quarta-feira, 29 de setembro de 2021

A 6 pts.

Há apenas duas rodadas atrás entramos em campo contra o Brusque a 10 pts do 4º colocado, e com enorme desesperança da Torcida e, talvez, do próprio elenco. Pois bem, em apenas 2 rodadas já reduzimos essa distância para 6 pts, e isso não será mais alterado pelos resultados dos jogos que faltam para fecharmos a 27ª rodada do Brasileirão da Série B 2021.

Óbvio que isso não significa que nada esteja resolvido, mas óbvio também que isso mostra que, aquilo que parecia perdido, já não está mais assim tão fora da nossa realidade.

Mas para isso o Vasco precisa continuar jogando com intensidade, com a compactação mostrada nos últimos jogos, e com vontade. Ainda temos o que atingir, e ainda temos que evoluir.

Unanimidade

Já tem um bom tempo que eu tenho evitado comentar a política do Vasco, mas os comentários não foram meus, foram de um Desembargador do TJ-RJ, e são de fazer corar de vergonha o Zézinho e o Andrezinho, aqueles menininhos do jardim de infância que vivem brigando para ver quem senta mais perto da tia Teteca. Então vejam abaixo.

O TJ-RJ negou ontem por unanimidade o recurso impetrado por apoiadores do ex-candidato à presidência do Vasco, Leven Siano. De quebra o Desembargador relator do caso ainda deu um educado "parem de encher o saco", ao dizer que o resultado das urnas tem que ser respeitado e que a briga judicial interfere até no desempenho dos atletas profissionais. 

No momento o Vasco não precisa de ações na Justiça para se chegar à presidência do Club, mas de união em torno de um Time que começa a dar sinais de reação no campeonato. A situação ainda é difícil, ainda é complicada, e o Vasco precisa da união de todos para sair dessa confusão.

Isso não significa aceitar e apoiar toda e qualquer ação impetrada pela atual diretoria (que vem cometendo vários erros), mas sim em apoiar as acertadas, e cobrar pelas erradas. 

Quanto as eleições, em 2023 tem outra. Se quer realmente chegar à presidência, então se organize, e tente de novo na época certa.

Saudações Vascaínas!

terça-feira, 28 de setembro de 2021

Vasco 2 x 0 Goiás: venceu e convenceu!

Como é bom poder fazer um título assim.

O Vasco recebeu o Goiás em São Januário ontem e não foi um anfitrião muito amigável. A vitória por 2x0 fez jus ao que o Time jogou, criou, e quando foi atacado, pela forma quando se defendeu. Ainda temos alguns pontos a melhorar, claro, até porque sempre há o que se melhorar no futebol, mas é nítido que temos mandado outra Equipe a campo nos últimos jogos. E cabem as 3 perguntas: é o mesmo elenco? Nenê faz essa diferença toda em combatividade, vontade, intensidade? Por que não fizeram isso antes? Pois é.

O primeiro tempo, apesar da bola na trave de Vanderlei no início do jogo, foi do Vasco. O Time adiantou a marcação, tomou várias bolas ainda no campo de ataque, criou algumas oportunidades, e o belo gol marcado por Morato não foi bonito apenas pelo cruzamento perfeito e a conclusão estilosa de cabeça do jogador mais baixo do Time. Toda a jogada foi bonita, com bola de pé em pé, toques rápidos, precisos, deslocamentos, triangulações, tabelas. Um golaço não pelo gol em si, que foi bonito, mas nada fora do normal. O golaço foi por toda a jogada, essa sim, difícil de ser vista no futebol, ainda mais um futebol extremamente físico, de muita marcação, de muita intensidade. E o 1x0 no 1ºT foi pouco, porque o Vasco poderia ter feito mais um gol. No final essa etapa do jogo terminou como começou, com uma bola na trave, só que agora foi de Nenê, que quase faz outro golaço, só que olímpico.

Mas se não fez no primeiro fez no segundo. Porque o Vasco abriu o placar aos 29 min do 1ºT e seguiu superior até mais ou menos os 10 min do 2ºT. E aos 3 min do 2ºT Castan arrancou até a intermediária, abriu na esquerda para Nenê, que cruzou com perfeição na cabeça de Gabriel Pec que entrava na área. O 2x0 fazia justiça no placar pelo que o jogo tinha sido até o momento. O Vasco ainda manteve o ritmo por alguns minutos, mas o Time pareceu sentir a parte física, e o Goiás passou a dominar as ações, mas a verdade é que não criou nada tão agudo, e Vanderlei teve mais trabalho em bolas atrasadas do que em defesas propriamente ditas. Dessas houve apenas uma, e providencial. No final do jogo o Daniel Amorim ainda perdeu o terceiro gol, quando Marquinhos Gabriel se livrou de 2 marcadores no meio-campo e enfiou para Amorim na corrida, ele ganhou do zagueiro e parecia que entraria na área sozinho, só que se enrolou todo, perdeu a passada, e deu tempo para o defensor se recuperar. Seria um grande prêmio para a atuação da Equipe.

Agora o Vasco volta a campo contra o Confiança no domingo. A partida será em Aracaju, e pode confirmar a ascensão Vascaína rumo a vaga na Série A.

Saudações Vascaínas!


segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Vasco x Goiás

A vitória sobre o Brusque foi importantíssima. Além de nos fazer ganhar 3 posições ao final da rodada, ainda quebrou a série sem vitórias e pode ter dado um ânimo a mais para o elenco buscar o grande objetivo do ano, que é retornar à Série A.

E apesar de jogar em casa o desafio não é fácil. O Goiás tem um time bem mais acertado que o Brusque, e está disputando diretamente uma vaga para o acesso, já que no momento ocupa a 3ª colocação na tabela, e depois de um começo titubeante na competição engrenou, e agora vem fazendo uma Série B consistente e tem muitas chances de ficar com uma das vagas de acesso.

Já o Vasco, como temos dito ao menos nas últimas duas semanas, precisa urgentemente de uma boa série de vitórias. Ao menos umas 5 seguidas. Isso certamente nos levaria à pontuação dos primeiros colocados, e nos colocaria novamente na briga por uma das vagas. 

E não temos mais espaço para esses tropeços. É ganhar ou ganhar.

Saudações Vascaínas!

sábado, 25 de setembro de 2021

Brusque 0 x 1 Vasco: ALELUIA!

O Vasco foi a Santa Catarina ontem e voltou com um ótimo resultado de Brusque, conquistado contra a equipe do mesmo nome. A vitória levou o Vasco provisoriamente à 7ª posição, e se aproximou um pouco do G4. Verdade que os 6 primeiros colocados ainda jogarão na rodada, mas há jogos entre eles, e claro, sempre há a chance de que percam pontos. Com certeza terminaremos a rodada tendo ganhado posições, e possivelmente diminuindo um pouco a distância para o 4º colocado.

Quanto ao jogo, cá entre nós, o Vasco foi bem mal na partida. No primeiro tempo teve a bola, mas quem teve as oportunidades foi o Brusque, que perdeu ao menos 3, e ainda teve dois gols anulados. Difícil dizer se bem ou mal anulados, porque o VAR é HORROROSO, assim como a arbitragem também. O Vasco deu apenas um chute com Leo Matos, mas totalmente sem direção. Aos 43min Leo Matos foi expulso pelo VAR, num lance em que nem falta foi. Leo estava ocupando o espaço, sobe normalmente, e o zagueiro do Brusque mete a cara no seu braço. Isso não é falta. Mas quem apita hoje, e de forma totalmente errada, é o VAR, e mais uma vez o VAR interferiu decisivamente no jogo de forma errada. Talvez nas anulações dos gols do Brusque também, mas como eu disse não dá pra ter certeza sobre os gols. Já sobre a expulsão dá.

E o Vasco foi pro intervalo com um a menos, ainda que tenha segurado o 0x0 no placar, e eu disse que era difícil o Vasco ganhar o jogo. Time lento, sem contra-ataque, se defende mal, e ainda temos os corriqueiros erros individuais. Pois bem, o Vasco queimou minha língua.

O segundo tempo começou e o Vasco tentou continuar com o infrutífero toque de bola na defesa. O Brusque apertou e a impressão é que seria um massacre, porque o Vasco não conseguia passar do meio campo. Mas antes dos 10min o Vasco já tinha equilibrado o jogo, e aos 11min tivemos a pintura. Zeca cruzou da direita por trás da zaga, e Nenê pegou de primeira, um chute dificílimo. Um golaço com todos os predicados de um golaço.

A partir daí o desespero da Torcida Vascaína. Vanderlei vinha bem, e confirmou a boa partida pegando tudo, e ainda tendo sorte. A zaga melhorou um pouco com a entrada de Valber e depois de Rômulo, mesmo assim era um desespero em qualquer bola levantada na área. O ataque passou a incomodar um pouco mais com o descansado Daniel Amorim, mas o Vasco se defendeu como deu, enquanto o Brusque foi incompetente para marcar, porque chances eles tiveram. No final o árbitro ainda inverteu 3 faltas, o que provavelmente impediu o Vasco até de matar o jogo, ou de evitar o sufoco final. O árbitro inventou uma falta do Rômulo (o Vasco saía 3 contra 1), inventou uma falta de Daniel (saíamos 2 contra 2) e não deu uma falta no Daniel, em que o jogo provavelmente terminaria ali.

Mas como os deuses do futebol são absolutamente imprevisíveis, o Vasco deu apenas 3 arremates ao gol, enquanto o Brusque arrematou umas 10 vezes, mas a vitória foi nossa. Eles conseguiram o muito difícil. Agora é aproveitar e conseguir uma arrancada.

Saudações Vascaínas!


sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Brusque x Vasco

O Vasco enfrenta o Brusque hoje em Santa Catarina às 21h30. As balas de prata acabam, e o Vasco não acerta esse monstro da Série B. As partidas em que teria a opção de empatar ou perder, o Time está gastando todas no início desse reta final, e logo logo poderá necessitar de uma arrancada de 9 ou 10 vitórias seguidas para garantir o acesso.

O problema é que tem muitos anos que o Vasco não consegue algo assim, sejam quais sejam os adversários.

Então é bom começar a vencer enquanto ainda temos alguma gordura para queimar, e guardar essa gordura mais para frente.

Eles vão conseguir isso?

Saudações Vascaínas!

quarta-feira, 22 de setembro de 2021

A 10 pts do 4º colocado...

E pode piorar.

Sim, o Vasco na Série B está a inacreditáveis 10 pts do quarto colocado e o problema não para por aí, porque pode piorar. 

Isso mesmo que você leu aí em cima, a situação do Vasco pode piorar, porque o Operário e o CSA podem passar o Vasco em caso de vitória, e no caso do Operário basta um empate jogando em casa contra a Ponte Preta. O CSA também joga em casa contra o Botafogo.

Óbvio que torcemos para que não aconteça, para que o Time comece uma arrancada a partir da próxima rodada, e que acabe por conquistar a vaga na elite do futebol novamente. Mas isso tudo depende muito mais de quem está em campo do que de nós.

Salgado assumiu com duas missões. A primeira e mais urgente era levar o Time de volta à elite do futebol nacional, e a segunda é reestruturar as contas do Club. Ele está fracassando feio na primeira, e mesmo que consiga a segunda, não subir pra Série A acaba por ofuscar qualquer outro êxito.

Ou seja, um fracasso completo. 

Saudações Vascaínas!

domingo, 19 de setembro de 2021

Vasco x Cruzeiro

O Vasco recebe o Cruzeiro hoje às 16h00 no São Januário, e se quiser realmente atingir a classificação para a Série A do próximo ano tem duas opções de resultados: vencer ou vencer.

Entenda, matematicamente o Time não estará eliminado mas será muito difícil recuperar o terreno perdido com uma rodada a menos. Portanto, que esse Time jogue bola e vença o jogo.

Saudações Vascaínas!

sexta-feira, 17 de setembro de 2021

CRB 1 x 1 Vasco

Não vi absolutamente nada de novo. Verdade que melhorou a parte da marcação alta, verdade que melhorou um pouco o toque de bola, verdade que a recomposição também melhorou um pouco, mas a pergunta que fica é se isso foi a empolgação da estreia do novo técnico, ou se foi realmente trabalho de Fernando Diniz?

E se essas coisas melhoraram outras seguiram as mesmas, como a lentidão, a estúpida inversão dos pontas, o fato de que alguns jogadores não têm nenhuma condição de estar em campo com a camisa do Vasco, e a dificuldade.

Para completar esse projeto de desgraça esportiva, o Vasco precisa agora ganhar apenas 10 jogos em 14, porque talvez precisasse de um empate também, e esse já conseguimos. Agora não é mais hora de se pensar em jogar bonito, ainda mais com um time que não é talhado para isso, mas de conseguir os resultados.

Pode acontecer, claro, e nós torcemos para isso, mas é difícil, muito difícil.

Saudações Vascaínas!

quinta-feira, 16 de setembro de 2021

CRB x Vasco

O Vasco abre a 24ª rodada da Série B 2021 enfrentando o CRB em Maceió. A partida adquiriu um clima de final para a Equipe, que precisa recuperar muito terreno perdido durante o transcurso da Competição. Isso em um momento em que tem sua segunda troca de treinador no ano, e em que chegam 3 novas peças para o elenco.

Mas o Vasco precisa ganhar, e se todos os problemas de salário, confusões de arbitragem, políticos, trocas de treinadores, etc. colaboram para o mau desempenho da Equipe, por outro lado a estreia de um novo técnico e a chegada de algumas novas peças podem dar um ânimo a mais para os atletas.

Que esse ânimo aconteça, persista, e que possa nos levar ao G4, partindo de uma boa vitória ainda hoje.

E só para lembrar, o CRB é o primeiro no G4 a longos 8pts de nós, e uma derrota nos deixaria no mínimo a 9pts do acesso à Série A, mas com potencial de ser ainda mais.

Então esse jogo é crucial, porque nossa meta no momento é ultrapassar o 4º colocado, e atualmente esse é o CRB. Não há espaço para tropeço hoje.

É muita pressão sobre o elenco, mas essa pressão foi criada pelo próprio elenco, ao não atingir os resultados necessários e possíveis durante a competição. Foram muitas as derrotas ridículas sofridas pelo Club.

Saudações Vascaínas!

Saudações Vascaínas!

quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Fernando Diniz vai estrear no Vasco

O Vasco vai para seu terceiro técnico na temporada. Fernando Diniz já assumiu e começou seu trabalho. Claro que torcemos muito para dar certo, mas acho um pouco difícil de que isso aconteça. Vários técnicos já tentaram ao menos parte das ideias de Fernando Diniz. O Vasco sair jogando de trás, toque de bola, trabalhar muito a bola, tudo isso é base do entendimento de futebol do novo técnico, e já foi tentado por antecessores.

Mas eu discordo. Não que não goste exatamente desse estilo de jogo, ainda que prefira algo mais veloz, com saídas rápidas. O problema é que o Vasco não tem um elenco suficientemente capacitado para aplicar esse estilo de jogo, ainda mais com pouco tempo de trabalho.

Como eu disse, torço muito para o novo técnico ser exitoso em sua passagem à frente do elenco, mas ele precisa muito adaptar a tática ao estilo dos atletas que temos, não o contrário.

Nenê retorna ao Club

O experiente meia retorna ao Vascão após quase 5 anos de sua saída. Ele pode ajudar, mas não acredito que dê para ele ser titular dessa Equipe. O futebol de hoje é muito físico, e ainda que não esteja acompanhando a carreira do atleta nos últimos anos, realmente não acredito que aos 40 anos o atleta tenha gás para manter a intensidade necessária por 90 min. Mas pode sim manter essa intensidade por 45 min, e isso pode fazer diferença para o Time.

15 jogos 10 vitórias?

Isso é o mínimo que o Vasco precisa fazer para retornar à Série A. Mas talvez isso não seja suficiente, e além das 10 vitórias, talvez ainda precise de uns pontinhos a mais. Isso significa ao menos 2/3 de aproveitamento (uns 70%). O aproveitamento até agora é de 46%.

Esse é o tamanho do problema do Vasco.

Saudações Vascaínas!

domingo, 12 de setembro de 2021

Em 10º a 8 pts

Os péssimos resultados conquistados pelo Vasco no final do primeiro turno e início do segundo deixaram o Time em 10º lugar na tabela de classificação, e a distantes 8 pts do CRB, primeiro time dentro do G4, e nosso adversário na próxima rodada. Uma vitória sobre os alagoanos poderia amenizar bastante a posição do Time no Campeonato, e esse é exatamente o problema: o Time ganhar.

Vasco, a arbitragem, e o acesso

O Vasco está novamente em movimento de protesto contra a arbitragem brasileira. Ora, não é sem motivo que isso ocorre, e o Club está mais que certo em protestar, mas ainda que tenhamos tido alguns pontos perdidos pela péssima arbitragem brasileira, não tem mais arbitragem que resolva nosso problema de acesso. 

O Time precisa jogar bola

Daniel Alves no Vasco?

O Vasco precisa de alguém com peso para comandar esse time dentro de campo, e o São Paulo dispensou o jogador, que acabou de ser campeão olímpico. Talvez ele já não seja suficiente para fazer diferença na Série A, onde a competitividade é ainda maior que na Série B, mas justamente por estar na divisão de acesso, Dani Alves pode fazer a diferença para o Cruzmaltino. Pois é, e já temos pessoas defendendo a contratação do veterano.

E aí, você acha que poderia ser um bom reforço?

sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Vasco contrata Fernando Diniz

O Vasco contratou Fernando Diniz. e aí você vê que não há nenhum critério, que não se conhece o elenco do Vasco, e que não se entende de futebol. O fato de o Vasco ter o time mais técnico da Série B não significa que esse Time seja um grande time. Fernando Diniz é aquele que passou por Fluminense, São Paulo, e foi demitido pelo Santos. Ele valoriza posse de bola, sair jogando com os zagueiros, e que uns anos atrás encantou com o... Oeste. Encantou com um time que não fez e não chegou a lugar nenhum, a não ser por tomar gols ao perder bolas ainda em sua intermediária.

Essa é a concepção de futebol de Fernando Diniz, que era plenamente aplicável no Barcelona de Guardiola, talvez no PSG com Neymar e Cia., e em alguns outros grandes times do futebol mundial, mas não no Vasco da Série B. Nós não temos jogadores bons o suficiente para saírem jogando desde a defesa, e construírem jogadas de ataque envolventes.

Que Fernando Diniz entenda isso e faça do Vasco o Time brigador que esse elenco permite que ele seja. Só assim a qualidade técnica superior dessa Equipe poderá se sobrepor aos adversários.

Isso é o que torço, mas não é o que acredito que acontecerá.

Saudações Vascaínas!

quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Lisca fora. Burrice ou covardia?

O último jogo do Vasco foi na segunda-feira, 06/09, e o próximo será apenas na quinta-feira, 16/09. Ontem o técnico Lisca entregou o cargo, após reunião com o presidente Jorge Salgado e o diretor de futebol Alexandre Pássaro. Suponhamos que Lisca tenha realmente entregado o cargo, o que os rumores dentro do Vasco indicam que realmente aconteceu, já que não havia intenção da diretoria de demiti-lo. Bem, então podemos dizer que foi uma covardia de Lisca? Eu esperava mais dele. Não importa que ele não tenha recebido os reforços que queria, porque ele trabalhava mal com o elenco que tinha em mãos. Basta ver as escalações, as tentativas tacanhas de implementar esquemas tortos, ou a falta de confiança que passou para várias peças do elenco que tinha em mãos. 

Mas se Lisca foi pressionado a pedir o boné? Bem, após as declarações polêmicas do próprio técnico, esperávamos que isso não tenha sido muito bem recebido dentro da diretoria do Club. Também não se podia deixar de cobrar resultados do técnico. Os resultados pífios apresentados por Lisca podem ter gerado o interesse em tirá-lo do cargo, mas claro, isso não seria dito. Então isso foi claramente um ato burro da diretoria. Não apenas a saída de Lisca, mas incluindo sua contratação.

O elenco do Vasco é o mais qualificado tecnicamente da Série B, mas está longe de ter o espírito que o futebol moderno exige, e ainda mais longe de ter o espírito que marca a Série B. Ou seja, ainda que tecnicamente melhor que os outros elencos, não há a entrega tática e física que o futebol moderno e da Série B exigem hoje em dia. Mas podemos equilibrar isso, desde que os atletas certos sejam escalados nas posições certas, que entrem os atletas que deem o retorno esperado no início e durante as partidas, e ainda que entreguem aquilo que se espera deles durante o tempo que estejam em campo.

A Série B, ou a A, ou a C, nenhum campeonato de futebol se ganha por nome, se ganha por organização tática, entrega, e qualidade técnica. O Vasco só tem entregue a qualidade técnica nessa Série B, que nem é tanta assim e basta ver os erros cometidos que nos custaram ao menos 14 pts. 

Mas a organização tática, e principalmente a entrega têm sido deficientes. E nesse ponto Lisca também falhou. E falhou porque insiste, assim como seus antecessores, na escalação de atletas e posições que não têm dado retorno ao Time. Mas Lisca não foi o único, todos ou técnicos do Vasco falharam nisso no último ano e meio.

A propósito, com a saída de Lisca o Vasco perde ao menos 9 dias de treino. Parabéns aos envolvidos. 

Futebol é bastante imprevisível. Mas o Vasco preenche todos os requisitos para não subir esse ano.

Saudações Vascaínas!

terça-feira, 7 de setembro de 2021

Avaí 3 x 1 Vasco

Comentar o que? Mais uma vez os mesmos erros, mais uma vez um Time sem tesão, mais uma vez jogadores frouxos, sem coragem, sem ambição.

Esse Time não sobe. Aqueles que podem dar o que falta são sistematicamente afastados do jogo, ou entram na reta final dos jogos, quando a coisa já está decidida. Isso em prol de atletas burocráticos, sem sangue, sem intensidade nenhuma, sem comprometimento.

E o técnico tem culpa, mas a diretoria tem ainda mais culpa.

É ridículo.

Saudações Vascaínas!

segunda-feira, 6 de setembro de 2021

Avaí x Vasco

O Vasco enfrenta o Avaí hoje na Ressacada. Hoje só a vitória interessa, hoje o Vasco tem total obrigação de ganhar. Esse é o saldo por termos empatado com o Brasil de Pelotas na última rodada no São Januário.

Mas por incrível que pareça, hoje talvez seja um pouco mais fácil. Sim, porque o Avaí está a apenas 1 pt do G4 e precisa muito da vitória para tentar entrar nesse grupo hoje, então ele deve tentar a vitória, inclusive atacando o Vasco, o que talvez nos dê os espaços que precisamos para criarmos um pouco mais, e para Cano voltar a ter boas oportunidades.

Mas se o Vasco não ganhar, aí vai complicar demais.

E que parem com essa imbecilidade de pé trocado. Foram pouquíssimos jogadores que conseguiram fazer isso direito na história. Leo Jabá e Pec não estão entre eles.

O jogo é às 20h00, e só terá transmissão pelo pay-per-view e TV a cabo.

Saudações Vascaínas!

domingo, 5 de setembro de 2021

Vasco em 9º e a 6 pts

Quaisquer que seja o resultado de Goiás x Cruzeiro, jogo que fecha a 22ª rodada da Série B, o Vasco terminará em 9º lugar e a 6 longos pontos do Botafogo, ou do próprio Goiás, times que estão com 38 pts no momento, e se separam na 4ª colocação nos critérios de desempate.

6 pts é uma distância perfeitamente possível de ser vencida, mas para isso não dá para ficar perdendo pontos para a turma que está abaixo na tabela, ainda mais jogando dentro de casa.

E também precisa dar uma prensa de verdade na CBF, porque não dá para o Time ficar sendo prejudicado da forma que foi ontem.

Vasco pedirá fim do VAR na Série B e impugnação do jogo de ontem

O pedido de impugnação é mais para pressionar, mas o fim do VAR na Série B é muito plausível. O VAR serve para definir impedimento, se a bola entrou ou não, uma mão na bola que o árbitro estava encoberto, etc. Ainda que não deva ser usado em lances interpretativos.

Bom se ele não tem linha de impedimento, não tem ângulos que permitam melhor vista de lances encobertos ao árbitro, então não tem porque se gastar com o serviço, que não é barato.

Ou alguém que não deveria está ganhando com isso?

O que há com Cano?

O argentino está há 9 longos jogos sem balançar as redes adversárias. É um longo jejum para qualquer atacante de área, mas para ele é ainda maior, porque acostumado a balançar as redes com muita frequência.

Não acho que um banco seja a solução para ele, mas temos um Leo Jabá que tem sido bastante inútil, e um Daniel que tem entrado sempre bem. Ao mesmo tempo Cano tem saído mais da área. Mete o Daniel no comando do ataque, e o Cano mais próximo a ele, com o Pec pela esquerda. Vai dar mais enredo do que a atual formação.

E quando o Sánchez estiver em condições de jogo a gente vê a que veio o equatoriano.

Saudações Vascaínas!

sábado, 4 de setembro de 2021

Vasco 1 x 1 Brasil de Pelotas

O Vasco empatou ontem com o Brasil de Pelotas. O jogo até que foi razoável. Não tecnicamente, mas foi disputado com duas propostas diferentes de jogo (o que já era esperado), com disposição, e tivemos algumas boas oportunidades criadas durante a partida. O problema é que essas oportunidades apareceram para ambas as equipes.

O Brasil de Pelotas é um time bem fraco, e fez o que se esperava dele, ou seja, veio fechado, na busca de  encontrar um gol num contra-ataque ou numa bola vadia, e aos 19 min do 2T encontrou a sorte na segunda opção. Vanderlei errou ao sair jogando, e errou de novo ao espalmar uma bola para o meio da área. O 1x0 não fazia justiça pelo que acontecia em campo, mas futebol não é o jogo da Justiça, e sim de quem faz a bola passar mais vezes por aquele retângulo batizado de gol.

Depois de sofrer o revés o Vasco apertou ainda mais, e o Brasil se entrincheirou de vez na entrada da área. Era ainda mais difícil de entrar, mas Daniel Amorim veio do banco para fazer 2 gols e valer apenas o 2º. Aos 43 min o belo gol de cabeça decretou o empate, o Vasco seguiu pressionando, mas de forma errada não conseguiu virar o jogo.

O Vasco entrou com quase o mesmo Time que começou contra a Ponte Preta, mas não apresentou o mesmo futebol. O Time, mais uma vez, estava torto, com um canhoto na direita, e um destro na canhota. Nenhum deles conseguia chegar à linha de fundo, e o jogo acabava afunilando. Mesmo assim o Vasco criou ao menos 3 grandes oportunidades, todas devidamente desperdiçadas pelo nosso ataque. Além disso tivemos mais umas 3 boas chances, mas não tão claras. Só que os gaúchos não estavam mortos, e vira e mexe também ameaçava.

No segundo tempo o Vasco corrigiu a posição dos pontas, e o Time melhorou. Mas dois erros seguidos de Vanderlei deram a bola vadia ao adversário. Aí ficou mais difícil entrar, e os gaúchos ainda ameaçavam com alguns contra-ataques. No final virou abafa com a entrada de Daniel, mas mesmo isso foi mal utilizado pelo Vasco, porque a bola aérea, a mais forte do atleta, não foi tentada como deveria.

E tem uma coisa que eu não entendi da postura do Time durante a partida: por que não apertaram mais a saída de bola do adversário? Por que não subiram as linhas de marcação, como foi feito na maior parte do jogo contra a Ponte. Ontem apenas em alguns poucos momentos isso foi feito, e me parece mais do que provado que se subirmos as linhas nós daremos um grande passo para ganharmos os jogos. O nível técnico da competição é muito baixo, e marcar a saída de bola é um passo enorme para não ser atacado, e ainda estar mais perto do gol ao recuperar a bola.

Mas se o Vasco não jogou bem, também não foi um desastre, ainda que o resultado tenha sido. Acontece que o resultado foi devido a interferência, ou não, absolutamente indevida do VAR. O auxílio eletrônico tem que ser usado em duas situações apenas. A primeira são os fatos (a bola entrou ou não, bateu na mão, foi dentro ou fora da área, etc). A segunda é no caso de o árbitro ter dúvidas e pedir a intervenção do equipamento.

NÃO É PARA VAR APITAR JOGO!!!!

O pênalti tirado no primeiro tempo foi uma intervenção indevida do VAR, e no segundo tempo o VAR anulou um gol legítimo do Vasco ao não intervir. Claro que não sabemos como seria o desenrolar da partida se esses lances capitais não tivessem sido "erroneamente" alterados contra o Vasco, mas podemos estimar que o desenrolar teria sido bem diferente do que foi.

E o Vasco foi mais uma vez absurdamente prejudicado pela arbitragem.

Fica difícil ganhar desse jeito.

Saudações Vascaínas!

sexta-feira, 3 de setembro de 2021

Vasco x Brasil de Pelotas

O Vasco recebe o Brasil de Pelotas hoje no São Januário. A partida vale pela 22ª rodada da Série B de 2021, e o Vasco entra em campo com a obrigação da vitória. Essa obrigação vem por jogar em casa, vem pela diferença de tamanho entre os clubes, da diferença de investimento entre as equipes, mas principalmente, porque o Vasco tem obrigação de retornar à elite do futebol brasileiro no próximo ano, só que ocupa agora a 10ª posição e a 4 pts do G4. O problema é que se não ganhar arrisca a ficar ainda mais longe de seu objetivo principal no ano, e se ganhar, no mínimo se mantém na caça aos primeiros colocados.

E a semana vem sendo bastante razoável para o Cruzmaltino. O Vasco vem de vitória com um futebol bastante aceitável apresentado contra a Ponte Preta, e vem de duas contrataçõe: o atancante de velocidade equatoriano Jhon Sánchez, e o zagueiro Walber, que vem do Cuiabá. O Vasco também vendeu Arthur Sales para o Grupo City por cerca de 3 milhões de euros, e ainda mantém 20% dos direitos federativos. Pior último o Club também teve algumas vitórias na Justiça, que lhe dão algum respiro financeiro, e condições de equacionar esse problema de uma vez por todas. É a principal tarefa de Salgado, além de melhorar o lado dentro de campo.

E é nessa situação que o Vasco entra em campo hoje. Boas notícias fora de campo, a diretoria se mexendo para tentar entregar ao treinador mais opções dentro de campo, uma apresentação aceitável na última partida (o que nos faz ter esperanças de mais melhoras), e ainda enfrentaremos o penúltimo colocado na tabela no São Januário. Tudo para termos uma boa noite. Que ela se concretize.

Saudações Vascaínas!