terça-feira, 21 de agosto de 2018

120 anos

O Vasco da Gama completa hoje 120 anos de existência. O início no remo, o grande esporte do final do Séc. XIX, a abertura para os treinos a pobres, num esporte que era para as elites; as primeiras vitórias nas regatas,; o início vitorioso no futebol, quando foi atacado pelos tradicionais e elitistas clubes, quando o futebol também era um esporte de elite, e o Vasco ousou acolher negros e proletários em seu time; o erguimento do então maior e mais moderno estádio da América do Sul, pelas mãos de seus torcedores, pelo esforço de seus fãs, oriundos da colônia portuguesa e das periferias pobres da cidades; os desfiles de escolas de samba, quando o samba era visto como uma manifestação de sub-cultura, a importância no Estado Novo, quando São Januário foi palco de discursos e festas de Getúlio Vargas, o Pai dos Pobres, que iniciou a implantação do Brasil moderno; a participação na Segunda Grande Guerra, quando São Januário serviu de campo de treinamento a soldados, e o próprio Vasco da Gama chegou a doar aviões a incipiente FAB; as ações sociais com atletas e funcionários, que se simbolizam no Colégio Vasco da Gama; as inúmeras glórias esportivas nos campos, quadras, piscinas, areia, onde se destacam  um Rivadávia Correia e um Torneios de Paris (considerados Mundiais na época), duas Libertadores, uma Mercosul, quatro Brasileiros, uma Copa do Brasil, vinte e quatro Estaduais, três torneios Rio-São Paulo. Só no futebol profissional são 113 títulos, o Sulamericano de Basquete, a Libertadores e o Mundial de Futebol de Praia, sem contar as categorias de base, os títulos de Remo, Volei, Basquete, Atletismo, Futsal, Handball, Volei de Praia, Natação, Saltos Ornamentais, Futebol de Mesa, Futebol de Sete, Futebol de Praia, Artes Marciais, e  de outros torneios e estaduais em diversas modalidades mais.

Quem tem essa história é Gigante. Quem tem essa história precisa comemorar. Quem tem essa história tem 120 anos. Quem tem essa história é o Club de Regatas Vasco da Gama, que foi fundado para alguns praticarem remo, mas que se tornou um dos maiores do mundo, e se tornou a maior referência na relação esporte-social no Brasil, quiçá do mundo.

Parabéns Club de Regatas Vasco da Gama! Parabéns Vascaínos e Vascaínas! Nós temos mais que 120  anos, nós temos história, e história que faz diferença.

Saudações Vascaínas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário