O Vasco bateu o Botafogo ontem por 2x0 no Maraca, e quebrou duas marcas ao mesmo tempo. A primeira, e mais importante para a temporada, foi o Time ter vencido um clássico após nove derrotas seguidas. A segunda é mais a longo prazo, porque é a primeira vez que o Time está no G4, e não pelo Carioca 2023, mas pela Copa do Brasil 2024, por isso o mais longo prazo.
E a vitória do Vasco poderia ter vindo de forma diferente, mas o destempero dos botafoguenses levou o caminho a ser trilhado de forma estranha e atípica. Sim, porque se Galarza deu uma entrada um pouco mais dura no jogador do Botafogo no início do jogo, nada justificava a reação dele. Inclusive Galarza só foi amarelado devido essa reação exagerada do botafoguense, já que entradas mais fortes ocorreram no jogo e nada aconteceu. Aos 10 min o destemperado parou Alex Teixeira com falta quando este ia em direção ao gol e foi expulso. Aos 44min, após pênalti marcado para o Vasco, outro defensor botafoguense foi expulso após dar um soco por trás (também absolutamente desnecessário) em Barros. Aqui só quero mostrar a atipicidade do jogo. Para mim os botafoguenses tentaram intimidar o muito meio-campo Vascaíno, erraram muito no tom, e acabaram punidos por isso. Nada justifica o "descontrole" demonstrado por alguns num jogo de tabela, em que eles estão praticamente classificados, e quem necessitava desesperadamente da vitória era o Vasco.
Com esse quadro fica difícil analisar o jogo taticamente, ainda mais o segundo tempo, em que o Vasco se deu ao luxo de se espalhar em campo, de permitir ao Botafogo até mesmo esboçar uma reação obrigando Halls a duas boas defesas, e ganhar o jogo fazendo de mais um goleiro o melhor em campo.
Como taticamente não dá para analisar, então analisarei individualmente.
Alex Teixeira foi bem de novo. O melhor em campo do Vasco. Um gol, e várias jogadas de perigo. Um incômodo para a defesa adversária. Ainda ajudou na marcação e criação.
Pedroa Raul fez seu gol, mas perdeu um incrível e outro bem possível. De qualquer forma foi outro incõmodo para os botafoguenses.
Leo zagueirou quando tinha que zagueirar, cobriu bem os avanços de Piton, saiu jogando bem, e depois dos 11 contra 9 ainda armou bem o jogo, chegando a arrastar como um bom 2º volante. Ótima participação no jogo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário