sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Vasco 3 x 2 Goiás: mas o que interessa é o porquê caiu

O Vasco venceu o Goiás ontem em São Januário, numa despedida melancólica - ainda que digna, do Brasileirão 2020. Digna porque, embora eu não tenha visto o jogo, todas as análises que vi, disseram que, finalmente, o Time correu o jogo todo. Talvez por isso tenha conseguido sua primeira e única virada nesse Brasileirão. 

Mas não é sobre o jogo de ontem que vou falar, porque o que interessa é falar sobre a campanha do Vasco, e o motivo de esse Time ter sido rebaixado. Para isso vou analisar apenas os 11 últimos colocados do campeonato, e vocês entenderão o motivo de nossa queda. Do 10º ao 20º. Considero o primeiro mando de campo do Vasco sempre.

Vasco x Bragantino - 1x1 - 4x1
Vasco x Ceará - 3x0 - 0x4
Vasco x Corínthians - 1x2 - 0x0
Vasco x Atlét. GO - 1x2 - 0x0
Vasco x Bahia - 0x3 - 0x0
Vasco x Sport - 2x0 - 0x2
Vasco x Fortaleza - 0x0 - 3x0
Vasco x Goiás - 1x1 1 - 2x3
Vasco x Coritiba - 0x1 - 1x0
Vasco x Botafogo - 3x0 - 0x3

Volto a repetir, considerei sempre o primeiro mando de campo sendo do Vasco.

Nesse campeonato de 11 equipes, o Vasco só foi superior (superavitário) a 3 times, e em todos os outros o Vasco conseguiu a proeza de ser inferior (deficitário). Pouco numa briga para não cair, mas se o Vasco tivesse ao menos sido equilibrado com os outros 7 times, teríamos ao menos 8 pts a mais, e estaríamos na 12ª posição.

Rebaixamento se resolve nos confrontos diretos entre os time que disputam essa parte da tabela, O Vasco conseguiu a proeza de ser rebaixado, porque não teve a capacidade de, ao menos, empatar com equipes fracas, que fizeram campanhas até piores que a do próprio Vasco, como o Coritiba, por exemplo, contra o qual perdemos os 2 jogos. Essas equipes são vencidas na vontade, na raça, na alma, algo que faltou a esse elenco durante todo o Campeonato, e apareceu em apenas alguns poucos momentos. Esse mesmo espírito, somado à técnica mais apurada, e teremos um time que dispute lá em cima.

A técnica do Time Vascaíno não era das melhores, mas acho que era, no mínimo, igual a de equipes que terminaram ali pelo meio da tabela. E não venham com essa balela de que tinha salário atrasado, porque tem um monte de times com salários atrasados, e com os todos os outros problemas que o Vasco também teve, mas eles correram, buscaram ao máximo reverter suas situações difíceis, e não se entregaram nunca. O Vasco foi um Time que entrou desinteressado, desatento, como se não fosse responsabilidade deles em quase todas as partidas, e durante a quase totalidade dos jogos que disputou na temporada. Quando isso não aconteceu, não tínhamos aqueles que poderiam resolver para nós, como na eliminação da Sulamericana, onde o "sensacional Ribamar" perdeu uns 6 gols feitos, e foi o maior responsável por não apenas termos deixado de aplicar uma goleada, mas também por termos perdido uma boa premiação, além de termos deixado a competição (e agora põe o Vasco na Justiça).

Raça, vontade, disposição, alma não garantem nada, mas sem essas coisas, nada se conquista. E tudo isso faltou a esse Time do Vasco.

Saudações Vascaínas!




Nenhum comentário:

Postar um comentário