O Vascão empatou ontem com o Fluminense no Engenhão, com placar sem gols. O resultado não foi ideal para nenhuma das equipes, tanto que ambas buscaram a vitória até os momentos finais da partida. Nessa busca tivemos alterações táticas, muita disposição, bons lances, e alguma falta de técnica mais apurada por parte de alguns atletas.
Na partida o técnico Zé Ricardo começou surpeendendo a todos, e iniciou num 3 - 5 - 2 clássico, utilizando Pikachu e Henrique como alas, posição em que ambos parecem ficar mais confortáveis. A alteração apresentada pelos Vascaínos pode ter surpreendido o adversário, mas não intimidou, porque assim que a partida começou, o Fluminense veio para cima, adiantou a marcação, e pressionou o Vascão, que nos primeiros 10min apenas se defendeu.
Mas por volta dos 10min o Vasco criou uma grande chance com Pikachu, que chutou forte para boa defesa do goleiro. A partir daí o jogo seguiu relativamente equilibrado até o final da primeira etapa, com os times alternando domínio e algumas chances criadas de ambos os lados.
Na volta do intervalo foi o Vascão que voltou melhor, e criou duas chances excepcionais. A melhor de todo o jogo foi perdida por Rildo, sem goleiro, com o gol aberto, e dentro da pequena área. Ele chegou errado na bola, ela passou por cima de seu pé, e saiu pela lateral do outro lado. Pelo Fluminense a melhor oportunidade foi perdida numa cabeçada de frente para o gol, livre, com Martin Silva tentando abafar no desespero, e a bola saiu a direita do gol.
Outras chances menos agudas apareceram para ambos os lados, e o jogo foi animado e bem disputado do início ao fim. Se tivéssemos tido gols não seriam por acaso, e todos diriam que foi um ótimo jogo, como não tivemos, os especialistas falaram em limitações das equipes. Ora, qual equipe sulamericana não as tem?
Pelo lado do Vasco pudemos observar mais consistência nas bolas rasteiras, e uma melhor cobertura das laterais, mas nas bolas altas a zaga ainda sofreu bastante, principalmente após a saída de Werley. Não adianta termos zagueiros altos, mas marcando a bola, e deixando atacantes livres. Se com a bola rolando isso é difícil de aceitar, com ela parada isso se torna imperdoável. Mas o Fluminense perdoou e não soube aproveitar as chances de cabeça. O meio de campo me pareceu mais consistente, mas no ataque é que nitidamente sentimos falta de um bom atacante de área.
No final a alteração tática promovida por Zé Ricardo me pareceu que pode dar frutos. Não podemos dizer que é a solução para os nossos problemas, ela ainda precisa de mais treinamento e mais experiência, mas me pareceu bastante promissora.
Para a próxima partida acredito que Zé Ricardo poupe ao menos alguns titulares.
Saudaçôes Vascaínas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário