terça-feira, 2 de maio de 2023

Vasco 0 x 1 Bahia

O Vasco recebeu o Bahia ontem e perdeu por 1x0. Talvez até pudéssemos ter um meio campo com 3 jogadores que marcam à meia boca, mas isso tem que ser muito melhor treinado, o que até agora se mostrou não ser o caso. Para completar nenhum dos 3 é exímio criador, e essa é a fraqueza dessa formação. Você enfraquece demasiado um setor (defesa) e não resolve nem o meio e nem o ataque.

Nos anos 80 o Fluminense montou um time com o chamado "casal 20", Romerito, Delei, Tato, Branco, Ricardo Gomes, etc. Esse time deles tinha certa dificuldades quando precisava partir para cima do adversário, então eles fortaleceram a defesa, e saiam em contra-ataques muito rápidos, aproveitando a velocidade de Romerito, Tato, e a ótima presença de área de Washington, e as chegadas de trás de Assis, Branco e Deley. Ganharam um tricampeonato Carioca e Brasileiro jogando assim.

Com isso quero dizer que não é nenhuma vergonha jogar fechado saindo em contra-ataques. Isso é uma tática de jogo válida, e muito eficaz se bem executada. O Vasco tem se sobressaído porque tem sido difícil fazer gols em sua defesa. Tanto com Capasso, como com Robson, a defesa Vascaína tem mostrado solidez, e quando ela é ultrapassada Léo Jardim tem aparecido muito bem (não tenho dúvidas que seria igual com Ivan).

Mas tem times que realmente abrem mão de um 1º volante pegador e jogam com um meio campo mais leve. Sim, se os outros do meio conseguirem compensar a falta do pegador na marcação, e se o meio mais leve for capaz de furar defesas e construir os resultados. Não é nosso caso.

Já foram alguns testes com essa forma de jogar, todos fracassados. Tá na hora de entender a limitação do elenco e sermos mais pragmáticos.

Saudações Vascaínas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário