sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Vasco 0 x 1 Defensa y Justicia: Vasco eliminado em sua melhor partida

Antes de tudo vou voltar a afirmar; aproveitamento e desempenho são duas coisas que costumam andar atreladas, mas de forma alguma são iguais. Eu costumo analisar as duas coisas. Então vamos começar dizendo que o Vasco ontem teve um aproveitamento pífio, ridículo, bisonho, mas foi o melhor desempenho que teve esse ano em campo. Isso contra um adversário que é horroroso, e por isso a derrota, e a consequente eliminação, foram tão doídas. Mas isso é futebol, e erro de formação do elenco.

No primeiro tempo o Vasco teve ao menos 2 boas chances de abrir o placar, Ribamar (12min) perdeu, e Marcelo Alves (24min) obrigou o goleiro a grande defesa. O DyJ só chegou em falha bisonha de Lucão  (27min. É, ele não falhou só no gol), que saiu do gol em bola não tão complicada assim, e não achou nada. Nessa estapa o Vasco teve menos posse de bola, mas dominava completamente a partida. Além de chegar em contra-ataques perigosos com frequência, não era ameaçado (com a exceção acima). A postura da Equipe em campo foi fundamental para isso. O Time correu, o Time disputou as bolas, reduziu os espaços, principalmente até os 25min, quando reduziu o ritmo, mas ainda assim era mais perigoso que os argentinos.

O segundo tempo começou da mesma forma que o primeiro. O Vasco marcava bem, e agora não apenas contra-atacava bem, como também atacava bem. O Time chegava sempre com perigo, e aos 8 min Torres perdeu outra chance impressionante, isolando uma bola em que estava na cara do gol, e quando tinha Ribamar livre e sozinho dentro da área. Logo depois, aos 12min, o DyJ fez seu gol Muitos condenando Marcelo Alves. Ok, a interceptação dele não foi boa, mas está longe de ser culpado pelo gol. Já Lucão ficou olhando uma bola, que bastaria ele dar um pequeno pulo e espalmar para a linha de fundo. Depois disso o Vasco voltou a perder com Ribamar 2 vezes, com Pikachu, e no finalzinho do jogo com Juninho e com Borges. O DyJ teve mais uma chance em contra-ataque.

Vamos ao que mais importa. O Vasco não entrou tão mal armado. Eu teria escalado diferente, mas não dá para dizer que o Vasco estava com um esquema horroroso, até porque esse esquema foi elogiado por  muitos (incluindo eu), embora eu ainda prefira um meio campo mais congestionado do que os tais 3 zagueiros, mas é fato que o esquema tinha dado mais consistência defensiva à equipe. Só que ainda assim não estou gostando de Sá Pinto como técnico. Essa história de não ter tempo para trabalhar é balela. Qualquer campeonato tem um número limitado de jogos, e não dá para um clube esperar exageradamente para um time começar a dar resultado. Sá Pinto já está passando do prazo.

Mas Sá Pinto não para por aí. À beira do campo é um verdadeiro circo, chutando chão, jogando copos d'água, ajoelhando, chutando poste. Um treinador não pode ser omisso, mas também não pode chamar mais atenção a si, que ao jogo. Além disso, Sá Pinto perde tanto tempo com suas presepadas, que esquece de prestar atenção no seu trabalho. O Vasco não podia perder o jogo, e nem empatar por mais de 1 gol. Tomou o gol aos 12min, e aos 14 ou 15 min já era para ter mexido. Por volta dos 20min eu disse no twitter, que era hora de Matos, Reis, Juninho, e Talles terem entrado. As substituições seriam Miranda, Ribamar, Marcos Jr., e Pikachu. Com isso poderíamos liberar mais Benítez para encostar no ataque, e teríamos um homem descansado para ir e voltar e dois com capacidade técnica para ligar o meia-atacante e os atacantes. Em miúdos, ele mais uma vez substituiu errado, demorou para substituir, e mostrou que tem uma leitura horrorosa do que está acontecendo em campo.

Quanto ao Time é o que sabemos. A defesa é o ponto alto, com bons zagueiros, o meio é aceitável, embora esteja sendo sacrificado pela mania idiota de escalar 3 atacantes, e o ataque tem Cano e Talles, porque Reis até sabe fazer gol, mas tem apresentado um físico muito deficiente. A lateral direita tem Matos, e quando ele não joga é um a menos, a esquerda é um a menos com Henrique, e um a mais para o adversário com Borges (que jogador horrível). No ataque, não é de hoje que digo que Ribamar não poderia estar no elenco. Apesar de todo o esforço, dedicação, de trombar com os adversários, se esforçar ao máximo, não dá para ele, porque ele não tem deficiência técnica, ele É uma deficiência técnica. Advinhem? Torres também.

A propósito, como eu disse antes, e muitos vieram me crucificar, Lucão não está pronto, ainda que mostre um enorme potencial, mas ele ainda está num nível abaixo de Fernando Miguel. "Mas você queria Lucão titular ontem". Sim, queria porque Fernando Miguel estava voltando de Covid, e não dá para ter uma posição tão importante com um cara lesado por doença (Covid deixa lesado, lerdo). O que eu não esperava era que Lucão também estaria assim.

Com isso mostramos nossas grandes deficiências, e começa pelo técnico. O problema é que erraram 3 vezes esse ano, e dificilmente teremos outra oportunidade para resolver isso agora. Querem uma troca de técnico, mas vão trazer quem? Luxemburgo dificilmente aceitaria, Lisca Doido poderia ser um ponto fora da curva, mas acho difícil vir, e os outros que estão disponíveis, ou não viriam, ou são do nível do atual treinador.

Com isso me parece que vamos de Sá Pinto mais um tempo, mas ele tem que acertar esse esquema, e volto a repetir, temos que povoar esse meio-campo. Jogo se ganha no meio de campo, porque é com ele que você controla o jogo. e se eu não tenho jogadores altamente técnicos (nosso caso), então preciso fazer isso pela superioridade numérica.

Se Sá Pinto fizer isso, com as voltas de Cano e Talles, uma melhor utilização de Juninho e Andrey, e com o Time mantendo a pegada, a disposição, e a intensidade de jogo que mostraram ontem, dá para reverter a situação no Brasileirão, e até buscar uma posição bem mais acima na tabela. Mas já não temos mais tempo para desculpas esfarrapadas, e implantação de esquemas que funcionam para times altamente técnicos, o que nós não temos.

Cabe a atual diretoria chamar Sá Pinto na xinxa, e cobrar o português por seus erros, mesmo que o maior dos erros tenha sido trazê-lo. Mas agora é um pouco tarde para mudar de rumo mais uma vez, e me parece que vamos com ele mesmo.

E vocês sabem porque estão todos tão revoltados, tão tristes, e tão desesperançosos? Simples, porque o Vasco perdeu e foi eliminado, quando teve seu melhor desempenho na temporada, mas também teve seu pior aproveitamento.

Saudações Vascaínas!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário