domingo, 14 de setembro de 2014

Blog do Vascão Eterno e a absoluta falta de ambição no Vascão de hoje

Colocarei a culpa no técnico enquanto achar que a culpa é dele.

Digo isso por um motivo muito simples, em minha última postagem recebi algumas críticas, como se estivesse mais uma vez arranjando desculpas e colocando toda a culpa no técnico.  E explicarei abaixo os motivos de achar que continuamos com a mesma carência no banco, inclusive gostaria aqui de lembrar que fui contra a contratação de Joel Santana, por achá-lo um técnico ultrapassado e fraco.

Dizem que não se faz uma boa omelete sem bons ovos. Quanto a ovos, creio que os temos, ao menos, muito melhores do que qualquer outro time da Série B, e até do que a maioria da Série A, Mas de nada adianta ter bons ovos se a omelete sai insossa, se o cozinheiro não põe sal. E os cozinheiros do Vasco não põem sal. Foi assim com Adilson Batista, está sendo com Joel Santana, nos dois jogos em que dirigiu a Equipe. Se era para fazer isso era só ter mantido Adilson, mas eu promoveria Jorge Luis, que ao menos mostrou coragem e ousadia para mudar contra o América.

Também gostaria de lembrar que, ano passado, defendi Dorival Jr. enquanto pude, porque embora o time perdesse não jogava tão mal, e a maioria das derrotas vinha em limitações claríssimas do elenco, em erros individuais de zagueiros e goleiros. Só defendi sua saída bem no final, numa tentativa de dar uma chacoalhada no elenco. Mas Dorival tentava, mexia na escalação, na tática, na disposição das peças em campo, mas ele sim, não tinha ovos.

Outro argumento forte é a de que o Vascão tem um Time feito de jogadores que estavam encostados, que não serviam para suas equipes. Gostaria de lembrar que Alexsandro, Diego Souza, Jorge Luis, Felipe Bastos, Fagner e Fernando Prass eram jogadores que estavam encostados em seus clubes e/ou vieram para compor elenco. Formaram o Trem Bala da Colina, que não ganhou mais títulos porque a arbitragem não deixou. Esse atual elenco do Vascão tem capacidade para fazer muito mais.

Também tenho ouvido que o importante é subir, que título da Série B não interessa, e alguns até que preferem que o Vascão não ganhe para que a torcida não comemore, etc. Concordo em parte, mas uma parte muito pequena. É importantíssimo subir, mas mais que isso, o Vascão jogando a Série B tem a obrigação de ganha-la, não para comemorarmos (cada um comemora o que quiser), mas para mostrar que a Série B realmente não é o lugar do Vascão. E mais, acho que ele tem obrigação de ganhar a Série B se tivéssemos outro clube grande disputando o mesmo campeonato, mas ele estando sozinho seria extremamente ridículo não ganhar, e com várias rodadas de antecedência.

E acho que a culpa é do técnico? Sim, acho, e explico porque. O Time não tem nem uma jogada ensaiada (bola alta na área não é jogada ensaiada). O Time está mal distribuído em campo. Ontem, por pelo menos duas vezes os laterais do Vascão olharam para a área na tentativa de cruzar, e não tinha NENHUM jogador do Vascão dentro da área. O jogador mais criativo do Vascão no primeiro tempo foi substituído, enquanto outros dois permaneceram em campo jogando mal, mas com o nome. Na defesa continuamos mostrando várias falhas de cobertura, principalmente pela esquerda, e a culpa não é do lateral.

Enfim, já disse isso e vou repetir, 3-5-2, 4-4-2, etc. são apenas números, que dão uma ideia de como o time entra em campo. O esquema tático propriamente dito, e a distribuição dos atletas em campo são o verdadeiro ponto crucial nisso tudo. O Vascão tem entrado em campo com um 4-5-1. O que irá determinar se o time será defensivo, ofensivo ou se será equilibrado é, como disse acima, a distribuição dos atletas em campo, sua movimentação e sua postura.  E isso quem determina é o técnico. O Time do Vascão tem sido burocrático, lento, e tem estado mal postado em campo. Tudo isso quem corrige é o técnico, tirando até aqueles que se acham o do no do time, quando necessário.

Não tenho dúvidas de que o Vascão irá subir esse ano, mesmo com aqueles que se dizem Vascaínos fazendo de tudo para que isso não ocorra, com suas disputas políticas e judiciais, que apenas criam problemas para o Club e sua Equipe de Futebol.

O que me preocupa é a acomodação que muitos vêm apresentando com resultados ruins. Até gostaria que, mas tenho consciência que o Vascão não irá vencer tudo que disputar; todos os jogos e ser campeão de tudo. Mesmo na Série B o Time irá perder e empatar. O que não aceito é que jogue de forma covarde e acomodada, como se time de Série B o fosse, e não como estando nela apenas por eventualidade.


E isso é culpa do técnico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário