Pessoal, hoje o Vasco enfrenta o Flamengo no Maraca, e muitos têm considerado este o grande teste para os comandados por Maurício Barbieri. Pessoalmente eu vejo o confronto como uma vaga para a Copa do Brasil 2024, depois sim, a vejo como mais um bom teste. Na mesma altura dos testes que vimos contra Botafogo e Fluminense. O Flamengo está entre os 3 melhores elencos (no momento) do Brasil, é o atual campeão da Copa do Brasil e Libertadores, apesar de não estar fazendo um início de ano tão bom assim. Mas o retrospecto que temos dos últimos anos torna o jogo um verdadeiro teste, e se pensarmos que é o clássico de maior rivalidade no estado, então sempre há um gás a mais entre as equipes. Esse tipo de gás é que possibilitou o 4x4 conquistado pelo Vasco de Luxemburgo, ou o 3x1 conquistado pelo Vasco de Marcelo Cabo. Mas nada disso significa que seja o grande teste do Vasco, mas como eu disse, um bom teste, o melhor oferecido no Estadual.
Mas se o Flamengo é o favorito do jogo pelo retrospecto dos últimos anos, e não apenas entre as equipes, mas pelos resultados gerais conquistados pelo time da Gávea, o Vasco hoje não é a presa fácil que foi nos últimos 3 anos. Não apenas o Vasco apresenta evolução considerável em termos táticos, como também apresenta um elenco muito mais qualificado tecnicamente, e muito mais encorpado em termos de possibilidades de escalação e alterações táticas para início e alteração durante o andamento do confronto.
O Vasco vem de bons resultados. Temos uma vitória num clássico e duas goleadas, já o Flamengo tem um retrospecto parecido no Carioca, ainda que venha de 2 vices em "finais" no início do ano, e de um 3º lugar no Mundial de Clubes. Por outro lado o Vasco vem de uma reestruturação, de um Elenco muito modificado, ainda em fase de entrosamento, com peças chegando e em busca de seu melhor padrão de jogo e opções para mudanças no andamento das partidas. Claro, até pelo tempo de formação e implementação do projeto flamenguista, eles têm essas situações muito mais consolidadas e mapeadas, tornando o trabalho deles mais fácil.
Só que tudo isso muda por aquilo que já foi falado aqui: o algo a mais que se entrega num clássico desse tamanho. Somado a isso tudo os flamenguistas estão ainda pressionados pela necessidade de entregar algo à torcida nesse início de ano, enquanto os Vascaínos podem entrar em campo um pouco mais relaxados, sem tanta pressão pelo resultado, já que têm muito mais contras do que a favor nessa busca. Mas atenção que entrar mais relaxado não significa entrar desatento ou de forma irresponsável, apenas que a pressão extrema pelo resultado não aparece para os Vascaínos. Então sim, os comandados por Barbieri precisam entrar muito ligados no jogo, e precisam se esforçar ao máximo, e têm a vantagem de que todos sabemos que a dificuldade será grande, e que se evoluímos muito, ainda não atingimos nosso máximo. Na verdade entendo que ainda estamos longe desse máximo.
De resto é esperar pela partida e torcermos para uma vitória Vascaína, e acontecendo praticamente nos garante nas semifinais, numa revanche contra o Fluminense, e com uma vaga na Copa do Brasil 2024 assegurada. Um possível título estadual para mim é bônus. Bem-vindo, claro, mas não imprescindível nesse momento.
Saudações Vascaínas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário