domingo, 20 de dezembro de 2020

Vasco 1 x 0 Santos: vitória importantíssima

O Vasco conseguiu uma importantíssima vitória sobre o Santos hoje no São Januário. A contagem por placar mínimo talvez não tenha sido justa pelo que as equipes produziram em campo, mas foi justíssima porque o Vasco chegou naquele detalhezinho importante chamado gol, enquanto o Santos não chegou nesse detalhe. A vitória também foi importantíssima porque colocou o Time Vascaíno novamente no bolo, e caso vença a próxima partida contra o Atlét. PR, que é um adversário direto, dificilmente a Equipe permanecerá ainda na Z4. Como eu disse, a verdade é que o Vasco precisa apenas dele para sair dessa situação.

O primeiro tempo meio que surpreendeu, porque Sá Pinto, sem Benítez, abriu mão dos esquemas malucos, e entrou com o Time armado no 4-4-2. É o feijãozinho com arroz do futebol atual, em que todos os atletas sabem atuar, que consegue bom posicionamento em campo, preenche melhor o meio-campo, e já deixa o time armado para o contra-ataque. E nesse esquema o Vasco fez um bom primeiro tempo. Verdade que o Santos chegou, que Fernando Miguel fez uma grande defesa, e ao teve que intervir mais algumas vezes. Mas o Vasco também chegou, fez seu gol, e tirando a grande defesa do goleiro Vascaíno, a verdade é que o Santos teve muita posse, mas as oportunidades não foram assim tão claras, enquanto o Vasco assutava nos contra-ataques, mesmo tendo sempre errado nas decisões e último toque, principalmente daquele que já sabemos quem é.

No segundo tempo Cuca fez alterações, e colocou o time para frente em busca do empate, e até da vitória. Ao mesmo tempo o Vasco, aos poucos, foi perdendo o poder de contra-ataque, até que o jogo ficou ataque do Santos contra defesa do Vasco, porque Vinícius errava tudo, e Juninho caiu de rendimento. Aí Sá Pinto tirou Vinícius por um zagueiro, e Juninho por um atacante pereba. O time voltou ao 3-5-2, e aí o Santos veio para cima de vez. A marcação do Vasco com essa formação fica muito próxima a área, e a bola muito próxima ao gol. O Santos foi para o abafa, e Sá Pinto demorou a corrigir isso, e só o fez com a entra de Pikachu no lugar de Carlinhos, e de Bruno Gomes no de Marcos Jr. O Time melhorou porque teve mais gás no meio-campo, e força para contra-atacar. O problema é que tecnicamente o Time caiu. No final Thiago Reis entrou no lugar de Cano, e teve tempo de perder o gol que definiria o placar, enquanto o Santos veio para o abafa, e o juiz resolveu inventar tempo extra. Mas nem assim o time paulista conseguiu chegar ao gol, e o Vasco saiu com a vitória.

Gostei do primeiro tempo no 4-4-2. Como disse, o Time se distribuiu melhor em campo, e isso facilitou a ocupação dos espaços, e até da combatividade da Equipe. Mas nitidamente alguns atletas cansaram no segundo tempo, e o Time perdeu a pegada. A princípio as alterações de Sá Pinto foram equivocadas, e apenas no final da partida corrigiu o erro. Isso poderia ter nos custado a vitória. Mas hoje era dia do Vasco.

Agora é se preparar, com um Natal no meio, para buscarmos a vitória lá em Curitiba, e provavelmente sairemos da Z4 se conseguirmos vencer lá. Duas coisas são fundamentais para isso, a primeira é que o Time precisa voltar a preencher o meio-campo, e precisa voltar a mostrar a entrega que mostrou ontem, e no segundo tempo contra o Fluminense. Só assim vamos conseguir resolver nosso problema.

Saudações Vascaínas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário