sábado, 1 de fevereiro de 2014

Blog do Vascão Eterno: Federação rica, clubes pobres. Esse filme é velho!

Entra ano e sai ano e a situação no futebol Carioca (e brasileiro também) não muda. Tabelas e regulamentos mal feitos tornam os campeonatos deficitários para os grandes clubes, e levemente autofinanciáveis para os pequenos. Enquanto isso as federações enchem os cofres e distribuem  (ou não) o dinheiro de acordo com suas vontades.

Assim é que prometem premiações altas, mas alteram as mesmas ou retiram o dinheiro dos próprios clubes, de acordo com sua conveniência.

E a receita para resolver isso está com os próprios clubes grandes. São eles que a bem da verdade garantem as grandes rendas, são eles que fazem os grandes investimentos, são eles que trazem os atrativos para os campeonatos. Enfim, são eles que fazem dos campeonatos o que eles são.

Mas só através de uma união entre esses clubes tal situação poderá ser resolvida. Não há como enfrentar as grandes federações de forma só e isolada, sob risco de ser politicamente isolado e ter seus interesses relegados ao último lugar na hierarquia da federação a que pertencem.

Mas essa união entre tais clubes, embora fácil de imaginar é algo difícil de se realizar. As rivalidades e disputas entre eles e suas respectivas torcidas são históricas e imensas, e tornam quase impossível que consigam uma união verdadeira e longa o suficiente para mudar esse cenário. Além disso, interesses momentâneos também atrapalham acordos duradouros.

E enquanto se digladiam nas questões menores, as federações seguem soberanas se apoderando dos resultados dos esforços de nossos clubes grandes.

Esse cenário é verificável nas grandes federações, e não se aplica nas pequenas, que sobrevivem muito a custas de repasses da CBF e dos próprios governos locais e federal.

Vejam a reportagem no site supervasco e vejam como acontecem as coisas.

http://www.supervasco.com/noticias/no-carioca-ferj-lucra-com-taxas-e-grandes-dividem-prejuizos-com-pequenos-200505.html


Saudações Vascaínas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário