O Vasco bateu o Flamengo por 1x0 ontem no Maracanã. Como sempre um jogo pegado entre as equipes, um jogo repleto de rivalidade e busca pela vitória, um jogo entre duas grandes equipes, onde os goleiros tiveram trabalho, e onde o Vasco voltou a fazer um bom jogo, ainda que não brilhante. Mas o outro lado também não foi brilhante, e o resultado acabou fazendo justiça a um futebol mais consistente na maior parte do jogo, seja na defesa, seja no ataque.
Sim, porque no 1º tempo o Flamengo assustou logo aos 2min acertando a trave de Léo Jardim. O time da Zona Sul era mais presente no campo de ataque, e os Vascaínos não conseguiam ficar com a bola, mas era um ataque sem efetividade. Só que aos 10min o Vasco já tinha equilibrado o jogo, e Pedro Raul acertou a trave de Santos. Logo depois Pedro Raul virou dentro da área, mas a bola foi para fora. Aos 22min Pedro Raul cabeceou e a bola foi outra vez na trave. O Flamengo levava perigo em chutes de fora da área. Mas o empate persistiu até o intervalo.
No início do 2º tempo Puma Rodríguez pegou rebote da defesa e, de longe, acertou um tirambaço no canto direito de Santos. 1x0 Vasco. Depois disso o Flamengo foi para cima com tudo, e o Vasco se defendia bem e era perigoso nos contra-ataques. O Vasco perdeu mais umas 4 excelentes chances, incluindo um pênalti desperdiçado por Pedro Raul, e o Flamengo perdeu 3, em excelentes defesas de Léo Jardim. Apesar disso o placar não se modificou.
Não podemos dizer que o Vasco tem um Time pronto, mas podemos dizer que o Vasco tem um Time. O Time Vascaíno nitidamente iniciou o jogo meio nervoso, incluindo alguns atletas que vinham jogando muito bem, e isso foi responsável pelo desempenho não tão bom da Equipe na 1ª etapa. Nitidamente o Time seguiu ligado, mas se acalmou durante a partida. Capasso entrou e tomou conta de um setor que já tinha um Miranda que vinha bem, e todo o Time teve desempenho de alto nível, com exceção de 2 jogadores que achei realmente abaixo tecnicamente.
O primeiro foi Gabriel Pec. Apesar de ter sido importantíssimo taticamente, o ponta se mostrou confuso e errou muito tecnicamente, mas compensou com muita entrega, recomposição e ocupação de espaços. De qualquer forma foi abaixo do restante do Time com a bola nos pés.
O outro foi Nenê. Como eu já disse aqui no Blog do Vascão Eterno, o problema de Nenê não é técnico, mas a idade. Querendo ou não a idade pesa e ele já não tem mais a velocidade e explosão para estar num futebol de altíssima competitividade como é a Série A do Brasileirão, ainda mais entre as principais equipes que disputam a competição. Queira-se ou não existe um abismo físico-técnico entre as Séries A e B. Talvez Nenê ainda possa ser útil numa Série B, mas ele já não aguenta mais uma Série A. Os dois foram a antítese um do outro. Pec foi mal tecnicamente por estar posicionado do lado errado, e perdeu várias bolas por isso, ainda que sobre fisicamente. Já Nenê perdeu bolas por falta de condições físicas, ainda que ele tenha se posicionado bem e saiba o que fazer com a bola.
O resultado praticamente classifica o Vasco para as semifinais do Carioca. Para isso basta uma vitória sobre o Bangu na quinta-feira, ou a depender dos resultados de Volta Redonda e Botafogo, o Vasco poderá até mesmo perder a partida.
Saudações Vascaínas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário