sexta-feira, 20 de junho de 2014

Blog do Vascão Eterno na Copa do Mundo

Golaço de Cahil contra a Holanda


E vamos que vamos com essa, que até aqui, é a melhor Copa do Mundo que eu vi. O número de gols marcados, e a qualidade técnica das partidas corroboram com afirmação, e aquilo que dava a impressão de

que seria um fiasco monumental, está se transformando na melhor Copa do Mundo de todos os tempos.


Sempre lembrando que não temos a presença de atletas do quilate de Ribéry, Ibrahimovic, Falcao Garcia, e outros.Imaginem se tivéssemos conseguido juntar todos os grandes astros do futebol mundial?


Mas mesmo entre esse festival de gols (alguns belíssimos) e boas partidas, algumas vêm se destacando pela mediocridade do futebol apresentado. Já citamos duas aqui, e agora acrescentamos Japão x Grécia, para formarmos uma tríade de mediocridade futebolística.


Também podemos citar o injusto sorteio de grupos, que criou dois grupos da morte e cruzamentos entre grupos que vêm punindo boas seleções, e podem permitir a passagem de equipes bem fracas. Exemplos de equipes fracas são os grupos “C” e “H”, que contêm respectivamente Colômbia, Grécia, Costa do Marfim e Japão; e Bélgica, Rússia, Argélia e Coréia do Sul. Em compensação temos dois grupos da morte, o “B” e o “D”, que contêm respectivamente Espanha, Holanda, Chile e Austrália; e Urugua, Costa Rica, Itália e Inglaterra.  Ainda para completar, o grupo “A” cruza com o “B”.


A questão aqui não é ser campeão, mas apenas manter os melhores times jogando até o final do torneio, para que possamos ter sempre grandes jogos. Um exemplo do que falamos é que, a Espanha, cujo elenco é de qualidade incontestável, já está eliminada, e a Inglaterra, que também tem bom elenco, e fez dois excelentes jogos contra Itália e Chile, está por um fio de ser eliminada. Enquanto isso temos o risco de ver passar Grécia ou Japão, ou ainda Nigéria ou Irã. Nada contra os países, mas essas equipes estiveram sempre envolvidas nas piores partidas apresentadas até agora, e têm equipes realmente fracas.


Pelo cruzamento ainda temos a certeza de que outra grande equipe já fique nas oitavas de final, pois o Brasil

fatalmente pegará Holanda ou Chile.

Isso não é chororô de quem quer ser campeão de modo fácil, mas simplesmente o lamento de quem quer ver bom futebol. Em Copa do Mundo o que interessa é ver grandes jogadas, belos gols e jogos animados e bem disputados.


Para torcer e assistir peladas de baixo nível, já bastam o Campeonato de Várzea da Fferj e o Brasileiro da CBF.


Mas enquanto boas equipes, capazes de nos brindar alegria e bom futebol ainda não deixaram a Copa do Mundo, vamos nos divertindo muito com as partidas da Copa. E destacamos mais alguns bons jogos que tivemos no torneio da FIFA. Austrália x Holanda, Chile x Espanha, o segundo tempo de Colômbia x Costa do Marfim e Uruguai x Inglaterra.


Ué? E cadê o Brasil nisso?

Ora, o Brasil está perdido em um esquema ruim, em que meias de ligação se transformam em pontas fixos e limitados volantes viram armadores, onde existe um buraco enorme no meio campo e onde, com isso, facilitamos a marcação do adversário e dificultamos a nossa.


Esse fantástico esquema tático é importado da Europa, mais precisamente da Inglaterra, e é o responsável pelo milionário futebol inglês, que conta com astros de todo o mundo em suas equipes, não vá muito longe nas Copas Europeias ultimamente. Em última análise também é responsável pela boa seleção inglesa estar pro um fio nessa Copa do Mundo.


Porque a defesa e o ataque são setores muito importantes de qualquer equipe, mas o meio de campo é fundamental. É com ele que auxiliamos a defesa a se fechar, é com ele que municiamos o ataque e criamos a jogadas, e também que controlamos o jogo.


Isso é básico no futebol, está nas primeiras lições que todo treinador e jogador têm que aprender quando entram para o mundo do esporte, mas foi literalmente esquecida pelos gênios táticos atuais.


E apesar disso tudo, de todos os bons jogos, os golaços e as discussões que essa Copa do Mundo está provocando, SAUDADES DO MEU VASCÃO EM CAMPO.



SAUDAÇÕES VASCAÍNAS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário