quarta-feira, 21 de maio de 2014

Blog do Vascão Eterno analisa empate de ontem

Adilson Batista - foto da internet

O Vascão voltou a jogar mal. Talvez tenha sido a pior apresentação da Equipe nessa Série B, onde os defeitos do esquema tático de Adilson Batista, e a falta de mão do treinador Vascaíno vêm aparecendo de forma mais clara e nítida para quem quiser ver, basta olhar.

O primeiro desses problemas é o mais flagrante, e o que vem proporcionando as piores atuações na Série B, ou seja, a defesa. As situações em que nossa defesa se vê no mano-a-mano com os ataques adversários são constantes. Ontem foram várias vezes, e a verdade é que o Vasco não foi goleado por pura falta de qualidade do adversário, tal a facilidade de se entrar na defesa Cruzmaltina.

Isso prova que colocar um monte de volantes no meio-campo não resolve a situação defensiva, ainda mais quando esses volantes, que normalmente são jogadores mais lentos, têm que sair para armar o jogo. Acabam que não fazem uma coisa nem outra, e ainda expõem o Time aos contra-ataques adversários. Pode voltar Rodrigo, e a situação permanecerá a mesma. E dizer que o Time é ofensivo porque Felipe Bastos está aberto pela esquerda, como um ponta, é querer ser cego. O dia que Bastos souber jogar assim choverá notas de cem dólares por todo o território nacional.

O ataque é outro problema. Primeiro que jogar com 3 atacantes não significa ofensividade, ainda mais se você abre um em cada ponta e fixa o outro no meio, de forma quase estática. Isso facilita a marcação e diminui muito as chances de se criar alguma coisa. Ontem Rafael Silva saía da área porque a bola não chegava nele, depois foi com Edmilson. Yago foi facilmente marcado por um lado, e Marquinhos pelo outro.

Outra coisa é a questão de atacantes marcarem. Isso se aprende, e os brasileiros não estão acostumados a executar essa função em campo. Tanto é que quando vão para a Europa, o normal é levarem 1 ano ou mais para se adaptarem, isso quando conseguem.

E isso tudo nos leva ao maior de todos os problemas do esquema, que é o desequilíbrio entre os setores, e o engessamento na guarda das posições, o que leva à conclusão de que o Time é mal escalado, e que Adilson posiciona mal as peças em campo.

E mesmo ainda acreditando que o Vascão suba para a Série A, mesmo com Adilson Batista, ou apesar dele, essa certeza já não é mais absoluta. Esse Time é muito melhor que o do ano passado, e melhor que o Time que subiu em 2009, mas é muito mal dirigido. 

E cá entre nós, continuar insistindo com Diogo Silva não dá mais, né? O cara falha um jogo sim outro também.

Adilson tem que sair já!


Saudações Vascaínas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário