O Vasco empatou com o Nova Iguaçu ontem no São Januário. Pela primeira vez a Equipe utilizou atletas em que se aposta para disputarem a Série B; e não foi lá essas coisas. Alguns desses atletas decepcionaram mais uma vez, outros chegaram a assustar, e ainda outros mostraram que ainda não estão em condições de estarem na titularidade do Vasco, mesmo esse Vasco estando na Série B. Mas coletivamente o Time foi bem, principalmente na primeira etapa da partida.
Mas como, muito mais do que resultado, a ideia é observar os atletas nesse Carioca, então a análise será feita posição por posição.
Lucão - Quando estreou ano passado mostrou personalidade e muita condição, mas depois da falha que resultou na eliminação na Sulamericana parece ter perdido totalmente a confiança. Saídas de gol equivocadas, medo de tomar decisões, passa muita intranquilidade para a defesa. O primeiro gol foi devido a uma confusão entre ele e Graça. Você pode muito mais que isso Lucão. Confie no seu futebol, e lembre-se que a bola na pequena área é sua.
Caio Tenório - Muita entrega, se esforça na marcação, em apoiar, mas falta um pouco de técnica. Alguma coisa pode ser melhorada com treino (cruzamentos), outras podem ser melhoradas com um pouco mais de tempo. Pode ser útil, embora a estatura atrapalhe um pouco para um jogador de defesa no futebol moderno. Foi substituído por VINÍCIUS - mais uma vez uma atuação patética do ponta Vascaíno. Ele tem que voltar para a base, porque tem muitas falhas de formação, e ainda é lento. Sim, porque para um jogador considerado de velocidade, ele não ganha na corrida de ninguém. Talvez venha a ser bom jogador, hoje eu tenho dúvidas se teria utilidade no Sub-20.
Ernando - Uma estreia segura numa partida em que não foi exigido em nada. Parece que pode ser muito útil.
Ricardo Graça - Mal, muito mal. Vários erros em saída de bola, furadas ao tentar dominar a bola, um gol contra numa indecisão com Lucão. Ainda perdeu várias disputas diretas. Uma das piores apresentações de Graça com a camisa Vascaína.
MT - Depois de bastante tempo, essa foi sua terceira apresentação na lateral-esquerda, e não foi mal. No primeiro jogo foi um pouco titubeante, no segundo melhorou um pouco, e ontem fez muito boa dobradinha com Talles Magno, sendo que o setor esquerdo foi sempre perigoso ao adversário, e ele colaborou muito nisso. Na defesa foi eficiente, e não deixou grandes espaços nas costas. Foi substituído por MIRANDA. Com sua entrada o Vasco passou a jogar no 3-4-3, e Miranda não comprometeu, ainda que o Time tenha mostrado algumas dificuldades para sair jogando.
Bruno Gomes - Não chegou a comprometer, mas também não fez grande apresentação. Foi burocrático, e atrasou um pouco a saída de bola. Na defesa teve alguma dificuldade para marcar o rápido time do Nova Iguaçu, mas esteve longe de ser um problema.
Andrey - Esse foi um dos que mais decepcionou. Nitidamente fora de forma física (em duas semanas caiu muito) e ainda foi muito mal em passes e na marcação, perdendo quase tudo, e deixando o Time muito lento. Saiu para a entrada de JUNINHO - Omde que Abel Braga viu alo lindo nesse menino? É um jogador vagalume, que também parece estar fora de forma, mostra displicência em vários momentos da partida, e em outras acelera o jogo de forma importante. A impressão que deixa é de dispersão, e de repente se lembra onde está, e o que precisa fazer. Potencial ele tem, e muito, mas também precisa melhorar muito.
Carlinhos - Péssimo, muito ruim mesmo. Verdade que até se apresentou, não se escondeu, mas tecnicamente ele é fraco, lento, atrapalha as jogadas, mas hoje deu até sorte, porque o primeiro gol saiu de um erro dele. De qualquer forma, junto com Andrey fez uma partida horrorosa. Saiu para a entrada de Marquinhos Gabriel - não foi uma grande estreia, mas deixou o meio campo mais leve, mais rápido, e se movimentou mais e melhor que Carlinhos. Conseguindo ritmo de jogo, mais preparo físico, e entrosamento com os companheiros, tem potencial para ser muito mais útil. Esperemos que isso se confirme.
Talles Magno - Disparada a melhor apresentação do atleta no último ano corrido. Driblou, chegou à linha de fundo, chutou para o gol, se entendeu bastante bem com MT, e os dois juntos tornaram o setor esquerdo um motivo de preocupação constante para o adversário. No final do jogo estava exausto, mas ainda assim incomodava. Esperemos que isso seja o início de uma recuperação no futebol que ele já mostrou.
Gabriel Pec - Fez doi gols, mas apesar disso a apresentação foi oscilante. Em vários momentos foi fominha, e optou por jogadas individuais e arremates, quando tinha jogadas e companheiros que teriam condições de apresentar um melhor final. Potencial ele já mostrou que tem, agora precisa começar a sair do potencial, e começar a realizar. Gols são importantes para um atacante, mas quando esse atacante é de lado de campo, precisa também criar as melhores jogadas possíveis, e nisso ele pecou. Mas ele agride a área, se apresenta para a conclusão, e para as sobras. Melhorou, mas ainda precisa melhorar muito mais.
Laranjeira - Boa participação, sempre se apresentando, e sempre levando perigo, só que precisa melhorar muito as finalizações. Mas é outro que vem mostrando bastante potencial, e que pode ser aproveitado no elenco para a Série B. Saiu para a entrada de Tiago Reis - Muita entrega, se posiciona bem, mas caiu muito no quesito conclusões a gol, e falta muita técnica ao atleta (acho que só Ribamar é pior). Pena que ele parece estar perdendo o bonde, porque é um dos que mostra mais vontade de se firmar, mas também é dos que tem mais carências técnicas. Ao menos deu mais movimentação ao ataque, quando Laranjeira já dava claras mostras de cansaço. É um atleta que já caminha para 22 anos, e que não deverá permanecer no elenco por muito tempo.
Pessoalmente eu gostaria de ser campeão carioca, mas prefiro que a competição seja usada para formarmos um elenco para jogarmos a Série B. Nesse processo é fundamental observarmos a garotada da base, e alguns remanescentes do elenco que caiu na última temporada. Só que também é necessário termos em mente que no Carioca também há descenso, então não se pode abandonar tanto assim essa competição.
Como sempre, difícil é fazer esse equilíbrio.
E na quinta tem jogo contra a Caldense, onde o Vasco não pode perder de forma alguma. Não só pela questão técnica, mas num ano de vacas magérrimas, mais ainda pela questão financeira.
Saudações Vascaínas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário