sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Derrota e desespero

O Vasco foi facilmente batido ontem pelo América MG. Apesar de salários mais altos, de algumas estrelas internacionais, o time Vascaíno mais uma vez foi mal escalado, foi mal treinado, e se apresentou de forma abaixo da crítica.

Foi facilmente sim. O Améria fez o primeiro, em falha de Martin Silva. O Vasco fez o que faz melhor nos últimos anos, trocou bola sem objetividade, mas o fraco juiz inventou um pênalti, cavado por Maxi López. Ele mesmo converteu, mas o América foi lá, fez outro na hora e do jeito que quis, e depois enrolou até o final, com o Vasco mostrando absoluta falta de poder de reação. Jogadores de time pequeno, não de Vasco. O resultado é esse.

Valdir Bigode armou um "ferrolho" no meio campo, metendo 3 volantes para proteger uma defesa que é, na melhor das hipóteses, ridícula. O 4-1-2-2-1 de Valdir deixava o ataque isolado, mas ao menos a defesa se protegia um pouco. O 4-4-2 de Valentim não resolve o problema do ataque e expõe mais a defesa. Maxi López segue isolado, as duas laterais viraram sendas à sombra para os atacantes adversários, o miolo de zaga bate cabeça. O resultado foram as 3 derrotas para adversários diretos na tabela.

Sabe o que acontece quando o time perde para seus adversários diretos?

Cai para a Série B, como aconteceu em 2008, 2013 e 2015. 

Vai acontecer de novo. 

E não adianta querer reagir faltando 5 ou 6 rodadas, porque pode não haver reação possível. A diferença é que outra queda nesse momento rebaixa o Vasco de categoria definitivamente. De time grande já passou a médio há tempos, e os adversários nitidamente já não mostram o respeito e a preocupação que essa camisa com Cruz de Malta deveria inspirar. 

Agora o próprio Club pode ser rebaixado de categoria, porque com as dívidas que tem, e com a redução brutal de receita em uma (cada vez mais) possível segunda divisão, o Club não resistirá.

Se nas duas últimas quedas teve dificuldades para subir, há grande possibilidade de não subir numa quarta.

Por isso agora é a hora desses politiqueiros idiotas que estão no Vasco se unirem, mostrarem um mínimo de Vascainidade e tirarem o time da situação em que eles mesmos colocaram. Se não quer se unir pede para sair e não atrapalha. Porque se cair não vai ter clube grande para vocês estarem se estapeando pelo poder.

E a torcida?

Ela já faz muito. Ela faz mais do que qualquer outra torcida que eu já tenha visto (talvez a do Corínthians se aproxime), ela faz mais do que deve, mas ela tem limites, e o dela já está bem próximo. Então não venham mais pedir para a torcida, porque quem tem que fazer agora está dentro do Club, não nas arquibancadas.

Saudações Vascaínas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário