Vascão contratou Dimitri Payet. O atleta atua de meia ou ponta-esquerda, mas deve ter vindo para o Vasco para preencher a carência do meio-campo Vascaíno de um atleta com qualidade técnica mais apurada para a criação. 

A questão de Payet é a idade. Com 36 anos teremos que ver como está o atleta, e também se ele vem com vontade mesmo de jogar, ou se ele vem apenas na intenção de passar uma boa temporada na Cidade Maravilhosa.

No caso de chegar com vontade de ajudar, de se dedicar em tirar o Time da situação horrorosa em que está, então o Vasco finalmente pode ter conseguido aquele atleta que tem condições de desequilibrar a situação em seu favor. Aí os atletas que chegaram, e que já mostraram que podem ajudar muito, podem subir ainda mais de produção, e o Vasco terá condições de reverter sua insana situação na tabela.

Sim, ainda acho que o Vasco não tinha um Elenco tão ruim a ponto de estar nessa posição, mas o Vasco começou o Brasileirão com duas carências muito pesadas. A primeira foi a de não ter um treinador capaz de encaixar um esquema na característica dos jogadores que tinha a disposição. Barbieri mudava peças, mas seu esquema e sua insistência em soluções que só se encontram com grandes craques, algo que o Vasco não tinha.

A outra grande deficiência é que o Vasco começou o Campeonato com um ataque que não incomodava ninguém. Sim, Pedro Raul até chegou a fazer dois gols na competição, Pec também marcou, mas a enorme quantidade de oportunidades perdidas (não apenas por esses dois) foi fundamental para que a Equipe esteja na posição atual.

Que a chegada de Payet não apenas melhore o Vasco tecnicamente, mas que também de o gás psicológico, seja aquele gatilho final que o Time precisa para deixar as últimas colocações na tabela. Não é exatamente fácil deixar essa posição incômoda, mas está longe de ser impossível, ainda mais se a reação realmente começar já.

Saudações Vascaínas!

domingo, 6 de agosto de 2023

Vasco x Grêmio: a reação começa agora, ou não começa mais

As palavras de Vegetti em sua apresentação ontem foram as palavras que todos os que foram apresentados deveriam ter usado: "vim aqui tentar ajudar a tirar o Vasco da situação em que está e colocá-lo onde merece estar". Essas palavras precisam ser transformadas em atitudes dentro e fora de campo, em procedimentos, esforço, abnegação e busca total no objetivo. E não apenas por Vegetti, mas por todos os envolvidos em tentar tirar o Vasco do fundo do poço onde está.

Essa mudança radical precisa começar já hoje, agora, contra o Grêmio e de forma radical. Esse radicalismo não necessita de resultados humilhantes, tipo meter um 5x0 nos gaúchos hoje, mas simplesmente vencê-los, e vencer ao menos mais um jogo nesse turno e empatar outro. 

Vejam, não estou pedindo nada absurdo. A pior campanha de um time grande no 1º turno do Brasileiro dos pontos corridos foi do Vasco em 2015. Na ocasião o Vasco terminou a 19ª rodada com ridículos 12 pts. Estou pedindo apenas que o Vasco consiga 3pts a mais que em 2015, o que seguiria sendo uma campanha ridícula (a 2ª pior de um clube grande na competição), mas foram os pontos que faltaram ao Vasco para se salvar do descenso na ocasião, e isso levando em conta que faremos um 2º turno digno de um 4º ou 3º colocado, como aconteceu em 2015.

E isso precisa acontecer já porque o Vasco tem um jogo a menos, ou seja, ainda temos 3 rodadas desse 1º turno, e daria tempo de começar uma reação agora, dando o respiro de não precisar de uma campanha de campeão no 2º turno, até porque o Vasco, apesar das chegadas de meio de ano, não montou um Time para uma campanha dessas.

Pelo menos uns 8 pts a mais poderíamos ter hoje, caso tivéssemos um aproveitamento ruim nas finalizações, mas nem isso o elenco que nos trouxe até aqui conseguiu. O aproveitamento do Vasco foi simplesmente ridículo. Taticamente o Time já apresentou evolução nas últimas partidas, principalmente contra o Corínthians, mas futebol se ganha fazendo mais gols que o adversário, não sendo melhor taticamente, ou tecnicamente. Então que as peças que chegaram comecem a fazer os gols que faltaram em muitas oportunidades ao Vasco. Sim, porque o Vasco criou oportunidades, inclusive contra o próprio Corínthians, mas os gols não saíram.

Saudações Vascaínas!

sábado, 5 de agosto de 2023

As contratações do Vasco

O Vasco trouxe algumas caras novas nessa janela. Nenhum deles é aquele jogador que nós pedimos, ou seja, aquele "pule de 10" que, com certeza, mudaria os destinos do Club nesse Brasileirão, que tudo indica será a pior de todas as participações Vascaínas na competição. Mas pode ser que tenhamos surpresas, e é disso que falaremos aqui.

Sim, porque foram algumas contratações nessa janela, a maioria é feita daquelas apostas que já vêm com aquele carimbo de "fracassado" em cima. O zagueiro Maicon é aquele em que o carimbo vem mais vivo, mas não é o único. Sérginho, Paulinho e Praxedes são outros que já começam com muita suspeita. Vi gente dizendo que os 3 estrearam muito bem. Não fizeram nada de mais, o Time tomou de 3x1, mas a estreia foi ótima.

Sebastián Ferreira é uma enorme incógnita. Vai depender muito dele mesmo, mas ao menos não perdeu as bolas que recebia de forma infantil, como acontecia com Pedro Raul. A propósito, o mesmo aconteceu com o Figueiredo, que também foi melhor que Pedro Raul. Mas se o critério é fazer gols, os 3 até agora estão no mesmo nível, só que Sebastián Ferreira já tem um histórico um pouco melhor, que pode ser recuperado.

Mas 2 podem fazer alguma diferença nessa história. O primeiro é Rossi. A técnica não é das melhores, não é um artilheiro, não é um virtuose técnico-tático em campo. Mas então como ele pode fazer a diferença? Simples, de forma anímica. Ele é muita, mas muita raça em campo; e fora dele também. Ele pode ser o incentivador, e a referência de exemplo por atitude que contamine o resto do elenco, e que faça com que esses jogadores levem a campo mais do que dedicação, mas a fome de vencer.

O outro veio no apagar das luzes. Atual artilheiro do campeonato argentino (o outro é Michael Santos, que o Vasco também tentou contratar) com 13 gols no modesto Belgrano, jogador com bom porte físico, cascudo, experiente, e ainda com alguma lenha para queimar (não muita) aos 34 anos. Esse pode chegar e fazer aquilo que o Vasco mais tem tido dificuldades de fazer desde o início do ano: gols. Pablo Vegetti pode ser esse homem que irá liderar a virada Vascaína.

Amanhã,contra o Grêmio, começaremos realmente a ver o que podemos esperar desse Time no resto do campeonato.

Saudações Vascaínas!