O ex-Presidente, e Presidente de Honra do Vasco, talvez o mais vitorioso Presidente do Club, fez sua passagem hoje. Calçada foi Presidente do Vascão de 1.983 a 2.000, e conquistou 7 Estaduais, 3 Brasileiros, 1 Rio-São Paulo, 1 Mercosul, e 1 Libertadores, além de muitos torneios nacionais e internacionais.
Além do futebol, Calçada também alçou o Club a níveis muito altos no Basquete, no futsal e no Remo. No esporte da bola ao cesto levou vários Estaduais, Brasileiro, 1 Sulamericano, e 2 Liga Sulamericanas. No futsal foi 1 Brasileiro, e no remo vários Estaduais.
Além dos muitos títulos, também foi o responsável pelo maior acordo de patrocínio do futebol brasileiro até hoje, quando assinou o acordo com o Bank of Americas na segunda metade da década de 90, que alavancou várias das conquistas acima, além de propiciar ao Vasco se tornar uma potência olímpica na virada do Século.
Mas o longo período no poder não passou impune, e no final de sua gestão já pululavam acusações de desvios financeiros, que teriam sido cometidos junto com Eurico Miranda, seu fiel escudeiro em boa parte dessa jornada. Por sinal, Eurico o sucedeu na Presidência do Club, e teve muitas denuncias na CPI do futebol investigadas e feitas pela CPI do futebol na primeira década do Séc. XXI.
Com a passagem de Calçada essa época vitoriosa fica definitivamente para a história.
Que o Club possa recuperar a parte das vitórias, mas sem trazer junto os problemas que alguns desmandos causaram.
Nossa solidariedade a familiares e amigos do ex-Presidente. Não há homem perfeito, mas há grandes homens, Calçada foi um dos grandes.
Saudações Vascaínas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário