O Vasco goleou o Boavista ontem no São Januário, e o placar de 4x1 ficou de bom tamanho. As goleadas históricas normalmente são construídas numa jornada de extrema sorte, e/ou de um abismo técnico entre as equipes. Não foi nenhum dos casos de ontem, mas a superioridade técnica do Time Vascaíno foi suficiente para garantir a vitória de forma relativamente tranquila. Com ela o Vasco agora ocupa provisoriamente a 3ª colocação na tabela, e tem boas condições de garantir a vaga para as semifinais e para a Copa do Brasil 2024 já na próxima rodada, a depender de outros resultados.
No jogo o Vasco começou como tem começado seus jogos nessa temporada, com um futebol rápido, envolvente, e partindo para cima do adversário. Boas movimentações, velocidade nas transições defensivas e ofensivas, nos passes, e a busca constante pelo gol. Esse não demorou muito para chegar, e aos 9min de jogo Alex Teixeira roubou uma bola na esquerda, carregou e serviu Pedro Raul que se deslocava para o meio da área. A batida foi forte, rasteira, seca, no cantinho e decretou o 1x0. Aos 42min Alex Teixeira veio pelo meio, tabelou com Pedro Raul que fez excelente pivô, e chutou. O goleiro defendeu, mas no rebote o próprio Teixeira aumentou de cabeça. E o Vasco teve outras oportunidades, apresentou muito volume de jogo e um bom futebol.
O segundo tempo chegou com o Vasco apresentando a mesma disposição, mas logo alguns atletas começaram a dar sinais de cansaço. Aos 13 o Boavista diminuiu numa bola que Jair perdeu de forma infantil na intermediária Vascaína, o chute veio forte e cruzado, e Leo Jardim fez boa defesa, dentro da técnica que se espera de um bom goleiro, mas no rebote Di Maria diminuiu em falha de posicionamento da zaga.
Nos primeiro minutos após o gol o Vasco pareceu sentir, pareceu estar mais cansado ainda, e o Boavista veio para cima. Mas mesmo assim o Vasco aumentou aos 20min com Puma Rodríguez, após sobra numa bola disputada de cabeça num escanteio. Aos 22min Barbieri trocou Jair, Teixeira e Erick por Barros, Nenê e Eguinaldo. Com as mudanças o Vasco voltou a controlar o jogo, e aos 27min Pedro Raul fechou o placar num chute que saiu mascado, mas mesmo assim entrou.
Fora isso foram boas defesas do goleiro do Boavista, bolas raspando a trave, bola na trave, e pelo menos mais umas 8 ótimas oportunidades de fazermos um placar ainda maior durante todo o jogo. Mas o Boavista também chegou, e além do gol teve outras duas ótimas oportunidades, uma defendida por Léo Jardim, e outra que saiu por cima do gol em cabeçada que o atacante nem precisou pular para cabecear.
Agora é Barbieri preparar o Time para o confronto contra o Flamengo no domingo. Acho que essa formação deverá ser alterada, e Barbieri deve mandar um meio-campo mais pegador contra o rival.
Saudações Vascaínas!