Teresina, Piaui, no Albertão. Esse é o lugar onde o Vascão inicia sua caminhada na Copa do Brasil 2020, em caso de vitória ou empate, ou termina, em caso de derrota. O Altos é uma equipe que tem apenas 5 anos como profissional, e 7 como equipe de futebol, e já conquistou o título da segunda divisão piauiense, e também foi bicampeão do Campeonato Piauiense. A principal partida que disputou até hoje foi na Copa do Brasil 2019 contra o Santos, quando foi goleado por 1x7.
Por que dizemos tudo isso?
Só para mostrar a fragilidade da equipe local, que embora nova, tem bom retrospecto local, mas em sua primeira experiência contra uma equipe de ponta do cenário nacional levou uma sonora goleada. Isso não significa que não possam criar dificuldades para o Vascão hoje, mas essa dificuldade poderá estar muito mais ligada a uma eventual incompetência Vascaína, do que a uma competência da equipe local. Ao menos é o que tudo indica.
Quanto ao Vasco o que esperamos é que possa utilizar a partida para melhorar entrosamento, que Abel possa melhorar o posicionamento de suas peças em campo, e que o Vasco não apenas mostre evolução tática, como também que obtenha uma vitória convincente este ano. As duas que tivemos esse ano foram bastante preocupantes. Contra o Boavista foi um jogo em que a vitória só veio no apagar das luzes, e em que o Vasco sofreu para criar, e também na parte defensiva. Contra a Portuguesa a parte ofensiva melhorou, mas a Portuguesa fez dois gols em Fernando Miguel, e criou algumas outras oportunidades, o que mostra a fragilidade que nossa defesa vem mostrando esse ano. Uma das ações que se podem tomar para melhorar isso é inverter, deixando Raul como primeiro volante (onde jogou bem no ano passado), e Andrey como segundo volante (onde ele também se encaixa melhor).
No ataque manter Marrony pela esquerda, e voltando para fechar mais o meio-campo, deixando Cano e Talles mais adiantados. Marrony exerce bem essa função, e foi assim que se destacou no ano passado. Todas as vezes que foi deslocado para a direita seu futebol caiu muito.
Já Talles também gosta de atuar pela esquerda, mas ele não cai tanto de rendimento pela direita, e me parece ser apenas uma questão de adaptação do atleta à posição, para que seu futebol retorne ao alto nível do ano passado. Outra coisa que se pode fazer com os dois é ensiná-los a chutar a gol, fundamento bastante deficiente nos dois.
Juninho vem pedindo passagem no lugar de Marcos Jr., já Vinícius e Gabriel Pec são ótimas opções para o segundo tempo.
De resto é acertar o esquema defensivo, ajustar o balanço da equipe, a proteção à zaga, e uma saída de bola mais rápida, além de jogadas ensaiadas. Aquela bobagem de dois para bater um escanteio não é jogada ensaiada, e ainda expõe a equipe ao contra-ataque, ou enfraquece a presença na área.
Saudações Vascaínas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário