quarta-feira, 31 de março de 2021

Fluminense 1 x 1 Vasco

O Vasco empatou com o Fluminense ontem em Volta Redonda. para mim, com 4 horas de fuso e tendo que acordar cedo, ficou inviável de assistir a partida, mas não me impediu de assistir um compacto hoje, e de ler e ouvir várias análises, e no que vi, li, e ouvi, ficou patente que o Vasco teve melhores oportunidades que o Fluminense, e que se alguém deveria ter vencido a partida, esse alguém seria o Vasco. Também ficou patente que o Vasco segue com problemas nas bolas altas na área, e que isso não apenas precisa ser melhor treinado, também precisamos aumentar um pouco a altura de nosso Time. Mas também parece que esse mesmo Time está indo no caminho certo, melhorando a cada jogo, e dando certa esperança à Torcida.

Quanto ao resultado, este praticamente elimina o Vasco do Campeonato Carioca, mas isso não significa que devamos desistir de uma classificação. Ainda faltam 4 rodadas, e caso ganhe esses 4 jogos, e com um algumas combinações de resultados, então quem sabe?

De qualquer forma, como eu disse ontem, o importante é buscarmos atletas que tenham condições de disputar essa Série B, e alguns estão demonstrando essa capacidade. O Carioca é secundário para nós esse ano.

Saudações Vascaínas!

terça-feira, 30 de março de 2021

Fluminense x Vasco

O Vasco vai enfrentar o Fluminense hoje, e devido a proibição de jogos na cidade do Rio de Janeiro, o jogo será em Volta Redonda. Os dois times vivem momentos distintos e semelhantes. Distinto é o momento no Cariocão, onde ambos estão fora do G4 da competição, mas o Fluminense está encostado, e uma vitória hoje pode levá-lo de volta à zona de classificação às semifinais. O Vasco também está fora, mas precisa de ao menos duas rodadas para entrar no G4, e ainda precisa de muitos outros resultados.

Os momentos são absolutamente distintos num nível mais alto, onde o time da Zona Sul está na Série A do Brasileirão, e classificado para a Libertadores desse ano, e tem um time mais pronto. Já o Vasco vive seu quarto rebaixamento em 12 anos, e um Time em total formação.

Para ambos pode ser um bom teste, e mais para o Vasco do que para o Fluminense, o jogo é decisivo no Carioca. Um novo resultado negativo pode decretar a eliminação muito precoce do Cruzmaltino, Já do outro lado, o Fluminense ainda teria boas chances de classificação.

Como eu já disse algumas vezes, gosto do Carioca, aprendi a gostar do Vasco no Carioca, mas nossa prioridade total esse ano é retornar à elite do futebol brasileiro no próximo ano. Com isso o Estadual virou um teste, uma boa pré-temporada, que pode ser bastante melhorada com uma classificação às semifinais, e talvez até às finais, porque estaríamos em atividade, valendo pontos, e talvez até um título, mas ela não é nosso objetivo do ano.

Com tudo isso o Vasco terá algumas mudanças na Equipe para este confronto. Castan e Andrey devem voltar ao Time Titular, e temos o desfalque de Talles Magno, que está lesionado. Mas independente de qualquer coisa, a partida será um bom teste para o Time de Marcelo Cabo.

A propósito, o Vasco não venceu o Fluminense ano passado. Está na hora de voltarmos a vencê-los, até porque poderá ser nosso único confronto esse ano.

Saudações Vascaínas!


segunda-feira, 29 de março de 2021

Vasco anuncia Morato

O atacante de lado de campo, que já teve passagem pelos São Paulo e jogou a última temporada pelo Bragantino. De acordo com o próprio atleta, sua melhor característica é a velocidade em curto espaço, o que pode ser muito útil para furar retrancas.

Amanhã ele será apresentado e também precisará mostrar em que pode ajudar o Vasco.

Barbosa 100 anos

Dia 27 o falecido goleiro Barbosa estaria completando 100 anos, e o Vascão iniciou uma série de homenagens ao eterno ídolo, como a feita no último jogo contra o Madureira.

Mas o Vasco não foi o único a prestar homenagens ao ídolo, e a CBF reuniu 40 goleiros e ex-goleiros para prestar homenagens a Barbosa.

Nunca é demais lembrar que Barbosa ficou marcado pela derrota brasileira na Copa de 50, mesmo ele não tendo sido culpado por ela. Hoje sabemos que vários fatores extra-campo contribuíram para a queda de rendimento da equipe brasileira na partida final. Mas somente a poucos anos Barbosa passou a ser visto pelo futebol brasileiro como o craque que foi. Claro a Torcida Vascaína sempre o viu como o grande goleiro que ele foi, e tudo o que fez pelo Vasco.

Saudações Vascaínas!

domingo, 28 de março de 2021

Vasco 2 x 2 Madureira: um banho de água gelada

O Vasco empatou ontem com o Madureira, e complicou novamente sua vida no Carioca, e isso depois de estar vencendo por 2x0 no segundo tempo. Pior que isso, o adversário empatou em cerca de 3 min, em duas jogadas de bola parada, em que a defesa Vascaína falhou bisonhamente, falhas que, por sinal, já se repetem desde o Brasileirão.

E o jogo não deveria ter acabado empatado, porque o Vasco foi superior na maior parte do jogo, embora eu tenha achado que a intensidade de jogo do Time tenha sido menor hoje do que foi contra o Macaé. Isso pode ter ocorrido devido ao calor, mas por que não aconteceu com o adversário. Por fim podemos mais uma vez falar dos erros de finalização, que foram fundamentais para o resultado final da partida.

No final o resultado foi um banho de água gelada nas pretensões Vascaínas no Carioca, mas o Time apresentou alguns avanços, e velhas falhas que precisam ser corrigidas.

Mais uma vez vamos analisar os atletas:

Lucão - bem debaixo da trave, mas precisa melhorar com os pés. Treinamento ajuda. - 6

Tenório - bem no ataque, mas deixou a desejar na defesa. - 6

Miranda - bem enquanto esteve em campo, mas ainda precisa ganhar impulsão. - 6,5 SAIU PARA A ENTRADA DE ULISSES - Que entrou mal, e depois melhorou um pouco - 4,5

Ricardo Graça - errou muito e atrasou a saída de jogo. - 4,5

Zeca - muito bem, dando velocidade, apoiando bem, marcando bem, e fez um golaço. - 8

Bruno G - protegeu bem a zaga, mas muito lento na saída de bola. - 5 SAIU PARA A ENTRADA DE CAIO LOPEZ - que deu mais velocidade na saída de bola, mas marcou pior - 5

Galarza -  o melhor em campo. Um gol, marcou, acelerou o jogo, apoiou. 8,5

M. Gabriel - caiu um pouco de rendimento, mas ainda conseguiu se apresentar e distribuir a bola. - 5,5 SAIU PARA A ENTRADA DE LARANJEIRA - que não foi bem deslocado pela esquerda - 4

G. Pec - outro que caiu de rendimento, mas que também não se escondeu no jogo. - 5,5 SAIU PARA A ENTRADA DE VINÍCIUS - que mais uma vez foi patético. Deveria parar de entrar em campo até para sua preservação. - 0

Cano - totalmente sem ritmo de jogo, perdeu 2 gols que não costuma perder, mesmo assim foi motivo de preocupação constante ao adversário. 5

Carlinhos - mais uma vez lento e burocrático. - 5 SAIU PARA A ENTRADA DE TIAGO REIS, que mais uma vez correu, tentou, mas não fez nada. Outro que já teve todas as oportunidades  que poderia ter, e as desperdiça há mais de um ano. -1

Saudações Vascaínas!

sábado, 27 de março de 2021

Vasco x Madureira

O Vascão hoje enfrenta o Madureira pela 6° rodada do Carioca 2021, no estádio Los Larios. A partida não será no São Januário devido a proibição do futebol na capital carioca. A partida é fundamental para as pretensões das duas equipes. O Madureira vem fazendo boa campanha, e é o único invicto da competição, com 3 empates e 2 vitórias, e tem grandes chances de classificação às semifinais. O Vasco não está tão bem, mas a vitória sobre o Macaé, junto com um crescimento da Equipe, e às novas contratações que estão sendo feitas, levam o Time a ter recuperado a esperança de uma campanha melhor, e também a buscar a classificação às semifinais.

Como eu disse, o Vascão já pensa novamente em classificação, mas mais do que isso precisa preparar a Equipe para a Série B, e isso inclui observar e dar rodagem a alguns atletas. Com essa ideia espero a repetição da Equipe que derrotou o Macaé, com exceção de Castan, que saiu contundido na última partida. Tendo em vista o objetivo principal do Vasco,eu escalaria Ulisses, principalmente para observar melhor o atleta, e a seu lado escalaria Ricardo Graça. Seria minha alteração na Equipe.

De mais é torcemos por mais uma vitória, e para que o Time siga evoluindo. Já disse aqui várias vezes: eu gosto do Estadual. Vi grandes estaduais, grandes disputas. Mas os tempos mudaram, e hoje o Brasileirão é muito mais importante, então essa terá que ser nossa prioridade.

Saudações Vascaínas!

sexta-feira, 26 de março de 2021

Léo Jabá contratado

O atleta atua como atacante, mas também pode ocupar as laterais esquerda e direita. Com passagens pelas seleções de base, o atleta atuou no futebol russo, e esteve no mesmo clube grego que Léo Matos, onde ajudou a tirar o clube da fila por títulos. Estava escanteado após ter sofrido uma lesão no joelho, e a ideia é se recuperar no Vasco. Quem sabe até fique por aqui?

Que ele seja bem vindo, e que também mostre a que veio.

STJD deu nega

Sim, o STJD não acatou o pedido do Vasco, e a partida contra o Inter-RS não foi anulada, e isso já era esperado. Apesar de tudo vale a luta do Club para ver seus direitos preservados, até porque as negas da justiça despotiva, amparam o Club contra sanções nesse campo, caso realmente se resolva buscar um ressarcimento pelos danos causados na Justiça Comum.

E enquanto buscamos ou não ressarcimento dos danos, o Time jogará a Série B mesmo.

Vasco em 9º

Após o final dos jogos da 5ª rodada do Cariocão 2021, o Vasco terminou a rodada na nona posição na tabela. Mas a vitória foi importante, porque já nos colocou na alça de mira algumas outras posições, e a possibilidade de classificação às semifinais retornaram.

Mas é preciso vencer os jogos, e para isso o Time precisa voltar a atuar minimamente bem.

Saudações Vascaínas!

quinta-feira, 25 de março de 2021

Vasco 3 x 1 Macaé: finalmente uma apresentação aceitável

O Vasco conquistou sua primeira vitória na atual temporada ontem, quando venceu o Macaé, que é o lanterna da competição, e conseguiu se desgarrar um pouco da péssima posição que ocupava. Mas mais do que a vitória foi interessante vermos que a Equipe parece ter evoluído um pouco. Claro que precisamos levar em conta a fragilidade do adversário, mas o Vasco também me pareceu ter atuado com uma postura diferente, embora tenha voltado a cometer erros repetidos.

Falando em erros repetidos, vemos o gol de cabeça sofrido por Lucão, quando o atacante do adversário subiu praticamente só entre os zagueiros, e cabeceou sem ser seriamente incomodado. Outro erro que pudemos observar foi os erros de passes para a conclusão das jogadas, sugerindo muito mais uma afobação, do que velocidade na troca de bola. Em alguns momentos o Time também se mostrou mais parado. Por último vimos Talles Magno reeditar uma péssima partida. Verdade que tentou o gol, que se movimentou mais, mas voltou a errar em profusão, tanto nas decisões, como nas conclusões.

Mas  nem tudo foram problemas, e o Vasco também mostrou evolução. Nesse ponto podemos falar sobre a intensidade do futebol apresentado, que aumentou muito, a ponto de os Vascaínos terem roubado várias bolas ainda no campo de defesa do adversário, e terem levado bastante perigo nessas roubadas de bola. As oportunidades criadas também aconteceram, e o Time chegou mais vezes com perigo real ao gol adversário. As tentativas de fora da área também são dignas de nota, porque ajudaram a espaçar um pouco mais o adversário. Por último algo que já se tinha observado, que foi a melhoria nas bolas paradas, que finalmente conseguem chegar altas na área adversária, e levarem perigo. Assim saíram o primeiro gol, e várias outras jogadas de perigo.

Mas o jogo de ontem não prova nada, porque o Time tem muito ainda que evoluir, e claramente não está pronto para disputar uma competição complicada como a Série B.

E para finalizar sigo achando que o Vasco precisa se classificar paras as semifinais do Carioca, e desculpem a ausência de alguns dias, mas muito trabalho atrapalha a atualização aqui.

Saudações Vascaínas!

segunda-feira, 22 de março de 2021

Vasco 1 x 1 Botafogo: mais um empate

O empate entre Vasco e Botafogo ocorrido ontem em São Januário foi mais um para os Vascaínos, e a prova de que nenhuma das duas equipes está pronta para jogar a Série B este ano. Apesar de o jogo ter sido corrido, a verdade é que teve um nível técnico baixíssimo, e isso ficou refletido nos muitos erros observados durante a partida.

O que interessa pelo lado do Vasco é que temos uma grande carência na suplência de algumas posições, e a até na titularidade de algumas, e todas são no ataque. Para Cano seguimos sem um suplente minimamente razoável. Verdade que Laranjeira até fez umas duas partidas interessantes, mas ainda é pouco para o Vasco. Tiago Reis jogou mais uma chance fora. Fraquíssimo não tem condições de seguir no elenco.

Nas pontas temos um Talles Magno que, se melhorou com MT na lateral esquerda, segue sendo um jogador de pouca produtividade. Na direita Pec continua enrolado, e errando exageradamente. O maior motivo disso é a bobagem do pé trocado, e também porque eles não têm velocidade para jogar como pontas abertos.

O meio até melhorou, mas precisamos de um bom segundo volante, porque Andrey não consegue manter uma boa sequência, e não vejo nenhum desses meninos da base em condições de assumir a vaga. Todos têm potencial, incluindo Andrey, mas por diversos motivos, nenhum deles consegue transformar isso em entrega dentro de campo.

Somamos isso a 4 meses de salários atrasados.

Vai ficar difícil.

Saudações Vascaínas!

domingo, 21 de março de 2021

Vasco x Botafogo

Após duas derrotas e um empate no Estadual 2021, o Vasco recebe o Botafogo num jogo em que só a vitória lhe interessa. Sim, porque em caso de vitória se colocará imediatamente à caça de uma das vagas para as semifinais, mas em caso de novo empate ou derrota, então ele verá qualquer pretensão de classificação bastante dificultada, o que significaria mais uma eliminação precoce no fraquíssimo Campeonato Estadual.

Para esse jogo podemos esperar uma Equipe ainda com pelo menos dois meninos, mas os novos contratados já devendo atuar por mais tempo, e possivelmente a volta de dois nomes importantes desse elenco como titulares: German Cano e Leandro Castan. Com isso o Time começará a tomar alguma cara, mas ainda precisaremos de tempo, de treino, e de entrosamento. Se observarmos bem, são muitas mudanças na equipe, e leva algum tempo até que todas as mudanças sejam assimiladas, tanto pelos que ficaram, como pelos que chegaram.

Também podemos esperar uma Equipe com um pouco mais de intensidade, porque isso é fundamental no futebol moderno. Um dos maiores problemas do Vasco na última temporada foi justamente a falta de intensidade. A falta de preparo físico foi fundamental para essa falha, e até o momento ele vem se repetindo esse ano, e é responsabilidade de Marcelo Cabo e sua comissão técnica resolverem esse problema.

De resto é torcermos para começarmos a ver um Vasco que apresente um futebol um pouco mais consistente, que possa dar um pouco mais de alegria à Torcida, e que dê mostras de que poderá retornar à Série A sem sustos.

Ah sim, e se classificar às semifinais do Cariocão também.

Saudações Vascaínas!

sábado, 20 de março de 2021

Após Copa do Brasil, Cariocão

Após a classificação sofrida na Copa do Brasil, em que o Vasco empatou em 1x1 com a Caldense, as atenções Vascaínas agora se voltam para o Cariocão, onde o Time terá seu primeiro grande desafio, no clássico contra o Botafogo. Vale lembrar que, mais que o clássico, também é uma partida que se repetirá na Série B, então é um bom teste para esse elenco. Esperemos que a Equipe já possa contar com seus melhores atletas, e que comece a mostrar um futebol mais convincente.

E falando em Copa do Brasil

Após a classificação, o adversário do Vasco já era conhecido, e é a Tombense, clube também de Minas, e que se classificou após um empate em 0x0 contra o Nova Tombense, do Mato Grosso. A Tombense é o 7º colocado no Campeonato Mineiro, onde apresenta 1 vitória, dois empates e 1 derrota.

Acredito que também passaremos por eles, mas precisamos começar a apresentar um futebol mais consistente, e também precisamos muito apresentar um preparo físico mais consistente com a idade do Time, e com as necessidades do futebol de hoje em dia.

STJD marca recurso do Vasco

A ação é relativa a anulação da partida contra o Inter-RS, pedida pelo Vasco, e relativa ao segundo turno do Brasileirão.

Pessoalmente acredito que o Vasco tenha razão, mas que o STJD não dará a anulação da partida, e por várias razões, e a principal é que o Brasileirão 2020 já foi homologado, e as posições já foram definidas. Além disso, uma anulação poderia levar a uma enxurrada de pedidos de anulações, porque o VAR interferiu indevidamente (e erradamente também) em várias oportunidades nessa competição.

E não faltam motivos para discordar do VAR

O VAR deveria ser utilizado em lances objetivos como impedimentos, se foi dentro ou fora da área, se a bola entrou ou não, etc. Lances interpretativos não deveriam ser chamados no VAR, fora solicitação do próprio árbitro, e principalmente, lances de gol deveriam ser analisados do lance imediatamente anterior e o da conclusão, e só (cruzamento e cabeçada, ex.).

Ou seja, no Brasil o VAR está sendo utilizado para validar preferências por alguns times, e isso está jogando uma pá de cal em cima do já combalido futebol brasileiro.

Vasco se muda para a Praça XV

Foi definido que o Vasco passará a ocupar dois andares num prédio na Praça XV do Rio de Janeiro. O Club não pagará aluguel, e segundo a atual diretoria, haverá economia com isso.

Eu gostaria muito de saber que economia será essa, porque não há nenhuma explicação plausível para isso. Com a administração concentrada no São Januário, não só não se paga aluguel, como os impostos  e custos de manutenção do local já estão inclusos no próprio São Januário, e com a mudança esses custos do São Januário se mantêm, e agora são acrescidos pelos do novo local.

Isso tem que ser melhor explicado.

Vasco precisa muito de alguns reforços

Goleiro, Volante, e atacante de velocidade. Essas posições são carências que o Vasco já tem há algum tempo. No gol ela apareceu após a queda de rendimento de Fernando Miguel. O goleiro, que teve um final de temporada bom em 2018, uma temporada boa em 2019, teve uma temporada muito oscilante em 2020, deixando de passar segurança à defesa e à Torcida. Lucão já mostrou potencial, mas não está pronto, talvez por insegurança. Só que o gol não é lugar para insegurança alguma.

Na proteção à zaga temos dois atletas vindos da base. Bruno Gomes até marca direitinho, mas de vez em quando erra por achar que joga mais do que realmente joga. Já Andrey está há uns 4 anos no Time principal, e não consegue se firmar, cometendo sempre os mesmos erros e oscilando exageradamente. Precisamos de ao menos 1 volante para melhorar essa proteção à zaga.

Já no ataque uma posição carente desde a saída de Rossi. Vinícius, além de ser fraco (está longe de ter condições de vestir a camisa do Time principal Vascaíno) ainda é lento. Dos 3 jogadores de lado que temos, ele é o mais lento. Talles não é tão rápido assim, e o mesmo acontece com Gabriel Pec. Os dois são habilidosos, e ágeis, mas têm dificuldades em apostar corrida com os zagueiros. Precisamos justamente de alguém que aposte corrida, e ganhe.

Com essas 3 posições o Time não será uma seleção, mas terá condições de evoluir muito, dar mais opções a Marcelo Cabo, e passar pela Série B sem sustos. Claro, desde que as contratações tenham um mínimo de qualidade.

Saudações Vascaínas!

sexta-feira, 19 de março de 2021

Caldense 1 x 1 Vasco: classificação no sufoco

O Vasco empatou ontem com a Caldense, e se classificou para a segunda fase da Copa do Brasil. Com isso o Club conquistou R$ 560k por ter entrado em campo ontem, e mais R$ 675k por jogar também a segunda fase da competição. Se estivesse na Série A do Brasileirão, esses números subiriam para R$1,15mil e R$1,35mil respectivamente. A partir da terceira fase a premiação é igual para todos. Isso começa a mostrar a tragédia financeira que foi a queda do Time para a Série B. A péssima colocação no Estadual do ano passado também ajuda nessa queda de receita.

Mas voltando ao jogo, o Vasco fez um primeiro tempo até razoável, em que parecia que venceria o jogo sem muitas dificuldades. Isso porque após um início de muita correria por parte dos mineiros, o gás diminuiu, e a maior capacidade técnica dos Vascaínos começou a se impor. Aos 12min o Vasco já era superior, e já dominava a partida. Pela esquerda saíam as melhores jogadas, algumas até perigosas, mas o Vasco errava no último passe, ou nas conclusões. A Caldense só teve uma oportunidade, em falha bisonha de Bruno Gomes. Não dá para falhar desse jeito. Do nosso lado a sorte ajudou, e Maquinhos Gabriel abriu o placar em cobrança de falta, quando a bola desviou na defesa, e matou qualquer chance de defesa do goleiro adversário.

No segundo tempo o Vasco até segurou as pontas, mas a partir dos 20min o Time morreu em campo, e o adversário veio para cima. Sem pernas os buracos na defesa começaram a surgir, e a Caldense a chegar. A sorte do Vasco é que os chutes iam sempre em cima de Lucão, que fazia as defesas sem muitas dificuldades, até que numa bola na entrada da área a bola sobrou, e a batida foi no canto, fora do alcance do goleiro, e o empate foi decretado. As mudanças feitas por Cabo não surtiram os efeitos desejados, e o jogo foi no sufoco até o fim. Mas não precisava ter sido assim. O Time Vascaíno precisa evoluir muito.

Mais uma vez a análise dos jogadores.

Lucão - Tem potencial, mas segue extremamente inseguro. Além de não passar tranquilidade para a defesa, erra seguidamente nas decisões que toma, saindo quando é para ficar, e ficando quando é para sair. Tomamos um gol contra o Nova Iguaçu com uma falha dessas, e ontem quase tomamos outro. - 5

Zeca - Não foi brilhante, mas parece ser bom jogador. Se conseguir evoluir será titular absoluto e poderá contribuir muito esse ano. - 7. Saiu para a entrada de LEO MATOS - Tem que levar em conta que está voltando de Covid, mas no pouco tempo que esteve em campo conseguiu levar um amarelo. - 4.

Ernando - Seguro, não inventa, se posiciona bem. Não é craque, mas é bom zagueiro. Uma boa estreia, e ontem foi firme e deve ser titular absoluto pela direita. - 7

Ricardo Graça - Após a atuação desastrosa contra o Nova Iguaçu, ontem foi um zagueiro no mesmo nível de Ernando. 7

MT - Muito bem pela esquerda. Marcou com segurança, ajudou nas bolas altas, apoiou bem, entrou na área, cruzou corretamente. No final cansou a ponto de ter cãibras. - 8. Saiu para a entrada de Castan - Ele entrou para melhorar a bola aérea defensiva, e dar um pouco mais de gás para o setor defensivo. Cumpriu a função. 5

Bruno Gomes - Apesar de um erro clamoroso, que quase resultou em gol do adversário, fez uma boa partida. Apareceu de surpresa no ataque, marcou bem, e saiu jogando com segurança. - 6

Andrey - O contrário de Bruno Gomes. Apesar de um bom chute no primeiro tempo, foi de modo geral lento, dispersivo, errou muitos passes, e perdeu várias bolas por forçar jogadas desnecessariamente - 4 

Marquinhos Gabriel - Foi bem, distribuindo bem o jogo, melhorou as cobranças de falta (consegue colocar a bola na área), fez um gol de falta, ajudou a recompor e a chegar no ataque, sempre com velocidade e objetividade. 7. Saiu para a entrada de JUNINHO - quero saber aonde Abel Braga viu o "lindo" nesse menino. Ele tem técnica, mas é dispersivo, falta intensidade, falta comprometimento, falta interesse, falta querer ser jogador de futebol - 2.

Talles Magno - O mais perigoso do ataque. Aos poucos parece estar recuperando a segurança e o futebol que estiveram desaparecidos por toda a última temporada. Boas jogadas pela linha de fundo, se entendeu muito bem com MT, mas tal qual o companheiro de lado esquerdo também cansou no final, também teve cãibras - 7

Tiago Reis - Correria, entrega, mas falta técnica, e falta capacidade. Como disse da última vez, tenho pena, porque ele mostra ter interesse em acertar, mas falta futebol ao menino. O Vasco deveria pensar em emprestá-lo. Quem sabe com bem mais rodagem ele não se desenvolva, mesmo com suas limitações - 3. Saiu para a entrada de Cano que teve pouco tempo e está voltando de lesão. Mesmo assim foi mais perigoso que Reis. 4.

O Time em si precisa evoluir muito, precisa de mais uma 3 peças para serem titulares, e precisa melhorar o preparo físico urgentemente. Inaceitável atletas de 19 ou 20 anos tendo cãibras com 35min de jogo. Isso precisa ser corrigido urgentemente, porque o jogo hoje em dia é muito físico, e um time sem o preparo físico adequado. E fica claro que um dos motivos da queda do Vasco foi o péssimo preparo físico do ano passado, já que os 3 atletas que chegaram de outros clubes, mostram melhor preparo físico do que aqueles que já estavam aqui.

Saudações Vascaínas!



quinta-feira, 18 de março de 2021

Caldense x Vasco

O Vasco faz sua estreia na Copa do Brasil 2021, e esperamos que não seja também sua despedida. Sim, porque se o Vasco perder a partida, ele estará eliminado da competição.

"Mas você está sendo pessimista."

Estou não. Primeiro porque o Vasco coleciona péssimos resultados esse ano, e segundo porque a Caldense coleciona bons resultados esse ano. Para completar, o canal Atenção Vascaínos informou que o gramado do estádio onde o jogo acontecerá é ruim, aquele gramado de jardim antigo, que atrapalha a velocidade da bola, e no qual o Vasco está muito menos acostumado a atuar que o time da casa, ainda que eles também reclamem do gramado. Para culminar o time mineiro tem alguns bons atletas, e pode dar muito trabalho, mesmo que tenha tido algumas dificuldades atuando em casa.

Para evitar isso o Vasco deve entrar com o que tem de melhor no momento. Isso significa que Cano deve voltar à Equipe, e Zeca deve fazer sua estreia na lateral esquerda. Além disso, Marquinhos Gabriel e Ernando também devem entrar como titulares, mas o principal é que o Time tenha a atenção que faltou nos jogos do Carioca até o momento, principalmente contra o Nova Iguaçu, na última rodada. A volta de Castan ainda é dúvida.

Com isso o Time deve começar a apresentar uma cara mais definida, e esperemos que também já comece a mostrar um futebol um pouco mais condizente com a grandeza e importância histórica do Club, mesmo que no momento ele esteja na Série B.

A propósito, o Vasco transmitirá a partida pela sua página de Facebook, para aqueles que vivem fora do Brasil. Ótima iniciativa.

Saudações Vascaínas!

terça-feira, 16 de março de 2021

Vasco x Botafogo adiado

A partida entre Vasco x Botafogo, válida pela 4ª rodada da fase de classificação do Cariocão 2021, foi adiada de sábado, 20/03 às 18h00, foi adiado para domingo, 21/03 no mesmo horário. A partida será no São Januário, e o Vasco terá um bom desafio, que inclusive também acontecerá na Série B deste ano.

Além do desafio, que já serve para começarmos a ter ideia de como o Time estará para a disputa da Série B, o jogo também é importante dentro da competição, porque o Vasco precisa da vitória para se afastar das últimas posições, e começar a pensar numa classificação às semifinais.

Castan fica, Castan sai

Por enquanto Leandro Castan fica. Apesar de a última temporada ter sido bem ruim tecnicamente para o atleta, ele ainda conta com um certo crédito junto a Torcida. Mas isso não é suficiente, porque Castan tem um alto salário, e o Vasco terá muitas dificuldades de pagar um valor tão alto para um atleta.

Com isso me parece que as partes estão conversando, e me parece que Castan terá que reduzir seu salário para se manter no Club. Agora, mesmo que isso aconteça, ainda assim há a hipótese de alguém fazer uma proposta, e Castan vir a ser outro a deixar a Colina.

Vasco e São Paulo se acertam

Com isso Benítez deve realmente pegar o caminho do Morumbi, dependendo apenas de um acerto com o Independiente. A verdade é que o argentino é bom jogador, mas além da condição física que está sempre em xeque com ele, ainda é um atleta muito caro para as atuais condições do Vasco.

Saudações Vascaínas!

domingo, 14 de março de 2021

Nova Iguaçu 2 x 2 Vasco

O Vasco empatou com o Nova Iguaçu ontem no São Januário. Pela primeira vez a Equipe utilizou atletas em que se aposta para disputarem a Série B; e não foi lá essas coisas. Alguns desses atletas decepcionaram mais uma vez, outros chegaram a assustar, e ainda outros mostraram que ainda não estão em condições de estarem na titularidade do Vasco, mesmo esse Vasco estando na Série B. Mas coletivamente o Time foi bem, principalmente na primeira etapa da partida.

Mas como, muito mais do que resultado, a ideia é observar os atletas nesse Carioca, então a análise será feita posição por posição.

Lucão - Quando estreou ano passado mostrou personalidade e muita condição, mas depois da falha que resultou na eliminação na Sulamericana parece ter perdido totalmente a confiança. Saídas de gol equivocadas, medo de tomar decisões, passa muita intranquilidade para a defesa. O primeiro gol foi devido a uma confusão entre ele e Graça. Você pode muito mais que isso Lucão. Confie no seu futebol, e lembre-se que a bola na pequena área é sua.

Caio Tenório - Muita entrega, se esforça na marcação, em apoiar, mas falta um pouco de técnica. Alguma coisa pode ser melhorada com treino (cruzamentos), outras podem ser melhoradas com um pouco mais de tempo. Pode ser útil, embora a estatura atrapalhe um pouco para um jogador de defesa no futebol moderno. Foi substituído por VINÍCIUS - mais uma vez uma atuação patética do ponta Vascaíno. Ele tem que voltar para a base, porque tem muitas falhas de formação, e ainda é lento. Sim, porque para um jogador considerado de velocidade, ele não ganha na corrida de ninguém. Talvez venha a ser bom jogador, hoje eu tenho dúvidas se teria utilidade no Sub-20.

Ernando - Uma estreia segura numa partida em que não foi exigido em nada. Parece que pode ser muito útil.

Ricardo Graça - Mal, muito mal. Vários erros em saída de bola, furadas ao tentar dominar a bola, um gol contra numa indecisão com Lucão. Ainda perdeu várias disputas diretas. Uma das piores apresentações de Graça com a camisa Vascaína.

MT - Depois de bastante tempo, essa foi sua terceira apresentação na lateral-esquerda, e não foi mal. No primeiro jogo foi um pouco titubeante, no segundo melhorou um pouco, e ontem fez muito boa dobradinha com Talles Magno, sendo que o setor esquerdo foi sempre perigoso ao adversário, e ele colaborou muito nisso. Na defesa foi eficiente, e não deixou grandes espaços nas costas. Foi substituído por MIRANDA. Com sua entrada o Vasco passou a jogar no 3-4-3, e Miranda não comprometeu, ainda que o Time tenha mostrado algumas dificuldades para sair jogando.

Bruno Gomes - Não chegou a comprometer, mas também não fez grande apresentação. Foi burocrático, e atrasou um pouco a saída de bola. Na defesa teve alguma dificuldade para marcar o rápido time do Nova Iguaçu, mas esteve longe de ser um problema.

Andrey - Esse foi um dos que mais decepcionou. Nitidamente fora de forma física (em duas semanas caiu muito) e ainda foi muito mal em passes e na marcação, perdendo quase tudo, e deixando o Time muito lento. Saiu para a entrada de JUNINHO - Omde que Abel Braga viu alo lindo nesse menino? É um jogador vagalume, que também parece estar fora de forma, mostra displicência em vários momentos da partida, e em outras acelera o jogo de forma importante. A impressão que deixa é de dispersão, e de repente se lembra onde está, e o que precisa fazer. Potencial ele tem, e muito, mas também precisa melhorar muito.

Carlinhos - Péssimo, muito ruim mesmo. Verdade que até se apresentou, não se escondeu, mas tecnicamente ele é fraco, lento, atrapalha as jogadas, mas hoje deu até sorte, porque o primeiro gol saiu de um erro dele. De qualquer forma, junto com Andrey fez uma partida horrorosa. Saiu para a entrada de Marquinhos Gabriel - não foi uma grande estreia, mas deixou o meio campo mais leve, mais rápido, e se movimentou mais e melhor que Carlinhos. Conseguindo ritmo de jogo, mais preparo físico, e entrosamento com os companheiros, tem potencial para ser muito mais útil. Esperemos que isso se confirme.

Talles Magno - Disparada a melhor apresentação do atleta no último ano corrido. Driblou, chegou à linha de fundo, chutou para o gol, se entendeu bastante bem com MT, e os dois juntos tornaram o setor esquerdo um motivo de preocupação constante para o adversário. No final do jogo estava exausto, mas ainda assim incomodava. Esperemos que isso seja o início de uma recuperação no futebol que ele já mostrou.

Gabriel Pec - Fez doi gols, mas apesar disso a apresentação foi oscilante. Em vários momentos foi fominha, e optou por jogadas individuais e arremates, quando tinha jogadas e companheiros que teriam condições de apresentar um melhor final. Potencial ele já mostrou que tem, agora precisa começar a sair do potencial, e começar a realizar. Gols são importantes para um atacante, mas quando esse atacante é de lado de campo, precisa também criar as melhores jogadas possíveis, e nisso ele pecou. Mas ele agride a área, se apresenta para a conclusão, e para as sobras. Melhorou, mas ainda precisa melhorar muito mais.

Laranjeira - Boa participação, sempre se apresentando, e sempre levando perigo, só que precisa melhorar muito as finalizações. Mas é outro que vem mostrando bastante potencial, e que pode ser aproveitado no elenco para a Série B. Saiu para a entrada de Tiago Reis - Muita entrega, se posiciona bem, mas caiu muito no quesito conclusões a gol, e falta muita técnica ao atleta (acho que só Ribamar é pior). Pena que ele parece estar perdendo o bonde, porque é um dos que mostra mais vontade de se firmar, mas também é dos que tem mais carências técnicas. Ao menos deu mais movimentação ao ataque, quando Laranjeira já dava claras mostras de cansaço. É um atleta que já caminha para 22 anos, e que não deverá permanecer no elenco por muito tempo.

Pessoalmente eu gostaria de ser campeão carioca, mas prefiro que a competição seja usada para formarmos um elenco para jogarmos a Série B. Nesse processo é fundamental observarmos a garotada da base, e alguns remanescentes do elenco que caiu na última temporada. Só que também é necessário termos em mente que no Carioca também há descenso, então não se pode abandonar tanto assim essa competição.

Como sempre, difícil é fazer esse equilíbrio.

E na quinta tem jogo contra a Caldense, onde o Vasco não pode perder de forma alguma. Não só pela questão técnica, mas num ano de vacas magérrimas, mais ainda pela questão financeira.

Saudações Vascaínas!


sábado, 13 de março de 2021

Nova Iguaçu x Vasco

O Vasco enfrenta o Nova Iguaçu hoje às 18h00. Como o Cariocão tem coisas que só acontecem no Cariocão, o mando de campo é do Nova Iguaçu, mas a partida será no São Januário. Apesar de tudo, o que muda é a estrutura, que provavelmente é melhor no nosso estádio do que num estádio mais acanhado, mas que é algo esdrúxulo, é.

E na terceira rodada o Vasco se vê obrigado a vencer. Menos mal que o Time principal já deve começar a entrar em campo para pegar ritmo, e que Marcelo Cabo estará a beira do campo. Os novos contratados também deverão estar à disposição, e acredito que farão suas estreias, nem que seja no segundo tempo.

Mas isso não significa que a garotada não continuará sendo observada, até porque é no Estadual que eles precisam mostrar condições mínimas para enfrentarem desafios mais difíceis, principalmente na Série B, onde o jogo é extremamente físico, desgastante, e onde o Vasco não pode fracassar de forma alguma.

Saudações Vascaínas!

sexta-feira, 12 de março de 2021

Andrey Santos transforma manto em quadro

O Sagrado Manto Vascaíno usado por Andrey Santos nos poucos minutos em que atuou em sua estreia, na partida contra o Volta Redonda, foi transformada num quadro.

Precisa dizer algo mais?



Vasco demitirá 186 de seus funcionários

A medida tem a intensão de diminuir a folha de pagamentos em 35%, e está no escopo das duras medidas que estão sendo implementadas no Club, e que têm como objetivo fazer com que o Vasco passe 2021 com a queda brusca de receitas que a queda para a Série B causará.

Barba também deixa o Club

Fernando Miguel também está deixando São Januário. Apesar do ano de altos e baixos que teve em 2020, ele foi importante em outros momentos, e chegou a barrar o ídolo Martín Silva no final de 2018. Sua despedida teve um tom de tristeza, mas de confiança e de esperança na recuperação do Vascão.

Boa sorte ao goleiro em seus novos desafios.

Saudações Vascaínas!

quinta-feira, 11 de março de 2021

3 reforços e o técnico regularizados no BID

Ernando, Marquinhos Gabriel, e Zeca foram regularizados no BID da CBF, e já podem estrear pelo Vasco. Acho difícil que os três iniciem o jogo contra o Nova Iguaçu no sábado, mas como o Brasileirão acabou a menos de duas semanas, e todos estavam ativos na época, acredito que possam entrar no segundo tempo, e que em mais uma semana, no máximo, estejam em condições de disputar uma partida inteira.

Marcelo Cabo, que já começou a montar seu time nos treinos, também foi regularizado, e deverá comandar a equipe da beira do campo no sábado.

E começarem a mostra o que vieram fazer no Vasco.

Cano fora?

Calma Vascaínos(as), não é do Vasco, mas talvez o artilheiro não possa participar do próximo jogo. O problema é que Cano ainda não estaria totalmente recuperado de uma lesão, que sofreu no final do último Brasileirão.

Que ele esteja pronto para atuar o antes possível. Precisaremos muito dele nesta temporada.

Pikachu fora

Esse sim está fora do Vasco. O atleta acertou sua ida para o Fortaleza, e o Club costurou um acordo para a rescisão de contrato amigável. Além da economia com o alto salário do meia-atacante (lateral ele não é), ainda economizará nos atrasados, e mantém um percentual dos direitos federativos do atleta.

Apesar da última temporada muito apagada, Pikachu marcou presença em sua passagem na Colina, tendo marcado 40 gols, e sido decisivo em várias oportunidades, além de ser o jogador com mais atuações pelo Gigante no Século XXI.

Boa sorte a Pikachu, e obrigado pelos serviços prestados. 

Funcionários receberam

Sim, receberam, mas não tudo. O mês de dezembro e o 13º foram pagos, e janeiro está em aberto, além de fevereiro que, por acordo, vence dia 20 de março. Os jogadores seguem com dezembro, janeiro, e 13º em atraso, além de fevereiro que está prestes a vencer.

Salgado prometeu colocar tudo em dia até abril, e não atrasar mais.

Estamos atentos, e cobraremos.

A apresentação dos reforços

Não falei nada sobre os reforços, porque essas apresentações são uma grande mesmice, com os atletas apresentando aqueles discursos padronizados, falando de somar, grupo, empenho, etc. Até o Gustavo Torres chegou na Colina com esse papo furado, e quem acompanha sabe como ele se empenhou.

Mas Alexandre Pássaro mudou algo dessas coletivas. Primeiro porque falou as coisas muito claramente, inclusive sobre a saída de alguns atletas, motivos justificados para isso, e que o Vasco não vai sair contratando desesperadamente.

Segundo porque falou de forma clara quais os critérios para as contratações, e o que o Club espera de seus novos atletas.

Mas Pássaro não é um mágico, e muito menos um deus. Ele poderá errar, e alguns dos que chegam poderão não corresponder, até porque se fossem atletas que estão no auge, e badalados no mercado, não estariam na Série B, mesmo sendo no Vasco.

A verdade é que estamos montando um Time com refugos, que será liderado por Cano e Castan, e preenchido com garotos da base. Mas esses refugos já mostraram alguma coisa. Pode ser que voltem a mostrar um bom futebol, não só porque ainda estão em idade que permite essa esperança, mas também porque parecem estar a fim de recuperar o prestígio que já tiveram.

Saudações Vascaínas!

terça-feira, 9 de março de 2021

Lateral Zeca contratado

O Vasco fechou a contratação do lateral Zeca. Não digo aqui em qual lateral ele joga, porque ele atua dos dois lados. O atleta foi revelado no Santos e teve boa passagem pela equipe paulista, tendo inclusive várias passagens pelas seleções brasileiras de base. Na última temporada esteve no Bahia.

A princípio, com Zeca na esquerda, e Matos na direita, o Vasco está bem servido nas laterais para a Série B. Mas vamos ver se Zeca irá repetir as boas temporadas que já teve.

Vasco tem contratado por produção

É uma forma de contrato que me parece muito correta. O atleta chega com um salário bem mais baixo, e tem acréscimos pela produtividade, como quantidade de vezes em que é relacionado, vezes que entra em campo, gols marcados, etc. 

Acho uma forma ótima de contrato, porque não há justificativa para um clube estar pagando altos salários a atletas que produzem pouco, às vezes nada. O Vasco dos últimos anos teve vários exemplos disso. Alguns ainda estão por lá.

Benítez fora?

É o que estão informando na imprensa. O São Paulo já teria se acertado com o Independiente-AR, e estaria apenas aguardando o aval do Vascão para contar com o atleta na atual temporada. Segundo a imprensa, o Vasco teria pedido o empréstimo de alguns atletas para liberar Benítez.

Benítez é um bom jogador, mas é caro para a atual situação do Vasco, e está longe de apresentar um bom custo benefício, já que se lesiona demais, e também oscila demais em suas apresentações.

Aos poucos se forma um elenco

Devagar, e aparentemente com os pés no chão, parece que o Vasco está formando um elenco competitivo para as competições que tem esse ano, principalmente levando-se em conta a situação financeira da Equipe.

Entendam, quando falo em um elenco competitivo, é um elenco que poderá apresentar um bom desempenho no Carioca, na Copa do Brasil, e conquistar seu acesso na Série B sem sustos. Se esse Time der liga, aí podemos até mesmo esperar um desempenho muito bom na Copa do Brasil.

Saudações Vascaínas!

segunda-feira, 8 de março de 2021

E é o Dia Internacional da Mulher

Parabéns a todas as mulheres, nesse dia que é só delas, e um parabéns ainda maior às Vascaínas, porque além de mulheres, ainda têm um excelente gosto.

Saudações Vascaínas!

Vasco contrata Ernando e Marquinho Gabriel

O Vasco anunciou a contratação de seus dois primeiro reforços para a temporada 2021. O zagueiro Ernando e o meia-atacante Marquinho Gabriel. Ernando jogou quase toda a Série A desse ano pelo Bahia, enquanto Marquinho disputou a Série B pelo Cruzeiro tendo tido participação apagada. Ambos já contam com uma boa bagagem, contando respectivamente com 32 e 30 anos, ambos jogaram em grandes equipes, e ambos tiveram bons momentos em suas carreiras, embora esses momentos já tenham ocorrido há algum tempo.

A verdade é que são duas incógnitas, e não sabemos se serão capazes de reeditar seus melhores momentos, e ainda mais se farão diferença nesse elenco do Vasco, que está sendo profundamente reformulado.

A propósito, apesar de não podermos dizer que Ernando é baixinho com seus 1,84 metros, para zagueiro ele não é dos mais altos, e uma zaga formada por ele e Ricardo Graça seria uma zaga relativamente baixa, ainda mais numa Série B, onde a força é muito acentuada, e nosso Time não é tão técnico a ponto de compensar a falta de força física com técnica.

Como sempre vamos esperar para que eles mesmos digam a que vêm, e torcer para que acrescentem positivamente a esses garotos.

Na derrota ganhamos posições

Apesar de termos perdido duas partidas seguidas, e seguirmos sem pontuar no Carioca 2021, o Vascão ganhou duas posições na tabela. Isso se dá pelo saldo de gols, que para o Vasco esteja um pouco menos ruim que para Macaé e Fluminense.

Mas obviamente essa situação não é para ser comemorada, a situação é complicada, e o Time precisa urgentemente começar a vencer. Chances para isso já tivemos, e desperdiçamos, mas que os primeiros 3 pts venham contra o Nova Iguaçu, em partida que ocorrerá no próximo sábado, em local a ser definido.

Marcelo Cabo deve fazer sua estreia

Apesar de ainda termos o Time Sub-20 na próxima jornada, o Vasco já deverá ter a estreia do técnico Marcelo Cabo, que deverá estar a beira do gramado comandando a equipe contra o Nova Iguaçu. Boa sorte ao novo comandante, e que consigamos nossa primeira vitória no Estadual.

Classificação às semifinais são importantes

Apesar de o Carioca ter perdido importância, apesar de o Carioca ter perdido glamour, apesar de tecnicamente o Carioca ter caído muito de nível (como o futebol brasileiro de maneira geral), apesar de as premiações do Carioca terem se tornado bastante pequenas, em relação às outras competições de âmbito nacional e internacional, apesar disso tudo, é muito importante que o Vasco se classifique às semifinais, e quem sabe até mesmo ás finais da Competição. Quem sabe até ganhar o título?

Mas por que isso?

Bem, primeiro porque ainda que a premiação não seja das melhores, há uma premiação interessante, e clube de pires na mão não pode se dar ao luxo de dispensar premiações. Na parte técnica, ainda que o nível da competição não seja dos mais altos, onde realmente podemos esperar algum teste para a Equipe, é justamente nas semifinais, onde esperamos enfrentar as melhores equipes do campeonato, e numa situação de mata-mata, onde os esforço é sempre maior. Por último, mas não definitivo, uma boa colocação (se possível com título) é importante para dar algum ânimo, alguma confiança a esse elenco tão castigado no último ano.

E um título pode dar algum alento a essa sofrida e mais que fiel Torcida.

Outras negociações têm sido feitas e saídas serão anunciadas

O Vasco apresentou dois reforços, mas eles não devem ser os únicos. A diretoria vem mantendo conversas com outros atletas, e possivelmente teremos outros anúncios ainda esta semana.

E ainda hoje a diretoria deve anunciar uma lista de atletas que deverão ser liberados, e com os quais o Club não conta para esta temporada. Alguns medalhões do elenco devem fazer parte dessa lista, como Fernando Miguel, e Pikchu. Este último até já negocia com outras equipes.

Vejamos quem deverá sair.

Saudações Vascaínas!

domingo, 7 de março de 2021

Volta Redonda 1 x 0 Vasco: perdemos, mas vimos algo interessante

O Vasco foi derrotado ontem a noite pelo Volta Redonda, no Raulino de Oliveira. O mais interessante é que, pouco antes do gol, eu pensei que o Vasco não perderia o jogo, e que não merecia perder, pelo que fez durante a partida. Mas futebol é madrasta, e não tem pena de punir quem não se resolve. O 1x0 pode ter sido injusto pela produção das equipes, mas não o foi devido ao aproveitamento, e a uma falha grosseira do zagueiro Vascaíno Ulisses, que até fazia uma boa partida.

Mas como eu disse no título, vimos algo interessante nesse jogo, e isso teve dois lados. O primeiro foi o coletivo. O Time coletivamente esteve bastante interessante, soube exercer a marcação alta em alguns momentos, soube se fechar bem, no ataque houve deslocamentos, infiltrações, boas tabelas, tentativas de quebrar as linhas com dribles, e tudo isso foi bem executado, ainda que os resultados tenham sido inócuos, mas devido a erros estratégicos, como a bobagem do pé trocado dos pontas, ou a erros individuais, aí restrito aos erros de finalização.

O outro lado foi o individual. Apesar de coletivamente o Time ter ido bem, algumas atuações individuais comprometeram o desempenho coletivo, matando jogadas que tinham muito potencial para terminar em gol, ou concluindo mal (isso é um problema de todos os atletas que sobem da base do Vasco), o que precisa ser corrigido, e logo.

Mas também tivemos algumas atuações interessantes, como de Laranjeira, Figueiredo e Matias Galarza, e Tenório. Laranjeira foi muito bem, tentando chutes de média distância, aparecendo na área, e distribuindo bem o jogo. Figueiredo parece fora de posição com isso de pé trocado, mas entra na área e busca sempre dar opções. Galarza muito bem na saída de bola, na marcação, e no apoio. Tenório foi bastante participativo, e pelo seu lado saíram algumas boas jogadas, além de ter marcado razoavelmente bem.

Mas a verdade é que todos são garotos, todos tendem a oscilar, e nenhum está verdadeiramente pronto para protagonizar no Time Principal, mas muitos ali têm condições de compor bem o elenco, e até mesmo de assumirem uma titularidade, se o protagonismo não for cobrado deles.

Quanto ao Carioca, é bom o Vasco abrir o olho, porque tem descenso também, e o Cruzmaltino só não está pior que o Macaé porque se salva no saldo de gols.

Saudações Vascaínas!

sábado, 6 de março de 2021

Volta Redonda x Vasco

Nosso Sub-20 volta a campo para enfrentar o Volta Redonda no Raulino de Oliveira. O jogo já se torna crucial para o Vascão, porque a fórmula do Carioca mudou, e agora temos jogos de  todos contra todos, os 4 primeiros se classificam para as semifinais, e os vencedores dos dois confrontos vão para a finalíssima. Com isso o Vasco precisa começar a pontuar já, pois do contrário teremos enorme dificuldades para alcançar uma posição ao menos digna nesta competição.

Com este objetivo o técnico Diogo Siston deve mexer na Equipe, e o trio de ataque - Reis, Vinícius e Lucas Santos - deve perder espaço nessa Equipe e serem substituídos. Também de ser dada mais atenção à defesa, principalmente devido o jogo aéreo, que tem sido um problema para a defesa Vascaínas desde o ano passado.

E seguimos observando, porque desse Carioca sairá a base para a disputa da Série B.

Saudações Vascaínas!

sexta-feira, 5 de março de 2021

STJD nega pedido do Vasco

Ontem o STJD negou o pedido de anulação do jogo Vasco 0 x 2 Inter-RS, e o Cruzmaltino viu sacramentada sua queda para a Série B. A justificativa do presidente do tribunal esportivo não se sustenta nos fatos, já que, qualquer decisão de campo, é tomada em sua última instância pelo árbitro de campo, e esta não pode receber influência externa, com a exceção do VAR, que detém capacidade técnica para decidir determinadas situações em campo. Ora, o VAR não funcionava antes do jogo, não funcionou no momento, e houve influência indevida, porque houve afirmativa de que o gol foi legal, mesmo sem o recurso técnico para baseá-la.

Mas apesar de tudo, já esperávamos que o Vasco não conseguisse nada na justiça desportiva. 

Agora o Club diz que recorrerá da decisão, mas me parece mesmo é que deveríamos começar a preparar a ação na Justiça para buscar a reparação financeira da queda. E claro, uma maior pressão política dentro da CBF, para evitar esses "erros" estranhíssimos, que sempre acontecem contra o Vasco.

Leo Gil deixa a Colina

O volante Leonardo Gil rescinde com o Vascão e irá defender o Colo Colo na atual temporada. Seu salário não era dos mais altos, mas o futebol era dos piores, então o custo-benefício do atleta acabou por ser muito ruim para o Vasco.

Que ele tenha sorte no seguimento de sua carreira, mas certamente não deixa saudades no Gigante.

Outros também devem sair

Além de Leo Gil, também Benítez, Castan, Pikachu, Werley, e até Cano também podem deixar a Colina. Algumas Crias da Colina também devem ter uma maior ação do Club na busca de vender seus direitos federativos, além de que cerca de 40% do quadro de funcionários estará sendo demitido. O Vasco precisa reduzir drasticamente seus custos, e precisa conseguir dinheiro novo para passar esse ano difícil.

Eu reclamei que não se disse com clareza o que o Club faria para colocar a nau no rumo certo durante essa tempestade, mas a diretoria está agindo, até agora, com a celeridade necessária, e essas respostas estão sendo dadas rapidamente.

Mas é preciso ter muito cuidado nesses cortes, porque a mudança de rumo (a economia e entrada de dinheiro novo) não podem ser tão grandes a ponto de impedir de sairmos da tormenta (não subirmos ao final da Série B. Esse ajuste fino é que é a grande dificuldade de se conseguir.

Aprovada associação on line

O CD aprovou a associação online para o Gigante. o placar foi avassalador em favor da proposta, e facilita para que o(a) Vascaíno(a) de qualquer lugar do mundo possa adentrar ao quadro de sócios do Club (o sócio-torcedor não é um sócio no sentido pleno da palavra).

Esperamos que o Club se manifeste logo para explicar como essa associação se dará.

Amanhã é contra o Volta Redonda

E esperamos que o Time entre com mudanças, porque alguns atletas ainda têm algum crédito, mas outros já não têm nenhum, e precisam é serem negociados e deixarem a Colina, porque nem para estarem na reserva servem.

Além disso o Vasco precisa dos 3 pts. O Carioca também tem descenso, é campeonato de tiro curto, e o Vasco não pode se dar ao luxo de ficar muito mal colocado dois anos seguidos nessa competição também.


quinta-feira, 4 de março de 2021

Vasco 0 x 1 Portuguesa: deficiências se mostram claras

O Vasco estreou ontem no Carioca 2021, e foi o único grande que não venceu - o Fluminense só joga hoje. Começamos essa competição de forma complicada, mas apesar de a ideia do técnico Marcelo Cabo - e nossa também - é de ganharmos, mas principalmente de sabermos com quem podemos contar para a Série B. Definitivamente alguns atletas precisam seguir suas carreiras, mas fora do Vasco. Isso fica claro a cada jogo em que entram em campo.

Tiago Reis e Lucas Santos não têm mais como receberem oportunidades. Reis está entrando no terceiro ano no elenco do Time Principal, mas não evolui absolutamente nada. Lucas é ainda pior, porque ele piora jogo a jogo, já teve experiência no exterior, e está há ainda mais tempo no Elenco Principal, piora jogo a jogo. Vinícius precisa estar no Sub-20, precisa corrigir muitíssimas coisas, e quem sabe mais, para a frente, ter outra oportunidade.

O restante do Time ainda é difícil de analisar, porque precisam de mais rodagem. Alguns entraram bem, como Laranjeira e Figueiredo, outros oscilaram, e ainda tivemos os que foram mal, como os dois da zaga, e Caio Lopes. Mas na zaga temos que dar um desconto a Ulisses, que não joga há quase um ano, mas Miranda precisa pensar seriamente em mudar de posição, porque a zaga não dá para ele. Caio Lopes precisa botar a cabeça no lugar, porque tem potencial, mas tem se apresentado muito mal.

Dito isso precisamos de Marcelo Cabo logo. Ele precisa tomar as rédeas, inclusive desse Time Sub-20, ao menos enquanto o Elenco Principal não esteja de volta.

E aí vamos realmente ver com quem podemos ou não contar. 

A propósito, é outro erro devolver Marcelo Alves. Esses garotos da base não têm condições de enfrentar a Série B. Compor elenco, um ou outro titular vai, mas fazer o Time com eles é muito complicado.

Saudações Vascaínas!

quarta-feira, 3 de março de 2021

Vasco x Portuguesa: estreia no Carioca 2021

O Vasco estreia hoje no Carioca 2021 no São Januário contra a Portuguesa da Ilha do Governador. A partida vale bastante sim, porque se o Estadual não é suficiente para dar a ninguém o aval de um bom Brasileirão da Série A, ele é um bom fator de avaliação para a Série B, e também para essa garotada que tem subido do Sub-20 Vascaíno. E o Vasco vai aproveitar a competição exatamente para isso, ou seja, testar, dar rodagem e bagagem para essa garotada. De quebra o Club já negocia algumas saídas, e também algumas chegadas, todas visando a Série B.

O provável Time que vai a campo deverá contar com Lucão, Tenório, Ulisses (tendo suas primeiras oportunidades), Miranda e MT; Caio Lopes, Juninho e João Pedro; Pec, Tiago Reis e Lucas Santos (esses dois últimos tendo suas últimas oportunidades).

Como vemos, é um Time todo formado na base, e ao menos podemos esperar muita entrega, porque alguns estão tendo suas grandes oportunidades, outros suas últimas oportunidades.

Vamos ver o que essa garotada quer da vida, e está disposta a se entregar para isso.

Saudações Vascaínas!

terça-feira, 2 de março de 2021

Marcelo Cabo deve ser apresentado hoje

O novo técnico Vascaíno deve ser apresentado nesta terça-feira, 02 de março, às 11h00 na VascoTV.  Considero essas apresentações interessantes, mas quem acompanha futebol já sabe como o técnico trabalha, e a verdade é que cada trabalho é único. Se Marcelo Cabo conseguir fazer esse Time do Vasco correr, ter mais intensidade de jogo, mais entrega, então ele tem chance de fazer um excelente trabalho.

Outra coisa é que o elenco precisa ser reformulado. Existem nítidas carências em algumas posições, enquanto outras nós temos atletas suficientes. A base é solução para o Club, mas não pode ser vista como solução imediata para o Time principal. Se assim fosse era só pegar o Time Sub-20 e colocar para jogar, porque ele ganhou vários títulos no ano passado. Mas não é assim que funciona, porque nem todos os atletas que se apresentaram bem nas categorias de base, conseguem repetir o desempenho nas equipes profissionais.

Vasco terá pay-per-view na VascoTV

O Vascão já lançou uma página específica para a venda do pay-per-view do Campeonato Carioca. Entre as principais vantagens temos a possibilidade de assistir aos jogo de qualquer lugar, reprise dos jogos quando quiser, os jogos do Vasco terão equipe técnica totalmente Vascaína, e  100% dos valores serão repassados ao Club. 

Da equipe técnica, talvez a mais destacada seja a jornalista Vanessa Riche, que já teve passagens destacadas na TV esportiva, e é inegavelmente competente e uma grande Vascaína.

O valor do pacote para todos os jogos e de R$ 129,90, ou seja, o mesmo valor cobrado pela TV, mas você evita as manipulações do sistema, e seu dinheiro vai direto ao Vascão.

Vasco deverá ter dificuldade em enxugar elenco

O Vasco tem alguns atletas regiamente remunerados, e esses atletas estiveram longe de apresentar bons desempenho na temporada que acabou na última semana. Cano é a exceção, e é um atleta que o Vasco deveria se esforçar em manter, mesmo na Série B, porque é liderança técnica dentro de campo, e forma um vínculo importante com a Torcida. Os outros todos deveriam estar abertos a negociações, incluindo o capitão Leandro Castan.

Na lista temos atletas como Benítez, Castan, Werley e Fernando Miguel. Apesar de serem atletas experientes, estiveram abaixo das espectativas, e os motivos foram inúmeros, desde seguidas lesões, passando por deficiências técnicas já conhecidas.

Já outros atletas como Gustava Torres, Neto Borges e Carlinhos devem apenas ser devolvidos a seus clubes de origem. 

Mas apesar disso o Vasco precisará enxugar sua folha, fazer caixa, e abrir espaço financeiro e físico, para que atletas em melhores condições possam chegar ao Club, e ajudar a resolver os problemas que temos visto nos últimos anos.

Vasco estreia amanhã no Carioca 2021

O Vascão volta a campo amanhã, quando faz sua estreia no São Januário contra a Portuguesa. A princípio teremos um Time em campo todo formado na base, e principalmente, parte significativa desse Time deverá ser composta de atletas Sub-20.

E o Vasco está certo. Esses jogos precisam servir para dar rodagem à garotada, e para observarmos quem pode ou não pode ser aproveitado no Time Principal.

Falando em Carioca

Esse ano o Campeonato Carioca estará enfraquecido. O fato de dois grandes do estado estarem na Série B é um fator decisivo para esse resultado. Em compensação os outros dois estão na Libertadores.

O prefeito é Vascaíno

Eduardo Paes já disse que assinou seu pay-per-view para o Campeonato Carioca no site do Vascão, e conclamou outros(as) Vascaínos(as) a fazerem o mesmo.

Para começar o que ele fez não tem nada de ilegítimo, ao contrário, é um direito dele, como cidadão, de assinar o pacote de entretenimento que ele quiser, e divulgar isso da forma que ele quiser.

Como Prefeito do Rio de Janeiro, o que ele não pode fazer é usar dinheiro público, ou recursos públicos para assinar, ou divulgar esse fato. Como não pode usar dinheiro público para beneficiar apenas o Vasco, que foi o caso da irregular cessão do Maracanã para o Flamengo, que palidamente é usado também pelo Fluminense. O Maracanã é um bem público, que não poderia ser cedido a apenas um clube. O Engenhão também teve o mesmo problema.

Já o entorno do São Januário é diferente, porque ele é público, e sua remodelação influencia para toda a comunidade em redor do entorno, e aos milhares de torcedores que se deslocam ao Estádio para as partidas de futebol, ou outros eventos que ocorrem no local.

Então Eduardo Paes, faça a reforma do entorno, melhore o bairro, melhore os acessos ao Estádio, melhore a qualidade de vida para essas milhares de pessoas, que vivem, trabalham, ou simplesmente se deslocam àquela região para alguma atividade eventual, e cumpra sua parte como Prefeito da cidade.

Saudações Vascaínas!