O Vasco foi eliminado ontem pelo Flamengo. Mais uma vez o Vasco jogou mais, foi melhor que o adversário, mas foi derrotado nos contra-ataques e na sorte do adversário. Mas hoje, ao invés de analisar toda a partida, vou analisar jogador por jogador na partida.
Léo Jardim - Não teve culpa em nenhum dos gols e fez pelo menos 3 defesas difíceis, e outras de dificuldade não tão grande. Nota 7.
Pulmita - Errou no primeiro gol, e depois repetiu o erro, mas não saiu o gol. Ainda assim foi sempre presente no ataque, correu muito e cansou no final do jogo. Perdeu um gol na cara do goleiro. Nota 6.
Capasso - Fazia um partidaço. Cometeu um pênalti desnecessário que acabou por definir a classificação. Precisa ser menos afobado. Nota 6.
Léo - Mais uma boa partida, e embora tenha errado alguns passes não chegou a comprometer. Nota 6,5.
Piton - Um partidaço. Defendeu, atacou com perigo e inteligência, e foi peça fundamental para imprensar o Flamengo. Nota 8,5.
Rodrigo - Ótima partida. Praticamente anulou Arrascaeta, e apesar de ter perdido a bola no 2º gol a culpa foi muito mais de Barros que passou uma bola quando ele estava acossado do que dele mesmo, que já cansado disputou a bola com um adversário que tinha acabado de entrar em campo. - Nota 7. Saiu para a entrada de NENÊ, que com a bola rolando não viu sua cor, mesmo entrando descansado e o time do Flamengo já estando desgastado. Não dá mais para ele. Mesmo assim alguns bons cruzamentos de bola parada. Pena que não tínhamos mais Pedro Raul para aproventá-los. Nota 4.
Jair - Errou tudo que tentou até os 25min do primeiro tempo, depois entrou no jogo e com ele todo o Time. Fez boas jogadas e chegou sempre na área. Nota 6,5. Saiu para a entrada de BARROS, que jogou por 30 min e passou a bola dividida para Rodrigo. Também não conseguiu manter o ritmo do Time.- Nota 4,5.
Andrey - Fez boa partida sem ser brilhante. Parece estar sentindo a responsabilidade de atuar em alto nível para atingir a pontuação que precisa, ou é só fase mesmo. Nota 6.
Pec - Muita correria, muita luta, mas segue com seus altos e baixos. Algumas boas jogadas e muitas em que tomou decisões erradas. Nota 5,5. ERICK MARCOS entrou em seu lugar, e não reeditou as boas atuações que já teve. Pode ter sentido a responsabilidade do jogo, ou era só um mal dia mesmo. Nota 4.
Pedro Raul - Não reeditou suas melhores atuações, mas é um atacante perigoso e a defesa adversária está sempre preocupada com ele, ainda de ter a bola aérea. Sua saída deixou a defesa do Flamengo mais tranquila.- Nota 5. EGUINALDO entrou em seu lugar e correu, lutou tentou. Puxou um bom contra-ataque, mas nitidamente os flamenguistas ficaram mais a vontade com ele em campo. Nota 4,5.
Alex Teixeira - O melhor em campo pelo Vasco. Sempre perigoso, rápido, dando muito trabalho pela esquerda e ainda chegando na área para concluir a gol. Nota 9. ORELLANO entrou em seu lugar, e apesar de ter ciscado muito, corrido e tentado, não produziu nada. Nota 4.
Apesar do placar o Vasco foi muito superior ao Flamengo durante o jogo todo. Mesmo nos primeiro 20 min, quando o Flamengo imprensou o Vasco, o gol deles saiu num lance de sorte (a bola desviou na zaga e maou Léo Jardim), enquanto o Vasco chegou com muito perigo em 4 oportunidades. No jogo todo o Vasco deve ter criado uma 15 boas oportunidades, enquanto o Flamengo criou umas 5 ou 6, mas a máxima do futebol prevaleceu, e quem não faz leva. Por sinal, esse é um defeito que esse Time já apresentou, e mesmo em suas vitórias foram muitos e muitos gols perdidos.
O Vasco agora tem cerca de 30 dias de treinamento, e pelo menos metade desse tempo precisa ser usado em treinamentos de conclusão a gol.
Quanto ao aproveitamento desse Time até agora só lamento a precoce e ridícula eliminação na Copa do Brasil. Claro que gostaria de ganhar do Flamengo e ir à final do Carioca, mas também não me importava se não fosse. Tudo que aconteceu na FFERJ nos últimos anos me fez passar a não me importar esse campeonato. Mas na Copa do Brasil acredito que temos Time para ter ido muito mais longe, e ontem também poderíamos ter avançado. Mas essas coisas acontecem no futebol, embora sejam doídas.
Saudações Vascaínas!