segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Sport 1 x 1 Vasco: Raniel, o nome do jogo

O Vasco empatou ontem com o Sport-PE por 1x1, num jogo ruim, arrastado, em que o Vasco se apresentou mal contra um time muito ruim. Apesar de o jogo não ter sido bom, o resultado para o Vasco foi, ainda que eu ache que, caso o Vasco tivesse tido um pouco mais de ambição na partida de ontem, teria saído com uma vitória e teria dado um passo, aí sim, gigantesco. E num jogo sem grandes nomes, um dos piores jogadores em campo, Raniel, acabou sendo o nome do jogo. Vamos ver o porquê disso, e de algumas outras coisas que ocorreram ontem.

O primeiro tempo começou bem apreensivo para ambas as equipes. O Sport precisava vencer para aumentar suas chances de classificação à Série A, encostando no Vasco e abrindo alguma gordura aos outros postulantes à vaga que estariam logo atrás.

O Vasco porque precisava, no mínimo, não perder, e se possível, ganhar. Para complicar tudo tinha um desfalque na única posição em que não temos um reserva; a lateral direita. Leo Matos não é nenhum craque de bola, mas é o melhor que passou por ali nos últimos anos. 

Com essas condições o Sport, empurrado pela torcida, foi para cima de um Vasco que tinha um Miranda meio improvisado na lateral direita, e que não jogava há mais de um ano. Ele não foi bem, mas não comprometeu. Inclusive, se eu fosse ele, me especializava na posição, porque ele tem potencial para jogar por ali, e tem muito mais possibilidade de fazer uma boa carreira nessa posição.

Bem, o Sport foi para cima, mas não chegava realmente. Algumas cabeçadas para fora, chutes de fora da área, mas o goleiro Thiago não era realmente exigido. O Vasco conseguia controlar o jogo mesmo com o improviso de Miranda, e também incomodou em algumas chegadas, sendo a melhor um escanteio da direita que Boza não chegou na bola por centímetros.

Assim o 1º tempo foi morno, com o Vasco controlando o jogo e chegando pouco, mas com o Sport chegando mais, ainda que sem a força necessária para abrir o placar.

No 2º tempo algo que não deu para entender. Jorginho tirou Nenê e Miranda para as entradas de Raniel e Alex Teixeira. Entendo a entrada de Alex Teixeira, e mesmo sem ser sua posição, a entrada deu um pouco mais de velocidade ao Time do Vasco, mas essa velocidade era perdida quando a bola chegava no ataque, porque Raniel é muito mais lento até mesmo que o "velho" Nenê. 

E a fragilidade em praticamente todos os fundamentos e requisitos do futebol. Lento, fraco, sem técnica. E num jogo em que parecia que ninguém faria gol pelo erro de substituição de  Jorginho, Um pouco antes do gol do Sport o contestado Raniel fez algo que muitos pensaram ser impossível. Ele passou por 4 adversários, carregou a bola, e fez o mais difícill, sem marcação errou um passe simples para Eguinaldo. Aos 19 min Raniel começou a ser o nome do jogo, quando mais uma vez, sem marcação, errou um passe ainda mais fácil, e transformou um possível contra-ataque do Vasco num contra-ataque do Sport, que terminou no gol do time da casa.

Com o revés no placar o Vasco teve que se lançar um pouco mais para o ataque, Jorginho fez outras substituições na tentativa de dar mais agressividade ao Time, e uma por contusão de Marlon Gomes, que ficou uns minutos desacordado em campo. As alterações não surtiram o efeito desejado, e o Time tinha muitas dificuldades de chegar ao gol do Sport. Mas no final do jogo, aos 45 min foi marcado pênalti para o Vasco após o goleiro adversário derrubar Alex Teixeira na área. A cobrança foi feita por Raniel, e aos 49 min do segundo tempo Raniel empatou a partida.

Após o empate Raniel foi comemorar ironizando a torcida do Sport, os caras não gostaram e o caldo entornou. Parece ter havido facilitação de alguém da segurança do jogo que abriu um portão para o campo e os torcedores invadiram. A tentativa era agredir os atletas do Vasco, que correram para o vestiário, e sobrou para quem estava na frente. Foram agredidos seguranças, uma bombeira, e outros torcedores. Quando a situação acalmou um pouco ficaram torcedores caídos atrás do gol sendo atendidos por bombeiros e o pessoal de emergência médica do estádio. 

Depois de toda essa confusão, depois de toda essa triste situação que se viu em campo, dirigentes e autoridades do Sport e do estado de Pernambuco tentaram forçar o árbitro a continuar a partida, embora não houvesse nenhum motivo para tal. Ele deu 5 min de acréscimo, e o gol de Raniel foi aos 49 min, então era mais do que justificável que ele acabasse o jogo, ainda mais porque não havia nenhum clima para isso. O Vasco não voltou ao campo de jogo, e o árbitro encerrou a partida, tendo expulsado Raniel e Luiz Henrique. O procurador do STJD estuda pedir a interdição do estádio do Sport, o que tem que ser feito, além de uma punição seríssima ao próprio clube pelo que sua torcida causou ontem. 

Sim, verdade que Raniel provocou, mas a reação da torcida foi totalmente inapropriada e superdimencionada ao que aconteceu na comemoração do atacante Vascaíno. 

Soube que também tivemos problemas semelhantes na Série A, na partida entre Ceará x Cuiabá. O STJD também precisa tomar atitude dura, que puna os culpados, e os demova de repetirem esse tipo de comportamento. O futebol brasileiro precisa disso.

Quanto ao Vasco o resultado foi bom. Agora o Vasco tem duas partidas para decidir sua classificação em casa. Se vencer as duas estará na Série A de 2023, independente de outros resultados, porque, no máximo o Sport empata com o Vasco em pontos, mas ainda teria que tirar uma diferença de 8 gols de saldo (lembrando que o Vasco ainda aumentará seu saldo de gols), e mesmo que empate nesse critério, teria que tirar uma diferença de 12 gols marcados a mais pelo Vasco (lembrando que o Vasco também marcará mais gols). Dependendo dos resultados dos adversários, o Vasco se garante na Série A com uma vitória e um empate, talvez até com apenas uma vitória. Tudo na mão do Vasco, é só confirmar seu acesso. Muita atenção, muita concentração, e relaxar somente quando a vaga estiver assegurada.

Saudações Vascaínas!







Nenhum comentário:

Postar um comentário