quinta-feira, 30 de abril de 2015

Nação Show de Bola!

Em menos de 24 hs a Nação Vascaína esgotou os ingressos para a grande final que se realizará no Maraca no próximo domingo, dia 03/05/2015. Mais uma vez essa Galera do Bem mostrou que está com o Club e com o time para o que der e vier, deu mostras de imensa mobilização, e que existem sérias falhas no novo Maraca (uma delas é ter áreas reservadas que podem não ser usadas).

Parabéns Nação Vascaína! Mais uma vez nos orgulhamos de ser parte dessa Torcida.

Sempre sonhei em ver isso.

Futebol brasileiro em discussão

A CBF está criando um grupo para debater as condições de trabalho dos atletas profissionais do futebol. O grupo também debaterá formas de se implantar um plano de previdência para esses atletas, e servirá de embrião para a discussão de uma Convenção Coletiva de Trabalho com os atletas.

Além dessas atribuições, que dizem respeito à parte trabalhista, também serão debatidos temas como o calendário nacional de futebol, normas de licenciamento de clubes da FIFA e Câmara Nacional de Resoluções de Disputas.

Mais inesperado ainda foi a inclusão de representantes sindicais dos Atletas através de sua Federação Nacional, a Fenapaf.

Eurico Miranda também integra o grupo, além dos presidentes do flamengo e fluminense.

Só não entendi porque apenas clubes do Rio de Janeiro estão presentes na comissão.

A criação desse grupo mostra claramente que, após a péssima passagem de Marin, novos ares sopram pelos lados da CBF. Esperemos que eles realmente reergam o futebol do país.

Nunca esperei ver isso.

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Pedro Valente está sempre dando bolas dentro

Entra diretoria, sai diretoria, e um dos grandes Vascaínos da atualidade segue lúcido e dando ótimas opiniões sobre a situação do Gigante da Colina, seja na política do Club, seja sobre esportes. Agora uma análise muito boa da relação torcida-time-comissão técnica e expectativa. Como não pude assinar embaixo com ele transcrevi na íntegra a postagem do NetVasco. 

Leia abaixo e veja se ele não tem razão. 


Pedro Valente manda mensagem aos 'guerreiros' vascaínos antes da finalíssima do Estadual

Quarta-feira, 29/04/2015 - 07:32
MENSAGEM AOS GUERREIROS 

Tendo em vista que mais de noventa por cento dos vascaínos consideram que o Vasco não deve jogar pensando em empate, como revelou a pesquisa do Netvasco e segundo a psicologia das massas e das multidões de Freud e Le Bon, somos obrigados a admitir que, sem duvida, opinião da torcida não é pitaco. É pura expressão da sabedoria coletiva. 

Jogar com medo de vencer é dar vantagem ao adversário. 

A melhor defesa, desde que firme e responsável, é o ataque. Este ajudando o meio campo e a defesa. Assim é o futebol que jogam atualmente os melhores times da Europa. 

Temos um grande goleiro de seleção, uma valorosa parelha de beques goleadores e que jogando juntos venceram onze dos doze jogos, tomando apenas dois gols em todo o campeonato. Temos um verdadeiro Samurai, mestre na arte de desarmar o adversário e que é preciso nos passes – o guerreiro Guiñazu (parabéns ao competente advogado, meu amigo Paulo Reis que o liberou para a decisão). 

Vamos com tudo pra cima do Botafogo. Vamos quebrar a escrita das decisões contra eles. Vamos soltar o merecido grito que está engasgado na garganta de nossa imensa torcida, que vai tomar de assalto transformando mais uma vez o Maraca num fabuloso caldeirão vascaíno, como sempre fez tradicionalmente desde 1950. 

Vamos que vamos para sermos Campeões. 

Brava rapaziada, vamos botar o sangue pra ferver. 

Tenham a certeza de que a nossa imensa torcida fará a sua parte com inabalável fé, entusiasmo e convicção.

Firmes rumo à VITÓRIA! 

Pedro Valente 

Polêmica idiota

Muito mimimi da imprensa sobre os treinos fechados do Vascão. Outros clubes os fazem, o flamengo também fez na semifinal, seleções fazem. Se estão ensaiando ou testando formações táticas diferentes, escalações distintas, jogadas ensaiadas, treinando pênaltis, ou que não estejam fazendo nada diferente do que fazem todos os dias, é um direito do clube e do treinador realizarem os treinos com portões fechados quando bem entendam.

Qualquer entendimento diferente disso é fazer tempestade em copo d'água.

Novo Brasileirão?

Interessante a ideia da CBF em elaborar novos protocolos para as partidas do Brasileirão, baseados nos protocolos vigentes na Europa, em sua Copa dos Campeões e em suas principais ligas. Eles já disseram também que pretendem "tropicalizar" muitos dos procedimentos adotados lá, de forma que se encaixem melhor na cultura futebolística do brasileiro.

O Blog do Vascão Eterno gostaria de lembrar que, mais até do que o show, uma coisa que pode valorizar muito o produto, é que os resultados de campo sejam mais respeitados, e que fatores extracampo deixem de ser preponderantes no ascenso e descenso de equipes no campeonato.

Credibilidade se conquista de todos os lados.

Boa notícia aos Vascaínos

Guiña e Bernardo foram absolvidos ontem pelo TJD. Não acompanhei o julgamento, não vi os argumentos das acusações, tampouco as defesas, mas punição além de uma partida pelos motivos que os levaram ao tribunal, realmente não cabiam.

Má notícia aos botafoguenses

Não gosto muito de falar de outros clubes, mas esse caso é por demais suspeito para me furtar.

Como é estranha a suspensão de Jobson. Não que algum brasileiro, pessoa ou instituição esteja envolvido nisso, mas pela forma como foi feita a coisa toda. 

Pensem bem, um clube que deve meses de salário ao atleta, que tem histórico de mau pagador e de usar de artifícios no mínimo suspeitos para não cumprir com suas obrigações financeiras com trabalhadores e outras entidades do meio do futebol, de repente decide fazer um exame anti-doping num atleta. Esse exame não é feito no clube, mas vai uma equipe à casa do atleta sem um intérprete e sem nenhum tipo de aviso ao atleta. De passagem esse país é conhecido por não permitir nenhum tipo de droga, de ter uma fiscalização seríssima para evitá-las, e punições severíssimas pelo seu uso. 

No mínimo estranho.

A FIFA está certa em puni-lo preventivamente, não sei se ele esta(va) ou não usando algum tipo de substância proibida, mas que isso tem que ser melhor apurado, não resta dúvidas.


terça-feira, 28 de abril de 2015

Finais e contratações, será que é hora?

O Vascão está prestes a disputar o segundo jogo da final do Estadual do Rio 2015 contra o botafogo, mas o desespero da mídia é tanto em desconcentrar o Cruzmaltino, que não param as especulações sobre contratações no Gigante. Elas vão desde o aposentado R10, passando por Diguinho e Julio Cesar, e agora incluindo Herrera, que já esteve inclusive em nosso adversário do próximo domingo.

Todo esse disse-me-disse deixa a Nação Vascaína em alvoroço, discutindo o que seria bom, o que não seria, se eles vêm mesmo ou se já fecharam. 

Sobre isso o Blog do Vascão Eterno tem apenas uma coisa a dizer: tenham calma. A diretoria sabe, Eurico Miranda sabe. O elenco que disputou o Estadual é fraco. No momento temos um time titular mediano, mas apenas 2 ou 3 atletas em condições de entrar na equipe. 

Ao mesmo tempo o Vascão segue com seus problemas financeiros. A Caixa ainda não renovou (se é que renovará), embora as finais tenham seguramente dado um refresco para as contas do Club, já que fechamos alguns patrocínios pontuais para esses jogos. Quem sabe algum não vira permanente?

Com essas duas condições na cabeça Eurico irá reforçar o time, dentro das possibilidades e de acordo com as necessidades.

Não esperem um time para ser campeão (pode acontecer claro), mas ao menos Eurico formará um time para não passar sufoco no Brasileirão.

O Blog do Vascão Eterno vem falando isso desde o início do Estadual, e continua com essa firme convicção.

O título do Estadual, além de representar um desafogo financeiro ao Club, poderá abrir novas oportunidades de negócios, massagear o ego da Nação, tão sofrida nesses últimos 12 anos e, quem sabe, recolocar o Gigante da Colina rumo a novo ciclo de glórias nos campos e fora deles.

Por isso agora é hora de focarmos em vencer o Estadual. Depois teremos alguns dias (com certeza Eurico já se mexe, e anunciará as novidades na hora certa) para discutir quem vem ou não, e se prestam ou não.

Saudações Cruzmaltinas!

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Em jogo equilibrado, Vascão sai na frente



Hoje o Vascão venceu o botafogo por 1x0 no Maraca, com gol de Rafael Silva, já nos acréscimos. O resultado inverte a vantagem do empate, que era do botafogo. Agora, com uma vitória ou empate o Vascão é campeão, se o botafogo vencer por 1 gol de diferença a decisão vai pros pênaltis, se o Vascão perder por mais de 1 gol de diferença, a taça vai para o adversário. Essa é a situação agora.

O jogo em si foi muito bom. Disputado desde o primeiro minuto, quando o botafogo ganhou uma bola de cabeça na área Vascaína, Martin Silva fez grande defesa, e a bosa ainda tocou no travessão antes de o perigo ser afastado. O Vascão respondeu com Dagoberto, que deu um lençol na entrada da área, mas chutou para fora, Julio dos Santos que entrou sozinho e tentou encobrir o goleiro, mas a bola foi para fora, e Marcinho, que soltou um foguete em cruzamento e a bola foi para fora.

No segundo tempo o Vascão voltou a criar suas chances, e o botafogo também. Martin Silva voltaram a aparecer bem e o jogo estava indefinido, quando aos 46 min do segundo tempo Bernardo bateu falta rasteira na área, a bola passou por todo mundo e sobrou para Rafael Silva fazer o gol da vitória Vascaína. Nada está definido, o botafogo já ganhou a Taça Guanabara, e mais uma vez provou que tem uma boa equipe. O Vascão, por sua vez, vem melhorando a cada partida.

A partida foi muito disputada, mas sem deslealdades, como foram os jogos contra o flamengo (o primeiro principalmente). A arbitragem cometeu um ou outro equivoco, mas no geral foi bem e não comprometeu o resultado ou o andamento da partida.

Se mesmo com televisionamento tivemos casa cheia nesse primeiro jogo, imaginem no próximo, que realmente vai definir esse campeonato? Domingo que vem teremos mais emoções.

Como disse no meu comentário do pré-jogo, o Vascão tem ligeiro favoritismo, mas o botafogo não é galinha morta. 

Mas eu sou mais Vascão.

Saudações Vascaínas!

domingo, 26 de abril de 2015

Martin Silva vem fazendo os jogos finais impecáveis

Já merece a indicação, o que quer que seja que aconteça...


Nova liga no Brasil

Já estão bem adiantados os trabalhos para a fundação da nova liga no Brasil, liderada pela dupla fla-flu. Já tem até nome:


Blog do Vascão Eterno e A Voz do Vascaíno - 26/04/2015

Hoje primeiro jogão da final do Estadual 2015, e tudo será comentado no A Voz do Vascaíno, por torcedores que são tão apaixonados quanto nós. E podemos também dar nosso pitaco através do youtube. Não percam hoje, a partir das 22:00 hs o programa que analisará a partida e outros temas sobre o Vascão.

Vascão x Botafogo: começa a decisão



Nossa postagem de hoje não irá fazer grandes previsões sobre a decisão que se inicia. Time por time o Vascão é levemente superior, tem uma defesa mais sólida, um meio campo um pouco mais técnico e um ataque brigador. O time Vascaíno é ainda melhor quando Dagoberto está em campo, porque ele dá aquele toque de classe que qualquer clube grande necessita. Mas essa superioridade Vascaína não é algo avassalador, porque por sua vez o botafogo não tem destaques individuais (Jobson está fora devido uma confusão com os árabes), mas tem um time que pratica um futebol muito coletivo e brigador. Por sinal, brigador os dois times são.

Mas se o Vascão tem um time levemente superior no papel, ao botafogo cabe a vantagem dos dois empates, o que obriga essa equipe Vascaína a partir para buscar abrir a defesa adversária e tentar a vitória e a reversão da vantagem. E se o Vascão tem uma bola parada forte, e tem feito muitos gols assim, em compensação o botafogo tem um contra-ataque muito perigoso (ainda bem que Jobson não joga), e irá se aproveitar disso durante todo o jogo.

A não ser que tenhamos um daqueles resultados estranhos em clássicos, que seria uma goleada para um dos lados, a tendência é que tudo se resolva no próximo domingo.

Decisões entre eles

Se é verdade que o Vascão tem perdido as decisões contra o rival nas últimas duas décadas, não é verdade que o Vascão nunca tenha vencido o rival em finais. Por sinal as duas primeiras vitórias foram do Vascão, lá nos idos de 1945 e 1947. Se contarmos todas as finais entre os dois, a vantagem hoje em dia é do botafogo, que venceu 9 finais enquanto o Vascão venceu 5 (dados do Netvasco), mas essa vantagem do adversário foi conquistada nas últimas duas décadas, porque até então a vantagem era do Vascão.

Hora da virada

Mas sendo uma vantagem recente ou não, é hora de o Vascão quebrar mais essa escrita. Já quebramos contra o flamengo, que estávamos há três anos sem vencer; agora vamos voltar a vencer os botafoguenses em finais.

E com tudo isso que falamos acima, somos mais Vascão.

Saudações Vascaínas!



quinta-feira, 23 de abril de 2015

Enquanto a final não começa

O Vascão está classificado e vem treinando para os dois jogos finais contra o botafogo, adversário que deverá ser bem mais enjoado do que a sua presença na Série B deste ano sugere. Mas apesar da presença na final, o Vascão vive um momento bastante diferente de seu rival se compararmos a sequência do ano, porque o Gigante disputará a Série A, competição bem mais difícil e disputada, e que exige elencos maiores e mais equilibrados, algo que a verdade é que o Cruzmaltino não tem.

Sabedora das necessidades de seu elenco, parece que a diretoria Vascaína não está parada, mesmo com a equipe disputando o título do Estadual - seria muito bom voltar a ganhá-lo - e parece já estar se mexendo para reforçar o elenco para o restante da temporada, já que ainda temos Copa do Brasil e Brasileirão pela frente. 

A ideia é contratar atletas para ocupar espaço nas posições mais carentes do elenco e, segundo o Netvasco, já existem contatos e negociações com alguns atletas. Seriam eles os meias Carlos Alberto e Fellype Gabriel, o volante Diguinho e o lateral esquerdo Júlio Cesar. Faltaria ainda um atacante, mas com esses 4 nomes o plantel ficaria muito mais equilibrado e daria muitas outras opções de armação de equipe ao técnico Doriva.

Ainda não seria um time para brigar pelo título do Brasileirão, mas já daria para passar pelo campeonato sem muitos sustos, e quem sabe até beliscar uma vaguinha na Libertadores 2016?

Sei que Carlos Alberto sofre bastante resistência por boa parte da torcida, e alguns até já começaram a se mobilizar, iniciando um abaixo-assinado para que o mesmo não seja contratado. Entendemos plenamente suas razões, já que a última passagem do atleta pelo Club não deixou nenhuma saudade.

Mas acontece que a situação agora é diferente. Primeiro porque temos Doriva como técnico, que tem mostrado saber extrair o melhor dos atletas sob seu comando. Segundo porque o elenco é outro, e Carlos Alberto pode se encaixar melhor nesse time. Terceiro porque o presidente agora é Eurico Miranda, a diretoria é outra, e a forma de cobrar também. Futebol ele tem, dependerá apenas dele liderar esse elenco para outras conquistas. Além disso tudo aí, não podemos esquecer também, que é uma forma de se pagar a enorme dívida que o Club tem com o atleta, e ele ainda dar algum retorno para receber. 

São 45 anos

Muito diferente da bobajada que se diz por aí, de que o Vascão nunca ganhou finais do botafogo, a verdade é que já os vencemos em cinco oportunidades em jogos decisivos, mas também é verdade que a última já faz um bom tempo, no já longínquo 1970. Da mesma forma que agora, em 70 o Vascão tinha mais de uma década sem levantar um Estadual, e a vitória quebrou essa escrita.

E é verdade também que hoje o botafogo venceu mais finais que a gente (em 70 os líderes éramos nós), mas isso só aconteceu a partir dos anos 90, quando finalmente o adversário voltou a frequentar finais.

A vitória nessa final quebraria então mais dois tabus; o primeiro seria os 45 anos sem vencermos o adversário em finais, o segundo seria os 11 longos anos que já temos sem títulos Estaduais. Vamos Vascão, quebrar mais essas escritas.

Formas de administrar semelhantes

Existem mais semelhanças entre os dois rivais da final do que simplesmente suas presenças nesses jogos. As formas de administrar os dois clubes apresentam vários paralelos, como elencos enxutos, com salários em dia, salários baixos (em relação ao mercado da bola), ou muitas caras novas. Essas são algumas das semelhanças entre os dois clubes, mas a maior de todas talvez seja que ambos eram desacreditados nos primeiros jogos do campeonato.

Nada como um dia após o outro!

Saudações Vascaínas!


terça-feira, 21 de abril de 2015

Casaca

É muito bom ver alguém puxando o grito de casaca no vestiário Vascaíno, mesmo que seja em uma vitória parcial, como foi a classificação para a final do Estadual.


-E para o Vasco nada?
-Tudo!...


https://m.youtube.com/watch?v=pLhgGAKS7Ag



segunda-feira, 20 de abril de 2015

Saudade de você...

Haja saudades...


Agora é a final, pena que a imprensa mulamba cria polêmica onde não há



O Vascão venceu o flamengo ontem no Maraca por 1x0, resultado que garantiu o passaporte para a final do Estadual 2015, para enfrentar o botafogo. O jogo foi mais uma vez pegado, disputado, e com algumas jogadas mais ríspidas, algumas até mesmo passíveis de expulsão. A arbitragem dessa vez controlou um pouco mais os ânimos dos atletas, mas cometeu erros que prejudicaram os dois lados. No final o resultado foi justo, e premiou o time que buscou mais a vitória nos dois jogos e que, por mais que os flamenguistas chorem, foi o time mais prejudicado pelas duas arbitragens ruins que tivemos.

Dizemos que o flamengo foi mais beneficiado pelo seguinte: no primeiro jogo todo mundo fala da não expulsão de Jonas, mas ninguém fala que o flamengo deveria ter tido 3 jogadores expulsos antes que os Vascaínos fizessem a primeira falta mais forte, e que não foram nem de perto parecidas com as absurdas entradas que nossos atletas sofreram dos rivais, a saber: o pé na cara de Gilberto, o chute sem bola e sem motivo em Rodrigo, e a entrada maldosa na canela de Guiñazu, que poderia ter até mesmo encerrado a carreira do bom volante Vascaíno. Também teve a desnecessária mão na cara de Dagoberto, que poderia ter sido punida com amarelo (como foi), ou não, dependendo do critério da arbitragem. 

Só depois dessas 4 jogadas é que o Vascão começou a responder a altura. A primeira mais ríspida foi o tranco desnecessário de Dagoberto no adversário, que poderia ser punido com amarelo (como foi) ou não, e depois a jogada de Luan, que foi para amarelo, pois que ele não era último homem e não existia perigo direto de gol, mas naquele momento apenas risco de se tornar uma jogada perigosa. Em nenhum momento houve uma agressão mais forte por parte de atletas Vascaínos.

No primeiro jogo Luxemburgo reclamou da arbitragem (que cara de pau), que não deixou o flamengo sair em contra-ataque, e que não expulsou Guiñazu por reclamação, após a entrada de Jonas em Gilberto. Os atletas flamenguistas também cercaram o árbitro, que tão condescendente foi com eles durante o jogo, para reclamar, talvez por não ter dado um gol para eles sem que a bola entrasse.

Na segunda partida a coisa mudou de figura. Christiano deu com a sola da chuteira nas costas de uma adversário desnecessariamente, merecia o vermelho. Mas de violência parou por aí. Gilberto merecia o amarelo, e por consequência o vermelho (já tinha amarelo), por comemorar com a torcida, e Bressan merecia pela reclamação acintosa, e Wallace pelo pênalti cometido quando Serginho se preparava para chutar a gol. Houve uma jogada estranha no ataque do flamengo, que talvez tenha sido pênalti não marcado, mas nem os jogadores do flamengo reclamaram, nem a globo insistiu em reproduzir a imagem do "roubo" contra o flamengo. Sobre esse suposto pênalti, nem os melhores momentos editados por um site flamenguista mostra a imagem como polêmica, o que indica que não foi absolutamente nada.

Sobre o pênalti em Serginho posso dizer que a falta existiu. A jogada foi polêmica porque boa parte dos árbitros não marcam esses pênaltis, mas já vi um monte deles marcarem. Por sinal não existe essa bobagem de que algumas faltas dentro da área são pênaltis e outras não. Se é falta dentro da área é pênalti e acabou, se o juiz não marca está errado.


Sobre critérios, Fred no primeiro jogo da outra semifinal também comemorou gol na torcida e não foi expulso (também já tinha amarelo), e houve um pênalti para o botafogo que não foi marcado. Se no segundo o primeiro gol do botafogo havia um impedimento inicial, provavelmente não compensa o pênalti e a expulsão do primeiro jogo.

Da mesma forma, na semifinal do Vascão não existiu toda essa polêmica que estão criando no segundo jogo, e se houve algum erro que beneficiou o Cruzmaltino a mais que ao flamengo, o mesmo não compensa as 3 expulsões (a primeira seria aos 10 min de jogo) do primeiro jogo da semifinal. Não podemos afirmar que o Vascão venceria o jogo, mas que a probabilidade seria enorme, inclusive com boa margem de gols, isso sem dúvidas. Além disso o flamengo viria ainda mais desfalcado para o segundo jogo.

Outra coisa é a ridícula acusação da imprensa, de que a Fferj conseguiu a final de seus "apoiadores". Ora, as semifinais projetadas eram fla x mad (flu), e bota x vasco. Botafogo e Vascão se comeriam em uma semifinal, e na outra o flamengo passaria com certa facilidade. Acontece que o madureira fez o favor de fazer um gol contra no apagar das luzes de seu jogo e ser desclassificado, e o incompetente time do flamengo não foi capaz de fazer um único gol em um time rebaixado no fraco (tecnicamente falando) Estadual da Fferj. Que culpa tem a Fferj se o fluminense foi incapaz de fazer um único gol, jogando contra meio botafogo? Sim, porque metade do time do botafogo em campo estava ou machucado, ou esgotado fisicamente.

O que a Fferj e a arbitragem têm com as incompetências que ocorrem em campo? Nada. Que culpa tem Eurico Miranda da ruindade dos adversários? Nenhuma.

Mas existem interesses outros em explodir a Fferj e atacar ao Vascão e ao botafogo, de longe os mais prejudicados por arbitragens ao longo dos anos. Mas tal situação começa a incomodar até mesmo aos torcedores dos times do sistema, que vêm os complôs se formando, e começam a ver a armação em que se envolvem.

Sobre aos jogos, venceram os que mereceram. Houve erros de arbitragem? Sim, vários. Mas eles no final beneficiaram mais aos derrotados que aos classificados,

Quanto aos Vascaínos, devemos sim comemorar a vitória de ontem, que quebrou um tabu de 3 anos (sabemos como essa invencibilidade foi conquistada, mas ela incomodava) e nos classificou à final, mas é bom lembrar que ainda não somos campeões. O time do botafogo não é nada excepcional, mas joga compacto, está apresentando um entrosamento muito bom para o pouco tempo jogando junto, e vem embalado pelos últimos resultados. É um time perigoso, e o Vascão precisará estar muito atento a isso. Mas sou mais o Vascão.

Agora é hora de quebrarmos um tabu de 50 anos.

Saudações Cruzmaltinas!


domingo, 19 de abril de 2015

VAAAAAAASSCCCOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!




VAAAAASSSSSSCCOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!


Blog do Vascão Eterno e A Voz do Vascaíno - 19/04/2015

Hoje temos mais um Vascão x flamengo pela semifinal do Estadual 2015 e mais um programa A Voz do Vascaíno, comentando tudo o que aconteceu nesse jogo, além de outras informações sobre o Gigante da Colina. 


Final se define hoje

Ontem um botafogo meia-bomba venceu o fluminense nos pênaltis e se classificou para a final do Estadual 2015. Inusitada foi a quantidade de pênaltis cobrados e que a decisão ficou para os goleiros, que se enfrentaram na 11ª cobrança da série. Cavaliere isolou a bola e Renan cobrou muito bem, decretando a classificação do botafogo. Nessa semifinal nada mais justo, já que o fluminense se arrastou pela Taça Guanabara e conseguiu sua classificação no apagar das luzes do jogo contra o madureira, e com um gol contra. Por outro lado o fraco, mas esforçado time do botafogo foi o campeão da Taça Guanabara, e segurou o 2x1 de forma heroica, já que tinha 4 jogadores sem condições físicas em campo.

Mas para nós Vascaínos isso interessa apenas em parte, porque o importante mesmo é a gente ganhar do flamengo hoje, de preferência de forma a não deixar dúvidas e que coloque o fraco e violento time adversário no devido lugar dele. Para buscar esse intento voltamos a ter treinamentos a portas fechadas, segredos de ambos os treinadores, e muita polêmica devido a péssima arbitragem do último jogo, e que mais uma vez beneficiou nossos adversários. Já repararam que os árbitros costumam errar somente a favor deles? Estranho...

E situações estranhas a parte, cabe ao Vascão vencer o jogo se quiser jogar essa final contra o botafogo. Para isso o técnico Doriva deverá repetir a escalação que iniciou o último jogo, mas existe a possibilidade de Dagoberto iniciar jogando no lugar de Yago.

De mais é o time entrar muito focado e ligado na situação, porque muito se falou na possibilidade de expulsões nesse jogo, e este blogueiro realmente acredita nisso, principalmente se for um Vascaíno o atleta a ser expulso.

E após esse jogo, saberemos quem estará na final do Estadual 2015. Adiantamos logo que só assistiremos ao jogo final, se o Vascão se classificar. Caso contrário postaremos alguma coisa relativa ao Gigante.

Saudações Vascaínas!

sexta-feira, 17 de abril de 2015

A vitória Vascaína regada a choro

Todo Vascaíno que se preze já sabe que o Vascão venceu o rio branco por 3x2 na última quarta-feira, jogando em São Januário, e com direito a saída de Bernardo de campo aos prantos. A Globo adorou a situação, mostrou um torcedor revoltado esbravejando com o atleta e sua retirada do estádio por policiais.

Por sinal não entendi essa última parte; por que tirar o torcedor do estádio? Desde quando torcedores não têm o direito de protestar contra um atleta ou situação. Não sei o que ele disse, mas entendo que ele não fez menção de invadir o gramado, ou qualquer outro gesto mais agressivo.

Mesmo assim, o destemperado, impulsivo e explosivo Bernardo, mais uma vez mostrou sua pouca estrutura emocional e caiu em prantos. Mesmo estando sendo apupado por um único e solitário torcedor.

Bernardo é isso, um jogador com recursos técnicos acima da média, que se perde em um insistente problema de condicionamento físico, por parecer ter uma vida um tanto quanto desregrada, e muito pouca responsabilidade, além do problema psicológico que o faz perder a cabeça e prejudicar o time em momentos cruciais.

O Vascão ainda tenta recuperá-lo para o futebol. Mas ele também precisa querer isso.

Sobre o jogo, serviu para mostrar que nosso elenco é muito limitado. O time reserva do Vascão deveria ser suficiente para aplicar uma sonora goleada no rio branco, um time semiprofissional, e que enfrenta inúmeras dificuldades para sobreviver. 

Não foi isso que ocorreu. Verdade que vencemos duas vezes, mas ambas pela diferença mínima e levamos 3 gols. Algo impensável para qualquer time Vascaíno.

Como já expressamos aqui no Blog do Vascão Eterno, contamos com um time titular que dá para o gasto. Longe de disputar alguma coisa a mais nesse brasileiro, mas ao ver deste blogueiro, suficiente para não cair.

Mas o brasileiro é um campeonato longo e, nitidamente, não temos elenco para disputá-lo, O que fazer quando as contusões e suspensões começarem?

Precisamos de reforços a altura, independente do resultado do Estadual, que é um campeonato de nível técnico baixíssimo e não serve de parâmetro para enfrentar o brasileiro.

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Respeito

Muito tem se falado sobre respeito ao Club de Regatas Vasco da Gama. Esse tema foi um dos lemas da campanha de nosso atual presidente, Eurico Miranda, que dizia que o Vascão voltaria a ser respeitado, e uma das críticas dessa mesma campanha, que dizia que com a administração anterior o Vascão deixou de ser respeitado.

Daí temos agora uma série de acusações, defesas, e contra-ataques, sobre se o Vascão está sendo respeitado ou não. Discussão inócua, principalmente se pensarmos que a ideia é levantarmos o Club e fazê-lo voltar a ser uma força dentro e fora dos campos.

Na visão deste blogueiro, por uma série de erros, principalmente de covardia em se posicionar realmente em relação à Ffer e à CBF e seus dirigentes, representantes fracos nas duas instituições, o Vascão acabou por perder muito de sua influência nos bastidores.

Não que esse processo tenha sido exclusivo da diretoria anterior, já que ele tem início muito próximo à virada do milênio, quando a imprensa iniciou maciço ataque ao Club (capitaneada pela Globo), e colocou o trabalho de duas décadas de Calçada/Eurico em franca decadência. Eurico Miranda, então sozinho no comando do Club, se viu acuado e bombardeado de todos os lados (também cometeu alguns erros). Esse processo foi intensificado por uma asfixia financeira, que impedia de compensar a gradual perda de influência nos bastidores, com times competitivos e bons resultados em campo. O resultado foi que, ao entrarmos em 2014, flamengo, fluminense, e até o botafogo, tivessem mais influência nos bastidores do que o Gigante da Colina.

De certa forma o afastamento de Eurico Miranda foi bom. Ele saiu por um bom tempo dos holofotes, mas sem jamais deixar de frequentar a cena (mesmo que indiretamente), e fez com que arrefecessem os ânimos em relação a ele. Sim, a ele, porque ao Vascão isso nunca aconteceu, na verdade a imprensa e os bastidores passaram a tratar o Club como sempre sonharam, um primo pobre para servir de bode expiatório quando necessário. No período de afastamento de Eurico, o Vascão foi carta fora do baralho, e usado (isso mesmo, usado) para atender interesses outros.

Eurico agora voltou. Não deixou de ser combativo, mas mudou de estratégia e a forma de agir. Se antes agredia e atacava a torto e a direito, era impulsivo, e em várias situações deixava os nervos aflorarem, hoje se defende contra-atacando, pensa antes de agir, estuda a situação antes de ir a uma coletiva, prevê o que pode acontecer e planeja respostas; não perde nunca a compostura. É um novo Eurico e, como afirmavam seus correligionários, melhor.

Eurico permanece controlando o Club com mão-de-ferro, mas delegou poderes a vários partidários. O Club está aberto ao que interessa (novos sócios), está sendo reformado para abrigar outros esportes e melhorar a parte social, ou seja, vem fazendo uma boa administração, dentro do possível.

Com isso a imprensa está, de certa forma, aturdida. Quer atacar o Vascão, mas não consegue. Os ataques são tiros n`água, ou falam de sua administração anterior, ou de supostas manipulações e usurpação de poder na Fferj. Nada comprovado, tudo desmentido de forma clara e inequívoca, chegando ao ponto de estarem cortando a palavra de Eurico e Rubinho (presidente da Fferj).

Também é certo que as relações do Vascão com a Fferj, e com a própria CBF mudaram. Já não existem tantos atritos e o Club se posicionou definitivamente. Só que não se recuperam cerca de 15 anos de ataques e queda no prestígio em poucos meses. E embora isso seja uma vitória, também é um calcanhar de Aquiles, porque as relações não melhoraram devido ao prestígio do Vascão, mas sim à contatos pessoais de Eurico nos bastidores.

Não que isso esteja errado, pois sabemos que as coisas correm dessa forma. Mas isso não é suficiente. Eurico estará a frente do Club por 1 ou 2 mandatos, depois terá que sair, e mesmo que continue colaborando, estará com cerca de 80 anos. Até quando ele terá energias para estar fazendo esse trabalho? Até quando ele estará entre nós para fazer esse trabalho?

Entendemos que ele está, aos poucos treinando seus rebentos, para possivelmente assumirem o Club. Entendemos também que, como seus filhos, Eurico tenha estrita confiança neles. Mas aqui também está outro calcanhar-de-Aquiles. Primeiro porque o Club não é feudo de uma família, e isso dará margem a muitas desavenças internas, sendo usado como argumento exatamente isso. Segundo porque é muito ruim que apenas alguns tenham o conhecimento necessário para exercer o trabalho que Eurico. Terceiro porque o poder controlado por apenas um pequeno grupo, tende a estagnar  o desenvolvimento de qualquer empreendimento, e em um clube isso não é diferente. Quarto porque, também ao concentrar o poder em poucas pessoas, no longo prazo, existe um sério risco de acabarmos com uma certa morosidade e irresponsabilidade em outros sócios, pois toda a responsabilidade é, em última instância, de outras pessoas, e jamais será sua.

Então, até para termos outras opções, seria muito bom que Eurico começasse a treinar outros de sua diretoria, e/ou grupo de apoio.

E enquanto isso, Eurico vai reconquistando o terreno perdido nos últimos 15 anos, além de ir introduzindo outros Vascaínos no sistema, que ao final de seu tempo no comando do Vascão e junto à Fferj/CBF, tenham influência, respeitabilidade e possam continuar o trabalho que ele tão brilhantemente levou pelo final dos anos 80 e por todo os 90.

Saudações Cruzmaltinas


terça-feira, 14 de abril de 2015

E o Vascão é o vilão

Depois das entradas maldosas, absurdas, que poderiam ter prejudicado, ou mesmo acabado, com as carreiras de alguns atletas Vascaínos, a fantástica Conaf instrui seus árbitros que coíbam a reclamação de jogadores.

É certo que essa determinação se aplica aos árbitros que venham apitar os jogos de competições organizadas pela CBF, mas vocês realmente acreditam que a determinação vai parar por aí?

Resumindo isso aí tudo, você tem que levar porrada, o árbitro vai fingir que é uma entrada pouca coisa acima do aceitável, e cale a sua boca, porque se não te expulsamos.

Aí a imprensa fica discutindo o porquê dos estádios estarem vazios, o porquê do Brasil tomar de 7 da Alemanha, ou o porque da gente só ter um craque hoje em dia.

Talvez, quando a Colômbia e o Chile também passarem a gente no futebol, a imprensa e os dirigentes que aí estão entendam que futebol é bem mais do que passado e precisamos de clubes fortes e craques em campo.

Quem quiser ler o artigo completo no netvasco é só clicar aqui.

Presidente da Conaf pede mais rigor de árbitros contra reclamações de jogadores

Terça-feira, 14/04/2015 - 07:03
Acabou a paz para aquele jogador, técnico ou dirigente que esbraveja contra os árbitros. Pelo menos é o que pretende a Comissão Nacional de Arbitragem da CBF (Conaf). A entidade enviou nesta segunda-feira uma circular aos seus afiliados determinando mais rigor às punições por reclamação, seja antes ou depois dos jogos. Segundo o presidente da Conaf, Sérgio Corrêa, os protestos de atletas e treinadores estão cada vez mais acintosos, e a arbitragem está mais desrespeitada.

- Aproveitamos a rodada do meio de semana da Copa do Brasil para fazer esse alerta aos árbitros. Está virando um “piti” geral. Tem piti para lá, para cá. Quando marca lateral, reclamam. Quando marca uma falta, reclamam. Quando marca qualquer coisa, reclamam. Tem que acabar o “piti”. Os árbitros tem que tomar vergonha na cara também e punir mais. Temos visto de uma maneira geral um desrespeito total à autoridade da arbitragem. Ou cumprem a regra, ou serão punidos. Isso vale para todos, jogadores, treinadores, qualquer um – comentou Sérgio Corrêa. 

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Tudo indefinido

Como havia postado aqui, ontem fui ao Maracanã, e mais uma vez tive exatamente a mesma impressão da outra visita que fiz ao estádio: acabaram com a magia do Maraca. Ângulo de visão ruim e não vemos o campo todo (talvez quem fique na altura do meio campo não sofra com esse problema), embora esteja realmente confortável e seguro.

Mas estádio a parte, o jogo, mesmo tendo sido 0x0, foi bom. O Vascão dominando as ações durante uns 70% da partida, e o flamengo, tal qual time pequeno, buscando o contra ataque. No final foi um jogo em que o Vascão teve uma leve superioridade, mas que a vitória poderia ter saído para qualquer dos lados.

Nota importante é que a torcida Vascaína deu mais um show nas arquibancadas. Cantou, vibrou, empurrou o time, mas a vitória não veio.

E em um jogo desses é que queremos realmente que a arbitragem passe despercebida. O problema ontem é que, nem de longe, ela passou despercebida. Começou logo aos 20 min do primeiro tempo, quando Jonas deveria ter sido preso, mas levou apenas um cartão amarelo. Ainda em relação a violência, ao menos mais dois jogadores do flamengo deveriam ter sido expulsos por jogadas violentas (Cirino quase quebrou a perna de Guiñazu e Paulinho deu uma cotovelada em Dagoberto), e o arremedo de bin laden por três faltas passíveis de amarelo (mas só recebeu 1).

Pelo lado do Vasco, Dagoberto deu um empurrão (ou soco como dizem alguns) desnecessário no zagueiro do flamengo, e Luan, bem no final do jogo parou um contra-ataque com falta. Ambos receberam o amarelo, e foram faltas para amarelo mesmo.

Sobre o time do Vascão podemos dizer que ele se comportou bem. Se falarmos de chances realmente claras de gol, tivemos 3 e eles 1, mas o flamengo chutou mais ao gol, e rondou mais a área do Vascão, por isso digo que o Vascão teve leve superioridade.

Yago esteve bem no primeiro tempo, e infernizou o apenas esforçado Pará, no segundo tempo isso coube a Rafael Silva, que também cumpriu bem a tarefa, e ainda apareceu para concluir a gol. Marcinho foi surpresa ao entrar jogando, e teve uma atuação bastante discreta. Guiñazu e Rodrigo foram monstros na defesa, enquanto Luan parece ter sentido um pouco o peso do jogo. Christiano não comprometeu na parte defensiva, mas é muito limitado no ataque. Serginho fez bom jogo, e Julio dos Santos distribuiu bem a bola, aparecendo também para concluir. Gilberto a entrega de sempre, mesmo com um esparadrapo na cara, que era visível a mais de 100 m de distância. Bernardo e Dagoberto entraram bem, dando um toque de bola mais refinado ao time, mas Dagol me pareceu um pouco receoso em algumas jogadas. Recobrará a confiança rápido.

Está tudo em aberto para as finais. O fluminense conquistou uma vantagem pequena, mas que não é impossível de o botafogo reverter (ou levar para os pênaltis) e na semifinal do Vascão, a vantagem do flamengo é ainda menor que a do fluminense, porque se perder pela diferença mínima ele estará fora. De qualquer forma os dois alvi-negros entrarão no próximo final de semana com a necessidade do empate, enquanto a dupla preferida do sistema entrará defendendo um empate.

Acredito muito no Vascão.

Saudações Cruzmaltinas!


domingo, 12 de abril de 2015

A VOZ DO VASCAÍNO-VASCO X Urubu-12/04/2015

Hoje tem Vascão x flamengo pelo primeiro jogo das semifinais do Estadual 2015. E hoje também tem A Voz do Vascaíno, trazendo a visão do torcedor Vascaíno sobre esse jogo, e sobre outros assuntos de interesse do Vascão. Não percam hoje, a partir das 22:00 hs.


Semifinal contra o flamengo

Semifinal do brasileiro de 97

As semifinais do Estadual 2015 começaram ontem com a vitória de 2x1 do fluminense sobre o botafogo. Nesse confronto já não existe mais vantagem, e agora as coisas se resolvem nos próximos 90 min, ou vai para pênaltis, porque não há a previsão de prorrogação no Estadual. 

E se ontem o Vascão "assistiu de camarote" o primeiro confronto entre os possíveis adversários na final, hoje quem começa a decidir essa vaga na final é o Vascão, e para isso precisamos passar pelo flamengo, que anda bastante atravessado em nossa garganta, até porque vem conseguindo vitórias sobre nós de formas bastante "estranhas".

E é nesse contexto que o Vascão entra em campo hoje às 16:00 hs. A princípio Rodrigo estaria confirmado, mas não Dagoberto. Como disse em minha postagem de ontem, vejo Dagoberto fazendo mais falta a esse time Vascaíno do que Rodrigo, mas não podemos negar que a experiência, garra, seriedade e a liderança que o zagueiro mostra e exerce em campo sejam importantes, a diferença das ausências é que, com Dagoberto em campo, essa equipe adquire um toque de classe, de técnica, já que a verdade é que o elenco é muito limitado nesse quesito.

Só que o flamengo também não é nenhum primor da técnica, assim como nenhum time dos que estão disputando os torneios organizados pela FFERJ esse ano.

Martín Silva, Madson, Luan, Rodrigo e Christiano; Serginho, Guiñazu, Julio dos Santos e Jhon Cley, Yago (Bernardo) e Gilberto. Esse é o time que deverá entrar em campo e buscar quebrar essa sequência de estranhos resultados contra os tradicionais rivais. Confiamos neles.

E confiamos tanto, que esse blogueiro já está com seu ingresso comprado e assistirá ao jogo no Maraca. Tomara que façam uma ótima partida e que o Vascão já deixe as coisas muito bem encaminhadas já nesse domingo.

Para inspirar esses atletas deixamos os gols da semifinal de 97 aqui nessa postagem. Nessa partida o Vascão meteu 4x1 e carimbou o passaporte para conquistar mais um título brasileiro.

Nos vemos no Marcaca! Saudações Vascaínas!

sábado, 11 de abril de 2015

Vascão se prepara para a primeira batalha

Após a boa vitória contra o volta redonda, o Vascão fechou as portas da Colina e fez sua preparação para o primeiro jogo da semifinal contra o flamengo sem a presença da imprensa. Doriva estaria preparando alguma surpresa tática para esse primeiro jogo, ou o Vascão simplesmente que tranquilidade para fazer sua preparação da forma mais tranquila possível?

Seja como for vazaram algumas informações sobre o desenvolvimento das atividades em São Januário, e parece que dois vetados para o jogo farão teste hoje para saber se jogam ou não. Dagoberto e Rodrigo, ambos com contusões são os nomes que serão testados. Segundo as informações, os dois já trabalham de forma praticamente normal, não sentem dores e apenas uma reviravolta de último momento impediria que eles fossem para o clássico.

Analisando friamente, Dagoberto é mais importante do que Rodrigo. Não que o zagueiro não seja bom jogador, ao contrário, ele é, e é um dos líderes do elenco, fazendo falta sempre. Acontece que temos outros bons zagueiros, e todos têm condições de serem titulares e fazerem boas apresentações, até porque todos eles já provaram isso.

Já com Dagoberto a coisa é diferente. Ele é o toque de classe nesse time limitado do Vascão, não tem reservas a altura e na única partida que fez, calhou de ser a melhor partida do Vascão na Taça Guanabara. Então, na opinião desse blogueiro, Dagol faz falta nesse time, e seria um reforço excelente nesse Estadual, mesmo que entre apenas no segundo tempo, como a princípio está programado.

De resto o Vascão deverá ter força máxima para esse primeiro clássico, e cá entre nós, já tá mais que na hora de darmos uma detonada nesses caras.

Saudações Vascaínas!

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Eurico e BSFC não se beijam, enquanto o futebol brasileiro vai pro brejo

Vamos deixar duas coisas claras antes de tudo. Bom Senso Futebol Clube não está aqui para defender  o futebol brasileiro, mas tão somente os atletas, se arvorando no papel dos sindicatos - algo proibido pela legislação brasileira - e ridiculamente apoiado por jornalistas que não entendem nem do umbigo deles, e nitidamente defendem interesses de suas empresas de mídia, e não do futebol brasileiro.

A segunda coisa é que existe muito pouca vontade política em se mudar as coisas no futebol, no Brasil isso é ainda mais nítido, com tribunais esportivos aplicando penalizações estranhas e que muitas vezes não refletem a verdade do que ocorreu em campo. Não nos referimos aqui às últimas punições aplicadas a técnicos e atletas que atuam no futebol carioca e que criticaram de forma grosseira e irresponsável à FFERJ e ao Estadual, esse tipo de punição é aplicada em qualquer lugar do mundo, mas sim a descensos e ascensos, intromissão em resultados de campo, desconsideração de direitos etc, decididos de forma estranha nesses tribunais.

Estabelecidos os dois critérios acima, vamos analisar as últimas trocas de farpas entre Eurico Miranda e BSFC. Essa relação conflituosa não vem de hoje, mas desde que a organização de atletas foi criada, e que Marin "indicou" Eurico para "confrontá-la" em nome da CBF. Desde então os dois trocam farpas e, já ocorreu de fazerem Eurico perder a razão com acusações contra a estrutura da base do Vascão.

Mas a relação poderia ser melhorada, porque embora o BSFC esteja mais interessado em atletas do que no futebol brasileiro em si, algumas de suas propostas são bastante interessantes, como um calendário mais racional e que garante maior participação dos pequenos, e reduz a dos grandes. Eu mesmo já havia pensado em um calendário nesses moldes (algumas poucas diferenças), mas fica a pergunta: quem pagará o custo dos pequenos por todo o ano, já que não existe atrativo financeiro nos jogos que fariam durante todo esse período?

Outra questão em conta é que suas propostas são baseadas em suas experiências europeias, e muitas delas não podem ser aplicadas ao futebol brasileiro, porque no futebol europeu, nem sempre o dinheiro que mantém os clubes vêm de fontes como patrocínio ou bilheteria, tendo muitas vezes origem "suspeita". Dizemos suspeita porque são célebres os casos de proprietários de clube com condenações por associação com a máfia, por evasão fiscal e/ou por serem mecenas abastados de outras regiões do planeta, que despejam dinheiro em seus "hobbies" futebolísticos.

Para quem quiser ver as propostas de calendário do futebol brasileiro, basta clicar aqui.

Este blogueiro aqui acredita que Eurico deveria chamar os representantes do BSFC para discutir propostas, e não confrontar suas posições da forma que vem fazendo. Entendemos os ressentimentos, mas tais confrontos apenas darão armas a seus adversários políticos na luta nos bastidores, principalmente porque têm também o apoio dessa mídia tendenciosa que citamos acima.

E se as propostas do BSFC são interessantes e podem ser observadas com mais atenção, embora estejam longe de estarem prontas para serem colocadas em prática, longe também está o bom-senso do BSFC em suas alianças nas defesas dos interesses desses atletas. No Rio de Janeiro, por exemplo, se aliam a dois clubes que não são conhecidos por defenderem interesses outros além dos seus próprios. Se o BSFC acredita que eles querem mudanças na estrutura do futebol brasileiro, ledo engano, pois estão interessados tão somente em manipular bastidores para conquistar títulos e se manterem nas divisões principais do futebol brasileiro através das manobras jurídicas estranhas que citamos acima.

Afinal de contas... não vi nenhum dos dois clubes criticarem o campeonato ou a FFERJ ano passado, quando quando o Vascão era prejudicado com vários "erros" grosseiros dos árbitros, enquanto eles eram beneficiados, não vi nenhum criticar a CBF, quando ambos foram rebaixados no brasileiro, e através de uma série de "coincidências" e estranhas decisões do tribunal desportivo, quem acabou caindo foi o Vascão.

Enquanto isso clubes e empresas estrangeiras promovem torneios em nosso país, que segundo denúncia de Isaías Tinoco, servem apenas para aliciar jovens promessas do futebol brasileiro a preço de banana, enquanto o Vascão é ameaçado de boicote em seu sub-15.

Mas isso o BSFC não denuncia, afinal de contas é bom para os jogadores, o que é mais uma evidência de que não estão preocupados com o futebol brasileiro, mas tão somente com os atletas.

Saudações Cruzmaltinas.


quinta-feira, 9 de abril de 2015

Que venha o flamengo

gols do Vascão para a galera curtir outra vez


Jhon Cley, Luan, Rafael Silva e Marcinho, esses foram os autores dos gols do Vascão na goleada sobre o volta redonda por 4 x 1, descontou Higor Leite. Como já não disputava nem a Taça Superclássicos, nem a Taça Guanabara, a boa vitória serviu para recolocar o time vascaíno nos trilhos e consolidar a terceira posição na fase de classificação, fazendo com que peguemos agora o flamengo nas semifinais. A vantagem de dois empates é do adversário (a vantagem só existirá se os dois jogos terminarem empatados), mas o Vascão tem totais condições de reverter isso aí e conquistar a classificação para a final.

Sobre o jogo de ontem não há muito a dizer, primeiro porque não pude assistir a partida devido a compromissos que tinha, segundo porque o placar já diz o que foi o jogo. Certo que o primeiro tempo terminou 0 x 0, mas isso não apaga o brilho que a equipe apresentou ontem. Antes tivesse apresentado tal desempenho no domingo, e os campeões seríamos nós. Bem, vida que segue.

Agora é se preparar, porque as semifinais começam já no próximo domingo.

Saudações Cruzmaltinas



quarta-feira, 8 de abril de 2015

Vascão enfrenta o volta redonda em São Januário

Image result for vasco x volta redonda

Hoje o time do Vascão volta a campo para enfrentar o volta redonda às 22:00 hs, no Caldeirão. Apesar de os quatro últimos resultados não terem sido essas coisas todas - derrota pro flamengo, vitória magra sobre o boavista, empate com o botafogo, e o desastre do último domingo contra o friburguense - acreditamos que a equipe dará a volta por cima e se classificará sem maiores problemas para as semifinais do Estadual.

Para isso basta que o Vascão empate com o volta redonda hoje a noite, porque aqueles que podem tirar a vaga do Gigante jogam entre si, e assim apenas 1 deles poderia ultrapassar o Vascão, que está em terceiro na classificação. 30 pts Vasco, 30 pts madureira e 28 fluminense.

Este blogueiro acredita que o time conquistará a vaga, e em terceiro, já que apostamos no placar de 3x0 para o Cruzmaltino, mas gostaríamos de lembrar que para a reta final do Estadual precisaremos de um time mais ligado, mais confiável, e de um pouco de sorte também. Seria muito bom que a equipe repetisse a atuação que teve contra o nova iguaçu, nos jogos finais. Claro que é difícil, mas não é impossível. Em 82 ganhamos o Carioca com um time que tinha 5 jogadores reservas, porque não podemos repetir o feito?

A lamentar apenas que não poderei assistir ao jogo, pois tenho compromisso, mas minha torcida estará com o time em São Januário.

Saudações Vascaínas!

Aniversário de honra


Primeiro escudo do Vascão


Ontem completou 91 anos de um dos episódios mais importantes da história do Club de Regatas Vasco da Gama, "A Resposta Histórica".

Ontem completou 91 anos que o Vasco fez a opção ao lado de negros e pobres, e não em usá-los.

Ontem completou 91 anos que o Vasco fez a opção em se opor ao sistema.

Ontem completou 91 anos que fez do Vasco um clube diferente, que fez do Vasco o clube com a história mais bonita do país.

Parabéns Club de Regatas Vasco da Gama. Que os bons ventos que levaram o Almirante a transpor o cabo mais perigoso de sua época, o empurrem para novas grandes conquistas e vitórias.