Gostei da entrevista de Paulo Bracks, e ao mesmo tempo não gostei. Explico:
Achei que tivemos alguns avanços, como a afirmação de que há um planejamento, e que este será cumprido. Como todo planejamento existem formas de ajuste durante sua execução. Esses ajustes visam corrigir eventuais equívocos no início do trabalho, ou mesmo para fortalecer ainda mais os acertos.
Interessante também que Bracks anunciou o diretor técnico Abel Braga, e o técnico Maurício Barbieri (que deve dirigir o Time esta temporada toda), mas apesar do anúncio, nenhum dos dois foi formalmente apresentado na coletiva. Nenhum deles estava presente para a tradicional entrevista, para as tradicionais declarações e entrega dos "cartões de visitas). Uma forma bem diferente daquela que os torcedores brasileiros estão acostumados, ou seja, uma forma mais empresarial, mais voltada para dentro, e dizendo apenas o essencial para aqueles que se interessam.
Por último achei importantíssima a colocação de Bracks, que pediu aos jornalistas presentes que parassem de falar do rival. A entrevista era no Vasco, sobre o Vasco, e o tempo todo se falava do rival. O rival só serve como isso mesmo, ou seja, ser rival. Mas ele é rival, e temos mais 2,5 dezenas de rivais no Brasil, sejam eles clubes tradicionalmente estabelecidos, sejam eles clubes em ascensão. Com isso o Vasco precisa mirar o próprio planejamento, tendo em vista não apenas um clube, mas 25. Fora isso é uma questão de marketing. É como ir na entrevista de uma marca de automóveis, e ficar falando de outra marca o tempo todo.
Mas teve uma coisa que não gostei. Se já temos atletas contratados, porque não anunciar os nomes.? Entendo o segredo no período de negociações, entendo esse sigilo para evitar que outros clubes atravessem o caminho e emperrem negociações, ou mesmo passem a enxergar atletas que eram vistos apenas pelo Vasco, mas a partir do momento em que o atleta já está contratado, porque não anunciar os nomes?
Por último Bracks não informou qual o objetivo do Vasco. Copa do Brasil e Brasileiro é algo muito vago. O que o Vasco quer? Participar das competições apenas como figurante? Ficar no meio da tabela, ou nas fazes intermediárias da Copa do Brasil? Uma classificação para a Libertadores e semifinais da Copa do Brasil? Isso é meta. Vou chegar nesse objetivo. Meu trabalho tem este objetivo.
E eu digo isso porque nenhuma marca faz planejamento dizendo que vai vender "tal" produto. O planejamento é feito objetivando-se vender X quantidade do "tal" produto, levando-se em conta a relação qualidade/preço, investimento em produção, marketing, rede de distribuição, etc. Com isso é possível fazer os ajustes necessários para que se atinja o objetivo. O que Bracks deu foi extremamente vago, impreciso, e dificulta análise sobre os resultados obtidos. Pode ser bom ou ruim, dependendo do que o Time venha a apresentar.
Saudações Vascaínas!
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