domingo, 4 de setembro de 2016

A situação e saídas para o Vascão

O Vascão amarga 6 jogos sem vitória, tendo sido 3 empates e 3 derrotas. 3 empates e duas derrotas foram na Série B, contra equipes que, na sua maioria, estão assinando ou flertando com o rebaixamento. A outra derrota foi para o santos na Copa do Brasil, jogando na Vila Belmiro. Como já dissemos, mesmo com esse retrospecto recente ridículo, a Série B é tão fraca, que os adversários não conseguem se chegar no Vascão.

Sobre motivos também já falamos. É um esquema tático que já está manjado, mapeado e anulado pelos adversários, jogadores de nível técnico muito baixo, e outros que apresentam uma queda de rendimento muito grande, além da média de idade muito alta da "espinha dorsal" do time titular, o que normalmente leva a uma queda de rendimento. Para esse ano alguns atletas já mostram que não estão mais em condições de serem titulares, para 2017 não terão nenhuma condição disso.

Então o Vascão precisa se reinventar.

Alguns atletas que subiram do sub-20 vêm mostrando muito potencial, tem mostrado que podem contribuir muito com o time e com o Club, e ainda são potenciais fontes de receita futura, através da negociação de seus direitos federativos. Caio Monteiro, Henrique, Jomar, Douglas, Evander, Andrey, Thales. Ponha essa garotada para jogar. Sei que alguns ainda oscilam, mas é natural nessa idade, e os veteranos não estão dando conta do recado. Essa garotada pode pegar experiência agora, rodagem, e ser muito útil ano que vem. Mas eles precisam jogar, e na grande maioria das vezes em que jogaram, corresponderam.

O esquema precisa mudar. O famoso losango de Jorginho já está manjado, então precisamos alterar o posicionamento em campo. precisamos alterar a forma de atacar e defender. Éderson precisa estar livre para flutuar no ataque, não engessado dentro da área, entre zagueiros muito mais fortes que ele. Ele não é Romário, o único baixinho que vi conseguir fazer essa função. Enquanto não conseguimos um atacante de área bom, Thales é o mais indicado para a função, e até que a desempenha bem. Falta a Thales o aprimoramento nas conclusões. Treinem isso com ele.

Reduzir e corrigir o elenco. Para ter um Leandrão no elenco, era melhor deixar um garoto da base. O garoto pode até ser tão ruim quanto o "artilheiro" da Série C, mas pelo menos pode surpreender e render algo ao cofres do Club. Leandrão já não fará mais isso, porque há muito passou da idade.

Enfim, melhorar a gestão, investir com mais critério e planejar a médio e longo prazo. O Capres é importante, mas não é solução, e não ensina ninguém a jogar bola. Isso ainda é feito em campo.

Saudações Vascaínas!




Nenhum comentário:

Postar um comentário