domingo, 28 de maio de 2023

Fortaleza 2 x 0 Vasco: JÁ DEU!

O Vasco mais uma vez foi derrotado no Campeonato Brasileiro. O 2x0 de ontem não espelhou a diferença técnica entre as duas equipes, mas a diferença tática e a presença de um técnico que sabe posicionar seu time em campo, e de um que pensa que futebol é aquele joguinho que alguns chamam de totó, outros de pebolim, etc.

Sim, e além de um esquema tático ridículo, o Time Vascaíno ainda entrou mal escalado. Deve ser porque estão todos exaustos com as 6 competições que o Time joga em simultâneo. Brasileirão, Copa do Brasil, Carioca, Sulamericana, Libertadores, e ainda está como convidado da Champions, já que os europeus não podem se furtar de ver um Time tão bem treinado como esse ao vivo. A TV para eles não bastaria.

Claro, estou sendo sarcástico, porque com todo o tempo para treinamento, todo o tempo que os treinadores brasileiros vivem choramingando de não terem, como se as equipes de ponta do Velho Continente também não jogassem 2 ou 3 competições ao mesmo tempo, Barbieri tem.

E com todo esse tempo o Time não sabe se posicionar em campo, não sabe sair num contra-ataque, não sabe ocupar espaços,mesmo correndo mais que os adversários, e claro, ainda morre fisicamente, já que óbvio, eles correm muito, mas muito errado também.

Sim, o Time tem muitas limitações técnicas do meio-campo para a frente, mas ele está no padrão de 50% dos times que disputam esse campeonato. Não vi nenhuma diferença técnica enorme em Santos, São Paulo, Fortaleza, Bahia, etc. Mas os vi melhor postados em campo.

Isso tudo vem daquela velha história de dobrar ou triplicar a marcação. Mais uma vez, ontem, víamos o adversário dobrar, ou triplicar a marcação sobre os Vascaínos, roubarem a bola e saírem em contra-ataques em bloco. Mais de uma vez vimos os atacantes do Fortaleza sobreporem os defensores Vascaínos em número simplesmente por tomarem a bola e partirem para o ataque. E nossa linha de defesa é tão boa que essas estocadas eram anuladas. Por outro lado, na única vez que conseguimos fazer isso quase fizemos o gol.

A partir da metade do segundo tempo o que estava ruim virou pesadelo. Promovemos a estreia de um reserva de uma time que vem aos trancos e barrancos na Série C, reforçamos a marcação no meio, enquanto tirávamos o pouco que tínhamos de lucidez desse setor nevrálgico de qualquer equipe e, até agora, inexplicavelmente, tiramos a solidez da zaga, para colocarmos um atleta que não chega a ser ruim, mas que sabemos, sempre precisa entrar no jogo para não falhar. Como fazer isso em tão pouco tempo e a tanto tempo sem jogar?

Foram muitos erros. Não estamos mais em fase de testes. Esse modelo tático já está exageradamente manjado, e não temos um expoente no meio-campo que faça essa concepção de jogo andar. Como eu já disse, técnico bom é o que tira o que os atletas têm de melhor, e conseguem minimizar suas deficiências. Atletas fracos se tornam bons, medianos se tornam ótimos, e ótimos se tornam fora de série.

Barbieri tem feito o contrário, e expõe todas as deficiências de nossos atletas emquanto limita suas qualidades. Isso tudo na insistência de um modelo de jogo que não dá resultado se não tiver atletas muito bem talhados para sua execução.

Muitas vezes os jogos começam às 2h da manhã, e o trouxa aqui fica acordado para ver, quando no outro dia tem que levantar às 6h para trabalhar. E o que vemos? Essa coisa ridícula.

Barbieri precisa ser demitido ontem. Se o Time entra em campo e faz um papelão desses jogo após jogo, então os treinamentos têm sido muito ruins. Não interessa se os atletas gostam dele, não interessa se ele estuda, não interessa se ele se esforça, o que ele precisa dar é resultado, e até agora o resultado que ele entregou foi um Time que perdeu uma semifinal onde só precisava empatar, para um time que vinha em crise, que teve 1 mês para preparar a Equipe e perdeu para times pequenos nesse período, e que nos coloca na Z4 passados 25% do campeonato. Temos tempo para nos recuperarmos, mas precisamos de um técnico.

Barbieri Fora!

E não verei jogos, não comentarei e não me interessa mais o que venha a acontecer enquanto ele estiver no Vasco.

Para mim já deu.

Saudações Vascaínas|

Nenhum comentário:

Postar um comentário