sexta-feira, 10 de julho de 2015

Entre bravatas e acertos

Não é segredo que este blogueiro não queria que Eurico Miranda tivesse retornado à Presidência do Vascão. Essa posição era muito mais por conta da pífia administração que teve em sua primeira passagem pela presidência, e nada tinha a ver com seus êxitos como vice de futebol da administração Calçada, do que contra a pessoa de Eurico Miranda. Além disso Eurico encarnava uma volta a uma passado esquecível, marcado por Perdigões e outros menos cotados, parecia um retrocesso mesmo.

Pois bem, não foi o que pouco mais de 50% dos sócios pensaram. Assim Eurico venceu as eleições e retornou triunfante à Colina. Aprendeu muita coisa,  em outras se negou a avançar. Financeiramente sua atual gestão tem sido primorosa (ao menos é o que se passa pela imprensa), além de estar recuperando o patrimônio do Club, de estar recuperando tradicionais esportes Vascaínos que eram renegados pela administração passada, e de já ter conseguido mexer com os brios da Nação Cruzmaltina, com campanhas como o "Herdeiros da Cruz de Malta", e a campanha vitoriosa no Carioca. Todos são retumbantes sucessos de seu início de gestão.

Mas existe outro lado, o das bravatas. No começo do ano bravateou a plenos pulmões que nem a Federação de Marte obrigaria o Vascão a jogar contra o fluminense no Maraca se sua torcida não sentasse no seu tradicional e legítimo lugar. Pois bem, ou não teremos torcida Vascaína no Maraca, ou teremos alguns gatos pingados do outro lado das arquibancadas, mas o Vascão jogará com o rival lá.

Já dissemos aqui o que achamos desse contrato. A cláusula é ilegal, e retira um legítimo direito do Vascão, conquistado dentro de campo e com todos os méritos. Acho inclusive que deveríamos ir a justiça para resolvermos isso. Mas o que eu acho sobre a questão do lado do Maraca, não anula o fato de que Eurico Miranda bravateou e, ao que tudo indica, não irá cumprir. 

E isso faz o velho dirigente perder credibilidade.

E é por isso que a torcida está perdendo a paciência sobre a bravata do "comigo o Vasco não cai". Concordo com Eurico quando ele diz que o elenco do Vascão não é tão ruim. Temos alguns bons nomes no elenco, como Riascos, Rodrigo, Martin Silva, Dagoberto, Éder Luís, Andrezinho, o guerreiro Guiñazu, as promessas Luan e Magno. Não é um timaço, porque tirando as promessas, praticamente todos esses atletas já passaram dos 31 anos, mas também não é um elenco para estar amargando a 19ª posição da tabela.

O experiente mandatário da Colina segue com crédito junto a torcida. Seu jeito irreverente, e as conquistas de sua época de vice de futebol, além da nítida melhora do Club em vários aspectos depois de sua volta, dão margem a esse crédito. 

Mas um terceiro rebaixamento não será perdoado pelos Vascaínos. Depois da derrota para o são paulo dissemos que se não houver uma ação agora, o risco de cair é grande. Nossa percepção sobre isso permanece. E nosso dirigente tem que fazer as contas: o que é pior, um terceiro rebaixamento, e logo em seu primeiro ano de retorno, ou um gasto um pouco maior com atletas que cheguem e resolvam?

Saudações Vascaínas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário