sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Copa do Brasil e Sul Americana são ilusão?

Semana passada, passeando pela net, dei de cara com um post de Fernando Sampaio em seu blog. O título do post já era algo que chamava a atenção, pois em que sentido Fernando chamava as duas competições de ilusão? Fui ler para entender e achei por bem comentar.

O que Fernando Sampaio quis dizer é que esses são torneios mais fracos tecnicamente, e nos quais o mata-mata muitas vezes acaba por premiar equipes de menor condição técnica, sendo essa uma característica intrínseca e comprovada de tais torneios. Assim como qualquer campeonato em que existam finais. Chamo esse tipo de competição de torneio. A Copa do Mundo é um torneio, a Libertadores também, a Liga dos Campeões, a Liga da Europa a Sul Americana e a Copa d Brasil também, e assim por diante.

O que chamo de campeonato são os pontos corridos, e não me ocorre nenhum outro exemplo que não sejam os certames nacionais de quase todos os países (se não todos). Na opinião deste blogueiro aqui o sistema mais justo, embora não perfeito.

Acontece que por serem torneios, e supostamente com nível técnico mais baixo, Fernando dá a entender que o título conquistado pelo framengo, ou a final a que chegou a ponte preta, seriam pouco expressivos.

Na verdade título é título, não importa se conquistado em torneio, campeonato, ou em que modalidade de competição for, e deve sim ser comemorado. A Copa do Brasil e a Sul Americana não são exceção. Além disso, na Copa do Brasil participaram equipes como cruzeiro, cúrinthians (que deveria ter sido o bicho-papão do ano), grêmio, botafogo, e todas; vamos repetir, todas ficaram pelo caminho.

Na final o framengo enfrentou o atlét. PR, que era a melhor equipe em atividade no país, segundo a imprensa esportiva, e isso até a manhã do segundo jogo. O Blog do Vascão eterno não considera os paranaenses nem como uma das melhores, quanto mais a melhor naquele momento. Muita coisa envolve a qualidade de uma equipe, e não são alguns resultados, mesmo que levem ao título, que vão fazer com que o Blog do Vascão Eterno diga que uma equipe é acima das outras.

Um exemplo foi o florminense campeão do ano passado. Com a equipe completa em campo, com Deco, Fred, etc. Era uma equipe do nível do cúrinthians no papel, mas na prática era uma equipe que não dava liga. Jogava mal, feio, e invariavelmente vencia jogos em que Diego Cavaliere era o destaque da partida. A conquista do campeonato de 2012 se deveu basicamente a esses dois jogadores: Diego Cavaliere e Fred, que viveram momentos realmente mágicos o ano passado.  A equipe em si, era de média para fraca. Esse ano sem Fred, e mais 2 outras peças, o superelenco foi rebaixado. Não citamos Deco, porque embora grande jogador, estava sempre machucado, e pouco colaborou na campanha.

Então meus caros leitores, no mata-mata futebol é momento imediato, e por isso mais injusto, já que os pontos corridos avaliam um período mais longo, e maus momentos esporádicos são compensáveis pela regularidade.

Quanto à qualidade técnica dos torneios, podemos dizer que todos têm apresentado um nível técnico bastante duvidoso. Mesmo o campeonato brasileiro, tão falado pela condição econômica melhor do Brasil no momento, tem apresentado um nível técnico muito abaixo do esperado.

Então título é título, e desde que seja conquistado dentro de campo, sem interferências externas significativas, tem mais é que ser comemorado. O Vasco comemorou o título da Copa do Brasil de 2011, agora é a vez dos mulambos.

Mas a ponte, ah a ponte, essa ainda vai esperar para poder comemorar alguma coisa. Mas um dia ela consegue. Quem viver verá.

Para ler o post inteiro de Fernando Sampaio clique aqui.


Copa do Brasil e Sul-Americana são pura ilusão
Flamengo tricampeão.
Ponte finalista.
Mata-mata é uma caixinha de surpresas. E quanto mais fraca a competição maior a surpresa.
Libertadores também tem surpresas, Once Caldas que o diga, mas o nível é outro. Raramente time fraco leva o título continental. Já na Copa do Brasil e Sul-Americana isso está virando rotina.
Nos últimos doze anos, oito finalistas da Copa do Brasil eram times da Série B ou caíram na mesma temporada: Brasiliense, Santo André, Paulista, Figueirense, Sport, Vitória, Coritiba e Palmeiras. A competição está salvando a temporada de muitos clubes.
O desempenho na competição é pura ilusão.
Em alguns casos a Copa do Brasil está premiando a incompetência administrativa.
Até outro dia o Flamengo estava lutando contra o rebaixamento, levou quatro gols do Corinthians, um dos piores ataques do Brasileirão, trocou várias vezes técnico no ano, elenco fraco, lista de dispensa preparada… De repente, da noite para o dia, é campeão !!!
O Mengão aproveitou o mata-mata, formato onde nem sempre ganha o melhor time, passou pelo Cruzeiro sendo dominado no Mineirão e achando um gol graças ao Dedé (comentei o jogo, era para ser 4×0), eliminou Botafogo, Goiás e Atlético-PR, todos com times superiores tecnicamente.
Parabéns, mérito do Flamengo
O Rubro-Negro carioca eliminou bons clubes, mas o time é fraco. Ontem dominou a final. Seria uma injustiça não levar o título. O Furacão parecia Garoa. O Atlético-PR foi mal em casa e não fez nada no Maracanã.
Na Sul-Americana São Paulo e Ponte disputavam uma vaga na final.
De um lado o Tricolor que fez uma péssima temporada, perdeu tudo, frequentou a Z-4 durante várias rodadas e agora estava enfrentando fantasmas e começando a se iludir. Seria um prêmio para uma das piores administrações da história do clube. Ganhou o título no ano passado e achou que o time/elenco estava forte. Caiu na real na temporada.
Do outro lado a Ponte Preta com um time já praticamente rebaixado para a Série B. Lembrou o Goiás, finalista da competição e rebaixado para a Série B em 2010. O time da Ponte é fraco, mas o mata-mata está fazendo os torcedores acreditarem que é campeão.
Parabéns a Flamengo e Ponte, o título e a final devem ser muito comemorados sim, com certeza, mas título e time mesmo tem Atlético-MG e Cruzeiro. Brasileirão e Libertadores são títulos conquistados por equipes fortes, especialmente o “pontos corridos” nacional.
O resto é ilusão.
PS: Desculpe, alguns comentários foram rejeitados e jogados no lixo pelo moderador porque o nível é muito baixo. O objetivo aqui é qualidade, não quantidade. Não queremos que o leitor perca tempo com comentários sem o mínimo conhecimento ou capacidade de interpretação. Detalhe, para quem não sabe eu sou paulista e Santo André, Paulista, Palmeiras e São Paulo (campeão do ano passado) são paulistas. Não sou mineiro não.
Percebemos também que alguns internautas não conhecem futebol, então vale esclarecer que Libertadores não é o único mata-mata forte na modalidade. Existe Copa do Mundo, Eurocopa e Champions, exemplos de mata-mata fortes onde RARAMENTE ganha ou passa um time mais fraco, embora isso aconteça.

Já a UEFA Europa League aí sim é uma Sul-Americana, tivemos Zenit x Rangers numa final. Alguns países da Europa também tem a sua Copa do Brasil, um nacional mais fraco, como a Copa da Inglaterra, onde o atual campeão é o zebrão Wigan Atlhetic.

Nenhum comentário:

Postar um comentário