Não sei se vamos ganhar títulos, mas vamos ter um 2023 muito melhor que o último ano.
Pelé, também conhecido como Edson Arantes do Nascimento, e na infância como Dico, fez sua passagem hoje. Vítima de uma metástase, o Rei do Futebol não resistiu e deixou a vida para ficar apenas em nossas lembranças, já que para a História ele já havia entrado.
O Vasco vem renovando alguns contratos com atletas da base. Rayan e Figueiredo já renovaram seus vínculos com o Club, e tiveram as multas rescisórias aumentadas consideravelmente. Claro que em eventuais vendas esses valores não serão alcançados, mas o aumento das multas dificulta bastante a saída dos atletas por valores baixos, e mais, dão segurança ao Club de ter algum retorno por eventuais saídas deles.
Lucas Piton anunciado
O Vasco anunciou hoje a contratação do lateral esquerdo Lucas Piton. O atleta veio do Corínthians, e espera-se que dê bom retorno técnico ao Club. Vejamos o que ele apresentará, e não venham me dizer que ele não precisa ser usado ainda no Carioca, porque é justamente nessa competição que temos ideia do que pode ou não vir a dar certo para o Brasileirão.
Saudações Vascaínas!
Até agora o Vasco já oficializou as chegadas de alguns nomes para a próxima temporada. Além do técnico Maurício Barbieri temos confirmados o zagueiro Leo, que chega do São Paulo, o volante de Lucca, que chega do Bahia, e o atacante Pedro Raúl (cereja do bolo até o momento). Isso já daria para o Vasco dar uma subida no nível, mas o Club não parou por aí, e ao menos mais dois nomes a imprensa já da como confirmados, e deverão ser oficialmente apresentados nos próximos dias. São eles Orellana, ponta direita argentino e Lucas Piton, lateral esquerdo que vem do Corínthians.
Ainda não é um super-time, ainda não é uma equipe para ser campeã brasileira, para passar por cima dos outros, ou mesmo para disputar com as principais equipes brasileiras dos últimos anos, mas certamente o Vasco está montando um Time para disputar coisas maiores do que simplesmente se manter na Série A, porque esses 5 primeiros nomes já eleva o nível da Equipe, mas o Vasco ainda deve trazer ao menos mais uns 10 jogadores, e isso só para iniciar o Brasileiro, porque na janela de meio de ano eu acredito que virá mais.
Saudações Vascaínas!
O volante/meia Juninho deixou o Vasco rumo aos EUA. Após um início extremamente promissor, o jovem e talentoso atleta não conseguiu manter uma sequência de bons jogos, e alternou alguns poucos bons momentos com muitas partidas apagadas, e até mesmo ruins.
Com isso o Vasco acertou seu empréstimo por um ano com o Orlando City dos EUA, e tem seu passe fixado em USD 1 milhão. Para quem poderia alcançar um valor que alavancaria as finanças do Vasco, o atleta se desvalorizou demais nos últimos 2 anos.
Vasco segue agindo
O Vasco segue atuando no mercado e buscando reforçar a Equipe para a temporada 2023. Como foi dito por Paulo Bracks, o planejamento é para que em abril o Vasco tenha o elenco inicial para o início do Brasileirão formado. Pelos nomes que vêm sendo anunciados e comentados o Vasco talvez não forme o melhor time do campeonato no papel, mas formará sim, um bom time, e muitas vezes o coletivo compensa uma eventual menor qualidade técnica. O Vasco dará trabalho, e talvez até dispute título.
Saudações Vascaínas!
Segundo informações da imprensa que segue o Vasco a grande revelação do Vasco nos últimos anos, Andrey Santos, está arrumando as malas para a Europa, e o destino é o Chelsea. O atleta, que tem o valor do passe fixado em cerca de R$ 276 milhões, e em que o Vasco tem 70% desse valor e o atleta os outros 30%, estava em negociações já há algum tempo, e recebeu propostas de outros clubes europeus também, incluindo o City, mas optou pelos Blues.
A assinatura depende ainda de alguns trâmites burocráticos, e os valores envolvidos na negociação ainda não foram revelados. De qualquer forma o Vasco deverá receber uma excelente valor pela negociação, o que pode turbinar ainda mais o Club nessa temporada, além de reduzir dívidas.
Negociações evoluem?
Bom, é o que afirma o canal Atenção Vascaínos. Tem zagueiro, laterais direito e esquerdo, meia, volantes e atacantes. É um pacote bem interessante de reforços, que se vierem darão uma nova cara a essa boa base que já temos no Club. Se vai brigar por título, aí é outra história, mas com certeza deisxarão o Vasco bem mais competitivo do que vem sendo nos últimos 20 anos.
Dívida com Maxi López
O Vasco mais uma vez teve problemas com dívidas de diretorias passadas. Mais uma vez uma dívida com Maxi López poderá atrapalhar o Club em seu processo de transferência de atletas. Mas o prazo para isso acontecer é 05 de janeiro do próximo ano.
A diferença é que agora a SAF diz que liquidará a dívida, ou não, a depender de como as negociações com o atleta caminhem.
É esperar e ver.
Saudações Vascaínas!
Ontem a Argentina conquistou o Tricampeonato do Mundo na partida contra a França. Vejam o que achei da partida e da Copa como um todo no vídeo abaixo.
Pois é pessoal, hoje e amanhã falaremos de Copa do Mundo do Catar, que está acabando. São 64 partidas no total, e só falta uma a ser disputada, a Grande Final. Infelizmente a imensa maioria dos jogos dessa Copa foram de um futebol horroroso. Times muito pouco criativos, enrolados, complicados, mas tivemos alguns bons jogos, e algumas boas surpresas.
De bons jogos eu vi alguns, mas não todos. Dos que vi destaco França x Inglaterra como o melhor, seguido de França x Marrocos. Portugal também fez um grande jogo contra a Suíça, e Argentina x Holanda também protagonizaram ótima partida (essa não tive a oportunidade de assistir). Já a primeira fase foi sofrível, ainda que nos tenha reservado algumas surpresas, como o Japão em 1º de seu grupo, a sofrida classificação da Coreia do Sul, a classificação de Marrocos com vitória sobre a atual campeã França, ou a eliminação precoce da poderosa tetracampeã Alemanha.
Nas oitavas as surpresas continuaram, e Portugal impôs a implacável goleada sobre a Suíça, Marrocos eliminou a poderosa Espanha, e tivemos o excelente jogo entre França x Inglaterra.
Nas quartas o Brasil conseguiu perder para a Croácia. Sem desmerecer os croatas, que souberam tirar proveito da falta de bom senso brasileiro, a derrota veio muito mais por erros dos canarinhos do que pela qualidade dos croatas. Marrocos voltou a surpreender e eliminou a promissora Portugal, e de resto não tivemos grandes surpresas, já que entre Argentina x Holanda não havia favorito.
Nas semifinais os deuses do futebol pararam de brincar e a lógica prevaleceu com sobra. A Argentina não tomou conhecimento da esforçada Croácia e se classificou para a final com um sonoro 3x0, sem dar chances ao adversário. Já a França se classificou com um 2x0 contra o surpreendente Marrocos, mas não foi fácil. O time protagonista da melhor campanha africana da história deu muito trabalho, perdeu várias oportunidades, e não complicou o jogo por excesso de preciosismo na hora de definir as jogadas.
Na decisão do 3º lugar o excesso de preciosismo marroquino foi o que o fez perder para a Croácia por 2x1. Bom jogo, com várias alternativas, mas um jogo marcado pela pecha de terem perdido as respectivas semifinais. Mas como eu disse, foi um jogo interessante, principalmente para quem gosta de futebol. Lembrando que o VAR deixou de dar ao menos um pênalti para cada lado no segundo tempo.
E chegamos ao último jogo, que será hoje ao meio-dia. Argentina x França é outra partida que não tem favorito. A Argentina vem de uma campanha, a meu ver, um pouco mais consistente, principalmente pela parte defensiva, enquanto a França fez uma campanha baseada no contra-ataque, usando a incrível velocidade de seus atacantes.
Pessoalmente torcerei para que Messi leve esse caneco para casa. Se há um atleta no futebol atual que merece entrar para a casta dos grandes campeões mundiais é Messi, ainda mais porque conseguiu superar a idade e fazer seu melhor Mudial.aos 35 anos, idade em que a maioria já demostra claros sinais de estar na curva descendente da carreira, e alguns a estão mesmo encerrando. Mas minha torcida se resume a isso, e claro, a um bom jogo, nessa que foi uma Copa extremamente pobre, tanto técnica quanto taticamente.
Saudações Vascaínas!
O vice-artilheiro do Brasileirão 2022 foi anunciado oficialmente pelo Vasco. O atleta foi contratado por USD 2 milhões junto ao futebol japonês, o que claramente representa uma mudança no Club, que há muitos anos só contratava jogadores livres no mercado, e normalmente em fim de xepa, ou seja, aqueles que não interessavam a outros clubes, porque andamos perdendo atletas para vários clubes com, a princípio, muito menos poder de investimento que o Vasco.
Quanto ao atleta, vou, como sempre, deixar para analisar após uma série longa de partidas. Claro que ele chega muito bem credenciado. Vice-artilheiro do Brasileirão por uma equipe de menor poder de investimento, ótima estatura (1,93m), se movimenta bem, idade em que está atingindo o auge da carreira (26 anos), boa técnica, ótimo cabeceio, mas como sempre, há uma questão de adaptação. Vejamos o que ele apresentará no Vasco, porque na Colina o nível de cobrança é outro.
Mas esperar o resultado, mas é inegável que a aposta é muito boa. O Vasco acertou em cheio ao trazer Pedro Raul.
Só que ele não jogará sozinho. Precisamos de alguns "amiguinhos" para ele poder fazer o dele.
Saudações Vascaínas!
Pedro Raul e Júnior Urso já estão no Rio de Janeiro há alguns dias, ao menos desde o último sábado. Ambos são especulados no Vasco, alguns canais que cobrem o Gigante afirmam que já estão contratados, e devem se apresentar no CT Moacyr Barbosa hoje.
Hoje também haverá a apresentação oficial do técnico Maurício Barbieri. O novo comandante Vascaíno participará de entrevista coletiva no CT e deve dizer o que espera da temporada, e dar uma pincelada de
Alex Teixeira
Se temos a boa notícia de algumas contratações interessantes, também temos uma notícia que pode não agradar muito. O cria da Colina Alex Teixeira pode estar de saída do Vasco. Mesmo tendo recebido proposta do Club para uma renovação de contrato, sua família não está satisfeita e confortável no Rio, e estaria fazendo pressão para voltar para a Europa. Com isso Alex Teixeira ainda não deu retorno à proposta Vascaína.
Apesar de uma participação relativamente apagada em parte do 2º turno da última Série B, acho que Alex Teixeira pode render bem mais, se tiver um bom período de preparação, de readaptação, e um Time melhor do lado para que ele possa conversar em campo.
Saudações Vascaínas!
Após definidas as quartas de final sobraram França, Argentina, Marrocos e Croácia. Apenas 4 equipes, que seguem em busca do lugar mais alto do pódio. Tudo indica que teremos uma final França x Argentina, e possivelmente um tricampeão do mundo, mas essa Copa tem nos reservado boas surpresas. Agora analisando os times e as quartas de final rapidamente.
Já falei do Brasil. A Croácia, que eliminou os brasileiros nos pênaltis, fez exatamente aquilo que eu disse. Jogou por uma bola, ou seja, na sorte. Foi muito eficiente em atrapalhar o Brasil, e o Brasil em se atrapalhar, e a vaga veio nesse trinômio. Seguirá com a mesma tática, porque sabe que não tem time para trocar socos com os argentinos.
"Los hermanos" eliminaram a Holanda. Bom jogo, com muitas alternativas, e também decidido nos pênaltis, A Argentina chegou a abrir 2x0, mas a Holanda buscou o placar e empatou no apagar das luzes. A prorrogação ficou no 0x0 e os pênaltis 4x3. Jogo extremamente equilibrado, e dois times que tinham forças para chegarem na final, mas nenhum dos dois poderia ser considerado grande favorito. Passou a Argentina.
Portugal foi eliminada por Marrocos. Após a partida histórica em que os portugueses meteram 6x1 nos suíços, o time português não conseguiu ultrapassar o surpreendente futebol marroquino (que já garantiu a melhor performance de um time africano na Copa) e foi eliminada por 1x0. Talvez tenha faltado força aos portugueses para se imporem.
A França ultrapassou a fortíssima Inglaterra. Apontei os dois entre os favoritos, e eles me deram razão fazendo o melhor jogo da Copa que eu vi. Uma partida em que poderia ter passado qualquer dos dois, e teria passado bem, com justiça. O 2x1 para a França foi conquistado muito mais no detalhe do que num futebol superior. Mas como eu já disse, detalhes ganham jogos. O erro brutal de Kane na segunda cobrança de pênalti foi o principal detalhe que definiu o jogo, mas não o único, já que o goleiro francês estava numa noite inspirada.
Argentina x Croácia, França x Marrocos. Os bicampeões são favoritos em ambos os jogos, mas surpresas são surpresas, e poderemos ter uma final inédita, um campeão inédito. Torço pela segunda hipótese, mas sei que não é fácil de isso acontecer.
Enquanto isso, no Vasco
Pois é, enquanto isso o Vasco convocou coletiva para a apresentação de Maurício Barbieri amanhã, mas segue sem falar de apresentar os reforços. Até o momento estão confirmados (extraoficialmente) Jr. Urso e Patrick de Lucca, sendo que o segundo chega para composição de elenco e possível valorização para revenda. De resto temos muitos atletas em negociação, mas como Paulo Bracks definiu abril para ter o elenco pronto para a disputa do início do Brasileirão, então está tudo dentro do cronograma.
Mas seria interessante termos um Time um pouco mais encorpado para disputarmos o Carioca. Entendo não se importar em ganhar um título que dá um carro de prêmio para o vencedor, mas há uma rivalidade local histórica, e o Torcedor Vascaíno não quer passar mais um ano de vergonha.
Saudações Vascaínas!
Dois atletas que estiveram no elenco de 2022, e que eu gostariam que permanecessem para 2023 estão deixando o Vasco. Yuri Lara, o melhor marcador do Vasco na temporada, e Thiago Rodrigues, goleiro que não vejo com condições de ser titular numa Série A, mas que seria um ótimo reserva, servindo de sombra ao titular, estão deixando o Vasco.
Yuri recebeu proposta do Japão, e já está com negociações avançadas. Com isso seu destino deve ser a Terra do Sol Nascente. Obrigado por todo o empenho, e sabemos que sem você o acesso teria sido muito mais difícil.
Já Thiago Rodrigues fez um pedido de reajuste salarial considerado absurdo pela diretoria da SAF, ainda mais para um goleiro que deve ficar na reserva para a temporada. Segundo informação do canal Atenção Vascaínos a pedida de Thiago teria sido de um reajuste em torno de 400%, o que levaria o salário de Thiago ao nível de um goleiro titular. Mais um que agradecemos os serviços prestados. Sem ele também teria sido muito mais difícil o acesso.
Agora o elenco precisará de mais dois reforços, porque eram posições no elenco que me pareciam preenchidas.
E seguimos esperando o anúncio dos nomes já contratados.
Saudações Vascaínas!
Gostei da entrevista de Paulo Bracks, e ao mesmo tempo não gostei. Explico:
Achei que tivemos alguns avanços, como a afirmação de que há um planejamento, e que este será cumprido. Como todo planejamento existem formas de ajuste durante sua execução. Esses ajustes visam corrigir eventuais equívocos no início do trabalho, ou mesmo para fortalecer ainda mais os acertos.
Interessante também que Bracks anunciou o diretor técnico Abel Braga, e o técnico Maurício Barbieri (que deve dirigir o Time esta temporada toda), mas apesar do anúncio, nenhum dos dois foi formalmente apresentado na coletiva. Nenhum deles estava presente para a tradicional entrevista, para as tradicionais declarações e entrega dos "cartões de visitas). Uma forma bem diferente daquela que os torcedores brasileiros estão acostumados, ou seja, uma forma mais empresarial, mais voltada para dentro, e dizendo apenas o essencial para aqueles que se interessam.
Por último achei importantíssima a colocação de Bracks, que pediu aos jornalistas presentes que parassem de falar do rival. A entrevista era no Vasco, sobre o Vasco, e o tempo todo se falava do rival. O rival só serve como isso mesmo, ou seja, ser rival. Mas ele é rival, e temos mais 2,5 dezenas de rivais no Brasil, sejam eles clubes tradicionalmente estabelecidos, sejam eles clubes em ascensão. Com isso o Vasco precisa mirar o próprio planejamento, tendo em vista não apenas um clube, mas 25. Fora isso é uma questão de marketing. É como ir na entrevista de uma marca de automóveis, e ficar falando de outra marca o tempo todo.
Mas teve uma coisa que não gostei. Se já temos atletas contratados, porque não anunciar os nomes.? Entendo o segredo no período de negociações, entendo esse sigilo para evitar que outros clubes atravessem o caminho e emperrem negociações, ou mesmo passem a enxergar atletas que eram vistos apenas pelo Vasco, mas a partir do momento em que o atleta já está contratado, porque não anunciar os nomes?
Por último Bracks não informou qual o objetivo do Vasco. Copa do Brasil e Brasileiro é algo muito vago. O que o Vasco quer? Participar das competições apenas como figurante? Ficar no meio da tabela, ou nas fazes intermediárias da Copa do Brasil? Uma classificação para a Libertadores e semifinais da Copa do Brasil? Isso é meta. Vou chegar nesse objetivo. Meu trabalho tem este objetivo.
E eu digo isso porque nenhuma marca faz planejamento dizendo que vai vender "tal" produto. O planejamento é feito objetivando-se vender X quantidade do "tal" produto, levando-se em conta a relação qualidade/preço, investimento em produção, marketing, rede de distribuição, etc. Com isso é possível fazer os ajustes necessários para que se atinja o objetivo. O que Bracks deu foi extremamente vago, impreciso, e dificulta análise sobre os resultados obtidos. Pode ser bom ou ruim, dependendo do que o Time venha a apresentar.
Saudações Vascaínas!
É hoje Vascaínos e Vascaínas! Paulo Bracks finalmente deverá dar sua tão aguardada entrevista coletiva, após algumas semanas na Europa, e nela deverão ser anunciadas novidades e o início do projeto para o próximo ano, o primeiro realmente sob o controle da SAF.
Esperemos que as novidades agradem à maioria dos Vascaínos(as), e lembrando que a 777 não irá contratar a Seleção Brasileira reforçada de Messi e CR7, mas tão somente estará iniciando um trabalho que levará o Vasco a galgar os degraus que precisa, e que isso levará algum tempo.
Quando ele oficializar as novidades, comentarei.
Saudações Vascaínas!
A imprensa vem comentando com bastante força. Deixou de ser um boato simples, para ser uma possibilidade real. Mas claro ainda não foi anunciado oficialmente. De qualquer forma Maurício Barbieri pode pintar na Colina, e segundo a imprensa está faltando apenas a assinatura do contrato, o que deve ocorrer no início da próxima semana.
Barbieri é técnico da nova geração, e, entre outros clubes, teve passagem pelo Flamengo em 2018, em 2020 esteveAmérica MG, onde fez sua pior campanha, e Red Bull Bragantino, onde esteve por 2 anos, e chegou a levar o time do interior paulista a disputar uma Sulamericano, após uma boa colocação no Brasileiro. De qualquer forma a maioria dos trabalhos dele tiveram aproveitamento acima de 50%.
Vejamos primeiro se ele será contratado mesmo.
Saudações Vascaínas!
Galera, como sempre eu não fico comentando boatos. Sim, muitos podem se tornar realidade, mas eu sigo me reservando o direito de só comentar quando as transações são concretizadas, ou no máximo quando há indícios muito fortes de que realmente irão se concretizar.
De muito perto de serem anunciados, até agora, apenas Jr. Urso, que joga como meia e volante, e Abel Braga, que deve fechar com o Vasco como diretor técnico. Como já disse, acho que Abel tem muito a acrescentar no cargo. Vasta experiência, conhecimentos como atleta de sucesso e técnico campeão da Liberrtadores e do Mundo, vários títulos estaduais, nacional, e experiência no futebol europeu também.
Jr. Urso é um caso diferente. Para os padrões atuais o atleta não está velho, mas já está chegando na sua curva descendente. Só que ele não será único no meio-campo, porque terá ao menos mais 2 atletas com ele, sendo que 1 deve ser o muito promissor Andrey. O Vasco deve trazer ao menos mais 1 atleta para revezar com Nenê como o terceiro homem. E aí entra a questão do próprio Jr. Urso, que vem de uma liga bem mais fraca que a Série A brasileira, mas onde ele foi grande destaque. Esperemos que ele volte a se destacar aqui também.
De resto é esperar o dia 6, porque Paulo Bracks deve dar uma entrevista coletiva, onde deve anunciar nomes e perspectivas para a Equipe nessa volta à Série A. Aí voltaremos a comentar.
Saudações Vascaínas!