domingo, 8 de janeiro de 2023

Roberto Dinamite faz sua passagem

Nos últimos meses fomos confrontados com o fato de Roberto Dinamite estar doente. A doença era simplesmente uma das formas de câncer mais letais que ainda temos, o de intestino. Quem acompanha as notícias do Club também foi confrontado com imagens do outrora saudável Roberto, com imagens de um homem desgastado pela doença e pelo tratamento. Mas ele não se entregou, da mesma forma que não se entregava em campo.

Roberto é o maior ídolo do Vasco, e sem concorrente. Responsável por alguns títulos, por grandes jogos e muitos dos bons desempenhos do Club em suas jornadas pela maior parte das décadas de 70 e 80. Seus gols, muito históricos pela importância, outros históricos pela beleza, e alguns históricos pela quantidade, foram fundamentais para o Vasco se manter entre os grandes durante essas décadas, e ficou no imaginário e na memória dos Vascaínos e dos adversários que o enfrentaram.

Após o término da vitoriosa carreira como atleta maior do Vasco, Roberto se aventurou na política partidária, onde começou como vereador no Rio de Janeiro, e no meio de seu mandato foi eleito como Deputado Estadual, se elegendo por 5 legislaturas consecutivas. 

Também esteve como dirigente, tendo presidido o Vasco por dois mandatos, entre os anos de 2008 e 2014. Apesar de ter tido uma presidência tumultuada, principalmente após sua reeleição, foi o responsável pelo maior título do Vasco nos últimos 20 anos, o até então inédito título da Copa do Brasil. Também fez boa Libertadores, quando o Vasco foi eliminado por um erro de arbitragem.

Roberto Dinamite foi humano na vida com qualidades e defeitos como todos nós, mas ente suas qualidades está a de ter sido um lutador incansável em todas as suas batalhas. Nem sempre venceu, mas nunca se entregou sem luta. 

Que ele tenha o descanso merecido entre os deuses do futebol, lugar que ele conquistou com luta, garra, devoção, títulos e muitos gols. Nesse último quesito foi impressionante, com quase 800 gols oficais marcados, e com marcas até hoje imbatíveis, como ser o maior artilheiro do Brasileirão e do Campeonato Carioca.

O blogueiro aqui se solidariza com familiares e amigos de Roberto, e se une a Torcida Cruzmaltina nos agradecimentos por tudo o que fez pelo Club, e nas preces para que encontre seu descanso entre os grandes.

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário